Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

22/01/2011 RTP2 transmite este domingo (21h00) documentário sobre vida no Creoula


A RTP2 transmite este domingo um documentário sobre a vida a bordo do último lugre português da pesca do bacalhau. No Creoula, três antigos pescadores da grande faina contam as razões das suas escolhas. Recordam as campanhas de seis intermináveis meses nas águas geladas dos bancos da Terra Nova e as duras condições de vida e de trabalho da sua juventude. Um filme realizado por Elsa Sertório e Ansgar Schäfer, produzido pela Kintop. Para ver às 21h00 de Domingo. O documentário "A Outra Guerra" estreou no Festival DocLisboa, no passado mês de Outubro.

Fonte: Terra Nova

Unidade Diesel CP1902

Tinha aqui guardada uma fotografia de uma das unidades diesel da CP, CP1902, que costuma regularmente visitar o Porto de Aveiro para o transporte de várias cargas. Esta fotografia foi tirada no dia 5 de Julho de 2010, ainda em pleno Verão.


O Ramal do Porto de Aveiro, que muito tem dado que falar, foi um investimento feito no intuito de aumentar a competitividade e permitir uma maior expansão do nosso porto. Disso não podemos ter dúvidas, praticamente todos os grandes portos do mundo têm acesso por ferrovia, sendo esta uma das forma de melhor escoar ou receber carga, e de ligar o Porto de Aveiro a outros países.

Contudo, de nada vale ter excelentes acessos para o transporte de carga por terra, se não se melhoram os acessos por via marítima. Refiro-me claro, à importância da dragagem do canal de acesso e à extensão do molho Norte, para que navios de maior porte possam entrar no nosso porto, desta forma dando maior utilidade à linha ferroviária.

Esperemos que as obras de melhoria sigam da melhor forma, e que o Porto de Aveiro continue no bom caminho, para que hajam sempre navios para fotografar e colocar aqui no blog.

Estudo de Impacte Ambiental do Projecto da Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro:
Espero que tenham gostado e até à próxima.

Fonte: Roda do Leme

Cortejo dos Reis 1

Em jeito de rescaldo, aqui ficam as últimas fotos do Cortejo dos Reis 2011. De salientar, pela positiva, que este ano algumas pessoas atendendo ao pedido feito pelo nosso Pároco, procuraram trajar com o maior rigor possível. Aqui ficam algumas fotos e que para o ano seja ainda melhor.
Duas gerações de pastores
 
Fonte: GEGN
 

21/01/2011 Ílhavo: Nova praia na Costa Nova pode vir a ser realidade



Ideia, que será ponderada no âmbito da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, visa descongestionar praias da Barra e da Costa Nova
A ideia de uma terceira praia no município de Ílhavo poderá ganhar consistência no âmbito do processo de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POOC), cujo projecto de elaboração se encontra em fase final de concurso.
A nova praia – a Sul do Parque de Campismo da Costa Nova, até ao limite com a praia da Vagueira - funcionaria como alternativa às duas existentes no município ilhavense - Barra e Costa Nova -, sempre congestionadas na época balnear.

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha no dia 22 de Janeiro

20/01/2011 “Os Verdes” questionam abate de árvores no campismo da Barra


O partido ecologista “Os Verdes” questiona o Governo sobre o abate de árvores no parque de campismo da Barra. Num requerimento subscrito pelo deputado José Luís Ferreira pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas sobre o abate de árvores no parque de campismo da Barra em Ílhavo.
Lembra que uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» deslocou-se ao parque de campismo no dia 23 de Dezembro “para constatar o abate de árvores, nomeadamente pinheiros, numa área de cerca de um hectare”.
Segundo um responsável pela empresa concessionária daquele parque de campismo municipal, a decisão do abate ter-se-á justificado pelo facto do Gabinete Técnico Florestal ter constatado a presença de doença nas árvores em questão, sem no entanto identificar a doença; tendo esta decisão sido tomada em conjunto com a Câmara Municipal de Ílhavo.

19/01/2011 Secção de atletismo do Gafanha faz balanço positivo a 2010


Terminado o ano de 2010, é altura de avaliar o trabalho desenvolvido pela Secção de Atletismo do Grupo Desportivo da Gafanha (GDG), lembrando as provas principais em que estiveram presentes os seus atletas, bem como as respectivas prestações e marcas obtidas. Os treinos decorrem na Pista do Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré, de segunda a sexta, entre as 19 e as 20, com um grupo que se espera vir a aumentar neste ano.
Definindo a proximidade do local das provas como primeira condição de participação, em virtude do controlo de custos nas deslocações, os responsáveis pela Secção constatam não ser fácil acumular as funções de treinador e seccionista, face às exigências profissionais e familiares na gestão dos parcos recursos disponíveis. Contam, acima de tudo, com a determinação, sacrifício pessoal e prazer de correr, como método fulcral de trabalho para ir mantendo o espírito de conquista em alta. A partilha de excelentes momentos de convívio e o prazer pela modalidade valem as inúmeras horas de treino e dedicação, mesmo que os resultados fiquem aquém das expectativas.

19/01/2011 Filarmónica Gafanhense lança CD e apresenta músicas originais


A Filarmónica Gafanhense inicia domingo, no final da Missas, a venda do primeiro CD. A Música Velha, fundada em 1836, celebra este ano os 175 anos e o lançamento do CD é um dos momentos altos da celebração. As composições foram gravadas desde o Verão em sessões no renovado Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Com algum atraso, confessa o presidente da direcção da Filarmónica, mas com alegria.
"A direcção, o director artístico e os músicas há muito tinham manifestado desejo de gravar o seu primeiro cd. Chegou a hora e a possibilidade de concretizar tal vontade. Gravámos assim que o CC da Gafanha foi reaberto. Gravámos coisas novas e estivemos à espera que a Sociedade Portuguesa de Autores desse autorização para o lançamento. Mas tivemos o azar de não ter autorização de Inglaterra para a utilização de duas peças”, refere o responsável pela Filarmónica Gafanhense.

19/01/2011 Aveiro: Câmara deverá anular extinção do meio-bilhete nas viagens para S. Jacinto


O aviso da empresa municipal será cumprido, cobrando bilhete inteiro até deliberação do Executivo camarário que permitirá voltar ao meio-bilhete
A extinção do meio-bilhete, anunciado recentemente pela MoveAveiro, apenas se concretizará durante um período de tempo até ser reintroduzido nas viagens entre S. Jacinto e o Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, beneficiando crianças, pessoas idosas e deficientes. O aviso da empresa municipal será cumprido, cobrando bilhete inteiro àqueles três grupos, até deliberação do Executivo camarário que permitirá voltar ao meio-bilhete.
A cobrança de meio-bilhete é uma prática invulgar nos serviços de transportes, fluviais ou terrestres, mas será tida em conta a “especificidade” de S. Jacinto, que permitirá reduzir o custo da travessia àqueles grupos etários, segundo apurou o Diário de Aveiro.

Jornal Timoneiro - mês de Janeiro/2011



Paróquia
» Faleceu o António Morais: um católico empenhado na comunidade paroquial
» Cortejo dos Reis com novidades

A Nossa Terra
» Misericórdia de Ílhavo tem novos corpos gerentes: João Manuel Pereira da Bela é o novo Provedor
» A "Sagres já regressou
» Eliana Mouta Machado: Uma voluntária ao serviço da paróquia

Destaque
» P.e Pedro José tomou posse como vigário paroquial

Ecos do Lar
» Era uma vez o Natal de antigamente: 6 ideias elaboradas em tertúlia com utentes do centro social

Ruas e Avenidas
» Rua Complexo Desportivo da Gafanha: Homenagem a todos os que contribuíram para a construção do Complexo Desportivo

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos da Paróquia da Gafanha da Nazaré

Diocese
» Mensagem do Bispo de Aveiro: Natal, dom de Deus à Humanidade

2011: Vida nova?
» P.e Francisco Melo


18/01/2011 Árbitros internacionais Paulo Costa e Jorge Sousa em acção de formação na Gafanha da Encarnação


A Escola Básica da Gafanha da Encarnação vai receber a visita de árbitros de elite de futebol, numa acção de formação de arbitragem, no âmbito de um projecto de Desporto Escolar do ISMAI, da responsabilidade de um núcleo de estágio.
Jorge Sousa e Paulo Costa, árbitros internacionais, deslocam-se aquele estabelecimento de ensino na próxima sexta-feira, às 10h30, para uma sessão de esclarecimento sobre arbitragem ao mais alto nível.
António Carapinheira, um dos promotores da acção, integra um grupo de estágio de alunos do Instituto Superior da Maia e disse, em declarações à Terra Nova, que se optou "por escolher expoentes máximos da arbitragem em Portugal que partilharão experiências e conhecimento com os participantes na acção e a iniciativa será certamente um êxito", referiu.

Fonte: Terra Nova

17/01/2011 Administração Hidrográfica exige estudos sobre nova praia a Sul da Costa Nova


A Administração Hidrográfica do Centro coloca condições à criação de uma nova zona balnear a sul da Costa Nova. Segundo o site Notícias de Aveiro, a ideia lançada nas últimas autárquicas pelo PS terá merecido do PS uma proposta em sede da discussão pública da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Ovar – Marinha Grande. A autarquia também parece dar força à ideia e a nova praia poderia ser criada a norte do Parque de Campismo da Costa Nova.
A Administração Hidrográfica do Centro torce o nariz à criação de novas praias tendo em conta a erosão costeira e a necessidade de evitar pressões sobre o litoral. Para a estrutura liderada por Teresa Fidélis a decisão deve merecer estudos actualizados.

Fonte: Terra Nova

17/01/2011 Brandoense campeão distrital de cadetes femininos. GD Gafanha vice-campeão

 
O Brandoense sagrou-se este fim-de-semana campeão distrital de cadetes, em basquetebol feminino. A equipa de Paços de Brandão venceu na final do campeonato o GD Gafanha.
Brandoense, GD Gafanha e Sanjoanense apuraram-se directamente para a fase final do campeonato nacional da categoria.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 18ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados da 18ª Jornada


G.D.MILHEIROENSE1 - 1S.C.PAIVENSE
R.D.AGUEDA0 - 1A.D.SANJOANENSE
A.D.C.R.OIA0 - 2G.D.MEALHADA
A.D.OVARENSE FUTEBOL0 - 3A.C.CUCUJAES
G.D.S.ROQUE2 - 1S.C.FERMENTELOS
J.D.CARREGOSENSE3 - 1J.A.PESSEGUEIRENSE
C.D.ESTARREJA3 - 3C.F.U.LAMAS
U.D.MOURISQUENSE1 - 1G.D.GAFANHA
CD.PACOS BRANDAO0 - 0AD.VALECAMBRENSE



Tabela Classificativa em 17/01/2011


1º  A.D.SANJOANENSE181224351638
2º  J.D.CARREGOSENSE181062381536
3º  C.D.ESTARREJA181062281136
4º  R.D.AGUEDA181206291936
5º  A.D.VALECAMBRENSE181044281934
6º  G.D.GAFANHA18855382229
7º  C.D.PACOS BRANDAO18765211927
8º  G.D.S.ROQUE17746282225
9º  S.C.PAIVENSE18738272324
10º  G.D.MEALHADA18738262624
11º  U.D.MOURISQUENSE17584262023
12º  A.C.CUCUJAES18729213323
13º  C.F.U.LAMAS18648312722
14º  G.D.MILHEIROENSE18576211922
15º  S.C.FERMENTELOS184311162615
16º  A.D.OVARENSE FUTEBOL185013144715
17º  J.A.PESSEGUEIRENSE184113174013
18º  A.D.C.R.OIA18301519599



Próxima jornada:
30/01/2011 -  15h00
G.D. GAFANHA - C.D.PACOS BRANDAO

Fonte: AF Aveiro

16/01/2011 I Divisão da AFA: Mourisquense e GD Gafanha empatam (1-1)


O GD Gafanha empatou esta tarde em Mourisca do Vouga (1-1), com o Mourisquense, em jogo da primeira jornada da segunda volta da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores