Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Para a história do Grupo Desportivo da Gafanha


Vamos hoje falar de coisas diferentes, porque o passado da nossa terra também interessa e no fundamental,  falando do GDG de que foste o pai  e que ajudei no parto

Como te deves lembrar, o GDG renasceu numa pequena sala que havia na Igreja, numa reunião a pedido do falecido Padre Domingos. Estiveram presentes o Zé Henrique, Nelson Mónica,  Carlos Sarabando,  João Pata e eu. Claro que aí apareceu o trabalho do Professor Fernando,como autor dos Estatutos do GDG e que nós aproveitámos.
Renasceu o Clube e,  contra ventos e marés,  e graças à vontade de muitos gafanhões, continua vivo e cada vez com mais força.Não só pelas vitórias que vai tendo, mas fundamentalmente pela extraordinária força das suas camadas jovens e no extraordinário número de atletas que fazem parte deste grande colectivo. Mas hoje só  queria contar a história mais extraordinária, a que assisti durante os vários anos que por lá passei.
Como te lembras,  eram muitos os rapazes de S. Jacinto que faziam parte das nossas equipas de Futebol Juvenil.
Um certo domingo, íamos nós jogar para os lados de Anadia. Chego ao Forte da Barra, estava um temporal tremendo. As ondas da nossa Ria galgavam a muralha que ladeava a estrada para o Forte da Barra.
Chego ao Forte e lancha que vinha de S. Jacinto nem ela nem eu. Devido ao tremendo temporal, a lancha tinha ficado retida em S. Jacinto. Estamos feitos,  disse eu para o Manel Leitão, que na altura fazia a manutenção do campo e dos equipamentos. Chovia torrencialmente.
Mandei colocar os equipamentos na camioneta e disse para o Leitão: Quem não tem cão caça com gato.Jogamos com o que houver. Mas, por casualidade,  olhei para o fundo da estrada de saibro que passava ao Campo dos Cavalos e vi lá ao fundo um vulto que corria e esbracejava. Se calhar quer boleia, pensei eu. Mas, conforme o vulto se ia aproximando,verifiquei que se tratava de um dos jogadores da equipa, natural de S. Jacinto.
Claro que fiquei extraordinariamente emocionado, embora não deixasse de lhe passar um grande raspanete. Tratava-se do NENO, que tinha pegado num bote e que, a remos,  tinha atravessado a RIA para cumprir as suas responsabilidades.
Uma atitude que jamais esqueci e que levou a Federação Portuguesa de Futebol a condecorá-lo. Os grandes homens fazem-se de atitudes como esta .
O NENO emigrou para os Estados Unidos e voltei a vê-lo na Murtosa alguns anos passados. São exemplos de deviam servir a quem serve o Gafanha.
Coisas boas de quem serviu o Gafanha e que ficaram na minha memória.

Um abraço,

Fonte: Galafanha

ADIAMENTO DO VI TORNEIO INTERNACIONAL DE SUB14 DO GD GAFANHA

 
A Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha decidiu adiar a organização da 6ª edição do tradicional Torneio Internacional "Cidade da Gafanha da Nazaré" de Sub14 Masculinos e Femininos, que se iria realizar nos dias 26 e 27 de Dezembro de 2010 no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré.
.
Os motivos que se prendem com este adiamento são as dificuldades de muitos clubes para participarem nas datas escolhidas, assim como também alguns problemas de organização devido à época natalícia.
.
Assim, o GD Gafanha quer informar desde já que está prevista a realização deste Torneio durante as Férias de Carnaval.
 
 

10/12/2010 Erradicação da pobreza em debate na Gafanha da Nazaré

 
Em “Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré promove um Painel subordinado ao tema “Erradicação da Pobreza… Realidade ou Utopia?”. Esse encontro conta com as participações de representantes da Cáritas, Câmara de Ílhavo, Fundação Prior Sardo e AMI. A sessão está marcada para as 19h00 no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Esta iniciativa, a cargo do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas da ESGN e compreende também uma campanha de recolha de bens destinados a apoiar a Fundação Prior Sardo (Instituição de Solidariedade Social da Gafanha da Nazaré), bem como a Angariação de fundos permitirá proporcionar um conjunto de bolsas de estudo para os meninos da Guiné-Bissau.

Fonte: Terra Nova

FOTO DE FAMÍLIA DO GDG BASQUETEBOL DA ÉPOCA 2010/2011

 
Na tarde da passada Quarta-feira, dia 8 de Dezembro de 2010, a Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha reuniu grande parte dos seus elementos para realizar a Foto Oficial da Secção para a época 2010/2011, assim como fotos dos diferentes escalões (Minis, Iniciados, Cadetes, Juniores e Seniores) e do Staff Técnico e de Colaboradores. Todas as fotos serão colocadas no nosso blog nos próximos dias.
.
Além disto, o GDG Basquetebol também aproveitou este momento de reunião para entregar lembranças a Figuras de Destaque da Época 2009/2010, destaques que também serão colocados neste blog nos próximos dias.
.
Desde estas linhas, queremos agradecer a presença de todos os atletas, treinadores, seccionistas, directores e colaboradores do GDG Basquetebol, assim como de representantes de alguns dos nossos patrocinadores e da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré. Queremos também deixar umas palavras de agradecimento especial ao Sr. Ilídio Cunha pela sua disponibilidade e a Jorge Tavares (fotografia) e Fernando Martins ('speaker') pela sua colaboração durante o acto solene.
 
 

09/12/2010 Gafanha da Encarnação: Requalificação do Caminho do Praião será uma realidade em 2011

 
A requalificação global do Caminho do Praião, na Gafanha da Encarnação, em toda a sua extensão, incluindo uma área integrada na Freguesia da Gafanha da Carmo, será uma realidade em 2011.
Ribau Esteves, esta tarde, em Conferência de Imprensa, no final da visita de trabalho à Freguesia que assinala o 6.º aniversário de elevação a Vila, revelou a realização da obra. "Foi feito um projecto de qualificação pelos serviços técnicos da Câmara e já existe acordo com a POLIS para que a obra possa ser feita de uma só vez", referiu Ribau Esteves, adiantando ainda que "a quota do caminho aumentará para evitar o problema do alagamento dos terrenos no inverno e será ainda construída uma ciclo-via".
A obra será integralmente executada pela POLIS.
Além da requalificação do Caminho do Praião, Ribau Esteves aproveitou a visita de hoje para anunciar a requalificação da Estrada Florestal existente nas Freguesias da Encarnação e Carmo. Para além da requalificação do piso será também construída, em toda a sua extensão, uma ciclo-via.
O Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, Eduardo Conde (na foto), gostou da visita e mostrou satisfação pelo plano de investimentos da Câmara, previstos para a Freguesia. "Estamos muito satisfeitos com os investimentos camarários e os projectos de infra-estruturas apresentados, até porque a Câmara está a investir numa Vila que tem uma relação única, no Concelho, com a água e isso será continuamente potenciado", disse Eduardo Conde.
A Gafanha da Encarnação comemora o 6.º aniversário de elevação a Vila. O Executivo de Ílhavo passou grande parte do dia em reuniões de trabalho, na Gafanha da Encarnação.

Fonte: Terra Nova

09/12/2010 Extensão de saúde e sócio-cultural da Costa Nova em espaço de “excelência”


A Costa Nova vai receber alguns dos investimentos mais relevantes previstos para a freguesia da Gafanha da Encarnação. Haverá extensão de saúde e edifício sócio-cultural integrados no mesmo espaço. O autarca de Ílhavo, Ribau Esteves, espera que a construção seja também pretexto para dar à praia novos motivos de interesse em termos arquitectónicos. “Já temos praticamente completa a equação de sustentação financeira do investimento nas duas componente autónomas. Na parte sócio-cultural e a parte da extensão de saúde. Estamos para fechar a adjudicação do projecto. Temos estudo prévio e por isso temos noção de valores. Vai ter múltiplas importâncias e temos uma marca de grande qualidade arquitectónica. A par daquela outra marca tradicional, que são os palheiros, uma marca de modernidade. O estudo prévio e projecto será entregue à ARX que projectou o Museu e a Biblioteca. O estudo prévio é de excelência”, referiu o autarca na sessão da Assembleia Municipal de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

09/12/2010 Alexandre Cruz dá aula na Universidade Sénior da FPS


Alexandre Cruz é o convidado de hoje da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré para uma conversa sobre comunicação social e direitos humanos. O provedor do aluno na Universidade de Aveiro vai estar na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo a partir das 11h00 para falar aos alunos de Comunicação/Fotografia.

Fonte: Terra Nova

09/12/2010 Ílhavo: Investimentos no “sapatinho” da Gafanha da Encarnação



Sexto aniversário da elevação a vila é assinalado hoje com visita do presidente da Câmara que deverá deixar investimentos no “sapatinho” da Gafanha da Encarnação
A Gafanha da Encarnação é vila há seis anos. A data é hoje assinalada com a visita do presidente da Câmara Municipal, Agostinho Ribau Esteves, que se vai juntar ao presidente da Junta local, Eduardo Conde, para uma visita de trabalho pela freguesia.
Eduardo Conde disse ao Diário de Aveiro que, este ano, não se justifica uma comemoração maior porque “além de estarmos em crise, assinalamos aniversários com números redondos como cinco ou 10 anos”. No entanto, a visita do presidente da Câmara é uma honra para a freguesia e, se vem abordar questões relacionadas com os investimentos perspectivados pelo município para o futuro próximo na vila da Gafanha da Encarnação, ainda melhor.
Os autarcas têm previstas visitas a obras com alguma dimensão que estão em execução e vão aproveitar para anunciar o lançamento de outras, como é o caso do caminho do Praião, uma obra incluída no Polis da Ria e recentemente assinada pela presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Teresa Fidélis, e da Ciclovia.
Eduardo Conde sublinha que as apostas da sua junta são a cultura e o desporto, pelo que um dos destaques dos investimentos passa pelas obras da Escola Sul do 1.o Ciclo e pela requalificação do Jardim-de-Infância. “O recreio da escola precisa de ser melhorado e o interior também vai sofrer uma remodelação”, adiantou o presidente da Junta.
Outra escola da freguesia, a Escola do Centro do 1.o Ciclo, também deverá ver anunciadas obras. “O polidesportivo vai ser melhorado”, anuncia Eduardo Conde, remetendo mais pormenores para a visita de hoje.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Luís Ventura

 

08/12/2010 Taça da AFA: GD Gafanha elimina Pessegueirense nos penaltis, (4-3)

 
O GD Gafanha segue em frente na Taça do Distrito.
Esta tarde os gafanhenses derrotaram, na Gafanha da Nazaré, nos penaltis, o Pessegueirense. No final do tempo regulamentar registava-se uma igualdade no marcador, (2-2).
O Pessegueirense esteve a ganhar por 0-2, mas o Gafanha, graças a dois golos de Paulo Henriques aos 43´e 77´ empatou a partida. Na marcação de grandes-penalidades o GD Gafanha venceu, 4-3 e segue para a quarta eliminatória da competição.

Fonte: Terra Nova

08/12/2010 I Divisão Nacional: GD Gafanha vence Coimbrões, (58-50)


A equipa sénior feminina do GD Gafanha venceu hoje, em casa, o Coimbrões, (58-50), em jogo da 7.ª jornada da I Divisão Nacional de Basquetebol.

Fonte: Terra Nova

07/12/2010 Gafanha da Encarnação assinala quinta-feira aniversário de elevação a Vila

 
 
A vila da Gafanha da Encarnação assinala na próxima quinta-feira o 6.º aniversário de elevação a essa categoria.
A Câmara Municipal de Ílhavo, em cooperação com a Junta de Freguesia local realizam, de manhã, uma visita de trabalho na Freguesia.

Fonte: Terra Nova

07/12/2010 Água mais cara em 2011. Em Ílhavo o aumento será de 3,44 euros em média. Aveiro com subida de preço mais suave

 
A água na região de Aveiro vai ter aumentos diferenciados no âmbito do processo de normalização. Tomando como exemplo um consumo médio de 10 metros cúbicos mensais, as famílias de Ovar vão ter o maior aumento na ordem dos 3,69 euros.
No caso de Ílhavo, o aumento será de 3,44 euros. Aveiro e Albergaria, que estão próximos dos máximos de referência, registam subidas mais suaves.
A administração da empresa apresentou esta manhã, em conferência de imprensa, os dados que vão permitir a normalização até 2014, no âmbito de um projecto de sustentabilidade económico-financeira. Fernandes Thomaz (na foto), diz que se trata de um movimento normal atendendo aos custos da operação, "só no proximo ano temos mais de 7 milhões de euros para amortização de investimentos e isso reflecte-se nas tarifas da água", adiantando que "tem de ser assim, não temos alternativa, até porque nos preocupamos com as gerações futuras", adiantou.
A ADRA espera investir 20 milhões de euros em 2011 na Região de Aveiro em manutenção e construção de novas redes, nos 10 municípios que integram a parceria. Ovar foi o último Município a aderir. Desde Maio foram investidos 4 milhões de euros e no próximo ano o investimento ascenderá a 20 milhões. Entre 2010 e 2012 poderão ser investidos 42 milhões de euros em fundos comunitários.
Apesar das queixas registadas com o aumento dos tarifários, a empresa garante que é inevitável nivelar esses preços recordando que as autarquias deixam de financiar o custo de exploração. Lembra, ainda, que há investimento na rede e na manutenção e que no final da concessão "deixará um rede modernizada e com valores de amortização contabilizados e que representam respeito pelas gerações futuras", sublinhou Fernandes Thomaz.
A empresa Águas da Região de Aveiro admite manter tarifas especiais para famílias numerosas e IPSS e acautelar situações de carência.

Fonte: Terra Nova

07/12/2010 Taça da AFA: GD Gafanha - Pessegueirense esta quarta-feira às 15h00


O GD Gafanha defronta esta quarta-feira, às 15h00, no Complexo Desportivo da Gafanha, o Pessegueirense. Jogo da 3.ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

07/12/2010 Universidade Sénior da FPS dedica aula ao tema erosão costeira


A Universidade Sénior (Turma de Comunicação/Fotografia) da Fundação Prior Sardo dedica uma aula à erosão costeira. Convidou a docente e investigadora da Universidade de Aveiro, Fátima Lopes Alves, que irá apresentar uma palestra subordinada ao tema "A erosão costeira e estuarina na região da Ria de Aveiro - Como se ordena um território frágil?". A sessão tem inicio às 11h e está aberta a todos os alunos da Universidade Sénior.

Fonte: Terra Nova

07/12/2010 Filarmónica Gafanhense e Coral oferecem concerto de Natal


Espectáculo da Filarmónica Gafanhense. Concerto de Natal previsto para esta noite. A Filarmónica Gafanhense (Música Velha), dirigida pelo Maestro Fernando Lages, leva a efeito o seu concerto de Natal 2010, acompanhado pelo seu Grupo Coral, uma formação dirigida por Eva Cristina Ribau. Para ver e ouvir hoje às 21h30.

Fonte: Terra Nova

06/12/2010 Gafanha da Nazaré: Maria Ângela celebra um século de vida em ambiente de festa



Com sete filhas, 24 netos, 27 bisnetos e cinco trinetos, a centenária, que enviuvou há pouco mais de 40 anos, ainda se consegue deslocar sozinha e mantém o gosto pelo tricot.
Maria Gonçalves Ângela, da freguesia da Gafanha da Nazaré, comemorou, ontem, o seu centésimo aniversário, numa festa que reuniu quase 100 pessoas, entre familiares e amigos, tendo contado com a presença do presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, que fez questão de felicitar a sénior pela idade alcançada, e de Manuel Serra, presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, que contribuiu com o bolo de aniversário.
À missa celebrada no Santuário de Schoensttat, seguiu-se uma festa, onde não faltou animação.
Maria Ângela tem sete filhas (a mais velha com 74 anos e a mais nova com 54), 24 netos, 27 bisnetos e cinco trinetos. Foi aos 59 anos que perdeu o marido, ficando sozinha a cuidar de três filhas menores (sendo que as restantes já eram casadas na altura).
Segundo Palmira Gonçalves, a filha mais velha, Maria Ângela sempre trabalhou enquanto doméstica e no cultivo de pequenas hortas. “Tinha sete filhas para criar, como é que podia trabalhar?”, explica, acrescentando que quem ganhava o sustento para a família era o pai, trabalhando na linha férrea, nas Minas da Borralha e no Estaleiro de S. Jacinto, aquando da vinda do casal para a Gafanha da Nazaré, aos 47 anos de idade.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Carla Real

06/12/2010 SUMA lança campanha de sensibilização nas Eco-Escolas do 1º ciclo


Campanha de sensibilização ambiental nas Eco-Escolas do 1º ciclo do Concelho de Ílhavo. “Numa Casa Portuguesa fica bem, Cidadania sobre a Mesa” é o mote da mais recente Campanha de Sensibilização Ambiental que a SUMA vai desenvolver no Município de Ílhavo. A acção tem início esta segunda-feira e tem como público-alvo os alunos do 1º ciclo do ensino básico. A partilha de rotinas ambientalmente correctas, que garantem a preservação dos recursos naturais e financeiros, bem como o bem-estar das famílias, constitui o principal objectivo desta acção, que associa, a cada uma das divisões da casa, diversas práticas relacionadas com uma boa gestão doméstica dos resíduos, bem como com uma utilização racional e eficiente de outros recursos, como a água e a electricidade. Reduzir, Reutilizar e Reciclar são algumas das rotinas veiculadas como meios para tentar diminuir o lixo produzido, o dinheiro gasto, a energia e a água despendidas, os recursos consumidos e as emissões e a poluição lançadas.

Fonte: Terra Nova

06/12/2010 CAPGE celebra 10 anos de actividade


Cerca de 150 pessoas participaram, este fim-de-semana, no jantar comemorativo dos 10 Anos do CAPGE. De realçar a presença de 15 antigos atletas e de 32 dos actuais. Entre os dirigentes estiveram presentes todos os ex-delegados do clube e de quase todos os ex-membros da Direcção da APACGE.
Neste jantar estiveram ainda presentes o representante da Associação de Natação de Aveiro, o Presidente do Clube Galitos de Aveiro, o Presidente do Sporting Clube de Aveiro, o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e ainda os representantes das duas empresas patrocinadoras do clube, TEKA e JPRIOR.
Foram entregues os prémios de carreira (monetários) aos atletas que conseguiram pódios Regionais e participação nos Campeonatos Nacionais. Estes prémios eram referentes às épocas de 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010. O valor do prémios atribuídos rondou os 1.300€. Foi ainda entregue o prémio de atleta do ano à atleta Ana Beatriz Silva.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 13ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados 13 ª Jornada


J.D.CARREGOSENSE1 - 0C.D.ESTARREJA
A.D.OVARENSE FUTEBOL2 - 1C.D.PACOS BRANDAO
A.D.C.R.OIA0 - 7G.D.GAFANHA
R.D.AGUEDA3 - 2C.F.U.LAMAS
G.D.MILHEIROENSE1 - 2J.A.PESSEGUEIRENSE
S.C.PAIVENSE0 - 1S.C.FERMENTELOS
A.D.SANJOANENSE4 - 1A.C.CUCUJAES
A.D.VALECAMBRENSE1 - 0G.D.MEALHADA



Tabela classificativa em 06/12/2010


1º  A.D.SANJOANENSE131021301032
2º  A.D.VALECAMBRENSE131021261232
3º  J.D.CARREGOSENSE13832301027
4º  C.D.ESTARREJA1383221827
5º  R.D.AGUEDA13904221527
6º  G.D.GAFANHA13724281423
7º  C.D.PACOS BRANDAO13724181023
8º  U.D.MOURISQUENSE12534211518
9º  G.D.MEALHADA13526191817
10º  G.D.S.ROQUE12435131415
11º  S.C.PAIVENSE13427171714
12º  G.D.MILHEIROENSE13346141613
13º  C.F.U.LAMAS13337172212
14º  A.D.OVARENSE FUTEBOL13409123512
15º  S.C.FERMENTELOS1332882011
16º  A.C.CUCUJAES13328112811
17º  A.D.C.R.OIA13301017389
18º  J.A.PESSEGUEIRENSE1321109317



Próxima jornada:
12/12/2010 15h00
G.D. GAFANHA - A.D.OVARENSE FUTEBOL
Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré

Fonte: AF Aveiro

05/12/2010 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence em Oiã, (0-7)

 
O GD Gafanha venceu esta tarde em Oiã, (0-7), em jogo da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.
Os golos do Gafanha foram marcados por Paulo Fernandes (4), Tiago (2) e Bruno, aos 9´, 18´, 33´, 41´, 49´, 63´ e 83´.

Fonte: Terra Nova

05/12/2010 Antigos Acólitos da Gafanha reencontram-se no próximo sábado

 
Estão abertas as inscrições para o III Jantar de Confraternização dos Ex-Acólitos da Cidade da Gafanha da Nazaré. Essa reunião está agendada para o dia 11 de Dezembro, num restaurante gafanhense.
Os promotores da reunião, tem por objectivo, reunir antigos acólitos nas décadas de 70, 80 e 90.
Os interessados em participar neste encontro podem efectuar a inscrição através do e-mail, nuvempositiva@gmail.com, até 9 de Dezembro.

Fonte: Terra Nova

04/12/2010 Galitos - GD Gafanha na segunda eliminatória da Taça de Portugal feminina


Galitos de Aveiro - Gafanha, na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal em Basquetebol. O jogo realiza-se no próximo dia 19 de Dezembro às 18h30. Frente a frente o Gafanha, (1.ª divisão nacional) e o Galitos que é primeiro classificado na sua serie, na 2.ª divisão. O Esgueira receberá o Santarém Basket e o Calvão vai jogar ao Montijo.

Fonte: Terra Nova

04/12/2010 Gafanha desloca-se ao terreno do Oiã


O Gafanha desloca-se ao terreno do Oiã em partida da 13ª jornada do campeonato distrital de futebol. A Sanjoanense recebe o Cucujães. O Estarreja desloca-se ao terreno do Carregosense e o Águeda recebe o União de Lamas. Alguns dos encontros agendados para a ronda deste fim-de-semana. Partidos com início às 15h00 de domingo.

Fonte: Terra Nova

04/12/2010 Gafanha da Nazaré celebra centenário de Maria Gonçalves Ângela


Maria Gonçalves Ângela celebra 100 anos de vida. A Junta de Freguesia assinala a data por coincidir com os 100 anos ds República e 100 anos da freguesia e paróquia. Familiares e amigos juntam-se numa festa de aniversário que reunirá cerca de 80 pessoas.

Fonte: Terra Nova

03/12/2010 Bombeiros participam em simulacro nas instalações da Prio


As empresas Prio Biocombustiveis e Prio Energy vão efectuar um exercício de simulação com a participação dos Bombeiros de Ílhavo e de Aveiro este Sábado, a partir das 10h00, nas instalações, situadas no Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Aveiro. Habitual entre empresas daquele sector – há pouco tempo a Bresfor realizou dois exercícios – agora também a Prio assegura um teste com participação de corporações da região.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores