Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

GATA - Grupo Activo de Teatro Amador (Casa do Povo da Gafanha da Nazaré)


Cartaz da peça teatral "Mar" de Miguel Torga em 13 de Julho de 1974

Costa Nova dos anos sessenta


Para quem não sabe, ou não recorda bem, a Costa Nova já teve a ria a beijar-lhe os pés. De uma qualquer esplanada, onde os cafés têm outro sabor, poderia conviver-se mais de perto com a maresia. Depois nasceu o largo com relva, árvores e passeios, que também terá as suas vantagens. Confesso, no entanto, que tenho saudades dos tempos em que a ria nos enchia os olhos e a alma, sem ser necessário ir à procura dela.
Fonte: Galafanha

Até à volta, Santa Maria Manuela!...

Por pura coincidência, uma sugestiva imagem do Santa Maria Manuela está ligada a um dos dias mais conseguidos e felizes da minha vida – a inauguração da Exposição Faina Maior, a pesca do bacalhau à linha, em 28 de Novembro de 1992, já que o cartaz e convite dessa exposição reproduziram o referido lugre, numa velha fotografia, em situação de pesca, encontrada nas instalações da Empresa de Pesca de Viana.
Tal exposição, após várias intervenções posteriores, ainda hoje é a grande fonte da maioria dos sucessos do nosso Museu. Ainda bem!


O Santa Maria Manuela no convite para a Faina Maior

Não é minha intenção, de modo algum, pormenorizar as transformações por que passou o histórico lugre, porque, para isso, todos podem acompanhar o seu blog promotor, mas apenas recordar algumas passagens a que estive mais directamente ligada.
Para tentar “salvar” mais um lugre das garras do esquecimento, constituiu-se e assinou-se no dia 20.12.1995, no MMI, a escritura da Fundação Santa Maria Manuela, constituída por 17 instituições públicas e privadas.

GAFANHA - ESTORIL, NA TAÇA DE PORTUGAL FEMININA


No Domingo, dia 16 de Janeiro de 2011, às 11h00, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré, a equipa de Séniores Femininas do Gafanha Esporgel disputa a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, recebendo a equipa do Estoril Basket, que também disputa a 1ª Divisão Nacional.
.
Outros jogos nesta 3ª Eliminatória - Sul:
- CP Esgueira x Montijo BandaBasket
.
Desejamos muita sorte às nossas meninas, confiando que vão lutar como sempre, para garantir o acesso aos 1/8 Final, onde já entram no sorteio as equipas da Liga Feminina.
 
 

14/01/2011 Concurso de prolongamento do molhe norte poderá avançar até Março


José Luís Cacho acredita que o prolongamento do molhe norte poderá avançar para concurso no primeiro trimestre deste ano. O administrador do Porto de Aveiro reconhece que este projecto tem merecido trabalho de equipa com o Ministério do Ambiente pela delicadeza da intervenção que significa o prolongamento do molhe em 200 metros. Ao que tudo indica, a solução final poderá estar próxima. “Estamos em fase final de trabalho com o Ministério do Ambiente. Acredito que haja condições para, no primeiro trimestre, lançar o concurso da obra. Sem essa obra todos os investimentos que temos não serão viabilizados. Essa obra permite melhorar a capacidade do porto em termos de navios, em termos de segurança marítima e acesso a novas cargas. Continuar a crescer depende desse projecto e se o porto não crescer não será viável”, alerta José Luís Cacho em declarações à margem do encontro com militantes do PS numa tertúlia sobre o Porto de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

14/01/2011 Aveiro: Junta de S. Jacinto prevê menos procura nas deslocações


As viagens entre S. Jacinto e o Forte da Barra vão ficar mais caras a partir da próxima segunda-feira
O aumento do custo dos transportes fluviais entre S. Jacinto e o cais da Gafanha da Nazaré, a partir da próxima segunda-feira, assegurados pela empresa municipal MoveAveiro, poderá provocar uma menor procura por estas deslocações, conforme prevê o presidente da Junta de Freguesia, Rui Vaz. O autarca, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, aponta para duas das principais alterações do tarifário, concretamente o fim do “meio bilhete”, que antes custava 65 cêntimos e beneficiava as crianças até aos 12 anos e as pessoas com mais de 65 anos. Com o aumento de preços, este dois grupos etários terão de pagar um bilhete inteiro, que passou a custar 1,45 euros.

14/01/2011 Gafanha defende título distrital sub-16 em Paços Brandão


O Gafanha inicia esta noite a participação na fase final distrital de cadetes femininos. Durante três dias, quatro equipas jogam o título no pavilhão do Brandoense em Paços Brandão. O Gafanha inicia a defesa do título em jogo frente à Sanjoanense hoje às 22h00. A prova continua no sábado às 14h45 e termina na tarde de domingo. Este troféu define o Campeão Distrital 2010/11 assim como os ocupantes das 2 vagas disponíveis para participar no Campeonato Nacional (pois o GRI Brandoense já garantiu a disputa do Nacional).

Fonte: Terra Nova

14/01/2011 Obra na Biaritz está em marcha. Zona histórica de Ílhavo "vai causar dores de cabeça"


Arrancou esta semana a recuperação da zona da Biarritz na Costa Nova. É o arranjo da frente de ria, entre a ponte e o Clube de Vela da Costa Nova, e que tinha sido atingida pelo mau tempo no ano passado. Esta recuperação foi anunciada, ontem, por Ribau Esteves, no decorrer dos 113 anos da restauração do município de Ílhavo. “Onde temos uma situação crítica de coesão do cordão dunar. Esta intervenção de 2 milhões de euros tem co-financiamento a 70% seis meses de execução. Visa o reforço do cordão dunar e qualificação urbana de uma das mais nobres entradas da praia”, explicava o autarca na cerimónia em que abordou o final das obras de recuperação da EN 109 e dos 13 projectos avaliados em 13 milhões de euros que constituem o programa de Regeneração Urbana de Ílhavo.

13/01/2011 Utentes voltam a queixar-se da temperatura na piscina da Gafanha da Nazaré


Continuam as queixas dos utentes das piscinas municipais da Gafanha da Nazaré. As classes de hidroginástica frequentadas por pessoas mais idosas manifestam desconforto com a temperatura da água e a temperatura ambiente. Há quem esteja a desistir das classes e quem se mantém admite que nem abaixo-assinados nem reclamações no livro amarelo estão a resolver o problema.
Amélia Santos diz que nunca como este ano teve dificuldades em tolerar a temperatura e que, por isso, algo não deve estar bem. “A minha queixa em meu nome e das colegas é a temperatura da água e o mau funcionamento dos chuveiros. Possivelmente deve ser devido à crise. Devem estar a poupar. Em Novembro de Dezembro não fui devido à operação a um pulso mas as colegas queixaram-se e em Janeiro a água tem estado muito fria. Elas próprias dizem que eu era a única que não me queixava da água e agora não me atrevo”, revela a utente da Piscina da Gafanha da Nazaré.

13/01/2011 Mercadorias: 2010 foi o melhor ano de sempre para o porto de Aveiro


O ano findo “vai ficar para a história” da estrutura portuária aveirense quanto à movimentação de mercadorias. O nível de crescimento é “raro” em Portugal e no estrangeiro
2010 “vai ficar para a história” do porto de Aveiro por ter sido “o melhor ano de sempre” na movimentação de mercadorias, anunciou ontem o presidente do Conselho de Administração da estrutura portuária, José Luís Cacho.
No ano passado movimentaram-se 3.756.293 toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 25 por cento relativamente a 2009. Segundo o administrador, estes números situam-se “muito acima” da taxa anual média de crescimento do porto de Aveiro nos últimos 10 anos, que é de 4,7 por cento.

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha nos dias 15 e 16 de Janeiro

Forte da Barra


Esta imagem correu mundo como postal ilustrado, se assim se pode dizer. É o nosso Forte da Barra, também conhecido por Castelo da Gafanha. No fundo, apresenta-se como torre de sinais para os navegantes se orientarem, não fosse dar-se o caso de ficarem presos e perdidos  nas areias movediças das dunas.
Fonte: Galafanha

Ainda sobre a pesca do bacalhau !

O documentário “A outra guerra”


O filme em questão

O documentário “A outra guerra”, referido recentemente no blog e que teve honras de estreia no passado mês de Outubro, no Festival DocLisboa, vai ser transmitido na RTP2, no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 21 horas.
Essa apresentação pública vai permitir a todos os interessados na história da pesca longínqua à linha, a ajuizarem por si mesmos relativamente aos relatos de 3 pescadores, que a bordo do “Creoula”, participaram em campanhas da pesca do bacalhau.

Circuitos AXGE de Portas Abertas 2011


Como é já do conhecimento de todos, os Torneios semanais que se disputavam todas as terças-feiras no ambito dos Circuitos "AXGE de Portas Abertas - 2010" foram descontinuados.

Por varias razões que foram devidamente apresentadas em seu devido tempo, não fazia mais sentido realizar tantas provas, algumas sem aceitação mesmo por parte dos nossos atletas.

Assim e conforme novo regulamento de provas que se anexa, as mesmas terão as seguintes datas (vão passar a realizar-se uma vez por trimestre à sexta-feira, de modo a atrair atletas de outros clubes).

CRÓNICA DE EQUIPA NA JORNADA DE SUB16 FEMININOS


SUB16 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nacional - 10ª Jor.):
Gafanha Pizzaria Brasão, 71 - AD Ovarense, 38
.
No passado sábado, dia 8 de Janeiro, a nossa equipa de sub-16 femininas realizou o ultimo jogo da 2º volta do Grupo Nacional do Campeonato Distrital, contra a Ovarense.
Mesmo tento já garantida a presença na Fase Final Distrital, não facilitamos e lutamos por manter o 3º lugar. Começamos muito bem o jogo, contrariamente ao que tinha acontecido lá. Conseguimos criar muito boas situações de ataque, algumas delas devido aos roubos de bola que fizemos, após pressionar a equipa adversária. Em alguns ataques, não conseguimos marcar ponto e na defesa tivemos algumas desconcentrações, como as linhas de passe abertas, deixar cortar na frente , não bloquear defensivamente. No entanto, acabámos o 1º período a ganhar por 14 pontos (22-8). Podemos dizer que foi um dos melhores primeiros períodos que fizemos esta época.

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 17ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)

Resultados da 17ª Jornada


U.D.MOURISQUENSE1 - 1C.D.PACOS BRANDAO
C.D.ESTARREJA2 - 0G.D.GAFANHA
J.D.CARREGOSENSE2 - 1C.F.U.LAMAS
G.D.S.ROQUE2 - 1J.A.PESSEGUEIRENSE
A.D.OVARENSE FUTEBOL2 - 1S.C.FERMENTELOS
A.D.C.R.OIA1 - 3A.C.CUCUJAES
R.D.AGUEDA2 - 1G.D.MEALHADA
G.D.MILHEIROENSE2 - 1A.D.SANJOANENSE
S.C.PAIVENSE2 - 0A.D.VALECAMBRENSE



Tabela classificativa em 12/01/2011


1º  R.D.AGUEDA171205291836
2º  C.D.ESTARREJA17105225835
3º  A.D.SANJOANENSE171124341635
4º  A.D.VALECAMBRENSE171034281933
5º  J.D.CARREGOSENSE17962351433
6º  G.D.GAFANHA17845372128
7º  C.D.PACOS BRANDAO17755211926
8º  S.C.PAIVENSE17728262223
9º  U.D.MOURISQUENSE16574251922
10º  G.D.S.ROQUE16646262122
11º  G.D.MILHEIROENSE17566201821
12º  C.F.U.LAMAS17638282421
13º  G.D.MEALHADA17638242621
14º  A.C.CUCUJAES17629183320
15º  A.D.OVARENSE FUTEBOL175012144415
16º  S.C.FERMENTELOS174310152415
17º  J.A.PESSEGUEIRENSE174112163713
18º  A.D.C.R.OIA17301419579



Próxima jornada:
16/01/2011 -  15h00
U.D.MOURISQUENSE - G.D. GAFANHA

Fonte: AF Aveiro

12/01/2011 São Jacinto reage ao aumento de preços nos transportes urbanos


A Junta de Freguesia de São Jacinto manifesta preocupação pelo aumento do tarifário dos transportes. Segundo adianta a edição de hoje do JN, as tabelas estão afixadas e deverão entrar em vigor na segunda metade deste mês e os habitantes da freguesia reagiram mal aos aumentos que reflectem as novas tabelas de IVA. O aumento de preços, em média, deverá rondar os 5%.
O autarca dá dois exemplos: o passe social combinado (barco até o Forte da Barra mais autocarro até Aveiro) que passa de 38,80 para 41 euros (mais 5,6%) e o fim do meio bilhete, destinado a crianças até aos 12 anos e para maiores de 65 anos. Antes pagavam 65 cêntimos e agora têm de desembolsar 1,45 euros por um bilhete inteiro, que anteriormente era de 1,35 euros (mais 7,4%).
Fonte municipal justificou esta decisão com a uniformização do tarifário dos diversos meios de transporte, que não usavam o meio bilhete, como é o caso do autocarro. Com as novas regras só as crianças até aos quatro anos não pagam bilhete.

Fonte: Terra Nova

12/01/2011 Portos do Centro com crescimento recorde de 25 e 37%


A administração do porto de Aveiro que assegura também a administração do porto da Figueira da Foz revela que os portos do Centro terminaram o ano 2010 com crescimento acima dos 25%. No caso do Porto de Aveiro essa foi a marca. No caso da Figueira, o crescimento chegou aos 37%. Taxas de crescimento na casa dos dois dígitos num ano que “fica para a história”. No Porto de Aveiro movimentaram-se 3.7 milhões de toneladas de mercadorias, o que o torna o melhor ano de sempre do Porto de Aveiro no que concerne a tráfego de mercadorias. E na Figueira foram movimentadas1,6 milhões de toneladas.

11/01/2011 Gafanha, Sanjoanense, Brandoense e Sangalhos na luta pelo título de cadetes femininos

 
Vai realizar-se no próximo fim-de-semana a fase final do campeonato distrital de cadetes femininos em basquetebol.
A partir de sexta-feita em Paços de Brandão, às 20h00, as equipas do GD Gafanha (na foto), Brandoense, Sanjoanense e Sangalhos, vão decidir a atribuição do troféu de campeão distrital.

Fonte: Terra Nova

11/01/2011 Procura de roupas por carenciados intensifica-se


A Igreja Evangélica da Gafanha da Nazaré procedeu a uma nova distribuição de roupas quentes. Antes da abertura das portas, já havia pessoas à espera
À semelhança dos últimos anos, a Igreja Evangélica da Gafanha da Nazaré voltou a realizar, durante a tarde do último domingo, uma distribuição de roupas, cobertores e brinquedos a pessoas carenciadas desta freguesia ilhavense e não só.
De acordo com elementos do Departamento de Senhoras daquela Igreja, este ano a afluência foi muito superior à dos anos anteriores e a procura “foi tão intensificada que, antes da hora marcada, já estavam pessoas à espera da abertura da porta”.

11/01/2011 Cortejo dos Reis renovado na Gafanha da Nazaré

 
Realizou-se no domingo na Gafanha da Nazaré o Cortejo dos Reis, de tradição secular. Desta feita, com ares de renovação, que os tempos são outros. Mais exigentes, sob o ponto de vista artístico. Ainda bem, para não se sentir qualquer tipo de desânimo.
Em jeito de agradecimento pela participação de tanta gente, o nosso Prior, Padre Francisco Melo, valorizou o espírito de renovação, sentido na forma como os autos foram representados, mas também no modo como alguns “quadros” foram cuidadosamente preparados. Tudo, referiu, "para que esta tradição se mantenha; tradição que é de alegria, de cor, de festa, de encontro, mas também de liberdade, porque não houve inscrições nem foi preciso pagar para as pessoas participarem; hoje todos fomos Reis, porque viemos ao encontro do Deus-Menino com as nossas ofertas".

11/01/2011 GD Gafanha leva basquetebol às escolas

 
A Secção de Basquetebol do Gafanha, em parceria com o Illiabum e o Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, entra na quinta semana de trabalho, no âmbito do projecto de promoção do basquetebol nas escolas primárias ilhavenses.
O projecto "Na Escola Mais Desporto Que Nunca", tem por objectivo "aliciar" jovens para a prática permanente do basquetebol.
Esta semana os treinadores especializados do GD Gafanha (na foto), trabalharão com jovens das escolas, Santa Maria Manuela, Marinha Velha, Cambeia, Chave e Praia da Barra, num total de cerca de 80 estudantes do 1.º ao 4.º ano de escolaridade.

Fonte: Terra Nova

11/01/2011 Mudanças na manutenção das piscinas municipais de Ílhavo

 
O executivo municipal de Ílhavo adjudicou os “Serviços de Outsourcing nas Piscinas Municipais” à firma Manvia (pertencente ao grupo Mota-Engil). Esta empresa fica responsável por limpeza e manutenção de equipamento electromecânico pelo valor de 106 mil euros pelo período de um ano.

Segundo explicou Ribau Esteves, presidente da autarquia, a actual empresa cumpria mas ficou em segundo lugar no concurso e a larga distância da empresa vencedora. O presidente da câmara espera, agora, uma transição tranquila no dia 31 de Janeiro, de forma a "fazermos esta transição com toda a tranquilidade para que não haja nenhuma quebra na qualidade de serviços. Muito pelo contrário, que a mudança seja no sentido qualitativo".

10/01/2011 Aveiro: Vendedores descontentes com mudanças na feira semanal de S. Jacinto


Os vendedores de etnia cigana não aceitaram bem a organização e os preços da nova feira de S. Jacinto, mas no final resolveram ficar
Os comerciantes de etnia cigana que vendem na feira semanal de domingo em S. Jacinto juntaram-se ontem de manhã para protestar contra o espaço exíguo que passarão a ocupar a partir de agora.
Paulo Jorge Santos era um dos comerciantes mais inconformados: “Viemos para aqui porque fomos obrigados e agora verificamos que os lugares têm apenas seis metros, o que é pouco”. Para expor todos os seus produtos, “precisávamos de oito ou 10 metros e já o dissemos ao senhor presidente da Junta”, acrescentou.

09/01/2011 GD Gafanha vence em Calvão (49-53), antes de receber o Estoril para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

 
A equipa sénior feminina do GD Gafanha foi hoje vencer a Calvão, (49-53), em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão.
O Gafanha que, no próximo domingo, recebe o Estoril, em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Fonte: Terra Nova

“Jornal Gafanhoto Edição 52"


Recentemente lançada a versão 52 do nosso jornal "Gafanhoto", aqui vos deixamos a versão digital.



Fonte: ESGN

Monografia da Gafanha


"Denomina-se GAFANHA toda a região arenosa dos concelhos de Ílhavo e Vagos com cerca de 25 quilómetros de comprimento por 5 de largura, abraçada do Norte ao Sul (lado poente) pelo rio Mira e do Norte ao Sul (lado nascente) pelo rio Bouco, afluentes da Ria-de-Aveiro, e confinando pelo Sul com uma linha que, saindo dos Cardais de Vagos, vai fechar ao Norte do lugar do Poço-da-Cruz, freguesia de Mira. Pela identidade da sua origem, topografia, condições de vida, costumes, etc., consideramos como uma continuação da Gafanha a duna situada naqueles dois concelhos, entre o Oceano e a Ria".

Padre João Vieira Rezende

GAFANHA - ESTORIL, NA TAÇA DE PORTUGAL FEMININA


No Domingo, dia 16 de Janeiro de 2011, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré, a equipa de Séniores Femininas do Gafanha Esporgel disputa a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, recebendo a equipa do Estoril Basket, que também disputa a 1ª Divisão Nacional.
.
Outros jogos nesta 3ª Eliminatória - Sul:
- CP Esgueira x Montijo BandaBasket
.
Desejamos muita sorte às nossas meninas, confiando que vão lutar como sempre, para garantir o acesso aos 1/8 Final, onde já entram no sorteio as equipas da Liga Feminina.
 
 

Cortejo dos Reis

Realizou-se hoje mais um Cortejo dos Reis na Gafanha da Nazaré. Não sendo uma actividade do Grupo Etnográfico, não queríamos porem, deixar passar em claro esta mostra da cultura deste povo das Gafanhas. Dizem os mais antigos que este cortejo já se realiza à mais de cem anos. Não sei se será verdade mas, nós acreditamos e que esta mostra de tradições se mantenha por outros cem. Aqui ficam algumas fotos.
 
Uma Gafanhoa dos sete costados
 
Fonte: GEGN
 

09/01/2011 I Divisão da AFA: GD Gafanha perde em Estarreja (2-0)


O GD Gafanha foi esta tarde derrotado em Estarreja (2-0), em jogo da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores