Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

31/08/2011 Monumento do Centenário inaugurado na Gafanha da Nazaré

 
Foi inaugurado hoje, ao final da tarde, debaixo de chuva, o Monumento do Centenário, que evocará, a partir desta quarta-feira, o centenário de criação das Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré. Ao acto assistiram várias dezenas de populares.
A escultura evocativa está localizada na rotunda que fica na confluência da Avenida dos Bacalhoeiros com a Avenida José Estêvão, "duas vias históricas, centrais e muito importantes para a cidade da Gafanha da Nazaré, desde sempre", frisou Ribau Esteves, líder autárquico.
O projecto custou à Câmara de Ílhavo, que suportou a obra na totalidade, 113 mil euros, "é pouco dinheiro em termos comparativos com o significado da homenagem histórica que é prestada, mesmo em tempo de crise, o dinheiro é muito bem aplicado", referiu Ribau Esteves à Terra Nova.
O “Monumento do Centenário”, tem uma "clara alusão ao Mar, Pesca e à Indústria do Bacalhau".
O escultor Albano Martins disse estar "muito satisfeito com o produto final", tratando-se de "uma homenagem ás gentes desta terra, peguei em várias simbologias e materializei tudo, num processo complexo porque a obra está numa rotunda pública e em termos formais tive de corresponder à imagem que as pessoas que nos pediram a obra queriam", referiu o artista.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores