Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Gafanha Argentea, 20 - AD Ovarense "C", 00


SUB14 MASCULINOS
(Cto. Distrital 4ª Fase - 11ª Jor.)

Gafanha Argentea, 20 - AD Ovarense "C", 00

Fonte: GDG Basquetebol

02/04/2011 Aveiro: Austeridade marca aniversário do Regimento de Infantaria 10


A exiguidade orçamental também chegou às forças armadas mas não pode servir de desculpa para qualquer falha nas missões que lhes estão confiadas
O Regimento de Infantaria 10 (RI 10) viveu ontem mais uma cerimónia comemorativa do 93.º aniversário da presença militar na península de São Jacinto, marcada por palavras de orgulho e incentivo mas também de alerta para os tempos difíceis que se avizinham.
O comandante do RI 10, Nuno Marques Cardoso disse que “o momento de austeridade que o país atravessa obriga a um esforço acrescido na correcta utilização dos escassos recursos colocados à nossa disposição” e avisou que vai ser necessário “optimizar os recursos existentes”. A sua postura, garantiu, tem sido de “rigorosa contenção e economia” no que tem sido acompanhado pelo militares e civis que “colaboram de forma activa no eficiente controlo dos consumos, na despesa, adoptando boas práticas, evitando desperdícios”.

01/04/2011 Novas Oportunidades da Secundária da GN entrega diplomas


O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré entrega diplomas a 193 adultos que concluíram o processo de Revalidação e Certificação de Competências entre Janeiro e Dezembro de 2010. A cerimónia está marcada para as 20h00 na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Isabel Campos é a responsável pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
Entretanto, devido à intervenção da Parque Escolar na requalificação da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré hoje as comunicações com o estabelecimento de ensino só podem ser feitas com recurso a números de telemóvel disponibilizados pelo Conselho Executivo. O geral será 963594122 e a direcção tem como contacto o 963831332. Até segunda-feira não haverá comunicações telefónicas na sequência dos trabalhos de migração de redes e dados.

Fonte: Terra Nova

Jogos no Pavilhão Desportivo da Gafanha nos dias 2 e 3 de Abril


Fonte: GDG Basquetebol

01/04/2011 Gafanha da Nazaré: “Vamos Contar Mentiras” no Centro Cultural


Será já na noite de amanhã que esta comédia de tributo aos actores Raúl Solnado e Armando Cortez sobe a este palco, prometendo muitas gargalhadas
O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré acolhe, amanhã, pelas 21.30 horas, a peça cómica de teatro “Vamos Contar Mentiras”, com Octávio Matos (o Avelino, das “Cenas de um Casamento”) e Luís Aleluia (o Menino Tonecas), num elenco de seis actores, que promete duas horas de boa disposição e muitas gargalhadas.
A peça, cuja tournée nacional tem sido, de acordo com a produtora, um “enorme sucesso”, é um tributo a dois grandes nomes do Teatro que representaram esta peça, a partir da década de 60: Raúl Solnado e Armando Cortez.
Esta adaptação da peça retrata a confusão vivida por um casal, na noite em que ambos comemoram 15 anos de casados.
Quando estava previsto irem jantar fora com o padrinho de casamento de ambos, uma alteração de última hora faz com que o jantar acabe por se realizar em casa, alteração essa que em muito prejudica o plano de assalto que a empregada doméstica havia planeado para essa noite, em conjunto com o seu irmão e o seu namorado.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Fonte: Diário de Aveiro

31/03/2011 Dez jogos de basquetebol este fim-de-semana no Pavilhão Gimnodesportivo da cidade

 
Vão realizar-se este fim-de-semana no Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha, dez jogos de basquetebol.
Assim, no Campeonato Distrital de Sub-14 (masculinos), o Gafanha recebe a Ovarense, no sábado às 14h30. Mais tarde, às 16h30, defrontam-se Gafanha e o NCR Valongo, para o Campeonato Nacional de Sub-16 (femininos).
Às 18h30 jogam Gafanha e Calvão, para o Nacional da I Divisão (femininos).
No domingo de manhã realiza-se a partir das 10h30 o Torneio Distrital de Minis 8, com a participação de GD Gafanha, Illiabum, Sanjoanense, Galitos e Oliveirense.
À tarde, às 15h00, defrontam-se GD Gafanha e CAD Coimbra, para o Nacional de Sub-16 (femininos) e às 17h00 realiza-se o jogo entre o Gafanha e o Sampaense, para o Torneio Inter-Associações de Sub-18 (masculinos).

Fonte: Terra Nova

31/03/2011 Entrada do Praia de Santa Cruz

Ontem, como esperado, por volta das 14:05h já se podia ver no horizonte o gigante vermelho e branco a navegar lentamente em direcção ao seu destino.
Depois de uma viagem bastante curta, cerca de 77 dias, já cá temos de novo este nosso arrastão, que até teve de ir a terra durante um pequeno período de tempo por problemas mecânicos.
O dia revelou-se bastante cinzento, mas calmo, apesar de que muito perto da altura do desembarque das tropas começou a chover, como que para "abençoar" a chegada.
Quando o navio passa, lá os familiares correm para os carros para o acompanhar durante a passagem no caís dos bacalhoeiros, e para tentarem arranjar os melhores lugares para estacionar junto da respectiva ponte-cais. No paredão também se avistavam algumas pessoas, mas nada do outro mundo, pois afinal, é um comum dia de trabalho.
Desta vez o rebocador "Salinas de Aveiro" não foi o escolhido, e o maior mas menos potente "Monte da Lapa" cumpriu a sua missão.
Se reparem já só vemos 4 mastros, que são os do SMM, visto que o "Argus" aparenta estar na doca seca da NavalRia, ou pelo menos os seus mastros assim o denunciam.
Foi mais uma chegada de um dos nossos resistentes navios que ainda vai navegando nos mares da Noruega para nos trazer o fiel amigo. Esperemos que assim se mantenha por mais tempo, e que um dia voltemos a ver navios de pesca a serem construídos cá.
Espero que tenham gostado!
Até à próxima.

31/03/2011 São Jacinto: Regimento de Infantaria N.º 10 comemora Dia da Unidade


Assinala-se, amanhã, o 93.º aniversário da presença militar em São Jacinto. A população continua a reconhecer a importância da unidade para a freguesia
O Regimento de Infantaria N.º 10 (RI 10), conhecido anteriormente como Área Militar de São Jacinto, comemora, amanhã, o Dia da Unidade, evocando os 93 anos da presença militar nesta freguesia do município de Aveiro. Aquela que é a única unidade militar do país, e que já pertenceu aos três ramos das forças armadas (Marinha, Força Aérea e Exército), volta a assinalar a data com uma cerimónia militar, agendada para as 11.15 horas, seguida de uma demonstração aeroterrestre.
A história é um dos principais motivos de orgulho para esta unidade militar do Exército, criada durante o final da Primeira Guerra Mundial como base da Marinha Francesa, mas não é o único. O presente também é motivo de distinção, atendendo ao facto de que é no Regimento de Infantaria N.º 10, em São Jacinto, que está integrado o batalhão português que mais operações cumpriu no estrangeiro.

30/03/2011 Caldeirada de Enguias candidata a "Maravilha de Portugal"

 
 
A Associação Empresarial da Vagueira candidatou a “Caldeirada de Enguias”, um prato tradicional bastante comercializado na região, ao Concurso “Sete Maravilhas Gastronómicas” de Portugal.
A iniciativa está a ser desenvolvida pela empresa “New 7 Wonders Portugal”, responsável no passado, pela selecção das “Sete Maravilhas de Portugal”(2007), “Sete Maravilhas de origem portuguesa no Mundo” (2009) e “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” (2010).
As candidaturas já estão encerradas. Os 70 pratos que passarem a pré-eliminatória da organização e forem aceites a concurso, serão dados a conhecer no dia 1 de Abril, altura em que serão submetidos à votação dos portugueses.
As iguarias estarão distribuídas por sete categorias (entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces).
João Real, Presidente da Associação Empresarial da Vagueira, espera que a "caldeirada" passe a pré-eliminatória e consiga depois "congregar o apoio dos portugueses". Diz que é necessário que o País "aposte na gastronomia como factor de atracção turística".

Fonte: Terra Nova

30/03/2011 Vagos: Ponte da Vagueira sofre intervenção


Anunciados para este ano, os investimentos previstos nas praias da Vagueira e Areão foram adiados para 2012, segundo declarações do presidente da autarquia
Está aprovada a minuta de contrato para as obras de beneficiação da ponte da Vagueira, cujo início ainda não tem data marcada. “Pode ser dentro de dias, como mais tarde”, disse o presidente da Câmara, Rui Cruz, que em declarações ao Diário de Aveiro garantiu que se a empreitada “entrar pelo Verão” não vai impedir o normal fluxo de trânsito naquela zona.
Varandins e taludes serão objecto de intervenção, o mesmo sucedendo com o tabuleiro, que, segundo e edil vaguense, apresenta uma “fissura considerável”. O investimento ascende a 302 mil euros.

30/03/2011 Comando da Área Militar de São Jacinto não decide se AeroClube lá pode permanecer

 
A utilização da Área Militar de São Jacinto pelo Aeroclube de Aveiro, depende de um novo protocolo a celebrar entre as diferentes entidades.
O diálogo entre o Exército e a Câmara de Aveiro continua.
O responsável pelo Regimento de Infantaria 10, Comandante Nuno Cardoso, diz que se trata de uma matéria que envolve diferentes parceiros mas que não passa directamente pela Área Militar, "esse assunto ultrapassa o comando do Regimento, está a ser acompanhado por um grupo de trabalho que já foi estabelecido, envolvendo elementos da Câmara de Aveiro e o gabinete do Estado Maior do Exercito", adiantando que "o desenhar de um novo protocolo a ser celebrado entres estas duas entidades já não passa por mim", garantiu.

Memórias do lugre-motor Creoula

Na Costa-Nova, enquanto se vão fazendo as limpezas e preparando a casa para o Verão da criançada, fui escolhendo umas revistas e deparei com uma pequena brochura – Creoula.
Folheei-a, recordei as últimas vindas do Creoula aqui à Gafanha e fui salpicando a leitura.

O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral de Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de ter sido construído no tempo record de 62 dias úteis.
Estas informações já são sobejamente conhecidas.
.
Em 1979 o navio foi comprado à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, para nele ser instalado um museu de pesca.
Havia experiências anteriores muito negativas (o caso do Hortense), mas, tendo-se verificado o bom estado do casco, deliberou-se que o Creoula se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM), para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar. E assim foi.
Em 1 de Junho de 1987, por despacho oficial, o Creoula foi formalmente entregue ao Ministério da Defesa Nacional, passando a ser designado como Unidade Auxiliar de Marinha (U.A.M.) e classificado como navio de treino de mar.
Para tal, o navio sofreu algumas alterações de peso, tendo sido nessa recuperação muito importante o papel que desempenhou o Comandante António Marques da Silva, pelo seu vasto saber e conhecimento do navio, enquanto navio da pesca do bacalhau à linha, com dóris.

Joaquim Filipe na US: Percursos Imaginários na sua Pintura

Joaquim Filipe


Esteve hoje, dia 29, na aula de Comunicação/Fotografia,  o professor e artista plástico Joaquim Filipe que,  perante 17 alunos,  falou dos "Percursos imaginários e das práticas do seu desenho".  De forma simples e objectiva, o orador descreveu as fases da sua pintura, recordando a sua vida desde tenra idade, desde  quando desenhava no antigo café da Praça da República, em Ilhavo (hoje Anitex), passando pela sua estada em Lisboa, até se  radicar na Gafanha d'Aquém. A sua procura da perfeição, que nunca se alcança, e a dificil resolução de terminar uma obra também foram temas que abordou.
Os mitos, a água, os naufrágios e a construção de fragmentos, onde velhas fotografias da sua infância se misturam com barcos e flores de cores pálidas, foram trabalhos mostrados pelo artista, sempre demonstrando uma grande simplicidade, só compreendida por quem sabe que o factor de criação deve ser seguido com naturalidade, sem esforço, e, principalmente, com muito AMOR!
 
Fonte: Convida Saberes

Com Maria até à cruz


Fonte: Schoenstatt

29/03/2011 Ligação ferroviária ao Porto de Aveiro deveria também transportar pessoas, defende Belmiro Couto

 
Belmiro Couto diz que o primeiro ano de actividade da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro mostra a importância económica e ambiental do investimento, que retirou milhares de camiões da estrada.
O antigo vereador do CDS-PP em Aveiro, considera que a única lacuna é o não aproveitamento da ligação para transporte de passageiros, "vermos uma linha férrea que vai de Aveiro à Gafanha e não serve para outra forma de mobilidade, nomeadamente as pessoas que se deslocam nestas zonas, esse tráfego urbano humano, também poderia beneficiar desta infraestrutura, se ela tivesse sido pensada para isso e infelizmente alguns destes investimentos não tiram o maior partido das circunstancias", quando com "mais algum investimento poderíamos tirar outro tipo de benefícios do comboio e no Verão seria um serviço importantíssimo", sublinhou Belmiro Couto.

Fonte: Terra Nova

28/03/2011 Vandalismo na piscina da Gafanha e assalto no pavilhão do Carmo


A piscina municipal da Gafanha da Nazaré e o pavilhão municipal da Gafanha do Carmo sofreram esta noite assaltos e actos de vandalismo. No caso da piscina, o contador do gás foi vandalizado mas o equipamento deverá reabrir esta tarde. Quanto ao pavilhão foi assaltado e decorre nesta altura o inventário para perceber qual o montante dos prejuízos. Deverá reabrir durante a tarde. Ribau Esteves já disse que continua a fazer pressão sobre a GNR para assegurar a defesa do património municipal. “Não é que venha sendo novidade mas que nos obriga a elevar a pressão sobre a GNR. É importante que a GNR aumente a sua presença na rua. É raro vermos polícia na rua e uma das formas de dissuadir comportamentos marginais, de que a Câmara foi vítima esta noite e de que tantos cidadãos são vítima no dia-a-dia, é uma presença mais forte na rua. Sabendo nós que toda a gente anda a cortar e eles também têm que cortar nos combustíveis mas a segurança é algo fundamental para que vivamos com níveis de qualidade aceitáveis”, sublinha o autarca de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

28/03/2011 Comboio tirou 7400 camiões da estrada no primeiro ano de ligação ao Porto de Aveiro


É o balanço ao primeiro ano de actividade da ligação ferroviária ao porto de Aveiro, inaugurada no dia 27 de Março de 2010. A administração portuária diz que no primeiro ano de funcionamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, as composições que circularam pela via movimentaram perto de 200 mil toneladas, o que equivale a 7400 camiões retirados das estradas. 88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, dado que merece destaque.
Três comboios percorrem, diariamente, em média, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento. Os destinos são maioritariamente o norte de África, Cabo Verde (cimento) e o norte da Europa. “São números que nos deixam bastante satisfeitos, estando aliás acima das expectativas iniciais”, afirma José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro.

RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS NOS DIAS 26 E 27 DE MARÇO


SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 20ª Jor.):
Santarém Basket, 36 - Gafanha Esporgel, 66


SUB19 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 7ª Jor.):
Sporting Figueirense, 43 - Delbran Gafanha, 35


SUB18 MASCULINOS (Torneio Inter-Associações - 7ª Jor.):
Aquecican Gafanha, 55 - Guifões SC, 60


SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 9ª Jor.):
SC Coimbrões, 81 - Gafanha Pizz. Brasão, 47


SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 5ª Jor.):
Gafanha Luis Óptica, 61 - AD Ovarense "B", 58


SUB14 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 10ª Jor.):
GD Gafanha, 41 - Académica Coimbra "B", 45


SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 10ª Jor.):
Gafanha Argentea, 62 - Clube dos Galitos "B", 58

Fonte: GDG Basquetebol

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 26ª Jornada



Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)

Resultados da 26ª Jornada


G.D.GAFANHA
1
 - 
1
A.D.SANJOANENSE
G.D.S.ROQUE
2
 - 
1
A.D.OVARENSE FUTEBOL
J.D.CARREGOSENSE
6
 - 
0
A.D.C.R.OIA
C.D.ESTARREJA
0
 - 
1
R.D.AGUEDA
U.D.MOURISQUENSE
2
 - 
0
G.D.MILHEIROENSE
C.D.PACOS BRANDAO
1
 - 
0
S.C.PAIVENSE
C.F.U.LAMAS
1
 - 
1
G.D.MEALHADA
J.A.PESSEGUEIRENSE
1
 - 
1
A.C.CUCUJAES
S.C.FERMENTELOS
0
 - 
2
A.D.VALECAMBRENSE



Tabela Classificativa em 28/03/2011


1º  A.D.SANJOANENSE261745532255
2º  R.D.AGUEDA261808422754
3º  A.D.VALECAMBRENSE261646542552
4º  C.D.ESTARREJA261565462351
5º  J.D.CARREGOSENSE261376512546
6º  G.D.GAFANHA261196462842
7º  C.D.PACOS BRANDAO261178323040
8º  G.D.MILHEIROENSE261178362740
9º  S.C.PAIVENSE2612311503439
10º  G.D.MEALHADA2611510393638
11º  C.F.U.LAMAS2610511464035
12º  G.D.S.ROQUE2610412464334
13º  A.C.CUCUJAES2610313334933
14º  U.D.MOURISQUENSE268810383232
15º  S.C.FERMENTELOS266515233923
16º  J.A.PESSEGUEIRENSE266317265521
17º  A.D.OVARENSE FUTEBOL266020237418
18º  A.D.C.R.OIA26302323989



Próxima Jornada:

03/04/2011 16h
S.C.PAIVENSE - G.D.GAFANHA

Fonte: AF Aveiro

Vamos Contar Mentiras com Octávio Matos e Luis Aleluia

26/03/2011 Sara Pinho, Aurora Cunha e Dionísio Castro promovem actividade física


Ílhavo sai à rua para a promoção da actividade física. O programa municipal “Desporto para Todos” é uma parceria da autarquia com 9 Entidades do Município (A.C.D. Os Ílhavos, Farmácia Santos, Ginásio Fitness Clube, Ginásio GimClube, Grupo de Jovens Pestinhas, Ritmos Academia Gimnodesportiva e Rotary Clube de Ílhavo) e desse programa constam, de forma gratuita, actividades como caminhadas, aulas de grupo, passeios pelos trilhos do Município, percursos de bicicleta, entre outras, dinamizadas todas as quartas-feiras (a partir das 19h) e aos Domingos de manhã (a partir das 10h), numa primeira fase até ao final do mês de Julho.
O arranque será assinalado com uma caminhada este domingo às 10h00 com referências do Atletismo como Sara Pinho, Aurora Cunha e Dionísio Castro.
Os pontos de partida serão a Piscina Municipal de Ílhavo, no Jardim 31 de Agosto (junto ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré) e no Largo da Bruxa na Gafanha da Encarnação. Após a concentração dos participantes nos locais indicados, cada grupo inicia a Caminhada em direcção à Colónia Agrícola onde será realizada uma Mega Aula de Actividade Física na qual poderão fazer o Circuito de Manutenção Teresa Machado.

Fonte: Terra Nova

27/03/2011 Gafanha e Sanjoanense empatam (1-1) em jogo antecipado


Gafanha e Sanjoanense empataram a um golo em jogo antecipado do campeonato distrital de futebol. O líder esteve a perder até bem perto do final da partida mas conseguiu empatar em tempo de descontos. Uma partida marcada pela primazia dada aos aspectos tácticos dos conjuntos que fizeram da luta pelos pontos uma constante. A Sanjoanense fica à espera do resultado do Estarreja, esta tarde, para perceber o impacto do empate de ontem na Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

26/03/2011 Livro sobre a Epopeia do Bacalhau apresentado em Aveiro

 
Álvaro Garrido apresentou ontem em Aveiro, pela segunda vez, o livro “A epopeia do bacalhau”.
A epopeia desta Faina Maior é homenageada pelos Correios de Portugal que disponibilizam selos alusivos. De tiragem numerada e limitada a 5.000 exemplares, a obra apresenta também uma colecção de selos.
"É um livro de ampla divulgação que só os CTT são capazes de produzir e editar, é um livro de imagens na medida em que além do texto, tem belíssimas imagens da cultura material e do património que resta no Museu de Ílhavo sobre a pesca do bacalhau, é um livro belo e acessível", sublinhou o autor.

Fonte: Terra Nova

26/03/2011 Dia do Porto de Aveiro no Centro Cultural de Ílhavo


O Dia do Porto de Aveiro vai este ano ser comemorado no Centro Cultural de Ílhavo que alberga, no próximo dia 3 de Abril, um evento organizado pela Comunidade Portuária de Aveiro e pela Casa do Pessoal do Porto de Aveiro. A receita da bilheteira reverte na sua totalidade a favor da Fundação Prior Sardo.

Fonte: Terra Nova

25/03/2011 Grupo de jovens promove concerto solidário a favor do CASCI


O grupo de jovens da Igreja Evangélica na Gafanha da Nazaré promove este sábado um concerto solidário. Convidou o grupo One Soul para um espectáculo que tem entradas pagas com 1Kg de alimentos não perecíveis, que reverterão a favor do CASCI de Ílhavo. Concerto às 20h30

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores