Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Está quase...

 
Olá caros amigos seguidores,
já vai algum tempo...que saudades... de facto o tempo tem sido muito curto, mas já faltou mais... a disponibilidade será maior com certeza nos próximos meses...Por agora, aqui ficam novas fotos do Vouga LAURA, obra do meu talentoso irmão, lá por terras de onde nasce o rio que dá nome à classe. A primeira camada está quase... falta o resto...navegará este ano pelas águas da nossa ria?...Aceitam-se apostas...ou será que já as há?!
 
 

11/02/2011 Faltam cais de pescadores na Gafanha de Aquém e Gafanha da Nazaré

 
Faltam cais de apoio à pesca artesanal na região de Aveiro. O alerta é lançado por Adelino Palão, novo presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA), que dá como exemplos a ausência de cais na Gafanha de Aquém e na Gafanha da Nazaré e aponta também a necessidade de obras nos cais da Costa Nova, Torreira e Furadouro.

Na Gafanha de Aquém, o porto de apoio aos pescadores há muito que vem sendo prometido, mas ainda não passou à prática. "Temos a necessidade de construir lá uma marina, que não era preciso ser muito grande e até era de fácil construção", reivindicou Adelino Palão. Também na Gafanha da Nazaré, "os pescadores tiveram que meter os barcos na zona da EPA, em estacas, sem condições", reclama o presidente da APARA.

Em entrevista ao programa "Conversas", Adelino Palão frisou que, os pescadores "precisam de ter as suas embarcações zeladas, em lugar seguro, aconchegadas também dos furtos", algo que não acontece em algumas zonas da ria de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

Uma História de lobisomens


O Janicas, já falecido, era pessoa simples e honesta. Era lavrador. Ficara sem pai ainda criança com um irmão mais novo e foi criado pela mãe, a Ti Albertina Janicas. Casou já “entradote”, como ele dizia.
Claro que namorava muitas cachopas mas só encalhou com a Laura, natural de Vagos onde vivia. Ia namorá-la à noite, às terças, quintas, sábados e ao domingo de bicicleta.
Contava ele:
“Já havia uma estradita de terra batida que ligava a Gafanha da Boavista a Vagos e como de costume lá fui namorar a Laura de bescleta. As casas eram poicas e ali nos cardais, a partir do pontão nem habia casa nenhuma. Não habia luz, o caminho era escuro, negro com’o breu. Nunca acontecera nada, mas naquela noite já binha p’ra casa e ali na altura dos Cardais, na Quinta da Palmirinha, sinti uma coisa sempre atrás de mim e pus-me a pedalar mais; mas, o raio da bescleta parecia que nem andava, canto mais eu pedalaba, mais a coisa corria. Parcia-me passos de animal e logo pensei: - Ó é alma penada ó balisome.
Só sumbe o que era qu’ando cheguei a casa saí da bescleta e abrim o portão. A coisa ainda introu primeiro ca mim – era o cão que partira o cadeado, fugiu e foi ao meu encontro.”
Nem estas evidências demoviam a crendice deste povo que, a par da sua profunda e convicta fé e religiosidade, era muito supersticioso, acreditando em poderes estranhos e que muito temia. (...)

Fonte: GEGN (Superstições e Crendices - VII)

Amor...


Amor com amor se paga
Sempre disseram assim,
Eu vou dar-te o meu amor
No dia de S. Valentim.

Dia de S. Valentim
É o dia dos namorados,
Gosto de ver os parzinhos
Muito, muito apaixonados.

Tenho saudades de ti
E penso que tu de mim.
Quero festejar contigo,
No dia de S. Valentim.

 
Ana Sofia Pinto nº 6 – 6º E

Fonte: Clube de Escrita EB23

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha no dia 12 de Fevereiro

10/02/2011 APARA defende criação de zonas de apanha de bivalves

 
Há um problema de sustentabilidade da pesca na Ria que urge acautelar.
O alerta é lançado por Adelino Palão, o novo presidente da APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), que refere que o problema se faz sentir com maior incidência na apanha de bivalves. Adelino Palão diz que a associação está atenta a esta questão e até já tem propostas para acautelar a sustentabilidade da apanha de bivalves na ria. “O meu maior sonho, com a colaboração dos mariscadores, é defender a ria criando zonas de pesca.
Criando zonas os pescadores saberiam quando se poderia apanhar bivalves e quando não seria possível.
Quando a zona estivesse a perigar demandavam outra zona com bivalves bons para comercialização e a outra ficaria em descanso”, explica Adelino Palão com uma medida que a APARA pretende implementar na ria.

Fonte: Terra Nova

Fátima Bola na US para falar de ética e comunicação

Fátima Bola com Carlos Duarte, que apresenta a convidada

Ética, do grego ethos,
modo de ser, carácter, comportamento

Foi pouco o tempo para os 17 alunos da turma de Comunicação e Fotografia poderem dialogar com a oradora convidada, Fátima Bola, sobre um tema da máxima actualidade, onde o descrédito pela Ética é total, já que os exemplos diários que todos conhecemos e os que a oradora apresentou, nos  levam a pensar se vale a pena continuar a lutar por uma sociedade mais justa e verdadeira.
Ética, Moral, Comunicação, Pensamento, Comportamento, Acção e Julgamento foram conceitos apresentados e discutidos de uma forma salutar e por vezes algo surpreendente, nas posições tomadas pelos presentes, perante exemplos reais vistos em vídeo.
Mas, sendo a Ética a confiança nos outros, esta abrange todas as áreas ligadas à nossa maneira e forma de viver. Assim, seria impossível falar-se em 60 minutos de tão rica disciplina, já que,  como afirmou Aristóteles (filósofo grego nascido em 384 a.c.),   “o nosso carácter é o resultado da nossa conduta”. E, foi com esta mensagem que Fátima Bola terminou a sua “apresentação”, tendo sido presenteada com uma recordação da turma e com a promessa de voltar para nos falar de temas tão interessantes e actuais.
 
 

Classificados Fevereiro/2011

08/02/2011 GPS GARMIN NUVI 205 IBERIA — Gafanha da Nazaré. Garmin NÜvi 205. A Garmin apresenta agora o novo equipamento GPS para automóvel de entrada de gama para se juntar à família do nüvi 2xx: o nüvi 205.

07/02/2011 unico no país — Gafanha da Nazaré. vendo esta maravilhosa peça toda ela em prata portuguesa trata-se de um coche da rainha da inglaterra 5,400 kl vendo por melhor proposta

06/02/2011 QUADRO EM ALUMÍNIO 7008 - TAMANHO 18 — Gafanha da Nazaré. VENDO QUADRO EM ALUMINIO 7008 - TAMANHO 18" - L; rigorosamento novo. Motivo da Venda: quadro pequeno para alguém de 1,90m ;) trocado por um XL de 20"

06/02/2011 Vendo Tekken 6 XBOX 360 (selado) NOVO — Gafanha da Nazaré.  Vendo Tekken 6 prá XBOX 360 NOVO ainda plastificado e selado. Entrego em mão em Aveiro ou Lisboa. Envio também por correio sob prévia transferência bancária.

06/02/2011 Vendo cordas de Baixo DR STRINGS HI BEAMS — Gafanha da Nazaré. Conjunto de cordas de baixo (5 cordas : B, E, A, D, G) novas, nunca sairam da caixa. Marca que dispensa apresentações. gauge: 045 - 065 - 085 - 105 - 125

09/02/2011 XXV Descida da Ria de Aveiro realiza-se a 27 de Fevereiro

 
Aproxima-se mais uma edição da Descida da Ria de Aveiro, organizada pelo Clube dos Galitos de Aveiro. Este ano, a XXV edição, a realizar no dia 27 de Fevereiro pelas 11h00, apresenta algumas novidades.
Mantendo-se o percurso de 3.5 km no Canal de Mira, com partida junto ao Parque de Campismo da Costa Nova e chegada no Clube de Vela da Costa Nova, nesta edição realizam-se saídas a pares de duas equipas, em sistema de contra-relógio, com as equipas a saírem de 30 em 30 segundos, podendo o público acompanhar de perto o desempenho das diferentes equipas ao longo da regata.
Em disputa está o Troféu "Pista Olímpica Rio Novo do Príncipe" para a regata de Shell de Oito Masculino, que será entregue à equipa que vencer 3 vezes consecutivas ou cinco alternadas.

09/02/2011 Casa do Povo da GN admite candidatura a Taça de Portugal Ginástica Rítmica


A Casa do Povo da Gafanha da Nazaré faz balanço positivo à organização dos Regionais da 2ª Divisão de Ginástica Rítmica de Aveiro e Coimbra. As provas foram realizadas, no domingo, no pavilhão capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo. Agora, a direcção ambiciona a organização de uma Taça de Portugal. Pedro Mendonça traça já novas metas para a secção de ginástica rítmica. “Sem dúvida que para nós foi um objectivo alcançado. O saldo é positivo. Tivemos rasgados elogios pela Federação Portuguesa de Ginástica que diz que temos capacidade para uma organização de uma Taça de Portugal. O campeonato já está definido para outro lado. É para chamar a atenção do concelho uma vez que não há muitas associações que estamos dispostos a apostar nesta modalidade”, disse o dirigente Pedro Mendonça em declarações ao programa “Segunda Parte”.

Fonte: Terra Nova

09/02/2011 Bússola Partilhada surpreendida com adesão ao torneio de petanca


Depois do Torneio de Abertura da Associação de Petanca da Zona Centro, a associação Bússula Partilhada diz que tem a ambição de organizar uma prova internacional. O Jardim Oudinot recebeu centenas de praticantes desta modalidade mais popular no Sul de França. Basílio Nunes admite que as provas superaram as expectativas.
"Um verdadeiro sucesso. Estávamos a prever 250 participantes e acabámos por receber 93 equipas com 279 atletas. Foi o maior torneio até hoje realizado organizado no Norte e Centro do país. Para mim foi surpresa e as equipas ficaram maravilhadas com o local e o tempo ajudou. A equipa vitoriosa era de Ourém, associação desportiva do Lavradio.
A equipa de Lordelo com 54 participantes foi a que teve maior representação. Agora já pensamos em novos voos. Uma taça e quem sabe sonhar com o campeonato do mundo”, adianta Basílio Nunes feliz pelo sucesso da organização das provas do último fim-de-semana.

Fonte: Terra Nova

09/02/2011 Condutor interceptado com amêijoa imprópria para consumo


O condutor interceptado pela GNR com 3 toneladas de amêijoa japonesa é da Gafanha da Nazaré. A informação foi divulgada ontem pela GNR e reportava uma acção do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, em coordenação com o Destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa e com o Destacamento de Trânsito de Leiria. Da amêijoa transportada, 2 toneladas foram declaradas impróprias para consumo, e transportadas para destruição, depois de submetidos a exame higio-sanitário.

Fonte: Terra Nova

08/02/2011 Seis do Nadal Coia (Vigo) estará no torneio “Cidade da Gafanha da Nazaré”


O CB Seis do Nadal-Coia (Vigo - Espanha) é uma das equipas confirmadas no VI Torneio Internacional de Sub14 Masculinos e Femininos "Cidade da Gafanha da Nazaré", a decorrer nos dias 5 e 6 de Março, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré. Segundo o clube, a comunicação entre o CB Seis do Nadal-Coia e o GD Gafanha “é muito boa”, uma vez que o coordenador da secção do Gafanha foi Coordenador do CB Seis do Nadal-Coia de 1997 a 2004.
O CB Seis do Nadal-Coia, eleito ininterruptamente melhor Clube de Vigo e Comarca desde a época 2001-2002, estará representado no Torneio com a sua equipa de Sub14 (Iniciados) Masculinos e com a sua equipa de Sub14 (Iniciadas) Femininas.

Fonte: Terra Nova

08/02/2011 Pescadores não concordam com uso obrigatório de coletes


O presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro diz que a obrigatoriedade do uso do colete não faz muito sentido na pesca de interior na ria. Adelino Palão comentou, esta forma, a entrada em vigor do Decreto-Lei que altera o regulamento dos meios de salvação. Os pescadores da pesca local, quando em operação, têm de envergar os coletes quando até agora bastava ter os meios nas embarcações.
"Colete sim, normas para salvaguardar as vidas humanas sim, mas completamente ajustadas a cada situação. O futuro me vai dar razão. A regra do colete nos casos de morte na costa e águas interiores o colete não vai minimizar essas causas. A nossa pesca é manual Tudo o que seja correias e alças no corpo impede esses movimentos e é uma pesca que não se faz com mau tempo”, explicava Adelino Palão em declarações ao site “noticiasdeaveiro”.

08/02/2011 Espectáculo de Rita Guerra no CC da Gafanha da Nazaré está esgotado


Reconhecida com uma das cantoras portuguesas mais populares, Rita Guerra actua no próximo Sábado no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré e a lotação está esgotada. Nesta digressão, Rita Guerra apresenta-se em palco a solo e ao piano, revisitando alguns dos grandes sucessos da sua carreira, num espectáculo intimista e inédito. “Noites ao Piano” é o título do espectáculo que funciona como viagem pela carreira da cantora que tem experiência de festivais da canção e presença em salas como o Casino do Estoril. Sessão para ver no Sábado às 22h00.

Fonte: Terra Nova

DJ Yoke - Hip Hop is the frequency

Navio Ria Mar


Tendo sido uma das últimas construções dos saudosos Estaleiros de S. Jacinto, o navio "Ria Mar" é um belo exemplar do que de já se fez em Portugal no ramo da construção Naval.

Foi construído em 2001 para a pesca do camarão, sendo propriedade do armador "Sociedade de Pesca Miradouro".

Fonte: Roda do Leme

18ºGrande Prémio

07/02/2011 Gafanha quer aproveitar encontro de minibasquete para encontrar novos atletas


A secção de basquetebol do Gafanha faz balanço positivo ao encontro de minibasquete realizado no fim-de-semana nos pavilhões da EB 2.3 da Gafanha da Nazaré e no Capitão Adriano Nordeste. Num agradecimento à iniciativa da autarquia, a secção de basquetebol diz que pretendeu mostrar “apoio para garantir que esta actividade continue em anos sucessivos”. Aproveitando a acção com alunos das escolas de 1º Ciclo adianta que está disponível para receber crianças nos treinos da equipa de Minis Sub-10 (nascidos/as em 2001 e 2002) nas Segundas e Quartas das 18h30 às 20h00, e Sábados das 11h00 às 12h30, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré. O agradecimento foi estendido aos pais e aos professores das AEEC's que se deslocaram com os seus grupos e ajudaram na organização.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 20ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados da 20ª Jornada

R.D.AGUEDA
2
 - 
1
G.D.MILHEIROENSE
A.D.C.R.OIA
0
 - 
8
S.C.PAIVENSE
A.D.OVARENSE FUTEBOL
1
 - 
2
A.D.SANJOANENSE
G.D.S.ROQUE
4
 - 
6
G.D.MEALHADA
J.D.CARREGOSENSE
4
 - 
1
A.C.CUCUJAES
U.D.MOURISQUENSE
1
 - 
2
J.A.PESSEGUEIRENSE
C.D.PACOS BRANDAO
1
 - 
0
C.F.U.LAMAS
G.D.GAFANHA
0
 - 
1
A.D.VALECAMBRENSE



Tabela Classificativa em 07/02/2011


1º  A.D.SANJOANENSE201424401744
2º  J.D.CARREGOSENSE201262441742
3º  C.D.ESTARREJA201262371442
4º  R.D.AGUEDA201307332339
5º  A.D.VALECAMBRENSE201145292037
6º  C.D.PACOS BRANDAO20875232031
7º  G.D.GAFANHA20866392430
8º  S.C.PAIVENSE20938382530
9º  G.D.MEALHADA20938343030
10º  G.D.S.ROQUE20848343028
11º  A.C.CUCUJAES208210243826
12º  G.D.MILHEIROENSE20677232125
13º  C.F.U.LAMAS20749343025
14º  U.D.MOURISQUENSE20587292623
15º  J.A.PESSEGUEIRENSE205114214516
16º  A.D.OVARENSE FUTEBOL205015155115
17º  S.C.FERMENTELOS204313183315
18º  A.D.C.R.OIA20301719709



Próxima jornada:
13/02/2011 -  15h00
C.F. U. LAMAS - G.D. GAFANHA

Fonte: AF Aveiro

GDG Basquetebol - Resultados dos Jogos dos dias 5 e 6 de fevereiro


SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 14ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 43 - Lousada AC, 62

SENIORES MASCULINOS (Cto. Nacional CNB-2 - 13ª Jor.):
Gafanha Humberto Lda, 61 - GDB Leça, 52

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 1ª Jor.):
AD Sanjoanense, 71 - Gafanha Pizz. Brasão, 68

SUB14 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 4ª Jor.):
GD Gafanha, 94 - Académico FC, 41

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 4ª Jor.):
Gafanha Argentea, 24 - AD Ovarense "B", 77

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 2ª Fase - 3ª Jor.):
Illiabum Clube "B", 12 - Gafanha Aires, 10

Fonte: GDG Basquetebol

06/02/2011 Valecambrense vence na Gafanha, (0-1)


O GD Gafanha foi esta tarde derrotado, em casa, (0-1) pelo Valecambrense em jogo da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro. O golo da equipa de Vale de Cambra foi marcado por José Santos aos 78´. Ao jogo, no Complexo Desportivo da Gafanha, assistiram cerca de 450 pessoas.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores