Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Festas em honra de Senhora dos Navegantes agendadas para este fim-de-semana.



As festas em honra da Senhora dos Navegantes, cujo ponto alto é a procissão na Ria de Aveiro, prometem dias de festa no Forte da Barra. Esta celebração é organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. Diz a tradição que Nossa Senhora dos Navegantes, venerada na sua capelinha do Forte da Barra, é muito da devoção dos marítimos, a quem rogavam ajuda nas horas difíceis.
Estas festas foram acompanhando os tempos, até se tornarem mais conhecidas quando, por iniciativa do Padre Miguel Lencastre, foi implementada a procissão pela ria, desde o porto de pesca longínqua, na Cale da Vila, até ao Forte da Barra.
A procissão inicia-se pelas 14 horas a partir do Stella Maris, em direção ao cais n.º 3, onde começará o desfile pela ria. Incorporam-se as imagens de Nossa Senhora, a Filarmónica Gafanhense, barcos moliceiros com grupos folclóricos convidados, barcos saleiros e mercantéis, que transportarão pessoas devidamente autorizadas. Ainda participam barcos de recreio com milhares de pessoas nas margens.
O desembarque no Forte da Barra está previsto para as 16h30 seguindo-se a celebração da Eucaristia, acompanhada por grupos folclóricos. No final, atuará a Filarmónica Gafanhense, seguindo-se o Festival de Folclore, com a participação da Associação Cultural e Recreativa do Mindelo, do Rancho Folclórico “Os Pastores de S. Romão, Seia, e do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores