Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Hora: Relógios adiantam 60 minutos no domingo tal como no resto da UE


Lisboa, 26 mar (Lusa) - Portugal Continental e a Madeira voltam à hora de verão ao adiantar os relógios 60 minutos à 01:00 de domingo, para as 02:00, enquanto nos Açores a alteração realiza-se às 00:00, informa o Observatório Astronómico de Lisboa.
O diretor da instituição, Rui Agostinho, disse hoje à agência Lusa que "todos os países no espaço europeu irão fazer a transição da hora de inverno para a hora de verão, no mesmo instante, à mesma hora".
Portugal decide "qual a hora oficial que pretende ter", se é a do fuso do meridiano de Greenwich, do fuso menos um ou menos dois, mas em relação à hora de verão deixou de ser uma competência nacional e passou a ser uma decisão no âmbito da União Europeia (UE).

Fonte: Agência Lusa

Ginasta da Gafanha da Nazaré em competição em Itália

(Selecção Nacional de Conjuntos, Niara Farias à direita)

Niara Farias (antiga moradora na Gafanha da Nazaré e muito recentemente a viver em Ílhavo), ginasta do Centro Norton de Matos(Coimbra) e efectiva da selecção nacional na equipa de conjuntos de Ginástica Rítmica, está este fim de semana na cidade de Pesaro-Itália a competir na Taça do Mundo de Júniores e, ao fim do primeiro dia de competição, releva-se o facto de terem alcançado o 7º lugar, passando assim à final que se realiza domingo 27.
 Para além da ginasta gafanhense, também está presente na qualidade de suplente, a ginasta aveirense Francisca Matos (Academia de Ginástica Rítmica de Aveiro- AGRA).

Fonte: Carlos Ramos

25/03/2011 Gafanha recebe Sanjoanense em jogo antecipado para este sábado


O Gafanha recebe a Sanjoanense em jogo da I divisão distrital da Associação de Futebol de Aveiro. Partida antecipada para este sábado, ás 16h00, no Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré devido à utilização do campo para a preparação da selecção nacional para o encontro de terça-feira em Aveiro com a Finlândia. O líder da I divisão distrital defende a liderança no campo de uma equipa tranquila na classificação.

Fonte: Terra Nova

25/03/2011 Regulamento do Pontão do Jardim Oudinot foi aprovado

 
A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou o regulamento de utilização do Pontão Nascente da Doca de Recreio do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e a integração da sua gestão na actividade do Fórum Náutico do Município de Ílhavo.
Este regulamento foi estabelecido no âmbito do protocolo existente entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

25/03/2011 APA acolhe jornada de trabalho sobre transporte marítimo de curta distância


O Porto de Aveiro, em parceria com a AIDA, promove um Workshop para apresentação do estudo de mercado dos fluxos de mercadorias entre os portos do projecto PROPOSSE. Esta iniciativa contará com a presença da Autoridade Portuária de Gijón, da Universidade de Aveiro, da AIDA e da APA. A jornada e trabalho decorre no hotel Meliá Ria, Aveiro, e é dirigido a operadores logísticos, transitários, agentes de navegação e armadores. O programa arranca às 9h45 com uma visita ao Terminal de Contentores/Ro-Ro e Terminal Intermodal (Ligação ferroviária) do Porto de Aveiro. Segue-se a abertura dos trabalhos na unidade hoteleira.
Esta será uma das várias acções de promoção que irão ser realizadas pela AIDA e pela APA, entidades portuguesas que integram o projecto PROPOSSE, tendo como objectivo a promoção e o arranque efectivo de novas linhas de transporte marítimo de curta distância (Short Sea Shipping - SSS) entre os países e respectivas regiões participantes.

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha nos dias 26 e 27 de Março

Caminhada pelo Município de Ílhavo


Caminhada pelo Município de Ílhavo
27/03/2011  10h00 - 12h00

Convidados de Honra:
Sara Pinho
Aurora Cunha
Dionísio Castro


Fonte: CM Ílhavo

Vocabulário regional: Gafanhão (2)

As gentes da Gafanha utilizam um linguajar próprio. Pode consultar, em jeito de dicionário, alguns vocábulos e expressões regionais existentes ainda hoje:

BANDUINA, adj. - hipócrita, vagabundo
BASQUILHA, s.f. - bofetada
BICAS, s.f. - agulhas de pinheiro
BILHARACO, s.m. - filhó
BORDA, s.f. - a ria cheia ou vaza e não a margem dela

CALDEAR, v.tr. - misturar
CASINHA, s.f. - casa de banho
CHAPAR, v.tr. - atirar-se ao chão
CHINCAR, v.tr. - tocar levemente
COR, s.f. - marcador

DE CAMINHO, loc. - depressa
DE FORÇA, loc. - a grande velocidade
DESALSSERVADO, adj. - cabeça no ar
DESINTOADO, adj. - a correr sem dar conta de possíveis obstáculos

Fonte: Prof2000

24/03/2011 Serviços da Escola Secundária em mudança para pré-fabricados


Transição feita de forma tranquila. A Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré garante que os contentores que acolhem as aulas no terceiro período oferecem boas condições enquanto decorrer a obra de remodelação da escola. Até final do mês de Março deverão estar concluídos os trabalhos de instalação dos monoblocos e respectivas infraestruturas, assim como a colocação das vedações do espaço reservado aos trabalhos da obra criando os respectivos corredores de segurança.
"Neste momento já foram desinstalados dos barracões, a educação tecnológica, mecânica e electricidade. Já estão nos monoblocos. Não tínhamos oficina e adaptámos balneários antigos para essa oficina. Neste momento e quando se operar a mudança no terceiro período e deixarmos o Bloco E que vai ser demolido, os alunos vão para espaço climatizado em monoblocos”, explica Eugénia Pinheiro.

Jornal Timoneiro - mês de Março/2011


Paróquia
» Profissão de fé de 71 jovens
» Residência paroquial estará pronta no início do Verão

Quaresma
» "Firma os teus passos. Afirma a tua Fé!"
» Sugestões de Bento XVI para a Quaresma de 2011

A Nossa Terra
» Porto de Aveiro: Lançamento do concurso público internacional da ampliação do Molhe Norte
» Obras na ESGN: Aulas da Secundária mudam para os monoblocos no terceiro período

Ruas e Avenidas
» Avenida Infante D. Henrique: Homenagem justa ao "pai" dos nossos descobrimentos

Rostos
» Um livro de Orlando Figueiredo: "os pássaros habitam a casa"
» Parque de campismo da Barra está a ser renovado

Destaque
» "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova": Vai na segunda edição o trabalho notável de Ana Maria Lopes e Francisco Marques. Em breve poderá ser lançado em Lisboa e Viana do Castelo
» Seminaristas de Aveiro em Lisboa assumem que querem receber ordenação de padre

Ecos do Lar
» Dia dos Namorados comemorado com "Baile da Amizade"
» Campeonato de Boccia Sénior Individual - Zona Centro

Cultura
» Escola de Música Gafanhense tem limitações que a impedem de crescer mais

Jovens
» Jovens promoveramconcerto para participarem no encontro com o Papa: O grupo de jovens "Sementes de Esperança" quer participar na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Por isso, promoveu um concerto para angariar fundos e promete mais iniciativas

Movimento
» Baptismos, Casamentos e Óbitos na Paróquia da Gafanha da Nazaré

Igreja
» Bispos portugueses louvam e incentivam o voluntariado

Dons de Deus e oportunidades dos homens
» P.e Francisco Melo



G.D. Beira Ria – A.A. ISPAB

26/03/2011 - 18h00

G.D. Beira Ria – A.A. ISPAB
 
Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Municipal da Gafanha do Carmo

22/03/2011 "Os Verdes" não estão preocupados com o abate de árvores em São Jacinto

 
Júlio Sá, dirigente nacional do partido ecologista "Os Verdes", não está preocupado com o abate de árvores na zona ecológica de São Jacinto. Depois da visita realizada esta tarde ao Parque de Campismo de Aveiro, em São Jacinto, o dirigente politico verificou o abate de dezenas de pinheiros, mas disse estar "completamente descansado com o processo de abate porque está a ser controlado pela Junta de Freguesia local e pelo Instituto de Conservação da Natureza".
No total, será devastada uma área de dois hectares e para Júlio Sá, a reflorestação está garantida, "o abate das árvores é faseado na reserva natural e obtivemos a garantia que o processo de abate e reflorestação está a ser controlado pela Junta de Freguesia e pelo ICN, o que nos deixa descansados", referiu em declarações à Terra Nova.
"O processo de abate e reflorestação dos pinheiros no Parque de Campismo de São Jacinto acontece por questões de morte das árvores e posteriormente vai proceder-se à reflorestação, temos essa garantia", referiu Júlio Sá.

Fonte: Terra Nova

SENIORES MASCULINOS ENCERRAM ÉPOCA COM VITÓRIA

 
A nossa equipa de Seniores Masculinos, Gafanha Humberto Lda., encerrou a época 2010/2011 com uma fantástica vitória frente ao EB Ovar (80-66) na 18ª jornada do Campeonato Nacional da CNB-2 Zona Centro-Norte, num jogo emotivo, que começou com domínio da equipa vareira e que apartir do intervalo souberam controlar os nossos atletas.
.
Com esta vitória, a nossa equipa finaliza a prova no 5º lugar da tabela classificativa (na série Centro-Norte, que é sem lugar a dúvidas a série mais dura e equilibrada da CNB-2), tendo vencido pelo menos um jogo a todas as equipas do campeonato, e obtendo nesta 4ª época com Basquetebol Senior Masculino no GD Gafanha a melhor classificação até ao momento.

22/03/2011 Os Verdes em S. Jacinto para verificar abate de árvores no campismo


Depois das denúncias sobre o abate de árvores no Parque de Campismo de Aveiro, o Partido Ecologista “Os Verdes” vai ao local verificar as condições de abate. A comitiva que inclui o dirigente nacional, Júlio Sá, vai ao parque em plena área protegida, na Reserva Natural de S. Jacinto, verificar as condições de abate que, segundo o PEV, estarão a "preocupar a população local".
Os dirigentes do partido prestam declarações, às 15h00, junto à entrada do Parque de Campismo Municipal de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

22/03/2011 Faleceu Adriano Lucas (14/12/1925 – 21/03/2011)


Adriano Lucas, fundador do Diário de Aveiro e director do Diário de Coimbra e decano dos dirigentes da Imprensa Diária portuguesa, faleceu esta madrugada, aos 85 anos. Responsável pelo Diário de Coimbra nos últimos 60 anos (foi seu editor desde 1945 e director desde 1975), fundou ainda o Diário de Aveiro (1985), o Diário de Leiria (1987), a Rádio Regional de Aveiro (1989) e o Diário de Viseu (1997)
Desta última, era actualmente presidente da Assembleia Geral. Foi ainda administrador fundador do CENJOR (Centro Protocolar de Formação de Jornalistas) e da NP – Notícias de Portugal.
A sua forte personalidade, espírito liberal e determinação foram essenciais na liderança dos jornais e na resistência às pressões de que foi alvo, durante o Estado Novo e mais tarde no conturbado “pós 25 de Abril”, e que fez com que o Diário de Coimbra seja hoje o principal diário regional português e o mais antigo diário que conserva a linha editorial de origem e que se mantém na família do seu fundador.

Futebol Junior - Resultados do fim de semana


SUB-19
AF Aveiro Jun.A 1ªDiv. 2ª Fase Série Últs. 2010
19/03/2011
Gafanha  1-0  Milheiroense

SUB-17
AF Aveiro Jun.B 2ª Divisão Série 1ºs 2010/11
20/03/2011
Gafanha  0-1  Oliveirense

SUB-15
AF Aveiro Jun.C 1ªDiv. 2ªFase Série 1ºs 10/11
20/03/2011
Gafanha  6-0  Oliveirense

FUT.7 SUB-13
AF Aveiro Jun.D Fut7 2ª Fase Ults. Série F 10/11
19/03/2011
Taboeira   3-2  Gafanha

FUT.7 SUB-11
AF Aveiro Jun.E Benjamins A Últs. Série G 10/11
19/03/2011
Vaguense  1-3  Gafanha

FUT.7 SUB-10
AF Aveiro Jun.E Fut7 Série 1ºs 2010/2011
19/03/2011
Clube Geração Paramos  3-2  Gafanha

FUT.7 SUB-9
AF Aveiro Jun.F Fut.7 2ª Fase Série D 2010/11
19/03/2011
Gafanha  2-3  Bom-Sucesso

FUT.7 SUB-8
AF Aveiro Jun.F Traquinas B Série C 2010/2011
19/03/2011
Avanca  4-2  Gafanha

Fonte: Zero-zero

RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS NOS DIAS 19 E 20 DE MARÇO


SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 19ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 64 - Estoril BC, 73

SENIORES MASCULINOS (Cto. Nacional CNB-2 - 18ª Jor.):
Gafanha Humberto Lda, 80 - EB Ovar, 66

SUB19 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 6ª Jor.):
Delbran Gafanha, 53 - Sangalhos DC, 43 (a.p.)

SUB18 MASCULINOS (Torneio Inter-Associações - 6ª Jor.):
AD Ovarense, 79 - Aquecican Gafanha, 52

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 7ª Jor.):
Gafanha Pizz. Brasão, 67 - Vitória Guimarães, 73

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 8ª Jor.):
Gafanha Pizz. Brasão, 78 - AD Sanjoanense, 57

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 4ª Jor.):
Clube dos Galitos "B", 35 - Gafanha Luis Óptica, 96

SUB14 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 9ª Jor.):
Académico Porto, 46 - GD Gafanha, 51

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 9ª Jor.):
AD Ovarense "B", 112 - Gafanha Argentea, 29

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 3ª Fase - 2ª Jor.):
Gafanha Aires, 09 - Illiabum Clube "A", 15


Fonte: GDG Basquetebol

20/03/2011 Ílhavo: Novos tarifários de RSU entram em vigor a 1 de Abril


O tarifário dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos vai ser actualizado em quase três por cento já a partir do próximo mês
O Executivo Municipal decidiu aprovar a actualização do tarifário dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para este ano (relativos aos preços praticados com a produção de RSU por utilizador), no valor de 2,81 por cento, entrando em vigor já no próximo dia 1 de Abril.
Esta actualização teve em conta, segundo a autarquia, a necessidade de manter a cobertura da receita pela despesa verificada em 2010, bem como responder aos aumentos dos valores cobrados pela ERSUC (na deposição dos RSU no aterro da Taboeira) e pela SUMA (na recolha dos mesmos e na limpeza urbana).
Também no domínio da gestão de RSU’s, o Executivo Municipal aprovou a abertura de concurso público para a prestação de serviços de limpeza urbana e de gestão do Ecocentro do município, com um valor base na ordem dos 115 mil euros e contrato de um ano.
(Ler artigo completo na edição em papel)


Fonte: Diário de Aveiro

20/03/2011 GD Gafanha empata na Mealhada, (1-1)


Mealhada e Gafanha empataram esta tarde, (1-1), em jogo da I Divisão da AFA, realizado na Mealhada (na foto). Lopes marcou para o Mealhada aos 21´ e Hugo empatou o jogo, aos 44´. Ao jogo assistiram cerca de 450 espectadores.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores