Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

03/12/2010 Gafanha da Nazaré: Núcleo da Cruz Vermelha em formação



Impulsionado por uma assistente social, o núcleo poderá, no futuro, abranger todo o município de Ílhavo
Está em marcha, na Gafanha da Nazaré, um movimento liderado por uma assistente social, Maria Manuela Ferreira da Costa, que visa criar um núcleo da Cruz Vermelha na cidade, que poderá, mais tarde, vir a ser alargado a todo o município.
Segundo a responsável, neste momento, na Gafanha da Nazaré, há situações problemáticas relacionadas com a pobreza, tanto “declarada” como “envergonhada”, resultantes, sobretudo, de casos de desemprego.
Maria Manuela Ferreira da Costa já contabilizou mais de meia centena de famílias a viver em extrema pobreza, fora aquelas que se encontram na miséria, mas que têm vergonha de revelar a sua situação. Neste último caso, existem mesmo pessoas com cursos superiores, mas que perderam os empregos devido à crise e que, agora, tomam uma refeição por dia, e, por vezes, nem isso.
Após várias reuniões com a Câmara Municipal de Ílhavo, com o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e com responsáveis pela Unidade de Saúde Beira Ria, o núcleo deverá ter, no futuro, um pequeno espaço de acolhimento e atendimento ao público no edifício daquela unidade de saúde, que se localiza junto ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Trata-se de um espaço acessível a todos e onde os médicos poderão dar uma contribuição preciosa na identificação de potenciais casos de pobreza.
Eventualmente, também poderá haver um gabinete idêntico no Centro de Saúde de Ílhavo.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Cardoso Ferreira
Fonte: Diário de Aveiro

03/12/2010 Casa do Povo em destaque em jornada de Ginástica Rítmica

 
A Casa do Povo da Gafanha da Nazaré participou numa dupla jornada de Ginástica Rítmica realizada em Estarreja no último fim-de-semana e que contou com o apoio da Associação de Ginástica do Distrito de Coimbra à qual os clubes aveirenses pertencem. As provas do último domingo decorreram no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Estarreja. A jornada matinal constou de uma Prova de Preparação para a Taça de Portugal, que irá decorrer no dia 11 de Dezembro no Pavilhão de S. Bernardo, em todas as vertentes desta modalidade: Bola, Corda, Arco, Maças e Fita. Esta é uma competição de clubes na qual só participam os que apresentem atletas nos vários aparelhos. Na jornada vespertina, aconteceu mais um Torneio de Níveis de Ginástica Rítmica com vista à preparação do Campeonato Distrital que irá decorrer no último fim de semana de Janeiro, onde participaram algumas atletas representantes da Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, único clube do Concelho de Ílhavo que congrega participantes de todas as freguesias que o compõem. Representado por 10 atletas, 6 foram ao pódio e 2 classificaram-se em 1.º lugar.
O destaque da participação das atletas da CPGN vai para a ginasta Beatriz Fernandes que participou na Fase de Elite, Nível 3 e obteve o 3.º lugar. Esta atleta é a única atleta da 1.ª Divisão deste clube e representa a sua grande esperança, com larga história na cidade da Gafanha da Nazaré mas relativamente jovem na prática desta modalidade em competição.

Fonte: Terra Nova

Acústico dos Paperboats na loja Trapo

Konsumo Mínimo no Caffé Solouro

02/12/2010 Embarcação da Arte Xávega à deriva esta manhã. Quatro pescadores socorridos

 
 
Uma avaria de motor deixou uma embarcação da arte xávega à deriva durante algum tempo a norte da Praia de Mira. Noticia avançada pelo site Noticias de Aveiro. Um susto para quatro pescadores que andavam no mar esta manhã. Dado o alerta, pelas 08h50, a capitania do Porto de Aveiro enviou para o local a lancha salva vidas.
O barco acabou por ser puxado para terra com um cabo e os quatro tripulantes levados para o Porto de Aveiro. "Ninguém correu perigo", disse Coelho Gil, comandante da capitania do Porto de Aveiro ao Noticias de Aveiro.
A arte xávega é feita em pequenas embarcações junto à costa.

Fonte: Terra Nova

02/12/2010 Gafanha promoveu 3º convívio "Ilídio Cunha"


Foi uma quarta-feira de desporto e convívio. A Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha organizou por 3º ano consecutivo na tarde de Quarta-feira, dia 1 de Dezembro de 2010, em homenagem à figura de Ilídio Cunha, o 3º Convívio "Ilídio Cunha" de Minis 10 e Minis 8 Mistos, numa actividade que decorreu mais uma vez no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré.
Além das equipas de Mini 10 do Gafanha O Braseiro "A" e "B" e de Mini 8 do Gafanha Salpoente, estiveram presentes as equipas do FC Porto (Mini 10), Olivais FC (Mini 8) e Illiabum Clube (Mini 10 e Mini 8). No 3º Convívio "Ilídio Cunha" de Minis 12 Masculinos e Femininos participaram as equipas do SC Braga, CAA Salesianos, Colégio Calvão e Illiabum Clube.

Fonte: Terra Nova

01/12/2010 Filarmónica Gafanhense promove Concerto de Natal

 
A Filarmónica Gafanhense (Música Velha), dirigida pelo seu maestro Fernando Lages, leva a efeito o concerto de Natal 2010, no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 21h30, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. O concerto conta com a participação do Grupo Coral, uma formação dirigida por Eva Ribau.
A organização é da Filarmónica Gafanhense, tendo o apoio da Câmara Municipal Ílhavo. A entrada é gratuita e os bilhetes, dois por pessoa, podem ser levantados no CCGN, a partir de 4 de Dezembro.

Fonte: Terra Nova

01/12/2010 Taça do Distrito: GD Gafanha joga em Antes (15h00)


O GD Gafanha joga hoje em Antes, para a Taça da Associação de Futebol de Aveiro. É uma partida da segunda eliminatória da Taça. O jogo está marcado para as 15h00.

Fonte: Terra Nova

01/12/2010 Grupo de Jovens A Tulha (Gafanha de Aquém) está na Direcção da FAJDA

 
 
Foi num ambiente de Gala que tomaram posse os novos corpos sociais da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, no passado sábado dia 27 Novembro, numa unidade hoteleira em Aveiro. José Carlos Coelho foi reeleito para mais um mandato à frente da direcção. Vitor Gomes da Associação Sol Nascente de Castelo de Paiva e Ana Teixeira da URATE de Oliveira de Azeméis são os novos vice presidentes. Da nova direcção fazem parte ainda Nuno Ribeiro da Juventude de Sanguedo(Feira), Rafael Vaz, da Tulha (Ílhavo), Francisco Ferreira e Diogo Brito, de Arouca e finalmente Marco Silva do Grupo Etnográfico Terras de Cambra. José Vaz e António Jorge presidem à Assembleia Geral e ao Conselho Fiscal, respectivamente.
A FAJDA, que representa as Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, tem sede em Arouca e comemora durante o corrente ano, vinte anos de existência. Nesse sentido e com a presença de cerca de 150 jovens e dirigentes associativos e convidados, realizou-se o Jantar de Gala onde a Direcção decidiu atribuir 20 troféus “FAJDA20” aos nove fundadores da Federação, a Óscar Brandão, ex. Presidente da Direcção da Federação, Hermínio Loureiro, Miguel Fontes, Armado Zola e Manuel Malícia, foram também homenageados. A Câmara Municipal de Arouca e o Instituto Português da Juventude foram as duas entidades que receberam o galardão. “Continuo um defensor do associativismo como forma de integração social e de combate por um Portugal melhor”, esta foi a mensagem enviada por outro dos homenageados, António José Seguro, também ex. Secretário de Estado da Juventude.
Completando a entrega dos vinte troféus, a FAJDA decidiu atribuir o galardão aos três presidentes de direcção mais jovens das associações juvenis do Distrito de Aveiro, Sílvia Vieira, da Associação Juvenil de Ciência, de Aveiro com 19 anos; Fernando Almeida, da Associação Jovens de Cambra, de Vale de Cambra, com 21 anos e Telma Lopes, presidente da Direcção da ACAD, de Aveiro, com 22 anos. Miguel Nascimento, Director Regional do Centro do IPJ e Pedro Vaz, Assessor do Secretário de Estado da Juventude centraram as suas intervenções na importância do associativismo juvenil no distrito de Aveiro e no país, na participação dos jovens na vida associativa e no reforço, apesar dos constrangimentos orçamentais, do apoio financeiro que o estado vai continuar a atribuir ao movimento associativo juvenil em Portugal.
Pedro Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro acompanhou os restantes intervenientes nos elogios ao trabalho da FAJDA em prol do associativismo juvenil do Distrito. José Carlos Coelho agradeceu a participação dos fundadores e das associações na Gala e na aceitação de todos os dirigentes para fazerem parte da Lista dos novos corpos sociais tendo sido possível fazer a maior renovação de sempre nos respectivos órgãos. José Carlos Coelho declarou ser sua vontade transformar este seu último mandato num projecto de "passagem de testemunho" dizendo inclusive que espera que da nova direcção surja em tempo oportuno a solução de sucessão na presidência.

Fonte: Terra Nova

30/12/2010 Sharpie Clube de Portugal quer organizar Campeonato da Europa de Sharpies em 2012

 
O Sharpie Clube de Portugal, clube náutico sediado na Gafanha da Nazaré, já definiu o Programa de Actividades para 2011 e os objectivos passam por, entre outras actividades, "organizar o Campeonato Regional da classe Optimist, evento que concentrará no Canal de Mira, na zona da Costa Nova, mais de 100 velejadores oriundos de dezenas de clubes do norte do País".
Em 2012, os responsáveis do clube perspectivam organizar o campeonato europeu de Sharpie´s.
Factos revelados por Paulo Silveirinha, director do clube, "os nossos grandes objectivos passam por, em 2011, organizar uma grande prova regional de Optimist e realizar o Europeu de Sharpie na ria em 2012", disse Paulo Silveirinha, entrevistado na Terra Nova.

Fonte: Terra Nova

30/11/2010 Licenciamento de actividades pecuárias tema de colóquio na Sra. dos Campos


A Direcção Regional de Agricultura do Centro realiza colóquios para falar sobre a delimitação de novas Zonas Vulneráveis na região e as condicionantes que se colocam às praticas agrícolas e seu impacto nas condições de licenciamento das actividades pecuárias, em particular no que concerne à gestão dos efluentes pecuários. As Zonas Vulneráveis, são as áreas que drenam para as águas poluídas ou susceptíveis de serem poluídas por nitratos e onde se praticam actividades agrícolas que possam contribuir para a poluição das mesmas.
Com efeito, estas áreas estão sujeitas às normas estabelecidas pela Directiva Nitratos que se consubstanciam em planos de acção que visam minimizar e controlar parâmetros ambientais que se encontram acima dos limites admissíveis, em particular no que se refere aos valores rastreados para os Nitratos e Fósforo no aquífero dessas zonas.
A sessão de hoje decorre, das 9h30 às 13h00, no Centro de Formação Técnico-profissional Nª Srª dos Campos, na Gafanha da Nazaré. A última sessão será em Mira nas Instalações da LACTICOOP no dia 3 de Dezembro.

Fonte: Terra Nova

29/11/2010 Arranjo da frente ria da Costa Nova adjudicado por 1.8 milhões de euros


O Executivo Municipal adjudicou a empreitada de requalificação urbana e ambiental da frente ria, na Costa Nova, ao consórcio Paviazeméis e Cimontubo, pelo valor de 1.8 milhões de euros e com um prazo de execução de meio ano. A obra constitui um passo no reforço do cordão dunar, valorizando o património natural e qualificando o ambiente urbano e ganhou urgência devido ao mau tempo no início do ano com água a chegar à via que serve de entrada na Costa Nova. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2011.

Fonte: Terra Nova

30/11/2010 Secundária da Gafanha sensibiliza para o problema da pobreza


Tendo em conta que 2010 é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e “porque ninguém pode ficar indiferente aos problemas que afectam um número significativo da população, tanto a nível local, como mundial”, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré encontra-se a desenvolver um conjunto de iniciativas, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para o problema da pobreza e para a questão do voluntariado
Destas iniciativas, constam uma recolha de bens (roupas, brinquedos e alimentos) e uma angariação de fundos, que culminarão com a realização de um painel subordinado ao tema “Erradicação da Pobreza… Realidade ou Utopia?”, a ter lugar no próximo dia 10, pelas 19 horas, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
A iniciativa contará com intervenções de um conjunto de representantes de diversas instituições, que abordarão as diferentes dimensões da pobreza e transmitirão o seu testemunho sobre acções que contribuam para a sua erradicação.
Os bens recolhidos destinam-se a apoiar a Fundação Prior Sardo, enquanto que a angariação de fundos permitirá oferecer um conjunto de bolsas de estudo a crianças da Guiné-Bissau.
A cargo do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas, esta iniciativa conta com a participação de professores e alunos da Secundária da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Diário de Aveiro

GDG Basquetebol - Jogos no Pavilhão da Gafanha

FMJ - Partilha


Tema do mês “Partilha”
Decoração Natalícia e Construção da Árvore de Natal para Concurso Interfóruns

3 Sexta-feira | 15h00
FMJ Gafanha da Nazaré

4 Sábado | 15h00
FMJ Gafanha da Encarnação; FMJ Gafanha do Carmo

11 Sábado
14h30 | Coroas de Natal Recicláveis
Atelier expressão plástica
FMJ Gafanha da Encarnação

14h30 | No Natal vamos Reutilizar
Atelier expressão plástica
FMJ Gafanha do Carmo

15 Quarta-feira
15h00 | Boneco de Neve Ecológico
FMJ Gafanha da Nazaré

13 a 18 Segunda-feira a Sábado
Votação da Árvore de Natal Original
Em todos os Fóruns

21 Terça-feira
17h00 | Divulgação da Árvore de Natal Vencedora
Em todos os Fóruns

22 Quarta-feira
2.º Aniversário dos Fóruns Municipais da Juventude da Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo
16h00 | Entrega do Presente Cheio de Nós
Em todos os Fóruns

30 Quinta-feira
15h00-18h00 | Diskoke (discoteca+karaoke)
FMJ Gafanha da Nazaré

Centro Cultural da Gafanha: "Dança entre nós"


19/12/2010 17h00

“Dança entre nós”, pela Casa do Povo da Gafanha da Nazaré
CC Gafanha da Nazaré · entrada € 2,50 · auditório · para todas as idades

Filarmónica Gafanhense no CC da Gafanha


07/12/2010 21h30

Filarmónica Gafanhense
CC Gafanha da Nazaré · entrada gratuita · auditório · para todas as idades · bilhetes disponíveis no CC da Gafanha da Nazaré a partir do dia 4 de Dezembro · máximo dois bilhetes por pessoa

G.D. Gafanha – A.J. Angeja

12/12/2010 17h00

G.D. Gafanha – A.J. Angeja
Camp. Dist. Iniciados
Pavilhão da Escola Secundária

G.D. Gafanha – A.J. Angeja

12/12/2010 15h00

G.D. Gafanha – A.J. Angeja
Camp. Dist. Juvenis - Zona Sul
Pavilhão da Escola Secundária

G.D. Gafanha – Cohaemato

11/12/2010 18h00

G.D. Gafanha – Cohaemato
Camp. Nac. Futsal - 3.ª Divisão
Pavilhão da Escola Secundária

G.D. Gafanha – S.C.Beira-Mar

11/12/2010 15h30

G.D. Gafanha – S.C.Beira-Mar
Camp. Dist. de Futebol – Juniores
Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré

G.D. Gafanha – Crecus

11/12/2010 15h00

G.D. Gafanha – Crecus
Camp. Dist. de Futsal – Juniores Fem.
Pav. Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

G.D. Gaf. Aquém – F.C. Bom-Sucesso

19/12/2010 15h00
G.D. Gaf. Aquém – F.C. Bom-Sucesso
Camp. Distrital de Futebol 2.ª Divisão
Campo de Jogos da Gafanha do Carmo

Gafanha Esporgel – Santarém Basket

18/12/2010 21h00

Gafanha Esporgel – Santarém Basket
Camp. Nacional de Basquetebol 1.ª Divisão Fem.
Pav. Municipal da Gafanha da Nazaré

Sábado Divertido Náutico


18/12/2010 15h30-17h30
Sábado Divertido Náutico
Mega aula – Hidroginástica e Hidrobike (adultos)/Jogos Lúdicos (crianças)
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

NEGE – A.D. Valonguense

12/12/2010 15h00
NEGE – A.D. Valonguense
Camp. Distrital de Futebol 2.ª Divisão
Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação

G.D. Gafanha – A.D. Ovarense Futebol

12/12/2010 15h00

G.D. Gafanha – A.D. Ovarense Futebol
Camp. Distrital de Futebol 1.ª Divisão
Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré

Gafanha Humberto, Lda – Galitos Weber

11/12/2010 21h00

Gafanha Humberto, Lda – Galitos Weber
Camp. Nacional de Basquetebol CNB 2
Pav. Municipal da Gafanha da Nazaré

G.D. Beira Ria – A. Juvenil Angeja

11/12/2010 18h00
G.D. Beira Ria – A. Juvenil Angeja
Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Municipal da Gafanha do Carmo

NEGE – C.I.C. Lobão

11/12/2010 17h30
NEGE – C.I.C. Lobão
Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Municipal da Gafanha do Carmo

6.º Aniversário da Elevação da Gafanha da Encarnação a Vila


09/12/2010
6.º Aniversário da Elevação da Gafanha da Encarnação a Vila

Gafanha Esporgel – S.C. Coimbrões

08/12/2010 18h30

Gafanha Esporgel – S.C. Coimbrões
Camp. Nacional de Basquetebol 1.ª Divisão Fem.
Pav. Municipal da Gafanha da Nazaré

G.D. Gaf. Aquém – A.R.C. Borralha

05/12/2010 15h00
G.D. Gaf. Aquém – A.R.C. Borralha
Camp. Distrital de Futebol 2.ª Divisão
Campo de Jogos da Gafanha do Carmo

G.D. Beira Ria – A.A. Arouca

04/12/2010 18h00
G.D. Beira Ria – A.A. Arouca
Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Municipal da Gafanha do Carmo

Festa de aniversários na US

A música não podia faltar


Última 4ª feira do mês de Novembro foi dia de Aniversários na Universidade Sénior
Como habitualmente foi dia de festa na Universidade. As aniversariantes convidaram os colegas a participar na sua festa, tendo primado pela diversidade de iguarias que estiveram presentes e que fizeram as delicias de quem lá esteve.
E foi uma vez mais num ambiente de grande alegria, porque cada ano que passa é mais um dia para ser vivido intensamente que todos aproveitaram para em franca convivência se divertirem aprendendo.
É que desta vez as alunas de cavaquinho não quiseram deixar por mãos alheias o acompanhamento dos cantares com que todos abrilhantaram este dia.
E foi, na companhia da Directora que a foto tradicional foi feita… desta vez éramos só dezassete.
 
 

RECORDEMOS A PORTUGAL LINE (VNGCo’s) NO DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE AVEIRO – ANO DE 1971


Incontestavelmente que o porto de Aveiro está a atravessar um vincado desenvolvimento que longe não virá o dia em que será um dos principais portos do País. Para tanto basta que as entidades lhe continuem a dar o carinho que ele lhe merece, para engrandecimento do mesmo País e da região Aveirense, principal centro de extraordinário surto de industrialização e comercialização. Ele será uma porta aberta ao mundo.
A 02/10/1971, mais um passo decisivo se deu na arrancada decisiva para que o porto de Aveiro tenha o lugar ao sol que lhe pertence por direito próprio. Este passo fica dever-se à Soc. Com. Garland, Laidley Sarl e Vouga Mar, Lda. A primeira com sede no Porto, e a segunda em Aveiro. Uma carreira regular foi inaugurada entre o porto de Aveiro, Dover e portos do Benelux e vice-versa, destinada a carga diversa. A significativa cerimónia decorreu a bordo do navio NIEUWLAND, de nacionalidade Holandesa, e uma das mais modernas unidades, com comprimento de 79 metros, com capacidade para 1.400 toneladas de carga, e comandado pelo Kaptein A. L.S. Wassmer.

O NIEUWLAND embandeirado em arco no porto de Aveiro em 02/10/1971 /O Comércio do Porto/.

Fonte: Estivadores de Aveiro

Jantar de Angariação de Fundos

Realizou-se no passado sábado dia 20 de Novembro mais um jantar de angariação de fundos para o Grupo Etnográfico. Foi mais um momento de convívio entre todos os participantes. A direcção agradece a todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram. Aqui ficam duas fotografias, uma com as nossas cozinheiras e outra com um aspecto da sala.

Um bem haja a todos.

Fonte: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

FOTOS DO 1º CONVÍVIO DE BABYS DO GDG NA ÉPOCA 2010/2011


Realizou-se neste Domingo, dia 28 de Novembro, a partir das 10h30, o 1º Convívio de Babybasket "100 Anos de Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré", para crianças de 3, 4, 5 e 6 anos, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré, com a participação das equipas do Gafanha Aveirotel, Illiabum Clube, SC Coimbrões e Guifões SC.
.
A actividade decorreu com jogos de interacção com os pais, um circuíto de habilidade e coordenação com bola, assim como um espaço onde os miúdos brincaram com os aparelhos de ginástica.
.
Além de agradecer a presença dos clubes convidados, a Direcção do GDG Basquetebol também quer agradecer a presença e colaboração das equipas e atletas do GDG, sem as quais esta iniciativa não teria sido possível de concretizar. Muito obrigado.


Fonte: GDG Basquetebol

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 12ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados 12 ª Jornada



JDCARREGOSENSE1 - 2ADVALECAMBRENSE
CDESTARREJA3 - 0GDSROQUE
UDMOURISQUENSE2 - 1ADOVARENSE FUTEBOL
CDPACOS BRANDAO5 - 0ADCROIA
GDGAFANHA1 - 2RDAGUEDA
CFULAMAS1 - 2GDMILHEIROENSE
JAPESSEGUEIRENSE1 - 5SCPAIVENSE
SCFERMENTELOS0 - 1ADSANJOANENSE
ACCUCUJAES2 - 2GDMEALHADA




Tabela classificativa in 29/11/2010


1 º  ADSANJOANENSE1292126929
2 º  ADVALECAMBRENSE12921251229
3 º  CDESTARREJA1283121727
4 º  JDCARREGOSENSE12732291024
5 º  RDAGUEDA12804191324
6 º  CDPACOS BRANDAO1272317823
7 º  GDGAFANHA12624211420
8 º  UDMOURISQUENSE12534211518
9 º  GDMEALHADA12525191717
10 º  GDSROQUE12435131415
11 º  SCPAIVENSE12426171614
12 º  GDMILHEIROENSE12345131413
13 º  CFULAMAS12336151912
14 º  ACCUCUJAES12327102411
15 º  ADCROIA1230917319
16 º  ADOVARENSE FUTEBOL1230910349
17 º  SCFERMENTELOS122287208
18 º  JAPESSEGUEIRENSE1211107304



Próxima Jornada:
2010/05/12 15:00
ADCROIA - GD Gafanha

Fonte: AF Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores