Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

13/12/2011 Cidadão fotografa e denuncia avanço dramático do mar na Praia da Barra

 
A página no Facebook (FB) da "Tribo do Sol" divulgou hoje fotografias que retratam o avanço "dramático" do mar sobre a linha dunar a sul da Praia da Barra.
O autor da série de fotografias, Joaquim Soares, diz estar preocupado com a situação e "empenhado na criação de um movimento cívico que promova um debate social e político sobre a defesa do cordão dunar". Em declarações à Terra Nova revelou o que viu e fotografou hoje, a sul da Praia da Barra. "Constatei, após a primeira ondulação forte, que desencadeou o começo da intervenção no areal da Barra, que hoje, o ritmo da erosão é mais forte e avança em especial na zona sul da Praia da Barra, zona que não está a ser intervencionada pelas autoridades", adiantando que "para já não há grande perigo apesar das explanadas a sul da Praia estarem numa zona onde existia uma extensão de areal enorme e que está neste momento reduzida a poucas dezenas e metros", disse.
Para Joaquim Soares o avanço do mar no litoral aveirense é um dado adquirido e motiva preocupação. "Tenho obviamente dados empíricos porque se alguém está a fazer a monitorização das Praias não revelou até agora os dados e eu acredito que nos últimos cinco anos tivemos um recuo da linha de costa em Ílhavo de cerca de 150 metros e a situação tende a piorar", garantiu.
O registo fotográfico pode ser consultado na página do FB da "Tribo do Sol".

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores