Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

29/01/2011 Gafanha recebe Paços Brandão este domingo às 15h00


Depois da eliminação na Taça distrito de Aveiro frente ao Valonguense, da II divisão distrital, o Gafanha retoma amanhã o campeonato da I divisão distrital. Recebe o Paços Brandão em jogo marcado para as 15h00 na semana em que quatro jogadores acabaram por estar afastados da equipa. Entretanto já terão sido reintegrados.

Fonte: Terra Nova

29/01/2011 “Orelha Negra” no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré


Espectáculo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. “Orelha Negra” é um dos mais interessantes projectos em solo nacional baseado no funk e no soul com alguns sinais de hip-hop. No projecto integram-se vozes conhecidas do panorama audiovisual português. Para ver às 22h00. Os bilhetes custam 5 euros.

Fonte: Terra Nova

29/01/2011 Cortejo de Reis na praia da Barra este domingo ao início da tarde


A Praia da Barra sai à rua para o tradicional Cortejo de Reis. O programa prevê a saída da Igreja por volta das 13h30. Depois da passagem pelas principais artérias da praia da Barra haverá leilão de oferendas.

Fonte: Terra Nova

29/01/2011 Funerais das vítimas de acidente no Alentejo marcados para esta tarde


Vão hoje a sepultar os corpos das três vítimas mortais do acidente no Alentejo. Os três funcionários da empresa “Mário António Lopes” eram naturais do concelho de Ílhavo. Dois funerais estão marcados para as 15h30 na Gafanha da Nazaré e o terceiro será realizado na Gafanha da Encarnação a partir das 16h30. O acidente ocorreu na Quinta-feira no IP2 entre Monte do Trigo e Portel, no distrito de Beja, e terá resultado de uma colisão entre viaturas. Um dos feridos, único sobrevivente que seguia na carrinha dos operários, já foi transferido para Aveiro.

Fonte: Terra Nova

28/01/2011 Vítimas mortais do acidente no IP2 eram da Gafanha da Nazaré

 
As três vítimas mortais da colisão ocorrida ontem às 15h26, no IP2, entre Monte do Trigo e Portel, no Alentejo, eram da Gafanha da Nazaré. Nelson Ribau, de 34 anos, Josefino Caçoilo, de 55, e Daniel, de 20 anos, assim como um dos feridos, de 33, eram ocupantes da carrinha Hyundai, propriedade da empresa de climatização e gás Manuel António & Lopes, sediada na Gafanha da Nazaré, e estavam em serviço no Alentejo.

Segundo avança o jornal Correio da Manhã, tendo por base as informações da GNR, que está a investigar as causas do sinistro, tudo terá acontecido quando a carrinha Hyundai, que seguia no sentido Sul-Norte, entrou em despiste, acabando por colidir com o todo--o-terreno numa recta. O piso molhado pode ter contribuído para o desastre.

Foto:Correio da Manhã

Fonte: Terra Nova

Indumentaria da Mulher da Gafanha 8


Sobre toda esta indumentaria usava-se o mantéu de fraldilha, espécie de opa sem abertura de passagem para os braços, e com tira de ourelo em chapa pela orla. Apoiado sobre os ombros em volta do pescoço, sobressaía por cima uma espécie de gola, bastante saliente, chamada o refego. Este refego era um pedaço da mesma teia de fraldilha, redobrado e repregado sobre si e cosido com fio de vela, terminando na frente por duas fitas castelhanas para segurar sobre os ombros. Ainda se usava em 1885.
Veio finalmente o capote de bom pano e com talhe igual ao do mantéu, mas muito mais comprido, chegando alguns quase ao tornozelo. Uma fita larga, de veludo, com arabescos ou lavrada em ramos, cobria em chapa a gola de bicos e as folhas pela frente e junto à orla.

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha nos dias 29 e 30 de Janeiro



27/01/2011 Mergulhadores detidos na apanha ilegal de ameijoa

 
O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro da GNR identificou três indivíduos quando andavam na apanha da amêijoa com recurso a equipamento de mergulho, em local e horário proibidos.
Os equipamentos utilizados ficaram apreendidos e a amêijoa, num total de 30 quilos, foi devolvida ao meio natural.

Fonte: Terra Nova

27/01/2011 Bar do Parque de Campismo da Gafanha da Nazaré encerrado

 
O Bar do Parque de Campismo da Gafanha da Nazaré foi encerrado após uma intervenção da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e só voltará a abrir depois de cumprido o plano de recuperação do parque.

Dinis Gandarinho dirigente do Grupo Desportivo da Gafanha, clube responsável pela exploração do parque, confirma a visita dos inspectores da ASAE e o encerramento. "Tivemos uma visita, de facto. Não nos disseram para fecharmos o espaço mas deram indicações de que seria necessário proceder a algumas rectificações e nós decidimos encerrar temporariamente esse espaço", explicou o dirigente.

27/01/2011 Mestres de embarcações respondem em processo de homicídio por negligência


O Ministério Público da Comarca do Baixo Vouga avança com a acusação sobre os dois mestres de embarcações que colidiram na ria no dia 27 de Setembro de 2009 num abalroamento que viria a provocar a morte a 3 pessoas. Segundo informação avançada pelo site “notíciasdeaveiro” os mestres vão responder em processo de homicídio por negligência.
Os dois mestres, residentes em São Jacinto, tripulavam duas embarcações que colidiram numa manhã de nevoeiro e de visibilidade reduzida. O "Alquimia do Mar" abalroou o "Vera Cristiana" tendo provocado a morte a três ocupantes desta segunda embarcação.
Ainda segundo informação avançada hoje pelo JN, a acusação do Ministério Público diz que os mestres das duas embarcações conduziram em "desrespeito absoluto e grosseiro pelas regras de segurança marítima".

Fonte: Terra Nova

26/01/2011 Escola de Música Gafanhense reúne em AG


Está marcada para hoje a Assembleia-Geral da Escola de Música Gafanhense. Apresentação e votação de relatório e contas e plano de actividades constituem os pontos na agenda. O encontro às 20h30 nas instalações da Escola de Música na antiga Casa do Povo servirá também para discutir o futuro da escola. Este projecto educativo envolve 60 alunos e, segundo o dirigente José Gabriel, vive de forma sustentável. “A escola está equilibrada mas equilibrada porque vamos crescendo pouco-a-pouco com as limitações. A Gafanha tem uma juventude que permitira crescer mais e, nesse sentido, se tivéssemos outra visibilidade e infraestrutura conseguiríamos crescer mais. Aí, se calhar, já não se tornaria tão estável”, adianta o dirigente.

26/01/2011 Grupo do “Limpar Portugal” doa material de protecção ao CASCI


O grupo de Ílhavo que aderiu à acção, no ano passado, vai oferecer luvas, óculos e máscaras aos utentes do CASCI que necessitam deste material para trabalhar
O grupo de Ílhavo que participou na acção “Limpar Portugal” decidiu doar ao CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo) todo o material de protecção que sobrou da sua actividade, no ano passado, desde luvas a óculos, passando por máscaras e sacos.
Recorde-se que o projecto “Limpar Portugal” consistiu num movimento cívico que pretendeu, no ano passado, num só dia e através da participação voluntária, limpar a floresta portuguesa e remover todo o lixo indevidamente depositado nos espaços verdes. Foram mais de 100 mil as pessoas que aderiram à iniciativa.

Inauguração das Obras de Qualificação do Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação


Realiza-se no próximo Sábado, dia 29 de Janeiro, a inauguração das obras de qualificação do Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação.
A inauguração inclui uma Tarde Desportiva, com o seguinte programa:

14h45 – Ílhavo Andebol Clube / C.D.S. Bernardo “B”
              Campeonato Nacional de Andebol – Iniciados Masculinos 2.ª Divisão
16h00 – Exibição Desportiva (Ginástica e Dança)
              Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da Gafanha da Encarnação
17h00 – Cerimónia de Inauguração
17h30 – NEGE / Casa Povo Esgueira
              Campeonato Distrital de Futsal 2.ª Divisão

Fonte: CM Ílhavo

Resultados das Eleições Presidenciais nas Gafanhas


Concelho de Ílhavo

Inscritos - 34.836  
Votantes - 14.587 
Abstenção - 58,13%

Freguesias:
Gafanha do Carmo
Gafanha da Encarnação
Gafanha da Nazaré
S. Salvador (Ílhavo)


CRÓNICA DE EQUIPA NA JORNADA DE SUB16 MASCULINOS


SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Distr.1 - 5ª Jor.):
GICA, 47 - Gafanha Luís Óptica, 84
.
No Domingo, dia 23 de Janeiro de 2011, a nossa equipa de Sub16 deslocou-se a Águeda para defrontar a equipa do GICA, jogo que contou para a última jornada do Campeonato Distrital. Sabíamos que já tínhamos o primeiro lugar garantido após a vitoria contra a Ovarense B no sábado mas é sempre bom acabar esta fase só com vitórias e foi assim que se passou. Só contámos com 9 jogadores, mas conseguimos entrar bem no 1º período o que nos deu logo uma vantagem de 20 pontos. No 2º baixámos a nossa concentração e eles foram marcando vários pontos e ganhando vários ressaltos ofensivos, a nossa defesa estava muito mal… Nos restantes períodos conseguimos manter a vantagem de 30 pontos e acabamos por ganhar 47-84. Foi um jogo em que podíamos ter dado muito mais, entrar mais concentrados e ganhar por uma maior vantagem mas não o conseguimos fazer. Acabada esta fase, esperamos arranjar a vaga no Inter-Associações porque foi por que isso que andámos a “lutar”.
.
Por: Ricardo Martins, atleta Sub-16

Fonte: GDG Basquetebol

Gafanha da Nazaré e a História da Construção Naval!

 Sarabando com histórias dos Estaleiros

Quando estava previsto que a aula de Comunicação, com a presença de 15 alunos, da Directora da US e do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra, seria para falar da actual cidade, eis que o orador de uma forma admirável esteve durante um hora a falar do desenvolvimento da cidade no âmbito da construção naval.
Para quem conhece Manuel Serra nada de anormal aconteceu, já que a paixão pela construção naval e pelos Estaleiros de S. Jacinto, onde trabalhou cerca de 40 anos, desde praticante de desenho até administrador, é tema que nunca se cansa se falar, não esquecendo que na turma está o Sarabando que também viveu esses gloriosos tempos da construção de navios e das obras da Barra e, se os deixássemos, ainda lá estavam hoje a contar histórias………
Foi uma autêntica aula de história a qual deve ser guardada por quem de direito, pois como já alguém disse: “um povo sem memória é um povo sem história.”
O orador começou por descrever o que eram os estaleiros navais nos anos 30, até aos 60, altura do grande crescimento da região, seja na construção naval, nas empresas de pesca e no comércio e indústria que floresceu na região, lembrando um grande politico da altura, Francisco Vale Guimarães, grande defensor da região que afirmou que o Distrito de Aveiro podia vir a ser uma grande região, pois tinha tudo para isso: A indústria naval e o mar, na Gafanha da Nazaré, a Norte os lacticínios, em Águeda, a industria e a Sul agricultura/ vinho.

Linha Plimsoll

 
A marca de Plimsoll é uma marcação pintada no casco dos navios mercantes, que indica o limite de até o qual o navio pode ser carregado em segurança. O seu nome deriva do deputado inglês Samuel Plimsoll, que em 1876 introduziu a marca como uma forma rápida de verificar se um navio estava carregado acima das sua capacidade de flutuação, numa alteração à Lei da marinha Mercante (1871 Merchant Shipping Act) no parlamento Britânico.
A marca inicialmente era só composta por um círculo atravessado por uma linha horizontal, posteriormente foi adicionada ao lado uma escala alinhada pelo valor S. Mais recentemente ao lado da marca estão as iniciais da sociedade classificadora que certificou o navio (BV Bureau Veritas, LR Lloyd's Register, etc).
Linha de Plimsoll.
As marcas são precedidas da letra L (do inglês lumber) quando a carga é madeira; para todas as outras cargas não há prefixos. Nos navios de passageiros há um conjunto adicional de marcas, derivado do facto de, apesar das suas dimensões, a sua área útil de carga ser menos, pois a maioria desse espaço é ocupado por camarotes, salas comuns, restaurantes, etc.

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - 3ª Jornada


Disputou-se no passado dia 22 de Janeiro na sala da fonte na Gafanha da Encarnação o encontro referente à 3ª Jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Tendo como referencia o ano de 2010 a AXGE recebeu tambem à 3ª Jornada a A.A. Coimbra II, tendo averbado um empate a 2 com o nosso ex-jogador Rui Ferreira e Nelson Ribau a vencerem as suas partidas.

Desta feita a equipa voltava a apresentar a mesma constituição da 1ª jornada regressando Ricardo Alvarez e saindo José Marques.
Cristiano Tieres que foi um atleta importante em 2010, tendo disputado 6 das 7 partidas, continua a aguardar a sua estreia na prova.

João Teixeira Filipe, Confrade de Honra da Confraria do Bacalhau

João Zagalo

João Teixeira Filipe, com o seu “nome de guerra” João Zagalo, nasceu na Gafanha da Nazaré a 28 de Agosto de 1924.
Na sua juventude foi carpinteiro naval nos então célebres “Estaleiros Mónica”. Mas veio a celebrizar-se como homem do dóri, na pesca à linha do bacalhau, na famosa Faina Maior.
Foi um primeira linha, um audacioso e afortunado pescador especial, pois pescava mais de 200 quintais de bacalhau por campanha.
Sozinho no meio do mar, no seu pequeno dóri, enfrentando os mares gélidos da Terra Nova ou da Groenlândia, carregava o seu dóri de bacalhau, vinha a bordo descarregá-lo e voltava a enchê-lo de novo com o fruto da sua pescaria. Chegado ao navio, ainda vinha escalar o bacalhau. Era um trabalho verdadeiramente árduo.
Chegou a ser agraciado com o prémio Engenheiro Ramirez pelo Grémio dos Armadores dos Navios da Pesca do Bacalhau.
É com enorme orgulho que a Confraria Gastronómica do Bacalhau presta esta simples homenagem a este Lobo do Mar, que representa tantos outros que passaram anonimamente pela Faina Maior e ajudaram a escrever  páginas da história deste Concelho e de Portugal.
Enviado por Carlos Duarte, da Confraria Gastronómica do Bacalhau

25/01/2011 Escola de Música e Filarmónica preparam acordo de colaboração


Escola de Música Gafanhense e Filarmónica Gafanhense deverão avançar a breve prazo para um acordo que possibilite a colocação da Escola como entidade formadora em colaboração com a Filarmónica. O projecto faz parte dos objectivos dos órgãos sociais das instituições. Segundo José Gabriel, da direcção, com esse estatuto formador, a escola dá mais um passo na consolidação do projecto. “Crescer? Temos que ser criativos. Os tempos não são propícios mas temos que unir esforços. Vamos unir com a Filarmónica e fazer um protocolo com quem nos é próximo. Unindo temos que arranjar capacidade de crescer e oferecer maior qualidade de serviço e isso envolve a questão das instalações”, realça o dirigente da Escola de Música.

“Centro Sócio-Cultural da Costa Nova – Elaboração de Projecto” – Adjudicação


O Executivo Municipal deliberou adjudicar à firma ARX Portugal Arquitectos, Lda. a elaboração do projecto do edifício do Centro Sócio-Cultural da Costa Nova pelo valor de 184.688,90 euros + IVA e um prazo de execução de 4 meses.

O edifício do Centro Sócio-Cultural da Costa Nova irá ficar localizado entre a Capela Nova e as instalações do CASCI, integrando no mesmo edifício duas componentes autónomas em termos de relação funcional e de vivência, diferenciando-se uma área para actividades sócio-culturais (salas de reuniões, auditório polivalente com palco) e outra para a instalação da Extensão de Saúde.

Fonte: CM Ílhavo

24/01/2011 Gafanha da Encarnação: Eduardo Conde elogia trabalho dos Escuteiros Marítimos

 
O Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação (na foto), aplaude a iniciativa de jovens do Agrupamento de Escuteiros Marítimos da Costa Nova que planeiam uma viagem de carro à Suécia, para a participação no "Jamboree Mundial".
Eduardo Conde realça a importância de colocar os jovens a organizar a iniciativa e o planeamento da viagem, "é muito importante para a sua formação individual e colectiva e para a difusão da imagem da Gafanha da Encarnação na Europa" até porque a Freguesia da Gafanha da Encarnação "tem ambições naturais e lógicas na área do turismo", disse Eduardo Conde na apresentação da viagem dos escuteiros da Costa Nova à Suécia no Verão de 2011.

Fonte: Terra Nova

GDG 4 x AC Luso 1


Numa deslocação longa até ao Luso, para defrontar o Atlético local, os Juniores do GDG não fizeram uma exibição suficientemente agradável. Embora tenham conseguido os 3 pontos fulcrais para continuar a alimentar as suas aspirações, os comandados por JTA foram pouco objectivos na hora de rematar à baliza. Uma imagem muito diferente do Gafanha que empatou contra o Beira - Mar da semana passada.
É importante manter o ritmo competitivo e não sofrer este tipo de quebras. Com este resultado, o GDG mantém o terceiro lugar da tabela classificativa, agora a 2 pontos do líder Covão do Lobo, uma vez que, este perdeu com o Beira - Mar. 

Fonte: GDG Futsal Juniores

CRECUS 1 x GDG 3


Depois de três jogos e mais de um mês sem ganhar, os Juvenis do Gafanha foram a São João de Loure bater o CRECUS por 3-1 e regressaram aos bons resultados neste Campeonato Distrital - Zona Sul.

Em mais um jogo fora em que entrámos de forma pachorrenta e com pouca atitude competitiva, vimos o CRECUS adiantar-se no marcador numa perda de bola do último homem em zona de ataque. Mesmo em desvantagem, o GDG continuou a ter o domínio completo em termos de posse de bola, mas pecava sempre na hora de finalizar à baliza. Quando perdemos a vergonha de rematar, crescemos no jogo e restabelecemos o empate com que se foi para o intervalo.

Para a segunda parte, o intervalo foi bom conselheiro e fizemos uma boa etapa complementar. Sem deslumbrar, o GDG teve sempre mais bola, arrumou cedo a questão do vencedor, com dois golos no espaço de dois minutos e ainda dispôs das melhores ocasiões para dilatar o marcador. A partir daí, face aos poucos jogadores disponíveis, fizemos uma boa gestão do resultado, obrigando sempre o adversário a não ter bola para conseguir reagir à desvantagem.

Associação de Futebol de Aveiro

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Alterações das jornadas indicadas em Comunicado Oficial n.º 109

Por motivo da marcação das Eleições Presidenciais para o próximo Domingo, a Associação de Futebol de Aveiro informa quais as alterações a realizar na jornada do dia 23Jan2011 no seu Comunicado Oficial n.º 109 de 09Dez2010, para o qual agradecemos a melhor das atenções:

- N109_ADIAMENTO DE JORNADAS POR ELEICOES PRESIDENCIAIS

Fonte: AF Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores