Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

26/11/2010 Banco Alimentar promove campanha de recolha de alimentos


O Banco Alimentar Contra a Fome realiza mais uma campanha de recolha de alimentos em supermercados da Região. Durante dois dias há postos de recolha em supermercados e superfícies comerciais na região de Aveiro. Em simultâneo, prolongando-se até 5 de Dezembro de 2010, terá lugar a Campanha "Ajuda Vale", que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam seis produtos básicos à alimentação. Esta modalidade de campanha, em que cada pessoa continua a decidir o que quer doar, permite uma simplificação dos procedimentos logísticos.

Fonte: Terra Nova

26/11/2010 CASCI celebra 30 anos de actividade com jantar na Costa Nova


O CASCI celebra 30 anos de actividade e tem agendado para este Sábado o jantar de aniversário. Esse encontro festivo decorre nas instalações do CASCI na Costa Nova e nesse momento será exibido o vídeo “um dia na vida do CASCI”. Para dia 11 de Dezembro fica agendada a apresentação do livro “Costa Nova do Prado – 200 anos de história e tradição”. A receita da venda reverte para angariação de fundos para a missão solidária do CASCI. Maria José Santana, jornalista da Terra Nova, faz a apresentação do livro, às 16h00, no Hotel de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

GDG 10 x Belazaima 2



Os Juniores do GDG golearam a formação de belazaima-do-chão e subiram, provisoriamente, ao segundo posto da tabela Classificativa. 

Fonte: GDG Futsal Juniores

CRÓNICA DE EQUIPA NA JORNADA DE SUB16 MASCULINOS



SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Distr.1 - 3ª Jor.):
Bongás Gafanha, 110 - GICA, 17
.
No passado sábado (dia 21 de Novembro), a equipa de Sub-16 Masculinos do G.D.Gafanha, na 3ª jornada da 2ª fase do Campeonato Distrital, defrontou a equipa de GICA, sendo que, supostamente, o grau de dificuldade não seria tão baixo como contra o Beira-Mar e Vagos.
Com o desenrolar do jogo, a postura e a atitude demonstrada em campo pela nossa equipa tornou o jogo fácil, o que se verificou no resultado final, tendo o Gafanha ganho (110 - 17).
A nível defensivo estivemos bastante bem, tendo por isso funcionado a nossa pressão campo inteiro, não tendo permitido contra-ataques à equipa adversária.
No ataque estivemos igualmente bem, quer por várias vezes em contra-ataque, quer a jogar a meio campo, mas não com tanta frequência, conseguindo na maior parte das vezes ter êxito.
Neste jogo, graças à nossa atitude e empenho, dando “o litro” em jogo num ritmo elevado (tendo sido imposto por nós), conseguimos este excelente resultado importante para a moral dos atletas e para as pessoas que observaram o jogo da bancada.
O resultado do nosso trabalho começa a dar frutos, não pelo resultado mas pela atitude e qualidade demonstrada.
Novos desafios e mais difíceis se aproximam.
.
Por: David Póvoas, atleta Sub-16


24/11/2010 Greve Geral no Porto de Aveiro



A adesão á greve por parte dos Estivadores do Porto de Aveiro no período 08:17 não causou problemas no funcionamento do porto.Está a trabalhar um navio no T.G.S carga de clinker e outro no T.sul carga de Argila.Estando previsto algum trabalho para as 17.00 ainda não se sabe o impacto da Greve nesse horário mas pelo pouco fumo que anda no ar, caso as empresas de estiva queiram trabalhar tudo decorrerá normalmente. Fica de Seguida uma reflexão de um Anónimo (para algumas pessoas) sobre a Greve.
"Aí a temos. Uma Greve Geral, que mais á frente se transformará em conflitos de rua,pois estas políticas de "democracia de capitalismo financeiro" não vão arredar pé, pois altos interesses estão patentes, os tubarões souberam bem a seu tempo minar o poder político. É certo que a greve terá mais incidência nos sectores públicos, pois os outros só por si, estão deveras fragilizados,vivem o dia a dia em precaridade. E por isso mesmo, será de extrema importância que dentro das possibilidades de cada um, esta GREVE, tenha algum impacto, porque no fundo é uma das únicas armas de demonstração de descontentamento. Durante o ano de 2011, estou convicto que os Portugueses que não aderirem á GREVE, vão sentir alguma frustação, pois sentirão na pele a realidade efectiva das medidas ultimamente aprovadas pelos nossos MÍSEROS POLÍTICOS. Os trabalhadores Portugueses saberão dar a merecida resposta a esta doentia Democracia. Viva Portugal."
 
 

23/11/2010 Ribau Esteves não compreende desvios comportamentais de dirigentes do Gafanha

 
O Presidente da Câmara de Ílhavo reagiu esta tarde, em declarações à Terra Nova, à polémica que envolve a secção de basquetebol do Gafanha e a Direcção do clube.
Os dirigentes da secção de basquetebol do clube, em declarações à Terra Nova, acusaram a Câmara e a Direcção do Gafanha de boicotarem o projecto com a "redução significativa do apoio financeiro e entraves burocráticos".
Clemente Casqueira, Presidente da Direcção do clube refutou as acusações acusando os dirigentes da secção de basquetebol de "mentirem em público e serem mal agradecidos".
Hoje, Ribau Esteves disse que "há algo de anormal na situação", perguntando "como é possível que responsáveis do basquetebol do Gafanha agridam a Direcção do próprio clube e paralelamente o seu maior patrocinador", sublinhando que é uma situação "lamentável e incompreensível". Ribau Esteves disse também que "a Direcção do GD Gafanha sabe que pode sempre contar com o nosso apoio, somos parceiros a sério, mas estes desvios comportamentais dos dirigentes do basquetebol são patológicos e tem de ser urgentemente corrigidos", sublinhou o Presidente da Câmara de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

24/11/2010 A Tulha marcou presença na Mostra Associativa Portugal/Galiza


Grupo de Jovens A Tulha marcou presença no 4º EMAX em Chaves. Numa iniciativa da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, realizou-se no passado fim-de-semana em Chaves o 4º EMAX – Encontro e Mostra Associativa Portugal/Galiza. Este evento Ibérico reuniu cerca de 800 jovens de Portugal e Galiza e contou com a presença de vários jovens da Tulha.
A associação juntamente com cerca de uma centena de jovens do Distrito de Aveiro, participou nesta iniciativa, marcando presença tanto nas duas Sessões Plenárias realizadas no Auditório do Centro Cultural de Chaves subordinadas ao tema da Cooperação Transfronteiriça como no Pavilhão Municipal onde se juntou à Mostra Associativa que contou com a dinamização de mais de 50 espaços da responsabilidade das mais de 150 Associações presentes e oriundas de Portugal e da Galiza.

Fonte: Terra Nova

23/11/2010 GD Gafanha, Illiabum e Câmara de Ílhavo promovem o basquetebol nas escolas do concelho

 
 
As secções de basquetebol do Illiabum e GD Gafanha em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara de Ílhavo, desenvolvem por um período de três meses, até Janeiro de 2011, um projecto de promoção do basquetebol nos estabelecimentos de ensino do concelho ilhavense.
Este macro-projecto desportivo "Na Escola mais Desporto que Nunca", tem por objectivo principal a captação de novos praticantes de basquetebol para estas duas colectividades desportivas ilhavenses. O projecto é coordenado pelos serviços da Câmara Municipal de Ílhavo e está no terreno desde a passada segunda-feira.

Fonte: Terra Nova

23/11/2010 Pescadores da Costa Nova dizem que mau estado dos armazéns e ratos podem causar prejuízos


O mau estado dos armazéns de aprestos e a proliferação de ratos no cais dos pescadores da Costa Nova está a motivar grande preocupação aos homens do mar que trabalham a partir daquele cais. A situação já se arrasta há algum tempo e pode vir a causar prejuízos elevados aos pescadores que ali guardam os seus materiais para a pesca, tal como avançou à Terra Nova Manuel Soares, presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.
“É uma grande preocupação por esta proliferação nesta zona com os armazéns neste estado. Há uma espécie de lagares com tampa e se há um rato que se infiltra destrói aquilo tudo. Há centenas de redes que valem milhares de euros. Se os armazéns não tivessem buracos ou então devia haver desratização para não se propagarem tanto”, denuncia Manuel Soares.
Segundo refere Manuel Soares, a situação já foi denunciada junto da autarquia mas ainda não se obtiveram respostas. Os pescadores aguardam por uma intervenção urgente no Cais dos Pescadores da Costa Nova. Recorde-se que os valores das taxas de utilização serão actualizados em Janeiro.

Fonte: Terra Nova

23/11/2010 Presidente do Gafanha acusa secção de basquetebol de prejudicar relação com a autarquia



Clemente Casqueira diz que a secção de basquetebol do Gafanha não tem razão nos protestos e está a prejudicar a imagem do clube na relação com a autarquia. O presidente do Gafanha ouviu as críticas dos dirigentes demissionários sobre a redução de subsídios. Lamenta que surjam diferentes vozes a falar em nome do clube num processo que, segundo o presidente, não tem razão de ser. “Só para demonstrar que a secção de basket não tem razão nenhuma. No ano passado recebeu da CMI 26 mil euros e o futebol jovem 8 mil. O futebol tem quatrocentos e tal miúdos e eles têm cento e tal. Por essa ordem de ideias, o futebol jovem deveria receber o dobro e recebia a terça parte. Este ano o futebol jovem passou para 10 mil. O basket passou de 26 para 18 mil. Fui educado a reconhecer quem nos faz bem. A quem nos dá alguma coisa devemos agradecer e não criticar. Criticar é a quem nos dá nada”, disse o presidente do Gafanha em declarações ao programa “Segunda Parte”. Clemente Casqueira lamenta o tom de acusação que se vive no seio do clube. “Já conheci muita gente e é normal. São declarações assentes na mentira e na insinuação. Acabam por ferir a relação de trabalho no seio do Gafanha e com a Câmara de Ílhavo. Para mim o responsável pela secção para mim é o sr. Vechina. O corte não é de 35% como foi dito. É preciso aprender a fazer contas”, revela o dirigente. Nesta entrevista, Clemente Casqueira confessa que o fim da secção chegou a ser equacionado e que o protocolo com a autarquia esteve em causa. “Antes de 30 de Agosto pensei fechar a secção porque o presidente da Câmara ligou-me a dizer que se calhar não ia assinar protocolo nenhum. Disse que havia uma secção a dizer mentiras, a revoltar pais contra a Câmara e revoltar os pais contra o clube. Eu disse que não tinha directamente relação com isso. Ele disse-me que tinha porque é o responsável e representa a direcção que tem de por ordem nas secções”, refere Clemente Casqueira na resposta do presidente do Gafanha às críticas da secção de basquetebol.

Fonte: Terra Nova

23/11/2010 Porto de Aveiro cede espaço para campanhas da “Água Triangular”.


O Porto de Aveiro e a associação “Água Triangular” assinam protocolo de colaboração de cariz humanitário. A administração portuária de Aveiro cede temporariamente um armazém no Porto de Pesca Costeira, local que a “Água Triangular” utilizará para o acondicionamento de material destinado a campanhas de solidariedade junto dos países africanos de expressão portuguesa, com especial incidência na Guiné-Bissau. Em curso encontra-se já uma campanha de angariação de materiais pedagógicos, didácticos e equipamentos médicos com destino àquele país.
A assinatura do protocolo insere-se no apoio que, de há anos a esta parte, o Porto de Aveiro tem vindo a prestar a associações que desenvolvem acções de cariz humanitário nos países de língua oficial portuguesa. Esse apoio tem-se traduzido essencialmente através da disponibilização temporária do uso de espaços e de instalações sem qualquer custo para as associações.
Para o Presidente da “Água Triangular”, a assinatura do protocolo “inicia um novo capítulo na história desta associação já que vem permitir o desenvolvimento de acções de cooperação e desenvolvimento com a Guiné-Bissau e Timor, promovido por nós em regime de parceria com outras entidades, locais, regionais e nacionais”.

Fonte: Terra Nova

12º Rally Paper GDG - Classificação Geral




Classificação Geral do 12º Rally Paper GD Gafanha

22/11/2010 CAPGE consegue 7 novos recordes do clube nos Regionais de Natação


O Clube Associação de Pais da Gafanha da Encarnação, Clube de natação de competição do Município de Ílhavo, participou no Campeonato Regional Absoluto, em Viseu, com 16 atletas e teve o melhor resultado da presente temporada. Com a obtenção de 7 novos recordes do clube, 29 TAC's (tempos de admissão aos Campeonatos Regionais de Inverno e Verão) e ainda com 28 novos recordes pessoais. O clube lembra que nunca, em 10 anos de vida tinha tido um início de temporada tão forte e com tantos atletas já com a presença confirmada para os Campeonatos Regionais de Inverno que vão decorrer no próximo mês de Março, em Coimbra.
Nesta prova o destaque vai para os atletas Cláudio Gomes (com 3 novos recordes do clube) e Ana Silva (com 1 recorde e 2 pódios). A equipa do CAPGE foi constituída por Ana Silva, Ana Ramos, Ana Ribau, Carolina Machado, Inês Lopes, Mariana Amândio, Mariana Bola, Mariana Machado e Sara Cruz no sector feminino. Bruno Pereira, Cláudio Gomes, David Tavares, João Oliveira, João Santos, Joel Prior e Nuno Lima participaram nas provas masculinas.
As provas de Viseu contaram com a participação de 176 atletas de 14 clubes da Associação de Natação de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

21/11/2010 Séniores do GD Gafanha perdem e ganham nos nacionais de basquetebol


As equipas seniores do GD Gafanha cumpriram este fim-de-semana mais uma jornada nos nacionais da modalidade. Na primeira divisão nacional feminina o Gafanha perdeu em casa com o Marítimo do Funchal, (72-74) e na CNB2, o Gafanha venceu o CENAP, (79-63) e continua a liderar a prova.

Fonte: Terra Nova

21/11/2010 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence Milheiroense, (2-3).


O GD Gafanha foi esta tarde vencer ao terreno do Milheiroense, (2-3) em jogo da 11.ª jornada da I Divisão da AFA. Os golos do Milheiroense foram marcados por Tó Zé e Mariano aos 12´ e 64´. Os golos dos gafanhenses foram marcados por Dani aos 27 e 90+3´ e por Braga aos 40´.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 11ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados 11 ª Jornada

G.D.S.ROQUE1 - 3J.D.CARREGOSENSE
A.D.OVARENSE FUTEBOL1 - 0C.D.ESTARREJA
R.D.AGUEDA3 - 1C.D.PACOS BRANDAO
G.D.MILHEIROENSE2 - 3G.D.GAFANHA
S.C.PAIVENSE5 - 0C.F.U.LAMAS
A.D.SANJOANENSE4 - 0J.A.PESSEGUEIRENSE
G.D.MEALHADA3 - 1S.C.FERMENTELOS
A.D.VALECAMBRENSE5 - 2A.C.CUCUJAES



Tabela classificativa em 21/11/2010


1º  C.D.ESTARREJA1173118724
2º  A.D.SANJOANENSE1182125926
3º  A.D.VALECAMBRENSE11821231126
4º  C.D.PACOS BRANDAO1162312820
5º  J.D.CARREGOSENSE1173128824
6º  R.D.AGUEDA11704171221
7º  G.D.GAFANHA11623201220
8º  G.D.S.ROQUE11434131115
9º  G.D.MEALHADA11515171516
10º  U.D.MOURISQUENSE10334131312
11º  C.F.U.LAMAS11335141712
12º  G.D.MILHEIROENSE11245111310
13º  A.C.CUCUJAES1131782210
14º  A.D.C.R.OIA1030716209
15º  S.C.FERMENTELOS112277198
16º  S.C.PAIVENSE11326121511
17º  A.D.OVARENSE FUTEBOL113089329
18º  J.A.PESSEGUEIRENSE111196254


Próxima Jornada:
28/11/2010 15h00
G.D. GAFANHA - R.D.AGUEDA

Fonte: AF Aveiro

20/11/2010 Porto de Aveiro assinala transporte de estacas para plataforma eólica off shore


O Porto de Aveiro assinala hoje o desenvolvimento de uma operação de especial envergadura, com o embarque no navio Randzel de 14 estacas para plataforma eólica off shore. Trata-se de uma carga com dez estacas que medem 45m, pesando 80 toneladas cada. As restantes 4 medem 65m, pesando 117 toneladas. Construídas pela MARTIFER ENERGIA, estas estacas constituem fundações para estruturas eólicas offshore a implantar no Mar do Norte. O transporte terrestre entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro foi feito por via terrestre pela LASO, com um veículo especial. O carregamento das estacas deverá estar concluído este fim-de-semana, prevendo-se que o transporte por via marítima rumo ao porto alemão de Sassnitz demore entre quatro a seis dias.

Fonte: Terra Nova

20/11/2010 Gafanha joga, este domingo, no terreno do Milheiroense


O Gafanha joga, este domingo, no terreno do Milheiroense. Depois da vitória sobre o Paivense no último fim-de-semana, a equipa de Gilmar volta a repetir uma deslocação ao Norte do Distrito de Aveiro. O Gafanha ocupa o 7º lugar com 17 pontos. Está a 7 pontos do líder Estarreja que se desloca ao terreno da Ovarense na jornada deste fim-de-semana.

Fonte: Terra Nova

19/11/2010 Jogadores de Petanca querem criar associação e promovem I Torneio

 
 
Há dois anos que um um grupo se reúne de informalmente no Jardim Oudinot para praticar petanca e agora a constituição de uma associação está cada vez mais perto.
Amanhã terá lugar o I Torneio de Petanca para atrair novos jogadores e, assim, tornar possível a criação da associação, como explica Basílio Nunes, um dos praticantes de petanca: “O torneio pretende promover a pratica desportivo no Jardim Oudinot. Estamos a dar os primeiros passos na criação de uma associação. Assim, o torneio pretende, também, atrair novos jogadores para que seja possível criar a associação”.
Basílio Nunes explica, ainda, em que consiste aquele jogo: “Existe o triplette que são três jogadores com duas bolas cada um e o doublette que são dois jogadores com três bolas cada um. Por fim, existe o Mano a Mano que é um contra um com três bolas. Manda-se a bola e o objectivo é ter o maior número de bolas possível”.
O I Torneio de Petanca terá, então, lugar amanhã.

Fonte: Terra Nova

19/11/2010 Ílhavo mantém 2.º lugar no número de eco-escolas



Autarquia dedica a próxima semana a sensibilizar a população para a redução da produção de lixo. Amanhã, entrega “Bandeiras Verdes” às 38 escolas galardoadas
A Câmara de Ílhavo realiza, amanhã, pelas 16.30 horas, no Centro Cultural de Ílhavo, a cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes, referentes ao ano lectivo 2009/2010, às escolas do município, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.

A decorrer durante a próxima semana, esta é a primeira vez que o município de Ílhavo adere a esta iniciativa, promovendo um conjunto de acções que visam sensibilizar os cidadãos para a necessidade de reduzir a produção de resíduos.
As “Bandeiras Verdes”, que se inserem no projecto Eco-Escolas, têm como principal objectivo, segundo a autarquia, “reconhecer e premiar o excelente trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino na melhoria do seu desempenho ambiental”, que contribui para que Ílhavo seja, pelo 4.o ano consecutivo, o 2.o melhor município do país, no âmbito da dinamização deste projecto, com 38 escolas galardoadas.
Também no âmbito deste projecto, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré é uma das que participará no concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”. Nesse sentido, promoverá a recolha de embalagens Tetra Pack usadas, de leite ou sumos, de tamanhos variados.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Carla Real

Fonte: Diário de Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores