Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

24/08/2011 10.º Aniversário do Navio Santo André assinalado na Gafanha da Nazaré

 
O Navio-Museu Santo André assinalou assinalou ontem, durante todo o dia, o 10.º aniversário, como Pólo Museológico do Museu de Ílhavo.
Jacinto Esgueirão, o primeiro maquinista do Navio Pesqueiro, que está ancorado no Forte da Barra na Gafanha da Nazaré, presente na cerimónia solene que serviu para assinalar a data, recordou, em declarações à Rádio Terra Nova, as primeiras viagens do Navio histórico. "Fui buscar o Navio à Holanda e fiz a primeira viagem à pesca do bacalhau e fiquei sempre muito ligado ao Navio", recordando que "tinha 27 anos quando embarquei a primeira vez e esta é a minha fotografia da altura", apontando para o seu retrato, em exposição, no Porão de Salga da embarcação. "Antes de ir buscar o Santo André já tinha ido buscar o Santa Mafalda que era da mesma empresa, a Itália, experimentei os dois Navios", disse Jacinto Esgueirão, agora com 90 anos de idade.
Foram ainda, ontem, entregues os primeiros prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar” e foi inaugurada a Exposição Memórias de uma “Vida de Mar”.
João Pedro Costa recebeu um dos primeiros prémios e disse que se preocupou em "perpetuar antigos pescadores", sendo, esta, "uma forma de os homenagear", referindo ter ficado "surpreendido com a distinção".
Os grandes vencedores foram Francisco Mendes, António Alfarroba, António Mendes, João Pedro Costa, Ernesto Matos e Marcos Oliveira.
Manuel Serra, actual Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, um dos "mentores" da recuperação do Santo André, defendeu "um maior cuidado na preservação da estrutura do Navio".
"Eu queria mais e melhor em termos de arranjos de qualidade na estrutura, para melhor conservação", sublinhando que em 2011 "fizemos aqui muitas melhorias porque o Navio estava a acusar muitos problemas em termos de infiltrações e há que continuar a melhorar", disse.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores