Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

21/09/2011 CIRA tem luz verde para 15 candidaturas apresentadas ao Programa Operacional da Pesca


A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro já recebeu luz verde para 15 das 17 candidaturas apresentadas ao Programa Operacional da Pesca, no eixo 4, que está vocacionado para o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca. A entidade gestora do Promar está, ainda, a analisar os projectos do parque desportivo dos bairro dos pescadores, na Costa Nova, e a recuperação do campo de jogos de S. Jacinto.
As 15 candidaturas aprovadas representam 2,6 milhões de investimento, com uma comparticipação total do Fundo Europeu das Pesca de 1,9 milhões de euros para diversificar as actividades económicas associadas, como o turismo. “A diversificação da actividade económica de zonas onde o sector da pesca é relevante. Queremos continuar a ter comunidades piscatórias e actividade preferencialmente mais próspera e que essa existência seja indutora de outras actividades como o turismo e sub-sectores como mercados ou restauração”, adianta Ribau Esteves, presidente da Região de Aveiro.

Os projectos seleccionados pelo grupo de acção costeira local e os seus 14 parceiros têm de ficar concluídos até ao final de 2013 em favor das comunidades piscatórias.
O PRORIA, pólo de marca turística da Ria de Aveiro, orçado em 487 mil euros, e a campanha promocional, com dotação de 333 mil euros, são os maiores investimentos, entre as 15 candidaturas do grupo de acção costeira da Região de Aveiro.
Seguem-se o plano de gestão do cais dos pescadores da Costa Nova, com 301 mil euros, a iniciativa "Vamos ao mercado" da autarquia de Aveiro, na ordem dos 260 mil euros, o estudo de promoção dos recursos endógenos da ria, a cargo do município da Murtosa, orçado em 240 mil euros e o posto de vendagem da Vagueira, que deverá custar 190 mil euros.
Uma empresa, a Canal do Peixe, vai investir, ao todo, 196 mil euros, em actividades turísticas nas salinas.
Entre os restantes projectos, referência para o estudo que a Região de Aveiro se propõe patrocinar para a protecção da produção das enguias e apoios à arte xávega na Vagueira, a cargo do município vaguense

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores