Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Tourada Boa Hora 1º Touro

Gafanha da Boa Hora Vagueira

Comemoração do Título Distrital de Sub16 Femininas - 2

Rancho / Grupo Regional Danças e Cantares da Gafanha do Carmo

JUBILEU SCHOENSTATT@ GAFANHA DA NAZARE

Canal V - Atletismo "Terra Nova"

Praia da Barra - Aveiro - Dive

4ª Etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2009 [Praia da Barra/Aveiro]

gafanha skate

Tiago Pata - e o deficiente Americano

Grandes exitos Zé Nice ( "MENA E O BURRO")

Procissão na Gafanha da Nazaré

rainha da gafanha

Ultras Gafanha 8-03-2009

Maf_on_Gaf

Festival do Bacalhau

Aldo Lima - Os Cabeleireiros

Tromba na praia da vagueira

hip hop tuga-PAkA ft preto

Filme TT Aveiro Mira com Bola a verificar

Etnográfico da Gafanha da Nazaré - 2

Zé Kataré a fazer um Kata

Ilustres visitas ao SMM

É com particular emoção que registamos a presença de visitas muito especiais ao Santa Maria Manuela a quando da sua estadia em Lisboa. Maior destaque merece a visita da Drª Isabel D'orey e do Dr. João D'orey, filhos de Maria Manuela D'orey, madrinha do Santa Maria Manuela.


Fotografia: Sofia Franco
e/d Dr. João D'orey, Drª Isabel D'orey, Comandante António São Marcos e Dr. Aníbal Paião.

Fonte: http://santamariamanuela.blogspot.com/

REGATA DE S. MARTINHO



A Associação Náutica da Gafanha da Encarnação, anuncia a realização da “REGATA DE S. MARTINHO”, que terá lugar em 20 de Novembro de 2010, no campo de regatas do Canal de Mira. A prova estará aberta a barcos de todas as classes e cruzeiros. Os barcos elegíveis podem inscrever-se no Secretariado da prova. As inscrições realizar-se-ão até às 12:00h ao dia 20/11/2010. Serão classificados apenas os barcos inscritos e que tenham identificação nas velas. A autoridade organizadora reserva-se o direito de aceitar inscrições após o prazo referido. Os concorrentes deverão confirmar pessoalmente a sua inscrição no Secretariado da Prova até 1 hora antes da largada. Hora sinal advertência 13:00h de 20/11/2010. As IR estarão à disposição dos participantes, no secretariado da prova, após a confirmação da respectiva inscrição. A ANGE disponibiliza lugares de atracação para as embarcações participantes na Regata.


Porto de Aveiro visto do céu - Novembro 2007

3ª Etapa do Circuito Regional ASA 2010


Fonte: http://surfaveiro.blogspot.com/

GDG 5 - Lamas Futsal 1


Os Juvenis do Gafanha apresentaram-se aos seus adeptos e seguidores diante do Lamas Futsal, a quem aproveitamos para agradecer a comparência nas apresentações dos escalões de Juvenis e Juniores do nosso clube.

Poucas horas depois da viagem a Telhadela (chegámos a casa já perto das 0h30), a equipa não fez esta tarde o seu melhor jogo e apresentou-se com uma nítida falta de confiança e, principalmente, com muito cansaço acumulado dos últimos dias. O Lamas, que tem uma equipa muito jovem, entrou melhor, fez o seu jogo e adiantou-se no marcador. Apesar da má tarde que atravessava, o Gafanha respondeu bem e foi para o intervalo a vencer por 2-1, apagando de certa forma a má imagem do início do jogo.

No segundo tempo, após inúmeras oportunidades desperdiçadas (a maior parte com mérito do guarda-redes lamacense), o terceiro golo tranquilizou a equipa e o quarto e o quinto acabaram por surgir com alguma naturalidade, numa altura em que foram dadas oportunidades aos jogadores vulgarmente tidos como menos utilizados.

Em suma, mais um teste positivo e do qual certamente se tirarão boas conclusões para o futuro. Apesar de ter sido ontem que perdemos o primeiro treino desta pré-época, a equipa sai deste fim-de-semana mais fortalecida. Isto - convém não esquecer - a duas semanas do início da competição oficial. Por isso, o caminho é seguir em frente.

Fonte: http://gdgjuvenis.blogspot.com/

Entrada na Barra de Aveiro vista desde o navio Creoula

24/10/2010 Equipas do Gafanha com sortes diferentes nos nacionais de basquetebol

As equipas seniores do GD Gafanha tiveram sorte diferente nos campeonatos nacionais onde competem.

No campeonato da primeira divisão de basquetebol feminino as gafanhenses não foram felizes na 1.ª jornada da prova. Perderam no pavilhão de Almada com a equipa da Escola Maria Alberta Menéres, (53-41). Os seniores masculinos, na segunda ronda da CNB2, voltaram a vencer. Desta feita derrotaram o Brandoense, em Paços de Brandão, (44-74) e estão na liderança do Campeonato, com duas vitórias.

Fonte: Terra Nova

Apontamento sobre o barco moliceiro do Ti Adelino Ameixa

Também na Gafanha da Encarnação houve pintores populares de moliceiros, que lhes reformularam as pinturas sempre que necessário.

Foi o caso do Ti Adelino Graça, por alcunha o Ameixa, que fez, também, até ao Verão de 1988, a travessia de passageiros na barca da passagem, entre a Gafanha da Encarnação e a Costa Nova, colaborando durante alguns anos com Manuel Ameixa, seu irmão mais novo.

O Ti Adelino ao leme da barca da passage


Mas o Ti Adelino (1911-1990), como ele me confessou, nasceu num moliceiro, começou a gatinhar nas painas da proa e por lá foi vivendo com uma irmã até aos sete anos. Mais tarde, passou a ter barco próprio, até que se desfez do último em proveito do Museu de Marinha, de Lisboa, em 1979. Tinha sido construído em 1964 pelo Mestre Henrique Lavoura, nascido em 1930, em Pardilhó.

E lá está, albergado no Museu de Marinha, exposto ao público, no Pavilhão das Galeotas, não em grande estado de conservação. Exibe os painéis, de uma grande singeleza e ingenuidade, pintados pelo seu último proprietário, não sem um ou outro erro ortográfico e até o uso do grafema N, invertido. Os de estibordo:

Cta. NOVA – ADELINO GRAÇA (o AMEIXA)


NAO HABACALHAO

Merecia uma profunda amanhação, porque é uma embarcação com passado…

Fonte: http://marintimidades.blogspot.com/

24/10/2010 GD Gafanha empata em Cucujães, (1-1)

O GD Gafanha empatou esta tarde em Cucujães, (1-1) em jogo da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro. Mark fez o golo do Gafanha aos 35´ e Roberto empatou para a equipa da casa aos 83´.

Fonte: Terra Nova

23/10/2010 BRESFOR promove simulacro esta manhã

Depois do primeiro simulacro realizado a meio da semana, vocacionado mais para questões ambientais, hoje a segunda iniciativa sobre segurança na BRESFOR. Está marcado para esta manhã, um exercício que simula um acidente nas instalações da fábrica junto ao terminal químico na Gafanha da Nazaré. Funcionários da empresa e Bombeiros de Ílhavo são chamados a participar no teste.

Fonte: Terra Nova

22/10/2010 Junta acolhe entrega de certificados das formações na área de informática

Na Gafanha da Nazaré hoje é dia para a cerimónia de entrega dos Certificados das Formações Modulares na área de informática. Estas acções, promovidas pela Junta de Freguesia e tendo como entidade formadora a FDTI, permitiram a conclusão, com aproveitamento, por 24 formandos/as, trabalhadores/as no activo ou desempregados/as, com idade superior a 18 anos, tendo adquirido ou melhorado as suas competências em informática. A sessão de entrega de diplomas está marcada para as 17h00.

Fonte: Terra Nova

Mycarlo

21/10/2010 José Carlos Mota dá aula na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo

José Carlos Mota é, hoje, o convidado da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo para um encontro com alunos da disciplina de comunicação. O professor da Universidade de Aveiro, ligado à área do planeamento urbano, é também conhecido pela militãncia cívica e pela intervenção em fóruns públicos sobre as cidades.

Fonte: Terra Nova

Praça das Cantigas - Júlio Caçoilo / Júlia Caçoilo

21/10/2010 Ílhavo: Rotary Club homenageia Rui Costa e Sousa

O também conhecido por “Sr. Bacalhau” verá o seu empreendedorismo e generosidade reconhecidos amanhã

O Rotary Club de Ílhavo vai prestar amanhã uma homenagem de mérito profissional a Rui Costa e Sousa, o empresário que está ligado à transformação e comércio de bacalhau e se tornou mais conhecido, nos últimos anos, pelo lançamento da marca “Sr. Bacalhau”.
A cerimónia terá lugar no âmbito de um jantar festivo a decorrer no Hotel de Ílhavo, a partir das 20 horas.
De 56 anos e natural de Tondela (Viseu), foi aos 22 anos que Rui Costa e Sousa decidiu enveredar, juntamente com o seu irmão mais velho, no negócio do bacalhau, “tornando-se, rapidamente, num profissional reconhecido por todos os que o acompanham”, afirma a direcção do clube.
Foi no ano de 1981 que tomou a decisão de constituir uma empresa “com ambições mais vastas”, nascendo a “Rui Costa e Sousa & Irmão, Lda.”, em sociedade com o seu irmão Américo.
Em 1998, decide alargar a sua estrutura, deixando de apostar apenas no comércio, mas também na componente industrial.
(Ler artigo completo na edição em papel)
           

19/10/2010 Obras da Via de Cintura Portuária continuam a motivar críticas de moradores

A construção da Via de Cintura Portuária, na Gafanha da Nazaré, continua a motivar algumas críticas. Desta vez por causa dos arranjos junto à rotunda da Cale da Vila, à entrada da Avenida José Estêvão. Os proprietários falam de alguns danos provocados pelas obras na estrutura.

Dizem ter documentado a questão e pedido responsabilidades, mas asseguram que, até hoje, não obtiveram resposta: "Quando se deram os danos, em Fevereiro, alertou-se a Administração do Porto de Aveiro sobre o sucedido e ainda nada foi resolvido. As pessoas que cá habitam têm uma qualidade de vida totalmente diferente do que antes de se realizar a obra. É algo que eu não entendo, porque é que não se assume as responsabilidade de danos criados a terceiros quando se faz uma obra pública. Alguém tem que assumir responsabilidades por aquilo que faz".

Lamentos sobre o impacto das obras no restaurante Porto Rico e a falta de responsabilidade de entidades como a Administração do Porto de Aveiro e da Câmara de Ílhavo: "A APA simplesmente deixou de responder. Anteriormente falou com um sub-empreiteiro e até nada foi resolvido. Tentei fazer uma reunião no ano passado em Outubro, para resolver a situação que temos em mãos, e o certo é que ainda não recebemos qualquer ajuda pela Câmara de Ílhavo. Sendo o meu sogro um cidadão que contribuí como todos os cidadãos não percebo porque lhe fazem isto. Considero que era uma obra necessária para o desenvolvimento regional, mas tem que se garantir as condições de quem cá está".

O lamento de José António Martins de Castro, familiar do proprietário da casa.

A Administração do Porto de Aveiro garante que o problema está resolvido, assim como tudo aquilo que diz respeito à obra da Via de Cintura Portuária.

Fonte: Terra Nova

Grande Prémio Ciclismo GDGA 2010

O Grande Prémio Ciclismo GDGA mais um ano a bater recorde no número de participantes nos escalões de Seniores, Femininos, Veteranos e Juniores.
A prova iniciou com uma homenagem ao ciclista falecido Paulo Bola que habitualmente participava na prova. Esta decorreu com grande competitividade entre os ciclistas nos diversos escalões tornando a prova muito interessante de seguir pelas pessoas que assistiam ao longo do percurso.
No final da prova houve a entrega de prémios com a a presença dos representantes da Câmara Municipal de Ílhavo Sr. Vereador Fernando Caçoilo, da Junta de Freguesia São Salvador o Sr. Presidente Rufino Filipe e representante da Liberty Seguros o Sr. Marieiro.
Fonte: http://gdgaquem.blogspot.com/

19/10/2010 “Amigos da Barra” aceitam inscrições para actividades

Um workshop de bordados, uma excursão à Golegã (dia 7) e o S. Martinho do Sócio (dia13) são as próximas iniciativas desta colectividade
A Associação “Os Amigos da Barra” promove, a partir de hoje, um workshop de bordados com bainhas abertas. As sessões decorrerão às terças e quintas-feiras, entre as 14 e as 18 horas, na sede da colectividade (situada na Av. Fernão de Magalhães, Urbanização Horizonte Barra, Bloco 2).
Entretanto, estão abertas marcações para uma excursão à Feira da Golegã que “Os Amigos da Barra” estão a organizar, e que terá lugar no próximo dia 7. Nota, também, para o próximo dia 13, em que a colectividade comemora o S. Martinho do Sócio, através da realização de um magusto, para o qual convida todos os sócios e respectivos acompanhantes.
Os interessados em participar nestas actividades deverão proceder à respectiva marcação, através do número 969453227, ou na sede da associação.
Recorde-se que esta associação efectua, regularmente, o levantamento dos problemas da Barra e, em colaboração com a Câmara e a Junta de Freguesia, tenta solucioná-los, mostrando-se aberta às reclamações e sugestões dos habitantes daquele lugar.
           

19/10/2010 Secção de basquetebol do Gafanha está demissionária mas garante época

Ontem o agradecimento à autarquia pelo apoio apesar dos cortes financeiros, hoje a direcção da secção de basquetebol do Gafanha anuncia que “após reunião entre os vários responsáveis” comunicou à direcção do clube, no passado dia 27 de Setembro, a “cessação de funções” deixando o lugar à disposição do Presidente do GDG para eventual substituição.

Ainda assim, argumentado com o “estado avançado dos campeonatos e por motivos de organização”, os dirigentes Rui Vechina e Carlos Cruz vão manter-se em funções até 30 de Maio de 2011. Do quadro de dirigentes há um que abandona funções no imediato (João Paulo Teotónio).

Fonte: Terra Nova

Origens do vocábulo Gafanha

Ao longo da minha vida abordei vezes sem conta a questão da origem do vocábulo Gafanha. Outros o fizeram do mesmo modo. Todos na ânsia de descobrir qual a sua verdadeira fonte. Uns ficam convencidos duma razão e outros tantos discordam dela. Não vale a pena voltar ao assunto em pormenor, porque estaria a malhar em ferro frio. Aqui deixo, contudo, uma síntese, só para dizer que talvez valha a pena alertar os nossos concidadãos para a decifração do enigma, como passatempo interessante. Só isso.
Por norma descartamos a ideia dos gafos (leprosos), muito embora eles existissem na região de Vagos e Mira. Ainda há poucos anos foram detectados alguns casos. O Hospital Rovisco Pais não foi instalado na Tocha por acaso.
A gadanha, que a MG refere, até estaria em sintonia com o linguajar dos primeiros gafanhões, habituados que estavam a trocar as consoantes. Ainda hoje há quem o faça.
Gafar como imposto e vasilha para transportar sal podia, muito bem, estar na origem da palavra Gafanha. E sal sempre por aqui houve, desde tempos imemoriais. Pinho Leal, no seu dicionário “Portugal antigo e Moderno”, diz, em 1874, que Gafanha podia significar o «lugar onde se paga o gafar» ou «ao qual não se pode ir sem pagar o gafar».



A hipótese de terra gafada, com as suas gretas que as areias, cobertas de lamas, mostravam quando o sol batia, fica à mercê da nossa imaginação.
A gafanha, mulher gafada, que de Aveiro para aqui teria sido desterrada, por ter morfeia, sendo por isso desprezada, também não me repugna.
Gafanha, mato lá para os lados de Sangalhos, há muitas décadas, não deixa de ser um motivo para, tipo charada, nos entretermos.
O gafanho ou gafanhão (saltão), gafanhoto, não me parece lógico. Por que razão nos haviam de ligar àquele insecto? Nem por aqui havia verdura para seu alimento…
Gafanho, nome de tojo, planta rasteira, será mais um caminho para seguir, tal como gatanho (tojo-gatão), sem perder muito tempo.
Gafanha de Galafanha, proveniente esta de Gala (terra alagada) mais Fânia (junco), terá a sua vertente etimológica, ao jeito de quem anda a escolher palavras para chegar à Gafanha de hoje.
Gafano seria, portanto, o homem destas terras, que estava gafado (agarrado, submetido) pelas doenças, pagando a passagem do esteiro. Gafânia ou Gafanha seria portanto a terra dos Gafanos.
Posto isto, é justo afirmar que andei no encalço de alguns estudiosos: Padre Rezende (MG), Joaquim da Silveira (MG), José Leite de Vasconcelos (EP), Gonçalves Viana (EP). João Gonçalves Gaspar (BCGN), Manuel Maria Carlos (JT), Pinho Leal e pesquisas próprias em dicionários e outras leituras avulsas, sem nunca ter encontrado, garantidamente, a origem da palavra Gafanha.

Fonte: http://galafanha.blogspot.com/

prova de dança gafanha nazaré/ final escoliadas 2008

18/10/2010 Gafanha venceu o Fermentelos por 3-0

O grupo desportivo da Gafanha recebeu e venceu o Fermentelos por 3-0. A equipa da casa foi superior durante os 90 minutos, marcando logo aos 10 minutos por intermédio de André Bóia. O segundo tento aconteceu aos 25 minutos por Paulo Fernandes na sequência de um livre. Já com o jogo decidido o Gafanha acaba por fechar o resultado com um golo de Luís Souza no cair do pano. Cerca de 200 espectadores assistiram à partida.

Fonte: Terra Nova

18/10/2010 Vagos: Processo das areias vai a julgamento em Novembro

Autarca da Gafanha da Boa-Hora e empresário de Travanca estão com termo de identidade e residência e chegam agora à barra dos tribunais

Já tem data marcada - 18 de Novembro - a primeira audiência de julgamento do “processo das areias”, onde são arguidos Manuel Ferreira Bogalho, na qualidade de presidente da Associação Boa-Hora, e Manuel Joaquim Miranda, empresário ligado à extracção e venda de areia residente em Travanca.
A acusação, deduzida pelo Ministério Público, foi aceite, com data de 27 de Setembro, pelo Juízo de Média Instância Criminal da Comarca do Baixo Vouga. Foram mantidas as medidas de coacção (termo de identidade e residência), por se entender que as mesmas se revelavam “adequadas e suficientes”.
O caso, denunciado pela Câmara Municipal de Vagos e outros, remonta a Março de 2002, altura em que aquela IPSS celebrou com Manuel Miranda um contrato de prestação de serviços para “remoção de terrenos”. Em causa estava a construção da segunda fase do Centro Comunitário da Gafanha da Boa-Hora e da empreitada faziam parte a preparação do terreno para implantação do parque infantil, horta comunitária e alinhamento e aterro da estrada de acesso.
O preço contratado foi de 10.474 euros. Porém, segundo a acusação, a que o Diário de Aveiro teve acesso, aquele empresário “dedicou-se na realidade a extrair, para vender, areia em todo o lote 103, e mesmo fora dos seus limites, incluindo na área de REN e de Rede Natura 2000, chegando, inclusivamente a atingir o nível freático”.
Ficou provado que a actividade de extracção e subsequente venda de areias prosseguiu “muito para além da data da conclusão das obras de construção” do Centro Comunitário. E que o arguido Manuel Bogalho “tinha conhecimento” que o referido empresário não tinha licença para exercer tal actividade, uma vez que fora confrontado com esse facto pela Inspecção-Geral das Actividade Económicas (IGAE), em 2004, e pela CCDRC, em 2005.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Fonte: Diário de Aveiro

GANDA MALUCOS - HINO DOS ESTUDANTES

18/10/2010 Secção de basquetebol do GD Gafanha garante apoio autárquico

A secção de basquetebol do Gafanha diz ter garantido a continuidade do protocolo de colaboração entre o GD da Gafanha e a autarquia para a época 2010/2011, sendo que as verbas destinadas à Secção de Basquetebol, face à crise financeira actual, “serão reduzidas consideravelmente”. Mesmo reconhecendo dificuldades, a secção reconhece “que o apoio autárquico é fulcral para ajudar-nos a cumprir objectivos”.

Fonte: Terra Nova

16/10/2010 Gafanha da Nazaré: Empresa esotérica dá a “Sopa Rica” aos mais pobres

OdéOyã Imanjá é o nome da loja que, a partir do dia 2, doará algumas refeições aos mais carenciados da Gafanha da Nazaré

A empresa de artigos esotéricos e religiosos OdéOyã Iemanjá, localizada na Gafanha da Nazaré, decidiu implementar um projecto de caridade a que deu o nome de “Sopa Rica”. Uma campanha que consiste em oferecer, já a partir do próximo dia 2, e todas as terças-feiras (entre as 11.30 e as 14 horas), algumas refeições às pessoas mais carenciadas daquela zona.
Os cabazes, que serão distribuídos pelos voluntários da “Tenda de Oxossy”, serão compostos por uma sopa, duas peças de fruta, duas sandes, dois pacotes de leite e duas garrafas de água.
Carlos Gomes, proprietário daquele espaço, explica como surgiu esta ideia. “Víamos, todos os dias, um senhor que passava à porta da nossa loja e ia procurar comida aos contentores do lixo”, afirma, acrescentando as “notícias com que, diariamente, somos confrontados, sobre o aumento do custo de vida e a miséria que, a cada dia que passa, se vai instalando na vida das pessoas”.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Fonte: Diário de Aveiro

15/10/2010 Comissão de Protecção de Crianças e Jovens reúne na Gafanha da Nazaré

Ílhavo recebe o I Encontro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. O evento conta com a presença de Paulo Costa, vereador na Câmara de Ílhavo, Armando Leandro, presidente nacional da Comissão, Helena Terra, directora da Segurança Social de Aveiro, e Helena Libório, directora regional de Educação do Centro.

O encontro irá abordar, durante a manhã, o tema da “Família e Escola: Relação Sistemática”, por José Garrucho, psicólogo clínico e terapeuta familiar, e sobre as formas de travar o bullying, por Tânia Paias, psicóloga clínica.

A tarde fica reservada para a “Escola na Actualidade e a Actualidade na Escola”, uma mesa redonda que conta com a participação de Maria Cândida Silva, técnica de Serviço Social, Pedro Feijó, em representação das associações de estudantes, Albino Almeida, em representação das associações de pais, Leonel Rodrigues, director adjunto do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, e Helena Libório.

O I Encontro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens tem início marcado para as 9 horas, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

Dia da Marinha Portuguesa 2009

10/10/2010 I Divisão da AFA: GD Gafanha derrota Pessegueirense, (0-2)

O GD Gafanha venceu esta tarde em Pessegueiro do Vouga (0-2), em jogo da 5.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro. Os golos dos gafanhenses foram marcados por Paulo Fernandes e André Bóia aos 3´e 25´, respectivamente.

Fonte: Terra Nova

07/10/2010 Câmara prepara 2ª fase de rearborização do Parque de Campismo da Barra

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a abertura de um procedimento de ajuste directo para a execução do trabalho de rearborização (2.ª fase) do Parque de Campismo da Praia da Barra, com um valor estimado de 7 mil euros. Além do protocolo existente estabelecido entre a CMI e a “Catarino e Associados – gestão e empreendimentos turísticos, Lda.” para exploração do Parque, o Executivo aprovou um novo protocolo que estabelece as condições da segunda fase da intervenção de rearborização, cujo custo será repartido.

Paulo Costa, vereador na Câmara de Ílhavo, refere que "fizemos, há cerca de um ano, a 1.ª fase. Correu muito bem e de todas árvores que foram plantadas, nenhuma secou. Estamos agora a tratar da 2.ª fase, que é toda a zona desde o edifício dos serviços públicos até ao depósito de água. Todos os pinheiros que lá existam irão ser cortados e trocados por pinheiros mansos e fazemos votos de que o sucesso que tivemos na primeira aconteça nesta fase. As condições de segurança nessa zona não são as desejadas por nós, caindo há pouco tempo mais um pinheiro com o temporal".

O acordo prevê a divisão de despesas com a operação de rearborização do Parque de Campismo da Barra.

Fonte: Terra Nova

06/10/2010 Taça de Portugal: GD Gafanha elimina Sporting Marinhense

A equipa de seniores masculinos do GD Gafanha, apurou-se este fim-de-semana para a segunda eliminatória da Taça de Portugal em basquetebol, depois da vitória averbada na Marinha Grande, frente ao Sporting Marinhense, (52-72).
A segunda eliminatória da Taça está agendada para o dia 1 de Novembro.

Fonte: Terra Nova

Funchal 500 Tall Ships Regatta

06/10/2010 Ílhavo recebe IV Campeonato da Europa de pesca à bóia

Arranca hoje, em Ílhavo, o IV Campeonato da Europa de Pesca à Bóia. Sea Float Fishing é um evento com participações de pescadores em representação de quatro nações. A Federação garante que são os melhores pescadores a nível europeu e mundial. A selecção nacional conta com elementos como Armindo Paulino, José Quitério, António Santos, Rafael Silva, Guilherme Serrário e Paulo Sousa, capitaneados por Eduardo Sousa. A cerimónia oficial de recepção, organizada pela autarquia e pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva está marcada para as 18h00 no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

04/10/2010 Ramalho Eanes encheu Fundação António Pascoal e falou numa sociedade civil pouco interventiva

Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, foi o convidado de honra da Fundação António Pascoal, numa conferência realizada pela Fundação aveirense, promovida no âmbito das comemorações do Centenário da República.

Para Ramalho Eanes, a solução para a crise pode passar "pelo aumento da competitividade e produtividade, pela intervenção e manifestação directa dos portugueses nas decisões do País e por uma imposição de cada um, relativamente a uma postura de exigência para com o poder central”. Numa sala repleta de convidados, Ramalho Eanes manifestou a sua opinião e deixou alguns conselhos referentes à crise, até porque, como frisou, "quando a sociedade tem uma atitude exigente com o poder, os governantes contém-se", disse. Na perspectiva de Eanes "Portugal tem de ser um País mais competitivo" adiantando que a sociedade civil precisa de "ser mais interventiva e consciente".

Fonte: Terra Nova

04/10/2010 João Alberto Roque vence Prémio Literário Hernâni Cidade

João Alberto Roque, professor na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, venceu mais um prémio de escrita. Desta vez no XV Prémio Literário Hernâni Cidade instituído pela Câmara de Redondo. Sob o tema “Venho brincar aqui no Português, a língua" o trabalho premiado apresentou-se na categoria de poesia. O professor de Biologia já tinha vencido outros concursos em municípios como a Trofa e Funchal e o destaque foi o conto “Pirilampo e os deveres da escola” que entrou no Plano Nacional de Leitura.

Fonte: Terra Nova

Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro

01/10/2010 Secretário de Estado das Pescas destacou modernização de unidades de bacalhau da Gafanha da Nazaré

O Secretário de Estado da Agricultura e Pescas, Luís Medeiros Vieira, visitou, hoje, duas unidades da indústria do bacalhau na Gafanha da Nazaré. Destacou a modernização e a internacionalização desta indústria, que actualmente aposta numa forte vertente na diversificação e exportação do produto. Luís Medeiros Vieira não esqueceu a distribuição de quotas na zona da NAFO e salientou aumento de quota de bacalhau e de palmeta: “Portugal tem um aumento, em relação ao ano anterior de mais de 875 toneladas, ou seja que houve um aumento de 81%. No que diz respeito à palmeta houve um aumento de 7º na zona da NAFO. O que mostra claramente que o mercado de capturas a nível mundial e principalmente na zona da NAFO se recuperou”.


O secretário de estado visitou a Pascoal e Filhos e Brites, Vaz & Irmãos. Elogiou as empresas pela diversificação de produtos e pela internacionalização e diz que Portugal quer criar uma marca que identifique o bacalhau processado em Portugal: “Duas empresas em que efectivamente houve uma boa aplicação dos fundos comunitários e que apostaram na internacionalização e também na diversificação de novos produtos. Por outro lado quis sensibilizar para a criação de uma marca chapéu para o bacalhau português. Portugal é um dos maiores consumidores de bacalhau do mundo, desta forma podemos valorizar através de um conjunto de produtos à base de bacalhau e que nos possam afirmar no mercado mundial”.

Fonte: Terra Nova

01/10/2010 “Marés de Música” com projecto Musical Travel no CC da Gafanha da Nazaré

Ílhavo inicia hoje o programa “Marés de Música”. O Município dedica o mês de Outubro à Musica, numa edição marcada por uma nova roupagem e novas iniciativas, mantendo a firme aposta na divulgação desta arte. A abrir a edição de 2010 há concerto do projecto Musical Travel, com raízes na Gafanha da Nazaré, que irá mostrar-se no renovado Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Este projecto nasce da reunião de um conjunto de músicos e poetas, filhos da terra, que já há algum tempo vêm tocando e partilhando experiências de palco comuns. Domingo será apresentado o filme concerto “Algo Rítmico”. Sessão às 11h00 no CCI. Outro dos destaques é a apresentação do grupo “Semibreves” (Espectáculo de Música Tradicional Portuguesa) às 17h00 de domingo, em acção integrada nas comemorações dos 50 anos da Freguesia da Gafanha do Carmo.
Noite de cinema no CCI com o filme “Dia e Noite” integrado no ciclo “Humor de Outono”. Obra de James Mangold, com Tom Cruise, Cameron Diaz, Maggie Grace, Peter Sarsgaard, Marc Blucas e Viola Davis. A vida de June era calma e perfeitamente normal até que, numa viagem de avião entre Wichita e Boston, cruza-se com Roy, um agente secreto obsessivo-compulsivo. Ele não só lhe vira a vida do avesso como ainda arrasta atrás de si uns agentes que teimam em fazer de tudo para acabar com as suas vidas. Uma comédia de acção irresistível para ver às 21h30.
Fonte: Terra Nova

Vitor Lourenço, Lda.


http://www.vitorlourenco.net/

Restaurante Clube de Vela

Restaurante Clube de Vela
Costa Nova
Tel: 234 360 250

Classificados Setembro/2010

30/09/2010 - Postal muito antigo , data do postal visivél nas fotos. Enviado de França para Costa Nova do Prado. Vendo pela proposta mais alta
28/9/2010 - moedas muito antigas — Gafanha da Encarnação. tenho  duas moedas belgas do ano 1632 e 1636 vendo por mrlhor oferta ajdpereira@hotmail.com
26/09/2010 - Olympus IS-500 — Gafanha da Nazaré. vendo câmara fotográfica . Já tem algum tempo e é de rolo. apenas trabalhou para aí 3 rolos de 48 fotos. está completamente nova. Faço qualquer negocio....
26/09/2010 - vendo uma guitarra (star sun) preto azul com urgente — Gafanha da Nazaré. VENDO UMA GUITARRA ELETRICA (star sun)nova ei folha sem nenhum risco o preço e 100 € e so a guitarra e mala que eu vendo por este preço
26/09/2010 - vendo uma mesa de mistura — Gafanha da Nazaré. vendo uma mesa de mistura com 2 canais  ja  usado o preço e 40  €  , kem estiver interesado liguei para o meu contacto:234287389
25/09/2010 - VENDO IMPRESSORA HP — Gafanha da Nazaré. Vendo impressora multifunção. impressora scanner 2 em 1. Está em bom estado. Estou a vende-la porque nao a utilizo.
25/09/2010 - vendesse pes de pato - Gafanha da Nazaré. pes de pato bodyboard stealth - 25 €
24/9/2010 - Relógio Elleta Vilamoura - CAIXA BRANCA - Gafanha da Encarnação. Vendo Relógio Elleta Vilamoura Muito bom in Estado Como novo , assim que uma Caixa Que TEM UMA branca e Pequena Mancha Vermelha não topo. KIT Composto Por : 6 pulseiras / 8 Coroas / Acessório parágrafo Troca / CAIXA n º Guardar o Relógio
19/09/2010 - movel de sala em madeira (como novo) — movel de sala de tv com louceiro como novo esta em optimo estado. para qualquer informação ligue para 927916796
11/9/2010 - Portatil TOSHIBA A200-21T - T8300 / 3GB / 250GB / HD2600 / 802.ABGN — Gafanha da Encarnação. Processador: Intel® Centrino® Core™2 Duo T8300 velocidade de relógio : 2.4 GHz / front side bus : 800 MHz / cache de nível 2 : 3 MB
8/9/2010 - Prancha windsurf completa barata — Gafanha da Encarnação. Prancha de windsurf boa para iniciação ou evolução para mar. Conjunto ideal para quem pesa 60/70 kg e queira evoluir. Pack completo com tudo para começar  
7/9/2010 - BERÇO NOVO NA CAIXA - Gafanha da Encarnação. Berço LACADO A BRANCO COM AS MEDIDAS DE 140 * 70 NOVO NA CAIXA A POSSIBILIDADE DE SE CAMA EM Transformar . NUNCA FOI USADO Vindo Fábrica da DIRECTAMENTE .
7/9/2010 - Vendo Sofá 3 Lugares - Gafanha da Nazaré. com a Máxima Urgência vendo um sofá de penas de 3 Lugares , Bom Estado , custou -me 1.100,00 Mas tenho de o vender Por Questão de Mudança tão 300,00 LEVO A CASA NUM RAIO DE 100,00 KMS

Festa Nossa Senhora da Encarnação 2009

Encerramento das Comemorações dos 50 Anos da Freguesia da Gafanha do Carmo

Vimos por este meio convidar Vª Ex.ª a participar no Encerramento das Comemorações dos 50 Anos da Freguesia da Gafanha do Carmo, no próximo Sábado, dia 30 de Outubro, pelas 21h00, com a inauguração de um Monumento no Jardim Central, que assinalará esta efeméride.

Pelas 21h30 terá lugar uma peça de teatro apresentada pela Associação Cultural da Gafanha do Carmo, no Salão Cultural da Freguesia, encerrando assim o programa comemorativo, numa acção de parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo.

Fonte: http://www.cm-ilhavo.pt/

Jornal Timoneiro - Mês de Setembro/2010


A nossa terra
» Televisão deu mais força ao Festival do Bacalhau
» 19 de Setembro: Festa da Senhora dos Navegantes
» Terceira peregrinação a Fátima de bicicleta

Rostos
» Leopoldo Oliveira em entrevista ao Timoneiro - O diabético pode levar uma vida normal se seguir os conselhos médicos

Ruas e Avenidas
» Rua D. Manuel Trindade Salgueiro: Um Bispo que entendia a pesca do bacalhau como poucos

Ecos do Lar
» Visita ao Museu da Chapelaria em São João da Madeira
» Grupo de Jovens da Gafanha da Nazaré anima a nossa Eucaristia

Centenário
» Lançamento do livro do centenário e igreja ajeitada
» Restos mortais do Prior Sardo inauguram jazigo da paróquia

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos na Paróquia da Gafanha da Nazaré

Diocese
» Alterações nas paróquias do arciprestado de Ílhavo

Festa e Luto
» P.e Francisco Melo


Jornal Timoneiro - Mês de Agosto/2010


Ano Sacerdotal
» Atento à formação humana e criador de recursos - P.e José Fidalgo

Paróquia
» Livro de Fernando Martins sobre a Gafanha da Nazaré vai ser lançado no dia 7 de Agosto

Ruas e Avenidas
» Rua Comendador Egas Salgueiro: "Era uma honra trabalhar na Empresa de Pesca de Aveiro"

Rostos
» Mário Retinto: Doença pulmonar abre-lhe as portas ao estudo

Centenário
» Manuel Caçoilo da Rocha e a festa dos Reis

Roteiros de Férias
» Trilho pedestre nas praias de Ílhavo

Festa
» Festejos em Honra de Nossa Senhora e Centenário da Paróquia da Gafanha da Nazaré

A nossa terra
» Stella Maris fechou as portas

Ecos do Lar
» "Os jovens completam-se com a terceira idade"

Educação
» Quatro dezenas de jovens e adultos concluem com sucesso o 12º ano

Diocese
» Dois novos padres para a Diocese de Aveiro

Centenário
» P.e Francisco Melo


Jornal Timoneiro - Mês de Julho/2010


Educação
» Moral mexe com a escola: Plantação da "Árvore da Vida" no jardim da escola

Escutismo
» Agrupamento mais rico com novos escutas: Testemunho das novas caminheiras

Ruas e Avenidas
» Rua Padre Américo: Obra da rua, uma escola para a vida - Figura ímpar pelo seu amor aos desprotegidos, o Padre Américo é recordado numa rua da nossa terra

Rostos
» Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré: A ria é um mundo e só na ria esse mundo se vê - António Vilarinho fala da Associação

Centenário
» Estória das secas: A Deolinda começou a ganhar a vida aos 11 anos

Roteiros de Férias
» As nossas praias asseadas

Destaque
» Renovado Centro Cultural passa a ter vida nova - Gafanha da Nazaré: Uma história entre a Terra e o Mar

Paróquia
» Fraternidade, perdão e alegria no Dia da Comunidade Paroquial

Ecos do Lar
» Entrevista à estagiária do programa vocação no Centro Social

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos na Paróquia da Gafanha da Nazaré

Diocese
» Bispo de Aveiro anuncia ordenações de padres

Cultivar cultura
» P.e Francisco Melo


Jornal Timoneiro - Mês de Junho/2010


Ano Sacerdotal
» "Deus completará em mim obra boa" - P.e Vitor Espadinha

Paróquia
» Padre Manuel Ribau Lopes Lé (1922-2010)

A nossa terra
» Santa Maria Manuela a postos para novas viagens

Ruas e Avenidas
» Rua Padre Rubens: Um prior que está na memória de muitos gafanhões

Centenário
» Decreto Real

Rostos
» Manuel Serra, presidente da Junta de Freguesia

Ecos do Lar
» Entrevista ao representante do Centro Social no encontro com o Papa Bento XVI

Comunhão
» A festa da Comunhão

Conferências
» Centenário: Uma oportunidade para reflectirmos sobre a nossa identidade

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos na Paróquia da Gafanha da Nazaré

Igreja
» Vivemos a festa da comunhão e da esperança

Construtores
» P.e Francisco Melo


Jornal Timoneiro - Mês de Maio/2010


Ano Sacerdotal
» "Quero cantar a Fonte admirável"

Paróquia
» "Tu podes salvar vidas. Dá sangue"

Aniversário da Cidade
» Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré vão ter programação complementar

Ruas e Avenidas
» Rua Almeida Garrett - A minha rua

Centenário
» Luís Gomes de Carvalho: um herói esquecido

Rostos
» Margarida Alves, presidente da Assembleia de Freguesia: Uma das minhas paixões é ser autarca de tão nobre terra

Dia do Município
» Ílhavo homenageou Dª Maria da Luz e professor Fernando Martins

Jovens
» Dia Mundial da Juventude

Cultura
» II Ciclo de Conferências da Primavera

Ecos do Lar
» Vencer a solidão, viver a Comunhão

Igreja
» Escutismo: S. Jorge celebrado em S. Jacinto

Acções e omissões
» P.e Francisco Melo


Jornal Timoneiro - Mês de Abril/2010


Ano Sacerdotal
» Pe. Jeremias Vechina: Porque sou sacerdote

Destaque
» A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro e a última fase da Via de Cintura Portuária foram inauguradas pelo primeiro ministro no dia 27 de Março

Paróquia
» Encontro de antigos catequistas é convívio para repetir

A nossa terra
» Voluntários retiraram da Colónia três contentores industriais de lixo
» Pipocas testaram combate à poluição na Barra


Rostos
» Associação dos Amigos da Praia da Barra: A Barra precisa de um pavilhão Multiusos para os jovens de todas as idades

Ruas e Avenidas
» Rua Mestre Mónica: O Mestre projectou a nossa terra para além das fronteiras de Portugal
» Tudo é possível a quem crê!


Centenário da Gafanha da Nazaré
» Romagem à campa do Prior Sardo no arranque das comemorações
» Programa das comemorações da centenário da criação da freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré


Centenário
» Alexandrina, a primeira baptizada na paróquia da Gafanha da Nazaré
» Alunas da Secundária vencem concurso de cultura europeia na Polónia
» Ílhavo homenageia Maria da Luz Rocha e professor Fernando Martins


Ecos do Lar
» Artes e ofícios da nossa terra: Seca do bacalhau
» A Páscoa diária no Lar (a "Missinha")


Movimento
» Baptismos e Óbitos na paróquia da Gafanha da Nazaré
Igreja
» Celebrar a Páscoa, ancorados em Cristo e firmes na fé


Cem anos de comunidade
» P.e Francisco Melo: Estamos a viver a Páscoa sob o lema "Tudo é possível a quem crê"


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores