Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

A Joana Maluca

Grupo Etnografico da Gafanha da nazaré, numa Desmantadela.

Hoje iremos transcrever o que o Padre João Vieira Rezense nos diz sobre a Joana Maluca, na Monografia da Gafanha. Joana Maluca uma figura ímpar na colonização dos areais das Gafanhas.
Chegou finalmente a ocasião de falarmos sobre a Joana Maluca, também conhecida por Joana Gramata, que se diz ser a progenitora destes povos, e que eu disse ser essa opinião um erro tradicional. Esta afirmativa baseio-a em que tendo ela nascido em 1788, é muito provável que realizasse o seu casamento cerca de 1808 e que, portanto, quando ela estava habilitada a ser a progenitora da sua alias numerosa prole já a Gafanha estava bem representada na sua população.
Não contestamos de forma alguma o enorme contingente com que ela contribuiu para o povoamento da Gafanha, mas não se lhe pode atribuir o papel de progenitora e fundadora daquele povo. De resto, ela criou nome, era muito considerada por pessoas categorizadas, como foi José Estêvão Coelho de Magalhães e outros. Fizeram-lhe elogiosas e justas referências que merecidamente a tornaram celebre e falada. Por isso bosquejemos aqui alguns traços da sua vida. (...)
Continua
Fonte: GEGN

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores