Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

26/07/2011 Mar Agosto 2011 apresentado hoje. Festival do Bacalhau começa a 17 de Agosto

 
Mar Agosto´2011 em Ílhavo, Festas do Município de Ílhavo apresentadas hoje de manhã em Conferência de Imprensa. Do programa geral, destaque para o Festival do Bacalhau, de novo no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, de 17 a 21 de Agosto.
O programa de animação já está definido. Actuarão, nos cinco dias do Festival, os artistas, Rita Redshoes, Emanuel, Grupo Sequência, Camané e Miguel Gameiro.
O Festival do Bacalhau concentrará 80 por cento do investimento aplicado nas Festas do Município. Serão investidos 250 mil euros no Festival, "o valor aplicado no ano passado", mas a Autarquia reduz a sua participação em 31 por cento, "dinheiro que vai buscar a patrocinadores", especificamente à "Turismo do Centro que nos patrocina em 36 mil euros, Turismo de Portugal com 20 mil euros e a UNICER com um grande apoio financeiro", disse Ribau Esteves, adiantando que os apoios "permitem uma redução de 31 por cento no nosso investimento".
Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo, referiu ainda que a edição deste ano apresentará algumas novidades, e diz que será um evento "com qualidade melhorada". A Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), "assumirá a preparação prévia do bacalhau a fornecer localmente a todas as Associações que o confeccionarão, será bacalhau certificado e a presença de uma unidade móvel da Associação, evitará a rotura de stocks", sublinhou.
A AIB "fornecerá 7.500 euros em bacalhau que será servido em dez restaurantes, mais um do que no ano passado", com o regresso do Clube Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Autarquia de Ílhavo. As doses de bacalhau sobem de 8 pra 9 euros, um aumento que Ribau Esteves considera "aceitável".
No ano passado passaram pelo certame 150 mil pessoas e foram consumidas onze toneladas de bacalhau, números que a Organização do evento quer manter este ano.
Relativamente ao cartaz de animação das Festas do Município, o grande Concerto de Verão será com Pedro Abrunhosa, a 26 de Agosto, na Costa Nova. O cartaz incluirá o V Festival de Marisco da Costa Nova, uma semana Náutica, um Concerto da Filarmónica Gafanhense, vários Arraiais Populares, um Concerto da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a comemoração do 10.º Aniversário do Navio Museu Santo André.
O mês de Agosto será aproveitado para diversas evocações, uma delas aos homens da Barca da Gafanha da Encarnação, a 7 de Agosto e outra ás Padeiras de Vale de Ílhavo. Vai consumar-se ainda, a inauguração da Estátua evocativa do Centenário da Paróquia da Gafanha da Nazaré. Reuniões da CIRA e Turismo do Centro, completarão o programa geral, em Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores