Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

31/03/2011 São Jacinto: Regimento de Infantaria N.º 10 comemora Dia da Unidade


Assinala-se, amanhã, o 93.º aniversário da presença militar em São Jacinto. A população continua a reconhecer a importância da unidade para a freguesia
O Regimento de Infantaria N.º 10 (RI 10), conhecido anteriormente como Área Militar de São Jacinto, comemora, amanhã, o Dia da Unidade, evocando os 93 anos da presença militar nesta freguesia do município de Aveiro. Aquela que é a única unidade militar do país, e que já pertenceu aos três ramos das forças armadas (Marinha, Força Aérea e Exército), volta a assinalar a data com uma cerimónia militar, agendada para as 11.15 horas, seguida de uma demonstração aeroterrestre.
A história é um dos principais motivos de orgulho para esta unidade militar do Exército, criada durante o final da Primeira Guerra Mundial como base da Marinha Francesa, mas não é o único. O presente também é motivo de distinção, atendendo ao facto de que é no Regimento de Infantaria N.º 10, em São Jacinto, que está integrado o batalhão português que mais operações cumpriu no estrangeiro.

De facto, o 2.º Batalhão de Infantaria Pára-quedista conta já com várias missões em teatros de operações e conflitos, nomeadamente no Afeganistão, Kosovo, Bósnia e Timor. “É um motivo de orgulho”, destaca o comandante do RI 10, Nuno Cardoso, ao mesmo tempo que sublinha que parte deste trabalho desenvolvido por este batalhão está a ser mostrado ao público, na exposição que se encontra patente na Feira de Março, em Aveiro.
Actualmente, a Unidade Militar de São Jacinto integra um efectivo de 463 militares, um número que fica aquém do habitual, reconhece o comandante do RI 10, mas que, em breve, deverá ser reforçado. “Isto aconteceu porque estamos no rescaldo de uma operação do Kosovo, mas já estamos novamente a crescer, com pessoal que está a ser formado na escola de pára-quedistas”, explica Nuno Cardoso. Na certeza de que, anunciou, ainda, o coronel de infantaria pára-quedista, se “perspectiva já o início de uma preparação para uma nova missão no Kosovo, a partir de Fevereiro de 2012”.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Maria José Santana

Fonte: Diário de Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores