Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

31/12/2010 Cerca de 700 pessoas amanhã no Banho do Ano na Praia da Barra

 
O Banho dos Magníficos assinala a chegada do novo ano. A edição de 2011 reunirá centenas de pessoas que se juntam para um mergulho nas águas do Atlântico, na Praia da Barra. O popular Atita celebra 30 anos na organização e referiu à Terra Nova que está na hora de "passar a pasta".
"Até hoje a iniciativa tem sido um êxito tendo chegado aos cerca de 700 participantes", disse o Atita.
O Banho dos Magníficos, está marcado para amanhã, às 10h30, na Praia da Barra.

Fonte: Terra Nova

31/12/2010 Ílhavo: Escuteiros da Costa Nova divulgam município pela Europa


Dez dias, dez cidades, sete mil quilómetros. Perto de 30 jovens escuteiros preparam viagem que tem como mote o “Jamboree 2011”, a decorrer na Suécia
Os Escuteiros Marítimos da Costa Nova têm vindo a preparar, ao longo do último ano, uma “actividade de grande envergadura”, como a classifica o chefe do Agrupamento, António Lau.
Trata-se do projecto “Suécia 2011”, uma viagem que os jovens farão, de 24 de Julho a 2 de Agosto, por dez países da Europa, tendo como objectivo principal participar no Jamboree Mundial do Escutismo, que, em 2011, se realizará na Suécia.

31/12/2010 Banho dos Magníficos assinala a chegada do novo ano


O banho dos magníficos assinala a chegada do novo ano. Centenas de pessoas juntam-se para um mergulho nas águas do Atlântico. Atita celebra 30 anos na organização e afirma que pretende passar a pasta. Lembra que ao longo de 30 anos tem reunido cada vez mais adeptos. Já ronda os 700 participantes. “Sempre a melhorar. Começou por meia dúzia e agora vai nos 600. No ano passado quase 700. Espero que continue a melhorar. Já falei com São Pedro que me garantiu um dia óptimo para o banho”, afirma Atita a celebrar os 30 anos da organização do banhos dos magníficos, amanhã, dia 1 de Janeiro, às 10h30, na Praia da Barra.

Fonte: Terra Nova

30/12/2010 S. Jacinto: Impasse burocrático trava desmantelamento de navio russo


Depois de vendido em hasta pública a uma empresa de Ovar, o Verkhovina aguarda há meses pela autorização do Governo russo para ser desmantelado
“Há meses que está atracado, junto aos estaleiros de São Jacinto, um navio russo evidencia sinais de adernar, com todas as más consequências que essa situação pode acarretar”, afirma Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia de S. Jacinto, que lança um alerta às entidades competentes para que tomem as medidas necessárias para evitar “problemas maiores”. No entender de Rui Vaz, “se o navio adernar, será muito mais complexa a operação de remoção e reboque. Por outro lado, há sempre o risco de materiais corrosivos afectarem a fauna e flora na Ria de Aveiro”, avisa, frisando, contudo, que o navio já não terá combustíveis nem óleos.

30/12/2010 Ribau Esteves espera “nova dinâmica” com Adelino Palão na APARA


Ribau Esteves considera Adelino Palão uma escolha dos sócios da Associação de Pesca Artesanal da região de Aveiro e espera que possa dar nova dinâmica à instituição parceira da autarquia em questões ligadas ao mar. O autarca de Ílhavo diz que os sócios decidem quem lidera as instituições e que resta trabalhar para melhorar a resposta aos diferentes projectos comuns. “Nunca nos metemos na vida das entidades. Têm eleições e ganha quem ganha. Ganhou o Adelino Palão com margem expressiva. É a decisão dos pescadores que para nós tem respeitabilidade. Conheço muito bem o Adelino Palão. Já tivemos uma primeira conversa depois da eleição e vamos ter outra. A APARA é um parceiro importante. Membro do grupo de acção costeira. Espero que esta liderança traga nova dinâmica e possamos ter na APARA um parceiro ainda mais importante para os muitos projectos que temos para cuidar bem da ria e da zona costeira”, afirma Ribau Esteves numa reacção à eleição de Adelino Palão para a liderança da APARA.

Fonte: Terra Nova

30/12/2010 Ílhavo: Atita faz-se ao Banho do Ano pela última vez


Cansado de “andar sempre sozinho” na organização do Banho do Ano, Atita garante que esta é a última vez que trata de tudo
Atita, o organizador do Banho dos Magníficos, anuncia que o banho do próximo dia 1 de Janeiro de 2011 “deve ser o último” em que toma parte. Segundo confidenciou ao Diário de Aveiro, a decisão explica-se com a dificuldade em encontrar apoios. “Os patrocinadores começaram a falhar e eu não posso suportar tudo sozinho”, justificou.
“A crise justifica um pouco o que se passa e não é que esteja desanimado”, acentua o entusiasta na natação, “mas quando somos sempre sozinhos a fazer tudo, dá para perder a motivação”.
O Atita já começa a ficar cansado de “andar sempre sozinho atrás dos patrocínios, a encomendar as t-shirts, a dobrá-las e a entregá-las aos participantes”. Por isso, a decisão está tomada, assegura ele: “Este será o meu último ano”.

Eliana Machado: Uma voluntária ao serviço da paróquia da Gafanha da Nazaré

Eliana Machado

O voluntariado é importante nos tempos que correm

Eliana Mouta Machado, casada e com uma filha, reformada por invalidez há oito anos por força de uma artrite reumatóide, não se resignou a ficar em casa. Para além dos seus deveres de esposa e mãe, apostou em servir como voluntária nos tempos livres. Respondendo ao apelo do Prior José Fidalgo, para que substituísse uma funcionária do cartório em gozo de férias, aceitou o desafio e gostou do que fez: atendeu pessoas e executou tarefas próprias de uma paróquia que quer estar em organização permanente.
Eliana descobriu que se sentia bem nessa função e foi ficando. Depois do Prior Fidalgo, vieram os Padres Paulo Cruz e Francisco Melo, o actual Prior, a quem manifestou a vontade de permanecer no Cartório, como voluntária, como desde a primeira hora. E assim se mantém.

“Bags of Books” é uma editora sedeada na Gafanha da Nazaré

"Meu Amor"

Segundo noticiou o Diário de Aveiro, foi criada na Gafanha da Nazaré uma editora de livros ilustrados, a “Bags of Books”. Trata-se de um projecto do ilustrador e designer Francisco Vaz da Silva, que afirmou àquele jornal que as edições se destinam a crianças e adultos. O primeiro livro, “Meu Amor”, foi feito com ilustrações em tecido pela autora, a italiana Beatrice Alemagna.
Desejamos a Francisco Vaz da Silva os maiores êxitos editoriais, a partir da nossa terra.
 
 

SUB14 FEMININAS, APURADAS PARA O TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES

.
Conquistado o apuramento para o Torneio Inter-Associações, a nossa equipa de Sub14 Femininas já conhece os seus adversários na sua nova fase de competição, enquadrados na Série B, onde vai defrontar Académica de Coimbra, Académico do Porto, GD Bolacesto, GICA e FC Porto. Os jogos da nossa equipa vão começar no dia 22 de Janeiro.
 
 

29/12/2010 Melhorar receitas com novos clientes para o pescado é aposta da APARA


A nova direcção da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, liderada por Adelino Palão, traça a sustentabilidade dos recursos marinhos, o ordenamento do uso da ria e a captação de novos compradores de pescado como elementos-chave do futuro do sector da pesca. No primeiro contacto com os pescadores, depois da eleição, Adelino Palão manifestou confiança no futuro do sector. “A ria sempre foi considerada um fusível dos problemas sociais. Quando há problemas em terra, a ria tem mais pescadores. Quando em terra há mais dividendos a ria tem menos pescadores. É como um fusível da sociedade em Aveiro”, confessava Adelino Paião à entrada para a reunião com pescadores. A APARA representa pescadores de 110 embarcações, de vários artes de pesca, e espera vir a fidelizar pescadores da Torreira e Murtosa.
A reunião com pescadores e profissionais da pesca da região de Aveiro analisa a sustentabilidade da laguna. Para os profissionais este é um caminho a seguir reforçado com novos processos ao nível da venda para valorizar o pescado e a profissão dos pescadores. “Melhor colaboração com os compradores, conjugando interesses de quem pesca e quem compra. Cativar outros compradores que venham para nos ajudar. Vamos dar privilégio a contratos com conserveiras e grandes superfícies. Vai ser uma das metas. Queremos melhorar a condição de vida social dos nossos associados. Para isso temos que colocar os produtos a melhor preço no mercado”, explicava Adelino Palão.
O novo responsável pela APARA sucede a Manuel Soares. O mestre da traineira Senhor Jesus das Oliveiras afirma-se como conhecedor e decidido a criar melhores condições para os pescadores. “Sou um homem do mar. Considero-me alguém que conhece os problemas da ria e do mar. A pesca foi toda a minha vida. Sou mestre há 32 anos na costa. Sou o barco mais emigrante da pesca da sardinha. Trabalhei em toda a costa portuguesa e fui adquirindo leque de conhecimento também através dos colegas. É preciso trabalho. É o que posso prometer”, anunciava Adelino Palão.

Fonte: Terra Nova

29/12/2010 Agrupamento de escuteiros da Costa Nova apresenta projecto “Suécia 2011”

 
O Agrupamento de escuteiros da Costa Nova agendou para hoje a apresentação pública oficial do Projecto “Suécia 2011”, numa sessão que está marcada para as 18h30. O projecto “Suécia 2011” baseia-se numa viagem pela Europa com vista a visitar o Jamboree Mundial do Escutismo que, em 2011, se realiza na Suécia. Na viagem, que será realizada no Verão de 2011, os Escuteiros visitarão um total de 10 países, em 10 dias de actividade.

A sessão de apresentação do projecto, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, do presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, Eduardo Conde, e ainda, o Chefe Regional de Aveiro, Manuel Santos.

Fonte: Terra Nova

29/12/2010 Nova direcção da APARA reúne com pescadores da Ria


A nova direcção da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, liderada por Adelino Palão, reúne hoje com pescadores e profissionais da pesca da Ria de Aveiro. O encontro pretende abordar a pesca profissional na Ria de Aveiro e o projecto para a sustentabilidade da laguna. Sessão às 15h00 no porto de pesca costeira no edifício da Docapesca, na Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

27/12/2010 Atita com fato especial para os 30 anos do Banho dos Magníficos


O primeiro banho do ano na praia da Barra celebra em 2011 os 30 anos e o principal organizador espera manter a tendência de crescimento registada nos últimos anos. Já cima dos 500 participantes, Atita admite que o 30º aniversário merece celebração especial com direito a fato. “Vamos para a 30ª edição. Espero que a malta se apresente uns em fato de banho e outros com fio dental. Eu vou com fato especial que já está comigo. Está a matar. Não posso vestir tudo porque o peru tem perna grande e eu pernas pequenas. Espero que tudo corra como tem corrido. É mais um ano que vai passar e gostaria que continuasse mesmo sem estar aos comandos. Há-de aparecer um aventureiro ou outro para que o banho se prolongue por muitos anos”, adianta Atita.
O organizador espera poder deixar a organização a breve prazo. Diz que mesmo à falta de patrocinadores, será possível continuar o banho com reunião no dia 1 de cada ano. “Se não houvesse patrocinadores não corria como corre. Muitos vão pela camisola. O caminho marítimo de Vasco da Gama está aberto. Mesmo sem t-shirts o banho vai continuar”, afirma Atita já em contagem decrescente para o primeiro banho do ano no próximo sábado pela manhã.

Fonte: Terra Nova

27/12/2010 APA abre concurso para dragagem do canal principal


A Administração do Porto de Aveiro lançou concurso para a dragagem do canal principal e da zona adjacente ao Molhe Norte. O objectivo é manter os fundos no canal principal de navegação e zona adjacente ao Molhe Norte, com isso garantindo as condições normais de segurança de navegação no canal principal do porto aveirense. O valor base da empreitada é de 730 mil euros e o prazo para a execução dos trabalhos é de 72 dias após a consignação da obra.

Fonte: Terra Nova

27/12/2010 Ílhavo/Vagos: Polis avança com requalificação da Ria entre a Costa Nova e a Vagueira


Projecto de Requalificação e Valorização da Frente Lagunar de Ílhavo e Vagos vai reordenar a zona da Ria entre a Costa Nova e a Vagueira.
O contrato de elaboração do “Projecto de Requalificação e Valorização da Frente Lagunar de Ílhavo e Vagos” que se irá concretizar na Área de Recreio Fluvial do Canal de Mira, na Ria de Aveiro, entre a Costa Nova Sul e a Vagueira, foi recentemente assinado.
Da responsabilidade da Polis Litoral Ria de Aveiro, o projecto contempla o reordenamento de toda a frente lagunar e irá incluir uma via panorâmica - ciclável e pedonal – ao longo da estrada municipal 592, que liga as localidades da Costa Nova (concelho de Ílhavo) à Vagueira, no vizinho concelho de Vagos.
O projecto de requalificação prevê também a criação de mecanismos de protecção e fomento dos sistemas naturais, bem como a requalificação integral dos espaços naturais justapostos à referida via rodoviária com definição dos mecanismos de controlo e erradicação dos núcleos de espécies invasoras.
Segundo comunicado da Polis Litoral Ria de Aveiro, no mesmo projecto está, ainda, previsto o desenvolvimento de espaços para estacionamento automóvel (ajustados à escala e tipologia da área de intervenção), bem como a criação de equipamentos de apoio à prática de actividades lúdicas, de desporto de natureza e de pesca desportiva. Por fim, o projecto irá proceder à reorganização e definição de dois espaços principais - áreas de apoio de Ílhavo e Vagos – enquanto locais relevantes para a fruição do Canal de Mira, cujo objectivo passa por criar estruturas que permitam uma melhor utilização da zona.
(Ler artigo completo na edição em papel)
José Manuel Rodrigues Silva

Fonte: Diário de Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores