Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

23/08/2011 Fiscalização na lota termina com apreensão de quase 8 toneladas de carapau


Uma operação de fiscalização no porto de pesca costeira da Gafanha da Nazaré terminou com a apreensão de pescado. Quase oito toneladas de carapau acabaram nas mãos do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz depois de uma operação de fiscalização à actividade da pesca, realizada ontem no Porto de Pesca de Aveiro. Foi detectado pescado que “aparentemente não possuía os tamanhos mínimos para ser comercializado”. Esse pescado foi sujeito a formas de medida e uma “elevada percentagem não possuía o tamanho mínimo, definido por lei nos 15 cm”.
Foram elaborados três Autos de Contra-ordenação e apreendidos 7.807 kg de carapau, com o valor comercial de 54 mil euros “numa apreensão com valores que se tornaram dos maiores de sempre e já há muito caídos em desuso”.
Como medida destinada a preservar a continuidade da espécie foi instituída a proibição da captura de juvenis definindo os 15 cm como tamanho mínimo mas admitindo capturas com tamanhos entre os 12 e os 15 cm. O pescado apreendido apresentava uma larga percentagem de carapau com tamanhos entre os 9 e os 12 cm, motivo pelo qual foi apreendido. O pescado apreendido foi doado a Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Distritos de Aveiro, Coimbra, Porto, Viseu e Guarda e hoje deverá chegar a essas instituições.
Entretanto o Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz diz que vai continuar atento ao “cumprimento das regras de captura, transporte e comercialização do pescado”.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores