Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Universidade Sénior da FPS reúne uma centena de alunos e professores em novo ano.

A Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo abriu ontem o novo ano lectivo com uma centena de alunos e professores envolvidos no projecto. As novidades passam por aulas de Show cooking, da responsabilidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau, e pela utilização das instalações na Quinta da Remelha como espaço de agricultura. Cada aluno, que manifeste interesse, terá uma horta a seu cargo para poder cultivar o que pretender. Proposta deixada pelo presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, num discurso bem-humorado. “Foi pedido pelos alunos e aqui temos o espaço. As pessoas podem cultivar o que pretenderem desde que seja legal. Há umas ervas que não são legais. Tem que ser dentro da legalidade”, afirmava o dirigente da IPSS na abertura do ano.
O pároco da Gafanha da Nazaré esteve na sessão de abertura para dizer que as coisas simples da vida muitas vezes são a chave da felicidade. “Muito mais importante do que as instalações ou os recursos materiais são as pessoas e a vida que as pessoas são capazes de partilhar”, adianta o padre Francisco Melo.
Ribau Esteves deixou uma mensagem de confiança no futuro mesmo com todas as condicionantes conhecidas e pelas surpresas diárias. “Não há volta a dar. Temos que usar cada segundo do presente para condicionar o que o futuro vai trazer. Esta universidade é essa garantia de que acreditamos no futuro e que queremos tirar dele o máximo proveito”, sublinhava o autarca de Ílhavo.
Para os alunos a Universidade é um espaço especial. José Sarabando, doente oncológico, diz que foi encontrar em Remelha o espaço para viver a vida de forma positiva. “Fui militar, trabalhei com gás e nas pesquisas de petróleo e considero-me um homem do mundo. Aposentei-me devido à minha doença e isto ajudou-me a vencer essa crise. O convívio com colegas e professores é digno de elogios. Respeito estas pessoas que têm amor à causa. A professora de inglês diz que somos os meninos dele e nós dizemos que ela é a nossa menina. É voltarmos a ser pequeninos, a conviver, e uma troca de saberes muito grande, conclui José Sarabando.
A apresentação do programa lectivo e dos professores da Universidade Sénior está marcada para dia 21 de Setembro. No dia 28 de Setembro haverá passeio de Moliceiro pela Ria de Aveiro e no dia 29 de Junho de 2012 o encerramento do ano lectivo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores