Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

12/11/2010 Moradores da Gafanha da Nazaré querem abater cão que ataca animais até à morte

 
Moradores da Gafanha da Nazaré apresentaram um abaixo-assinado junto da Câmara Municipal de Ílhavo para exigir o abate de um cão de porte grande que, segundo duas moradoras, ataca os animais até à morte e não há ninguém que se queira responsabilizar.
Os moradores já avisaram a autarquia ilhavense, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, a GNR e o Canil Municipal, mas, segundo as moradoras, nenhuma das entidades se propôs a ajudar a resolver o problema do cão que será da propriedade de alguns moradores de etnia cigana que habitam na zona da Chave, na Gafanha da Nazaré.
As duas moradoras garantem que já não é possível somar o número de animais atacados e asseguram que o animal já atacou também algumas pessoas, embora sem qualquer gravidade. O processo já deu entrada no Tribunal e os moradores aguardam agora uma resposta por parte entidade judicial.

Fonte: Terra Nova

11/11/2010 Produtores industriais de coelhos reunidos na Gafanha da Nazaré. Jornadas Técnicas marcadas para sexta-feira

 
Realiza-se amanhã no Centro de Formação Profissional da Colónia Agrícola, na Gafanha da Nazaré, a segunda edição das Jornadas Técnicas promovidas pela Associação Portuguesa de Cunicultura (ASPOC). São esperados cerca de 150 cunicultores, oriundos de Portugal e Espanha.
Carlos Alexandre, Presidente da direcção da Associação já disse, em declarações à Terra Nova que, "este encontro ibérico servirá para aprofundar, num projecto de partilha de conhecimento, questões relacionadas com a produção industrial de coelhos. É urgente combater a crise, que também afecta o sector da Cunicultura". A sede da ASPOC é em Viseu mas os dirigentes da Associação pretendem sedia-la na Gafanha da Nazaré porque "é uma cidade mais central". Os trabalhos, amanhã, começam às 09h30 e prolongam-se até às 17h00.

Fonte: Terra Nova

SENIORES MASCULINOS SEGUEM NA SENDA DAS VITÓRIAS


.
A nossa equipa de Seniores Masculinos, Gafanha Humberto Lda., venceu novamente na 3ª jornada do Campeonato Nacional da CNB-2 Zona Centro-Norte, na visita da Universidade de Aveiro ao nosso reduto, em jogo realizado com uma bancada bem composta e com uma vitória com números esclarecedores, mas que apenas se concretizou no último periodo, onde fomos claramente superiores.
.
Após este bom início de campeonato, a nossa equipa lidera a Zona Centro-Norte isolado com 3 vitórias e sem derrotas, antes de visitar o difícil campo do GDB Leça no próximo Domingo dia 14, pelas 18h00.
.
RESULTADOS DA 3ª JORNADA:
AD Vagos, 69 - 71, GDB Leça
Galitos Weber, 80 - 52, Brandoense
Gafanha Humberto, Lda, 65 - 46, AAUAV
E.B.Ovar, 67 - 80, Esgueira/OLI
Académico FC, 68 - 60, CENAP/Jóia Aveiro
 
 

04/11/2010 “Concessão da Concepção, Instalação e Exploração do Bar/Restaurante do Jardim Oudinot” - Abertura de Concurso Público


O Executivo Municipal deliberou, na última Reunião de Câmara de 3 de Novembro, a abertura de Concurso Público para a Concessão da Concepção, Instalação e Exploração do Bar/Restaurante do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, junto ao Ancoradouro (e integrando a Guarita), com um preço base de renda mensal de 600,00 Euros e um prazo da Cessão de Exploração de 15 anos, estabelecendo como critérios de adjudicação a ponderação entre a solução arquitectónica apresentada, a proposta de renda mensal e a capacidade de manutenção e limpeza das instalações sanitárias públicas na envolvente e do parque de merendas.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende que sejam criadas novas dinâmicas e vivências no Jardim Oudinot, rentabilizando o edifício da Guarita, apostando na conquista de mais visitantes a este espaço do Município de Ílhavo pela prestação de novos serviços, bem como assegurar com a máxima qualidade a limpeza e manutenção do parque de merendas e dos sanitários públicos disponibilizados na envolvente ao Bar/Restaurante.

Fonte: CM Ílhavo

Primórdios da Gafanha - II


1855 — Em 1855 é construído o lanço da estrada de Aveiro à Gafanha e a ponte de madeira, necessária, para atravessar o canal.
1860 — Pouco tempo depois, em 1860, por influência de José Estêvão Coelho de Magalhães, inicia-se a construção da primeira estrada que atravessou a Gafanha, seguindo da ponte até ao Forte. Foi concluída no ano seguinte.
1863 — Em 3 de Dezembro de 1863 construiu-se, no Forte, a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, sob a direcção do engenheiro Silvério Pereira da Silva, a expensas dos Pilotos da Barra, sendo piloto-mor um tal Sousa. Foi uma resposta à religiosidade dos homens do mar e de suas famílias.
1875 — Em 1875 é construída uma nova capela, ao lado da antiga e pelo lado norte, no lugar da Chave (por vezes diz-se Cale da Vila), dedicada, como a primeira, a Nossa Senhora da Nazaré, que viria a ser a primeira igreja matriz, embora provisoriamente.
Dos capelães, até à criação da freguesia, há notícia dos Padres Jorge Vinagre, de Aveiro, João Rocha, o Borracha, de Ílhavo, e João Ferreira Sardo, da Gafanha, que seria o primeiro pároco da novel paróquia.
1880 — Em 7 de Julho de 1880 é criada a escola masculina da Gafanha da Nazaré e um ano depois, a 24 de Dezembro, surge a escola feminina, no mesmo lugar.
1884 — Em 1884, com as Obras da Barra, é construída uma ponte de madeira, que ligava o Jardim Oudinot ao lugar da Barra. Um ano depois, em Março, começa a construir-se o Farol, que foi inaugurado em 31 de Agosto de 1893.
O lugar da Gafanha continua a crescer sob os mais diversos aspectos. É semeado o penisco, no pinhal velho, até 1910, que é, ainda hoje, a Mata da Gafanha.
1889 — Nasce em Ílhavo o mestre Manuel Maria Bolais Mónica. Nesse mesmo ano, seu pai, José Maria Bolais Mónica, transfere o seu estaleiro de construção naval de Ílhavo para a Gafanha.

Fonte: Galafanha

Jogos no pavilhão da Gafanha da Nazaré - 13 e 14 de Novembro

GDG 8 x Rio de Moinhos 0


A primeira vitória do Gafanha em 2010/2011 chegou à quarta jornada da 3.ª Divisão - Série B. Um triunfo fácil do GDG, diante de uma das equipas mais acessíveis do escalão, mas em que a própria equipa fez questão de facilitar as coisas, com uma entrada positiva no jogo e que permitiu que ao intervalo se registasse um resultado de 5-0. A segunda metade serviu para fazer outra gestão do plantel e mesmo assim, de forma relativamente normal, conseguir avolumar a goleada até aos 8-0 finais.

No próximo domingo, para colocar à prova o actual momento da equipa, o GDG encara um teste bem mais exigente, com a recepção à ACR Vale de Cambra, num duelo entre aveirenses.

Fonte: GDG Futsal

10/11/2010 Vagos: Homem levado por onda na Vagueira está desaparecido


Dois homens passeavam no molhe da Vagueira quando um deles caiu ao mar e nunca mais foi visto. Bombeiros e Polícia Marítima procuram a vítima
Um homem de 49 anos, de nacionalidade francesa desapareceu, ontem, na praia da Vagueira, em Vagos, após ter sido colhido por uma onda, depois de, presumivelmente, ter escorregado no paredão, onde caminhava na companhia de um amigo.
A vítima encontrava-se na companhia de Mignoto Filipe, de 46 anos, residente em Vagos, pelas 17.15 horas de ontem, quando o incidente aconteceu. Ao que o Diário de Aveiro apurou, os dois homens passeavam em cima do paredão quando um deles caiu nas águas. Em pânico, o amigo ainda tentou resgatá-lo e quase foi também arrastado pela corrente marítima. Mas Mignoto Filipe conseguiu desembaraçar-se e, agarrando-se às rochas, regressou a terra. A mesma sorte não terá tido o seu amigo.
O sobrevivente foi transportado pelos Bombeiros de Vagos para o Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, onde recebeu cuidados médicos, mas, segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, apenas sofreu algumas escoriações.
Testemunhas relataram que os dois amigos tinham almoçado juntos e que, durante a refeição, poderão ter ingerido bebidas alcoólicas.
À hora do fecho desta edição, a vítima ainda não tinha sido encontrada e a Capitania do Porto de Aveiro apenas tinha activado meios de socorro terrestres devido ao mau estado do mar.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Fonte: Diário de Aveiro

10/11/2010 Guarda-redes do Beira-Mar promovem a prática desportiva em escola de São Jacinto


Três guarda-redes do Beira-Mar, Rui Rêgo, Bruno Conceição e o brasileiro Paes estiveram na terça-feira de visita a um estabelecimento de ensino de Aveiro, na Freguesia de São Jacinto, na Escola Básica do 1º ciclo daquela Freguesia aveirense, com o objectivo de promover a prática desportiva junto das camadas mais jovens. Estes três embaixadores do plantel do Beira-Mar distribuíram de forma gratuita, bilhetes para um jogo dos auri-negros no campeonato da I Liga de futebol, no EMA.

Fonte: Terra Nova

09/11/2010 Beira-Mar realiza visita S. Jacinto no âmbito da campanha

 
 
O Beira-Mar visita hoje a Escola Básica do 1.º ciclo de São Jacinto, no âmbito da campanha “Desporto e Educação – Equipa Perfeita”, uma iniciativa que pretende alertar os mais novos para a importância do desporto na educação.
A visita dará, assim, continuação à interacção com os mais novos e contará com a presença dos guarda-redes Rui Rego, Bruno Conceição, Jan Oblak e Enoque Paes, do treinador-adjunto Carlos Pires e do director desportivo João Redondo.
No final do encontro, as crianças serão brindadas com bilhetes para um dos próximos jogos do Beira-Mar, no Estádio Municipal de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

Futsal Junior: GDG 4 x AC Luso 0


 A tarde de Sábado foi extremamente positiva para todos os escalões do Gafanha, desde os Iniciados até aos Séniores. Nenhum dos Guarda - Redes da casa sofreram golos. Em 4 jogos, o Gafanha Futsal marcou 17 golos e não sofreu nenhum.

Em breve, resumo do jogo com o AC Luso. 
Vamos lá Gafanha! 

1,2,3... GDG!

Basquetebol: RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS DE 6 E 7 DE NOVEMBRO


SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 2ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 49 - AD Ovarense, 63

SENIORES MASCULINOS (Cto. Nacional CNB-2 - 3ª Jor.):
Gafanha Humberto Lda, 65 - Universidade de Aveiro, 46

SUB19 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 1ª Jor.):
CP Esgueira, 45 - Delbran Gafanha, 59

SUB18 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 1ª Jor.):
Clube dos Galitos "A", 95 - Aquecican Gafanha, 34

SUB18 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 2ª Jor.):
Aquecican Gafanha, 44 - Illiabum Clube, 61

SUB16 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 1ª Jor.):
Sangalhos DC, 40 - Gafanha Pizz. Brasão, 37

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Distr.1 - 1ª Jor.):
Bongás Gafanha, 106 - SC Beira-Mar, 48

SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Distr.1 - 1ª Jor.):
CP Esgueira, 51 - GD Gafanha, 68

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Distr.1 - 1ª Jor.):
Puro Pão Gafanha, 34 - SC Beira-Mar, 76

SUB13 MASCULINOS (Cto. Distrital - 2ª Jor.):
Gafanha Aires, 08 - CD Estarreja, 14

Fonte: http://gdgbasquetebol.blogspot.com/

Terminal especializado de peixe congelado


Terminal especializado de peixe congelado, uma obra que também não está a ter muito serviço. Uns dizem que é por causa de uma coisa, outros dizem que é por causa de outras coisas...enfim, o que é certo é que este terminal pouco serviço tem tido. É verdade que já se descarregaram bons navios aqui, navios com todo o equipamento necessário ao transporte de peixe. Mas não é fácil de entender o por quê deste terminal estar ás moscas, ou seja, numa zona com tanta necessidade de peixe e com tanta industria na transformação do mesmo e o terminal está sempre sem serviço.Sabemos que dá abrigo aos navios Santa Maria Manuela e Argus, e neste momento não faz nada mais que isso. Também aqui esteve o paquete de luxo do conhecido Abramovich , presidente do Chelsea. Este terminal tem segurança diariamente tem câmaras de vigilância, armazéns para carregar pesados e cais de acesso aos mesmos, casas de banho etc. Temos o equipamento só não temos o serviço que podíamos ter.

Fonte: http://estivadoresaveiro.blogspot.com/

Ze Karate a partir um bloco

Santo André

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 9ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)

Resultados 9 ª Jornada
A.D.C.R.OIA2 - 4J.D.CARREGOSENSE
R.D.AGUEDA0 - 1C.D.ESTARREJA
G.D.MILHEIROENSE2 - 0U.D.MOURISQUENSE
S.C.PAIVENSE0 - 1C.D.PACOS BRANDAO
A.D.SANJOANENSE2 - 1G.D.GAFANHA
G.D.MEALHADA3 - 1C.F.U.LAMAS
A.C.CUCUJAES1 - 0J.A.PESSEGUEIRENSE
A.D.VALECAMBRENSE2 - 1S.C.FERMENTELOS



Tabela classificativa em 08/11/2010

1º  A.D.SANJOANENSE971119722
2º  A.D.VALECAMBRENSE971117822
3º  C.D.ESTARREJA963015521
4º  J.D.CARREGOSENSE953117718
5º  C.D.PACOS BRANDAO952210517
6º  R.D.AGUEDA9504131115
7º  G.D.GAFANHA942314914
8º  G.D.S.ROQUE942311714
9º  U.D.MOURISQUENSE9333131212
10º  C.F.U.LAMAS9324121011
11º  G.D.MILHEIROENSE92439910
12º  G.D.MEALHADA9315101410
13º  A.C.CUCUJAES931551510
14º  A.D.C.R.OIA930615179
15º  S.C.PAIVENSE92256128
16º  A.D.OVARENSE FUTEBOL92078246
17º  S.C.FERMENTELOS91264155
18º  J.A.PESSEGUEIRENSE91176174



Próxima Jornada:
14/11/2010 15h00
G.D. Gafanha – S.C. Paivense
Fonte: AF Aveiro

08/11/2010 GD Gafanha representado na 7ª Maratona da cidade do Porto


O GD Gafanha esteve representado na 7ª Maratona da cidade do Porto com dois atletas veteranos (M45). João Carlos Magueta e Vasco Ladeira cumpriram o percurso com o tempo de 03h02m48s (127º) e 03h15m11s (232º), respectivamente. Numa edição em que foram batidos os recordes de inscrições, os atletas sentiram particularmente a concorrência dos quenianos, na marcação de um ritmo considerado forte para a fase da época, e que não deu grandes hipóteses aos outros corredores de maior nomeada. Apesar disso, é de salientar a resposta do veterano português Paulo Gomes, atleta da Conforlimpa, de 37 anos, que obteve um interessante segundo lugar, com 2h15m09s. Participaram perto de 1180 atletas.
Fonte: Terra Nova

08/11/2010 Gafanha perde com Sanjoanense e situa-se agora no 7º lugar da tabela


O Grupo Desportivo da Gafanha perdeu, ontem, por 2-1, com a AD Sanjoanense, actual líder da tabela classificativa, num jogo a contar para a 9ª Jornada da I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro.
O GDG situa-se agora no 7º lugar da tabela, com 14 pontos, e prepara o jogo da próxima jornada frente ao SC Paivense
Fonte: Terra Nova

07/11/2010 Sortes diferentes para as equipas seniores do Gafanha nos Campeonatos Nacionais

Sortes diferentes para as equipas seniores do GD Gafanha, nos nacionais de basquetebol. Os seniores continuam a liderar a CNB2, depois da vitória conseguida ontem frente à Universidade de Aveiro, (65-46). A equipa sénior do Gafanha venceu todos os quatro jogos já realizados nesta prova.
As seniores femininas, voltaram a perder na segunda jornada da I Divisão Nacional. Desta feita foram derrotadas pela Ovarense, (49-63) e estão no 10.º lugar da Geral.
Fonte: Terra Nova

05/11/2010 Centro Cultural recebe peça de teatro com Marina Mota e Carlos Cunha

O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebe a comédia de Henrique Santa e Ribeirinho, que conta com a participação de Marina Mota e Carlos Cunha, entre outros.
A peça de teatro retrata a vida de Madalena que corria às mil maravilhas depois de casar com Manuel em Marrocos. João Romeira, o seu primeiro marido que ela julgava morto, decide regressar a casa para os braços da sua querida mulher. A partir daqui vão viver mil aventuras os "Três em lua de mel".
Para ver a partir das 22 horas, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Fonte: Terra Nova

05/11/2010 Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebe exposição

O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebe a exposição “Personagens” de Ferreira de Almeida.
Mário Ferreira de Almeida, natural da Gafanha do Carmo. Licenciado pela Faculdade das Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequenta o Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas. Procura através do seu trabalho abordar questões como a personagem enquanto pessoa e as suas necessidades, não materiais, mas introspectivas. A personagem, não o artista, mas sim a forma como qualquer pessoa vive e progride no seu processo de crescimento e tudo o que isso implica enquanto pessoa na sociedade.
Inauguração esta noite, às 21 horas, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Fonte: Terra Nova

03/11/2010 PJ investiga alegado sequestro e roubo na Barra


A PJ de Aveiro estará a investigar um alegado sequestro e roubo que terá ocorrido domingo à noite na Praia da Barra. Segundo o site “Notícias de Aveiro”, um homem alega ter sido abordado por três indivíduos, sob ameaça de arma de fogo e agressões físicas, e depois de terem em sua posse artigos de valor, nomeadamente ouro, os suspeitos decidiram sair de casa, levando a vítima sob coação. O homem terá sido forçado a dar códigos que permitissem o levantamento de dinheiro. O homem foi deixado amarrado no porta bagagens, junto à ria de Aveiro, acabando por ser descoberto por populares.
Fonte: Terra Nova

02/11/2010 Estabelecimento comercial da Gafanha da Nazaré oferece “sopa rica”

Um estabelecimento comercial da Gafanha da Nazaré estreia hoje e vai repetir todas as terças-feiras a a “sopa rica”, iniciativa para responder a problemas de carência da população. Segundo noticia a agência Lusa, a loja OdéOyã Iemanjá, na Gafanha da Nazaré, resolveu criar a «Sopa Rica», um evento de solidariedade, que conta com voluntários da «Tenda de Oxossy». O objectivo é oferecer algumas refeições às pessoas mais carenciadas da zona da Gafanha da Nazaré, distribuindo um cabaz de comida a todos aqueles que acorrerem à «Sopa Rica». O cabaz será composto por uma sopa, duas peças de fruta, duas sandes de manteiga e fiambre, dois pacotes de leite e duas garrafas de água. Sessão semanal, todas as terças-feiras, entre as 11h30 e as 14h00. 
Fonte: Terra Nova

Noite de Fados


Noite de Fados
13/Novembro
Salão Paroquial da Gafanha do Carmo

06/11/2010 Gafanha na casa do líder da I divisão distrital este domingo às 15h00


O Gafanha joga este domingo na casa do líder da I divisão distrital. Defronta a Sanjoanense numa partida em que o objectivo é tentar travar o aumento da distância pontual para o clube que ocupa a primeira posição com uma vantagem de 5 pontos sobre o Gafanha. O jogo está marcado para este domingo às 15h00.
Fonte: Terra Nova

06/11/2010 Domingo de pesca desportiva com o concurso Município de Ílhavo - Os Ílhavos


A Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos” promove, este domingo, o 24.º Concurso de Pesca Desportiva de Mar Município de Ílhavo - Os Ílhavos. A prova é aberta a todos os Clubes federados e Clubes convidados e a concentração está marcada para as 7h00 no Largo da Rotunda da praia da Barra. A entrega de prémios será às 16h00 na sede de ”OS ILHAVOS”.
Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores