Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Os Estaleiros de S. Jacinto


OS ESTALEIROS DE SÃO JACINTO

50 ANOS DE HISTÓRIA
Por
Henrique Moutela
Janeiro de 1990

INTRODUÇÃO

Sendo dos chamados Fundadores dos Estaleiros São Jacinto, o único ainda vivo, com quarenta e quatro anos de actividade diária, sei que se não for eu a historiar os muitos bons e maus momentos vividos nestes anos, dificilmente haverá quem o faça.
Vamos pois dizer a verdade.

AS ORIGENS
A grande tradição piscatória de Aveiro, esteve sempre ligada a três tipos de pesca:
pesca lagunar feita por bateiras utilizando um variadíssimo número de artes de pesca;
A pesca de xávega, feita no litoral e que chegou a alimentar grande número de fábricas de conserva;
A pesca longínqua, do bacalhau, feita em pequenos doris, em mar aberto, a partir do navio mãe, que era como se sabe, um lugre construído em madeira e apenas com propulsão à vela.
Data de 1501 s saída dos primeiros veleiros de Aveiro para a pesca do bacalhau, nos bancos da Terra Nova.
Por volta dos anos trinta do nosso século esta pesca atravessou uma das maiores crises da sua vida, levando os Armadores a suportarem dificuldades de toda a ordem, em especial no domínio financeiro.
Em 1931, quatro bravos capitães, cujos nomes não é demais recordar, Labrincha, João da Cruz, João Cajeira e Bilelo, resolveram ir em comboio, se é que o termo está correcto, nesses veleiros desprovidos de quaisquer meios de propulsão além das velas e sem quaisquer meios de comunicação, até aos mares gelados na Gronelândia, pescar bacalhau.
Foi um feito heróico e, graças ao carregamento que trouxeram, abriram novas perspectivas a esse tipo de economia. porém, negaram-se a lá voltar sem motor auxiliar de propulsão, o que é absolutamente lógico.
É nessa altura que Carlos Roeder na qualidade de representante em Portugal dos motores diesel “Guldner” ,
Aparece em Aveiro a vender motores para os veleiros da Empresa de Pesca de Aveiro. Fá-lo a crédito e, mais tarde é convidado a entrar como sócio dessa empresa com o valor da venda dos motores, o que aceita. É assim que Carlos Roeder, cidadão do Sul do País e principal fundador e accionista dos Estaleiros São Jacinto, aparece em Aveiro.

Convence os sócios da Empresa de Pesca de Aveiro e abandonarem a pesca à linha em doris, por a considerar desumana e ultrapassada e a iniciar a pesca por arrasto. Assim nasce em 1935 o primeiro arrastão português, o "Santa Joana", para a pesca longínqua, mandado construir na Dinamarca por Carlos Roeder.
Com o seu elevado espírito de progresso, Carlos Roeder adquire um segundo arrastão, o "Santa Princesa", e toma a decisão de construir nos terrenos da E.P.A. um estaleiro para construção naval em aço, no porto de Aveiro.
Mas não entenderam assim os restantes sócios da E.P.A..
Carlos Roeder que era de ideias fixas, resolve então, com um grupo de amigos e colaboradores, iniciar no ano de 1940, na povoação de São Jacinto, a construção de um estaleiro com este nome. (ver mais)

XVIII G.P. Terra Nova


Apesar das condições climatéricas muito desfavoráveis, os nossos atletas tiveram um óptimo desempenho e honraram, uma vez mais, o emblema do GDG.
Eis a classificação dos atletas participantes no último GP Terra Nova, que teve lugar no dia 31 de Outubro:


Infantis Femininos 1500m
Rute Gomes – 15ª - 8.00

Iniciados Femininos 1800m
Dara Gomes – 14ª - 8.17

Seniores Masculinos 8000m
Gilberto Pereira – 22º - 30.06
Jorge Bola – 32º - 32.35
Gilberto Pereira – 43º - 34.45

Veteranos Masculinos 8000m
João Magueta – 5º - 30.08
Juvenal Magueta – 19º - 34.32
Paulo Costa – 31º - 38.25
João Bola – 33º - 39.19

Fonte: http://gdg-atletismo.blogspot.com/

Classificados Outubro/2010

31/10/2010- Cadela da raça Lavrador — Praia da Barra. VENDO UMA LINDA FÊMEA DA RAÇA LABRADOR , COR BRANCA LINDA.

30/10/2010 - Samsung Fax - Ocasião - Gafanha da Nazaré. Vendo fax samsung sf 3000 (Como novo); fotocopiador. Motivo de venda: ja Não Tenho Linha pt no escritorio.

30/10/2010-PEN Banda Larga da TMN Nova — Gafanha da Nazaré. vendo pen USB da 7,2 TMN nova, pode registar em seu nome ao aderir ao tarifario, na tmn custa 89,90 vendo por 60,00 entrego em mao ou envio com portes acrescidos.

29/10/2010- MÁQUINA ESCREVER ELECTRICA — Gafanha da Nazaré. Vendo máquina de escrever eléctrica com muito pouco uso. Marca: CANON; Modelo: ES 3-II

25/10/2010- VENDO BIKE PITBULL BARATA INTEIRA OU AS PEÇAS — Gafanha da Nazaré. VENDO COMPLETA OU ACEITO PROPOSTAS PARA TODO O MATERIAL. QUADRO PITBULL-ESTA NOVO, SEM NENHUM ARRANHAO TRAVAO TRASEIRO SAINT COM MANETE XT

20/10/2010- pod xt live — Gafanha da Nazaré. perfeito estado de conservação, com caixa e manual. motivo: comprei um vox tonelab (antigo). possibilidade de troca por amp ou guitarra que me interesse

16/10/2010- nokia n97 mini — Gafanha da Encarnação. vendo telemovel nokia n97 mini,com apenas 4 meses de uso,nem isso. telemovel impecável,os "riscos" que tem são na proteção do ecrã,está mesmo novo. telemovel com garantia,desbloqueado de origem,suporte para automovel,carregador de esqueiro,auriculares,cabo usb... estou a vendê-lo porque comprei agora um iphone,e não vou ficar com dois telemoveis!


15/10/2010- Pedal Distorção Ibanez Jemini — Gafanha da Nazaré. Estou a vender este pedal, modelo do Steve Vai, são duas distorções num pedal só, Overdrive e Distortion. O pedal está novo, se teve 3 vezes de uso foi muito. Vem com caixa, plástico e manual como podem ver nas fotos. Se quiserem posso enviar mais fotos. Preço não negociável. Os interessados favor "Contactar ao anunciante". Não aceito trocas

2/10/2010- Vendo Fato Surf Short Billabong Oscillator — Praia da Barra. Vendo Fato Surf Short Billabong Oscillator 2X1,5mm em muito bom estado. Tamanho M

Jornal Timoneiro - mês de Outubro/2010


A nossa terra
» Inaugurada Creche Jardim de Maria no Santuário de Schoenstat
» Porto de Aveiro e do Rio de Janeiro são "irmãos"
» Concerto de aniversário da Filarmónica Gafanhense
» Semana da Maior Idade apostou no viver solidário
» Retratos das gentes da terra e do mar
» Cavaco Silva na Gafanha da Nazaré: Economia do mar deve ser prioridade da agenda política

Ruas e Avenidas
» Rua Luís de Camões - Homenagem ao Príncipe dos Poetas portugueses

Ecos do Lar
» Centro de dia: Espaço sénior de conveniências
» Ecos da semana Maior Idade

Centenário
» 5/7/1951 - Ponte de madeira ruiu no Forte da Barra
» Novas valências para novos desafios - "Espaço de aprendizagem", a Universidade Sénior é uma oportunidade de valorização na reforma

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos na Paróquia da Gafanha da Nazaré
Diocese
» Liturgia e oração são as prioridades na nova etapa pastoral da Diocese de Aveiro
» Cursilhos celebram 50 anos de existência em Portugal
» Tertúlia no CUFC debate "Igreja e Estado - Que diálogo?"
» Pastoral juvenil diocesana tem nova directora e mudou de imagem

Ano sacerdotal
» P.e José Carlos Vechina em directo - P.e José Carlos Vechina fala-nos da sua vida de padre carmelita e pároco em S. Vicente, Braga. Este testemunho encerra a série iniciada a propósito do Ano Sacerdotal

Nª Srª dos Navegantes
» Milhares de pessoas viveram a festa da Senhora dos Navegantes

Exageros e ponderação
» P.e Francisco Melo

12º Rally Paper GDG - Cartaz

Jogos no pavilhão da Gafanha da Nazaré - 6 e 7 de Novembro

Basquetebol: Jogos no pavilhão do GDG - 6 e 7 de Novembro

JOANA SOEIRO É A ATLETA MAIS JOVEM A ESTREIAR-SE NAS SENIORES NA HISTÓRIA DO CLUBE


A jovem atleta de 15 anos, Joana Soeiro (1995), fez a sua estreia na passada semana em jogo oficial na equipa de Seniores Femininas do GD Gafanha, defrontando em Lisboa à equipa da Esc. Mª Alberta Menéres, convertendo-se assim na "mais jovem atleta na história do clube a fazer a sua estreia na equipa de Seniores Femininas".
.
Contudo, depois de fazer a sua estreia Daniela Martinho (1993) na época passada com 16 anos, esta época (onde apenas disputamos 2 jogos oficiais) já viu também a estreia na equipa de Seniores Femininas de Ana Graça (1994), Silvana Dias (1994) e Maria Vechina (1994), todas elas com 16 anos.
.
Tudo isto não é mais que uma clara amostra da aposta de futuro do GDG Basquetebol na sua formação, sendo que a média de idade da equipa de Seniores Femininas é de 21.5 anos.
.

01/11/2010 Filipe Pedro e Sónia Fernandes triunfam no GP Terra Nova

Filipe Pedro e Sónia Fernandes foram os vencedores das principais provas do 18º Grande Prémio de Atletismo Terra Nova. Em manhã de chuva e vento, conseguiram bater a concorrência numa edição marcada pelos tributos a Paulo Henriques, do CASCI, pela vitória no campeonato do mundo de atletismo para portadores de trissomia XXI e, póstuma, ao repórter António José Bartolomeu.

No final, Filipe Pedro explicou que a prova se enquadra na preparação para a época e realçou as dificuldades sentidas devido ao mau tempo. “Esta prova insere-se numa preparação para as provas de final de ano. A ideia era melhorar o ritmo competitivo e hábitos de trabalho. Os adversários tornaram a vitória difícil e o tempo dificultou ainda mais. Houve kms mais lentos que outros em função do vento. Este GP merecia melhores condições em especial pela homenagem ao Tózé Bartolomeu”, disse o vencedor da prova principal.

Sónia Fernandes, do GRECAS, também realçou o prazer da vitória. “A sensação de vencer é sempre boa. Os treinos são compensados. O vento dificultou a vida de todos os participantes. Não ajuda nada”, salientava a vencedora da principal prova feminina.

Fonte: Terra Nova

31/10/2010 Gafanha melhor que Mealhada, (1-0)

O GD Gafanha venceu esta tarde na Gafanha da Nazaré o Mealhada, (1-0) em jogo da 8.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

Resultados da jornada: Ovarense-1 Valecambrense-3, S. Roque-2 Oiã-1, Carregosense-2 Recreio de Águeda-0, Estarreja-1 Milheiroense-1, Mourisquense-4 Paivense-1, Paços de Brandão-0 Sanjoanense-2, GD Gafanha-1 Mealhada-0 e U. Lamas-5 Cucujães-0.

Fonte: Terra Nova

31/10/2010 Ílhavo: Fundação Prior Sardo homenageia personalidades e instituições

A Fundação Prior Sardo, da Gafanha da Nazaré, realizou a sua primeira gala, na noite de anteontem, no Centro Cultural de Ílhavo, na qual homenageou alguns personalidades e instituições e deu a conhecer alguns dos projectos culturais que tem em curso

“Resolvemos fazer esta primeira gala para promover um pouco da nossa cultura”, justificou o presidente da Fundação, Hugo Coelho. “A cultura é uma das áreas de intervenção da Fundação Prior Sardo”, complementada com as áreas da acção social, a infância e juventude.
Para além de mostrar um pouco do que se faz na Gafanha da Nazaré e no concelho de Ílhavo, a Fundação Prior Sardo aproveitou a gala para homenagear algumas pessoas e instituições “que têm feito muito pela nossa cultura, pela nossa terra, pelas nossas raízes e pela nossa tradição”, realçou Hugo Coelho.
Os quatro prémios entregues foram: “Mar e Ria”, que homenageou Ana Maria Lopes; “Inovação”, que distinguiu o Atendimento Social Integrado (ASI); “Educação e Formação”, que foi entregue a Domingos Lopes; e “Empresarial”, que foi para o empresário João dos Santos Pires.
O espectáculo contou com as actuações da Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, a Orquestra Juvenil da Escola de Música Gafanhense, os “Musical Travels” e o Grupo de Dança Popular da Coutada.
Esta gala marcou a estreia da Tuna da Universidade Sénior, como grupo formado, em espectáculos públicos. A primeira apresentação da Tuna teve lugar durante a Semana da MaiorIdade, numa actuação informal e da qual resultou a constituição da Tuna.
            

30/10/2010 "Orquestra Rítmica" este domingo no CC da Gafanha da Nazaré

O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebe o espectáculo “Orquestra Rítmica” da Escola de Música Gafanhense (EMG) e da Casa do Povo da Gafanha da Nazaré (CPGN). Apresentam, na tarde de domingo, às 17h00, um espectáculo pioneiro de música e dança. A Orquestra Juvenil da EMG acompanhará as classes de ginástica rítmica da CPGN onde, em simbiose, será exibida uma combinação harmoniosa de música e movimentos criativos de ginástica.

Fonte: Terra Nova

30/10/2010 Teatro nos 50 anos da freguesia da Gafanha do Carmo

A Freguesia da Gafanha do Carmo assinala os 50 anos da freguesia e a data vai merecer a inauguração de um Monumento no Jardim Central, que assinalará esta efeméride. Cerimónia marcada para este Sábado às 21h00. Segue-se uma peça de teatro apresentada pela Associação Cultural da Gafanha do Carmo, no Salão Cultural da Freguesia, encerrando assim o programa comemorativo.

Fonte: Terra Nova

30/10/2010 AveirOrquestras este Sábado no TA. Música e dança no CC da Gafanha este domingo

Orquestra-Tuna da Sociedade Musical Santa Cecília e da Orquestra de Tangos da Associação dos Antigos Orfeanistas da Universidade do Porto participam no "AveirOrquestras10". O evento cultural decorre esta noite, a partir das 21h30, no Teatro Aveirense. A entrada é livre.

Para amanhã está reservado um espectáculo da Escola de Música Gafanhense (EMG) e da Casa do Povo da Gafanha da Nazaré (CPGN). Apresentam um espectáculo pioneiro de música e dança. A Orquestra Juvenil da EMG acompanhará as classes de ginástica rítmica da CPGN onde, em simbiose, será exibida uma combinação harmoniosa de música e movimentos criativos de ginástica.

O circuito português de música ao vivo “OuTonalidades 2010” passa hoje pelo Bar do Cine Teatro de Estarreja. O grupo Ósmavati abre o ciclo de concertos no circuito português de música ao vivo que apresenta 6 concertos, de 30 de Outubro a 3 de Dezembro. O cartaz apresenta em Estarreja 6 grupos, de géneros que vão do klezmer à música popular portuguesa, do jazz à folk e electrónica, do pop-rock à música celta. A festa e a diversidade são marcas distintivas do OuTonalidades. O circuito volta a unir Portugal e Galiza, através de uma alargada rede de espaços que abrem portas à música que se faz, em cada caso, além do Minho. De 22 de Setembro a 18 de Dezembro, durante 13 fins-de-semana, o programa apresenta 70 concertos de 25 grupos em 22 espaços de música ao vivo, constituindo-se como a maior rede de música ao vivo da Península Ibérica. Em território português, o OuTonalidades alarga a sua rede que, nesta edição, se estende a 15 espaços de música ao vivo por todo o país, em 11 distritos, literalmente de norte a sul do país.

Está marcado para hoje o pré-lançamento do livro “Nuvens Cinzentas de Maio”. Sessão na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, às 17h30, com intervenção a cargo de Fernando Ladeira. O romance propõe um interessante percurso temporal e transversal à vida portuguesa nos conturbados anos de profunda transição política, em que se vivia procurando libertar as últimas amarras da ditadura e ensaiar os primeiros passos em democracia.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 Manuel Madureira é director técnico em Had Soualem

O treinador Manuel Madureira enfrenta um novo desafio na carreira ao assumir um cargo como director técnico no clube Chabab Riadi de Had Soualem. O técnico já tinha experiência no futebol marroquino e tinha, igualmente, passado pelo futebol argelino mantendo-se agora em Marrocos como director técnico.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 12 atletas juvenis do GD Gafanha nas selecções distritais e nacionais

Os atletas Ricardo Martins, Andrew Costa, Tiago Lopes e Pedro Teotónio (Sub-16), Vadson Kulanda (Sub-14), Rute Araújo, Diva Sarabando e Inês Nunes (Sub-14), Joana Peixinho, Inês Franco e Carolina Marques (Sub-16) e Joana Soeiro (Selecção Nacional, Sub-16), foram os atletas do GD Gafanha-Basquetebol, convocados esta semana para as selecções nacionais e distritais. Com a excepção de Joana Soeiro, todos os jogadores integrarão os treinos da ABA, a partir de segunda-feira, em Aveiro. Joana Soeiro (Sub-16) está integrada nos trabalhos a realizar no Centro Nacional de Treinos.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 Gafanha recebe o Mealhada no Domingo. CENAP apresenta atletas este Sábado

O Gafanha recebe o Mealhada em jogo a contar para 8ª jornada do campeonato distrital de futebol. A equipa da Gafanha da Nazaré regressa a casa depois de um empate em Cucujães no último fim-de-semana. A partida está marcada para as 15h00 deste domingo.

O CENAP apresenta atletas e equipas desportivas este Sábado a partir das 21h. Equipas que vão disputar a época 2010/2011. No final da referida apresentação haverá um pequeno convívio com castanhas e jeropiga.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 Gala da Fundação Prior Sardo distingue figuras e instituições do Município

Noite de festa no Centro Cultural de Ílhavo. A I Gala da Fundação Prior Sardo é um tributo a figuras e instituições que se têm notabilizado no Município de Ílhavo. É, também, uma iniciativa que visa promover as diversas actividades que se desenvolvem nesta instituição e uma festa municipal. Espectáculo a partir das 22h00, com o grupo Musical Travel.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 Morador continua a reclamar sinalização em rotunda na Via de Cintura Portuária

Depois de há uma semana ter veiculado críticas pela falta de resolução para os danos provocados pelas obras da Via de Cintura Portuária na Gafanha da Nazaré numa habitação particular e pela perigosidade que representam as rotundas no percurso, José António Martins diz que a rotunda de acesso à Avenida José Estêvão continua a representar um perigo pela deficiente sinalização e alerta para um caso prático registado no fim-de-semana. O espaço ainda aguarda a intervenção final mas o morador daquela zona volta a alertar as autoridades para a importância de intervir. “A sinalização é deficiente e para quem vem de Ílhavo não é indicado um acesso local assim como não existe indicação a saída do local quaisquer cedência de passagem ou indicação de rotunda”.

Fonte: Terra Nova

29/10/2010 Hugo Coelho admite que os pedidos de ajuda na Fundação Prior Sardo aumentam cada vez mais

O presidente da Fundação Prior Sardo nota o acentuar da crise. Há cada vez mais gente a pedir ajuda no momento em que o desemprego se abate sobre muitas famílias da região.

Hugo Coelho fala sobre este cenário, no dia da I Gala da Fundação Prior Sardo no CCI, uma iniciativa que visa promover as actividades desenvolvidas na instituição: "De facto tem vindo aumentar e pedidos diferentes daqueles a que estávamos habituados. Pessoas que até ao momento tinham uma vida estável e por inúmeras razões acabam por ter algumas dificuldades. O desemprego principalmente acaba por ser uma das principais causas porque deixa de haver uma entrada de receitas familiares. É natural que as pessoas quando as coisas estão bem assumem alguns compromissos financeiros e, de repente, fica, sem emprego e com os encargos. Isso tem reflexo no agregado familiar e, de facto, tem aumentado a procura".

A I Gala da Fundação Prior Sardo está marcada para as 22 horas, no Centro Cultural de Ílhavo. Tem entrada gratuita.

Fonte: Terra Nova

28/10/2010 Santa Maria Manuela acaba de regressar à Gafanha da Nazaré

O veleiro Santa Maria Manuela acaba de chegar à Gafanha da Nazaré, depois de uma visita de cariz institucional e comercial a Lisboa. O navio recentemente recuperado pela empresa Pascoal cumpriu uma estadia de duas semanas na capital com o intuito de receber diversas entidades oficiais. "A recepção de Lisboa ao SMM foi bem sucedida, esperando-se resultados muito proveitosos para o arranque da área de Turismo Cultural de Vocação Marítima, associada ao navio já para o início de 2011", avançou a empresa Pascoal, em comunicado.

Fonte: Terra Nova

28/10/2010 Gafanha da Nazaré: PJ desmantelou lar de terceira idade

Proprietária é suspeita dos crimes de sequestro e maus tratos. Um dos utentes encontrava-se bastante debilitado e teve de ser transportado para o hospital para receber assistência médica

A Polícia Judiciária de Aveiro desmantelou, ontem à tarde, um lar de terceira idade que funcionava clandestinamente na Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, e que era explorado por uma mulher de 60 anos.
Esta operação decorreu na sequência de uma inspecção realizada há cerca de meio ano por parte da Segurança Social, que resultou na detecção de quatros idosos que viviam fechados e sem vigilância num barracão situado nas traseiras de um estabelecimento comercial no concelho de Vagos, explicou fonte da Polícia Judiciária que foi chamada a investigar o caso.
Nessa altura, a PJ começou a investigar a proprietária do lar pelos crimes de sequestro e de maus tratos. Os utentes do lar eram mantidos em cativeiro, sem o mínimo de condições de higiene, sem a prestação dos necessários cuidados médicos e sem serem alimentados adequadamente, acrescenta a fonte. Por isso, a mulher tinha já sido, anteriormente, proibida pelos serviços da Segurança Social de exercer qualquer tipo de actividade em estabelecimentos de apoio social.
(Ler artigo completo na edição em papel)
           

27/10/2010 Aveiro: Lancha volta a avariar

A lancha da MoveAveiro voltou a avariar. O “ferry-boat” tem de assegurar a travessia, mas também teve de parar devido à cravação de estacas no Forte da Barra

Os transportes fluviais entre S. Jacinto e o Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, estão condicionados desde a passada segunda-feira devido a uma avaria da lancha. Actualmente, para fazer a travessia, apenas está disponível o “ferry-boat”, que também esteve parado durante uma parte do dia de ontem devido à cravação de estacas junto do cais de acostagem, obrigando ao transporte dos passageiros em autocarros. A cravação das estacas ocorre do lado do Forte da Barra, destinando-se à atracação de rebocadores.
Devido à avaria na lancha as carreiras passaram a ser efectuadas, na passada segunda-feira, pelo “ferry” e, até às 19.10 horas, quando se iniciaram a cravação de estacas.
(Ler artigo completo na edição em papel)
           

27/10/2010 Porto de Aveiro cresce 33% nos primeiros nove meses de 2010

De Janeiro a Setembro de 2010, o Porto de Aveiro registou um total de 2.908.271,70 toneladas de mercadorias movimentadas (763 navios com um total de 2.817.196 toneladas de arqueação bruta). O crescimento da quantidade de mercadorias movimentadas, em relação aos períodos homólogos de 2009 e de 2008, é, respectivamente, de 717.347,40 (32,74%) e de 193.006.80 (7,11%).

Os granéis líquidos, com 706.435,60 toneladas de mercadorias movimentadas (24% do tráfego total), apresentam um crescimento, de 242.822,10 toneladas (52,38%) em relação a 2009, e de 198.212,90 toneladas (39,00%) em relação a 2008. Os granéis sólidos, com 1.327.064,20 toneladas de mercadorias movimentadas (46% do tráfego total), apresentam um crescimento de 244.653,50 toneladas (22,60%) em relação a 2009, e 350.660,90 toneladas (35,91%) em relação a 2008. Movimentaram-se 874.771,90 toneladas de carga geral (30% do tráfego total) o que representa um crescimento de 229.871,80 toneladas (35,64%) em relação a 2009.

Em Setembro registo para 263.104,90 toneladas de mercadorias movimentadas (73 Navios, 263.135 toneladas de Arqueação Bruta). Granéis líquidos em destaque, apresentando em relação a Setembro de 2009 um crescimento de 103,68%, e de 122.51% em relação a Setembro de 2008.

Fonte: Terra Nova

26/10/2010 CVCN com receio da não requalificação da zona ribeirinha

A parceria público-privada entre a Câmara de Ílhavo e o Clube de Vela da Costa Nova, prevê um investimento público na zona ribeirinha abrangida pelo Clube de Vela. A requalificação das margens da Ria e a dragagem do Canal de Mira, naquela área, são considerados investimentos importantes pela Direcção da colectividade.

Na conjuntura de crise actual, David Calão, Presidente da Direcção do CVCN diz temer que a obra não avance, apesar da garantia dada pela Câmara de Ílhavo de que o projecto de obra está integrado no programa “Mais-Ílhavo”: "Tínhamos a promessa que ia ser refeito este cais, que isto ia ser tudo alinhado e parte disto ser dragado, que iam criar um passeio marítimo com uma zona de relvado e bancos para as pessoas poderem usufruir da ria. Esse projecto, segundo a informação que tenho e que está no «Mais Ílhavo», é que seria uma parceria público-privada. Transformaria toda a zona marginal, regularizava a margem toda e nós tínhamos fundadas esperanças que melhorasse o fluxo da água na marina, o que seria bom para os assoreamentos e embelezava a nossa parte de terra".

Obras de requalificação na zona marginal da Ria, na Costa Nova, são importantes para o Clube de Vela da Costa Nova.

Fonte: Terra Nova

26/10/2010 Ribau Esteves admite que pórtico na A25 entre Aveiro e Gafanha ainda levanta dúvidas

O presidente da Câmara de Ílhavo admite dúvidas sobre o funcionamento do sistema de cobrança de portagens nas scut e diz que já pediu esclarecimentos ao Governo sobre questões como a manutenção do pórtico na A25, próximo da Gafanha da Nazaré, no sentido Aveiro/Barra. O autarca diz que partilha as dúvidas dos utentes sobre a actividade e funções daquele pórtico. “Devo dizer que, neste momento, tenho um conjunto vasto de dúvidas colocados em nome da Comunidade Intermunicipal sobre pormenores da cobrança de portagens e que até hoje não estão respondidas. Se os munícipes têm dúvidas eu também tenho e associo-me a eles. Estão colocadas por escrito ao secretário de estado e até hoje continuam sem resposta. Vamos ver se o Governo explica as coisas. Essa é uma das dúvidas. Se estão a cobrar estão a cobrar erradamente. Não é isso que está acordado. Este processo tem tanta asneira que temos de admitir que essa possa ser uma. Tenho essa e muitas outras dúvidas”, adianta o autarca de Ílhavo ainda à espera de respostas do Governo.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 8ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)

Resultados 8 ª Jornada

ADOVARENSE FUTEBOL1 - 3ADVALECAMBRENSE
GDSROQUE2 - 1ADCROIA
JDCARREGOSENSE2 - 0RDAGUEDA
CDESTARREJA1 - 1GDMILHEIROENSE
UDMOURISQUENSE4 - 1SCPAIVENSE
CDPACOS BRANDAO0 - 2ADSANJOANENSE
GDGAFANHA1 - 0GDMEALHADA
CFULAMAS5 - 0ACCUCUJAES


Tabela Classificativa in 2010/01/11

1 º  CDESTARREJA853014518
2 º  ADSANJOANENSE861117619
3 º  ADVALECAMBRENSE861115719
4 º  RDAGUEDA8503131015
5 º  CDPACOS BRANDAO84229514
6 º  JDCARREGOSENSE843113515
7 º  GDGAFANHA842213714
8 º  ADCROIA830513139
9 º  UDMOURISQUENSE8332131012
10 º  GDSROQUE83238711
11 º  CFULAMAS832311711
12 º  SCPAIVENSE82246118
13 º  GDMEALHADA82157137
14 º  ACCUCUJAES82154157
15 º  GDMILHEIROENSE8143797
16 º  ADOVARENSE FUTEBOL82068216
17 º  SCFERMENTELOS71242115
18 º  JAPESSEGUEIRENSE70164151


Próxima Jornada:
7/11/2010 15h00
ADSANJOANENSE - GD GAFANHA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores