Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Exposição Fotográfica: Nobre Povo, de Casimiro Madail



(todo o mês) 
Exposição Fotográfica
Nobre Povo, de Casimiro Madail
CC Gafanha da Nazaré · entrada gratuita · sala de exposições · para todas as idades

Fortificações da Barra de Aveiro

Forte da Barra (continuação).

Não podemos esquecer que foi sobretudo a partir de D. João III que se incentivou a fortificação e defesa do litoral português, sendo este rei o que mais profundamente levou a sério o problema da fortificação marítima. “Ordenou a construção de várias fortalezas para defenderem as povoações do litoral, muitas das quais se concluíram no reinado de seu neto D. Sebastião. Em 1560começaram as obras do Forte de S. João da Foz do Douro, em 1568 as do Castelo de Viana, em 1577 o forte da Nazaré, em 1580 as do castelo de Vila do Conde e possivelmente também nesse tempo se edificaram as fortalezas da foz do Mondego, Buarcos e Figueira da Foz. Não é assim de admitir que o rei ordenasse a construção de fortificações nas barras dos principais rios do norte de Portugal, no Lima, no Ave, no Douro e Mondego, onde existiam nesse tempo portos marítimos bastante florescentes e esquecesse o principal, aquele que ficava maravilhosamente resguardado das fúrias do mar, que possuía uma das terras mais populosas do pais e enviava à pesca do bacalhau maior número de embarcações” (21).

2º CONVÍVIO DE BABYBASKET GDG - CIDADE DA GAFANHA DA NAZARÉ


.
O GDG Basquetebol organiza na manhã deste Domingo dia 10 de Abril de 2011, apartir das 10h30, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré, o 2º Convívio de Babybasket "Cidade da Gafanha da Nazaré", para crianças de 3, 4, 5 e 6 anos.

Neste convívio, no que já contamos com a presença confirmada dos baby-atletas do GD Gafanha, Illiabum Clube, AD Ovarense e Junta de Freguesia de Campo, os atletas vão realizar várias actividades, nomeadamente circuítos técnicos e de habilidades, e jogos de interacção com pais e mães.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES:
Domingo 10, 10h00: Recepção de Participantes
Domingo 10, 10h30: Actividades, Circuítos e Jogos de Interacção com Pais
Domingo 10, 12h15: Entrega de Diplomas e Encerramento do Convívio

Fonte: GDG Basquetebol

08/04/2011 Sete atletas do GD Gafanha nas selecções distritais de basquetebol

 
Sete atletas dos escalões de formação do GD Gafanha foram de novo chamados para os últimos treinos das selecções distritais de basquetebol da Associação de Aveiro, que vão participar no Mega-Torneio Nacional de Portimão, de 13 a 17 de Abril.
Rute Araújo e Diva Sarabando foram convocadas para a selecção de Sub-14.
Ricardo Martins (na foto), foi chamado à selecção distrital de Sub-16.
Joana Soeiro, Andreia Branco, Inês Franco e Vitalina Pinto, foram chamadas à selecção Sub-16.
Os treinos vão realizar-se nos Pavilhões do GRIB em Paços de Brandão, Galitos e Universidade, em Aveiro, já a partir deste sábado, com sessões bi-diárias.

Fonte: Terra Nova

08/04/2011 Secundária da Gafanha da Nazaré hasteia Bandeira Verde


A Escola Secundária da Gafanha da Nazaré hasteia, hoje, a Bandeira Verde. Integrada na Semana do Ambiente será hasteada hoje, ao meio-dia, a Bandeira Verde que foi atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa como reconhecimento simbólico do trabalho efectuado em prole da Educação Ambiental no ano de 2009/10.

Fonte: Terra Nova

G.D. Gafanha – G.D. Milheiroense

10/04/2011 16h00

G.D. Gafanha – G.D. Milheiroense
Camp. Distrital de Futebol 1.ª Divisão

Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré

G.D. Gaf. Aquém – A.D. Requeixo

10/04/2011 16h00

G.D. Gaf. Aquém – A.D. Requeixo
Camp. Distrital de Futebol 2.ª Divisão

Campo de Jogos da Gafanha do Carmo

Dança Contemporânea - Casa do Povo da Gafanha da Nazaré

07/04/2011 III Seminário Náutico enche Centro Cultural da Gafanha

 
O III Seminário Náutico do Município de Ílhavo realizou-se esta tarde no "repleto" auditório do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Realizaram-se acções destinadas a Dirigentes Associativos, Treinadores e Atletas de modalidades náuticas, Técnicos Municipais de Desporto e Alunos. Cumpriram-se painéis sobre o “Fórum Náutico do Município de Ílhavo”, “Nadador salvador: orgulho e honra”, “Empregabilidade no Mundo Náutico”, “Natação Águas Abertas – Travessia do Canal da Mancha e Estreito de Gibraltar” e a apresentação de resultados do concurso “Ideias Náuticas”.
Ribau Esteves, líder autárquico, que presidiu à cerimónia de abertura, realçou em declarações à Rádio Terra Nova, a importância desta acção que promoveu a temática náutica e marítima, em particular junto dos mais jovens. "Em particular a nossa população juvenil deve ser permanentemente cativada para as actividades náuticas, fazendo-o sempre numa mistura entre o desporto e a cultura", sublinhando ainda o lançamento da Agenda Náutica "que tem toda a planificação de eventos que os nossos parceiros desenvolvem anualmente", disse Ribau Esteves.

Fonte: Terra Nova

07/03/2011 III Seminário Náutico reúne dirigentes associativos, treinadores e atletas


O III Seminário Náutico do Município de Ílhavo está agendado para esta quinta-feira no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Haverá acções destinadas aos Dirigentes, Treinadores e Atletas das modalidades náuticas, Técnicos Municipais de Desporto, Alunos e a todos os interessados em temáticas náuticas. A sessão de abertura está marcada para as 14h30 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Haverá depois painéis sobre o “Fórum Náutico do Município de Ílhavo”; “Nadador salvador: orgulho e honra”; “Empregabilidade no Mundo Náutico”; “Natação Águas Abertas – Travessia do Canal da Mancha & Estreito de Gibraltar” e apresentação de resultados do concurso “Ideias Náuticas”. O final dos trabalhos está previsto para as 17h30. Está previsto, ainda, um conjunto de Workshops, destinados aos Alunos do Secundário da área de Desporto, que decorrerão durante a manhã com destaque para as actividades de Pólo Aquático, Canoagem, Mergulho, Natação, Kitesurf e a actividade “Sentir a Ria”, passeio de barco pela Ria.

Fonte: Terra Nova

07/04/2011 Executivo lança concurso para Núcleo de Apoio à Pesca de São Jacinto


O Executivo Municipal de Aveiro aprova hoje a abertura do concurso público para o Núcleo de Apoio à Pesca de São Jacinto. Esta obra prevê um investimento de 740 mil euros e deverá ser candidatado a Fundos Comunitários. A reunião está marcada para as 20h00 no salão nobre dos Paços do Concelho de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

07/04/2011 Marcha assinala Dia Mundial da Saúde na Secundária da Gafanha da Nazaré

 
Alunas do 12º ano da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Maria Cachide, Ariana Castro, Nicole Veiga e Sofia Caleiro), do curso de Ciências e Tecnologias e, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, decidiram abordar o tema “Oncologia” e preparam uma caminhada esta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde. O ponto de partida será na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Esta caminhada conta com o apoio da associação Laço e com a operação Nariz Vermelho.
As alunas procuram alertar as pessoas, informá-las e salientar a importância de tomar certas precauções que possam, eventualmente, diagnosticar a doença precocemente permitindo, assim, o seu tratamento. Um dos objectivos é mostrar a importância de um bom apoio por parte da família e amigos em situações relacionadas com o cancro.

07/04/2011 Aveiro: Núcleo de apoio à pesca avança em S. Jacinto por 740 mil euros


Junta de Freguesia lembra que é “a única localidade ribeirinha” da região da ria onde não existe um equipamento de apoio aos pescadores
S. Jacinto vai brevemente deixar de ser a única localidade ribeirinha da região sem um porto de abrigo para pescadores. O núcleo de apoio à pesca da freguesia vai finalmente ser construído após vários anos de reivindicações locais.
A Câmara de Aveiro aprovará hoje a abertura do concurso público com um preço-base de 740 mil euros, acrescido de IVA, contando obter uma comparticipação comunitária. Em Março, o Ministério do Ambiente havia autorizado o avanço da obra ao conceder parecer favorável ao Estudo de Impacte Ambiental.
Além de um “desejo antigo”, a construção do porto de abrigo é uma “necessidade básica” de S. Jacinto, diz Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia.

JOANA SOEIRO, ANDREIA BRANCO, INÊS FRANCO E VITALINA PINTO, NA SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB16


. No periodo de Férias da Páscoa, a Associação de Basquetebol de Aveiro vai fechar o trabalho da Selecção Distrital de Sub16 Femininas, com um grupo reduzido de 15 jogadoras, de onde devem sair as 12 representantes da AB Aveiro nas Festas do Basquetebol Juvenil, a realizar-se em Portimão de 13 a 17 de Abril de 2011.

Nesta última observação, o nosso clube conta com a presença de JOANA SOEIRO (1995), ANDREIA BRANCO (1995), INÊS FRANCO (1996) e VITALINA PINTO (1996).

Os treinos de preparação decorrem nas seguintes datas e locais:

* Sábado, dia 9 de Abril, das 15h00 às 17h00, no Pavilhão do GRI Brandoense;
* Domingo, dia 10 de Abril, das 9h30 às 11h00, na Universidade de Aveiro, e das 15h00 às 17h00, no Pavilhão do Clube dos Galitos;
* Segunda-feira, dia 11 de Abril, das 9h30 às 11h00 e das 15h00 às 16h30, no Pavilhão do Clube dos Galitos;
* Terça-feira, dia 12 de Abril, das 11h00 às 12h30, no Pavilhão do Clube dos Galitos.
Desejamos muita sorte às nossas atletas, e que a experiência seja gratificante.
 
 

O Forte de antigamente...


Eis que me chega uma das fotos mais antigas da "Caldeira" do Forte da Barra...era assim que ouvia os meus pais e os meus irmãos lhe chamarem...e foi ali que certo dia o meu pai caiu de cabeça na lama... numa cena de pancadaria envolvendo o meu tio João Gafanhão..."Não digas nada à mãe que eu lavo-te a cara!" dizia este ao meu pai. Sabia que o castigo seria severo, pois uma mãe viúva não se podia dar ao luxo de facilitar com os rapazes....
Ao centro da imagem a casa da minha avó... onde nasceu o meu pai e todos os seu irmãos...que albergou grande parte da família em início de vida, após o matrimónio... que viu nascer a minha irmã e que infelizmente está dada ao abandono e a destoar da paisagem actual, muito por culpa de questões burocráticas que envolvem presidentes de câmara, APA...assessores, doutores,... capitalistas e quiçá... até algumas trocas de favores...

Fonte: Barcos e Companhia

06/04/2011 Simulacro na EB1 da Gafanha do Carmo testa plano de emergência


O Serviço Municipal de Protecção Civil promove, esta quarta-feira, um Simulacro na EB1 da Gafanha do Carmo. Esta acção tem como principal objectivo efectuar um teste ao Plano de Emergência deste estabelecimento de ensino, assim como ao próprio Plano Municipal de Emergência, nomeadamente no que concerne à articulação entre os dois. O simulacro terá início ao início da tarde e no final haverá reunião de avaliação.

Fonte: Terra Nova

NOITE DA MULHER N'OS LUSIADAS BAR



9/ABRIL
STRIP MASCULINO E MUSICA A CARGO DE DJ VERLOOP...MAIS UMA GRANDE NOITE SÓ PARA ELAS....

05/04/2011 GD Gafanha prepara equipa para subir à III Divisão Nacional em 2011-2012

 
Reforçar a equipa com jogadores da formação e com jogadores naturais da Gafanha da Nazaré, que jogam noutros clubes, esta, é a aposta dos responsáveis directivos do GD Gafanha que, já prepara a nova época desportiva.
O objectivo, na próxima emporada, é a subida à III Divisão Nacional.
Factos revelados por Sérgio Guedes (na foto), chefe do Departamento de Futebol Sénior do Gafanha, em entrevista ao programa “Segunda-Parte”, "debatemo-nos com problemas financeiros, como a generalidade dos clubes e pretendemos que exista uma maior uniformização ou uma ponte entre o futebol juvenil e o futebol sénior, porque temos de aproveitar os jovens valores que o clube produz e não desaproveitar esse trabalho dos nossos técnicos e queremos tambem fazer regressar alguns atletas aqui formados", garantindo que a equipa deste ano "continuará na próxima época", sublinhando que "o objectivo é lutar por subir à III Divisão Nacional em 2011-2012".
Este ano a equipa está no sexto lugar da classificação geral, na I Divisão da AFA, a 12 pontos do líder, o Recreio de Águeda.

Fonte: Terra Nova

RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS DE 2 E 3 DE ABRIL


SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 21ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 47 - Assoc. Amigos Col. Calvão, 63

SUB19 FEMININOS (Torneio Inter-Associações - 8ª Jor.):
NCR Valongo, 56 - Delbran Gafanha, 59

SUB18 MASCULINOS (Torneio Inter-Associações - 8ª Jor.):
Aquecican Gafanha, 57 - Sampaense Basket, 43

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 10ª Jor.):
Gafanha Pizz. Brasão, 53 - NCR Valongo, 57

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 11ª Jor.):
Gafanha Pizz. Brasão, 60 - CAD Coimbra, 65

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 6ª Jor.):
AD Vagos, 28 - Gafanha Luis Óptica, 119

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 11ª Jor.):
Gafanha Argentea, 20 - AD Ovarense "C", 00

Fonte: GDG Basquetebol

Concurso Bandas de Garagem no CC da Gafanha


Concurso Bandas de Garagem
9 de Abril / 21h30
Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Org: CM Ílhavo

III Semináro Náutico do Múnicipio de Ílhavo

 

7
Quinta-feira
09h00-13h00/14h30-17h30
III Seminário Náutico do
Município de Ílhavo
··
Lançamento da Agenda Náutica 2011
··
Apresentação de propostas de
actividades náuticas
Concurso de Ideias Náuticas –
Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo e Parceiros do Fórum
Náutico do Município de Ílhavo

Sp. Paivense 0 - GD Gafanha 1


À 27ª jornada, Gafanha joga fora e "arranca" três pontos ao Paivense; mantém a 6ª posição a 4 pontos do 5º lugar.

Cursos de Surf e Bodyboard nas Férias Escolares - ATL

 

Cursos de Surf e Bodyboard nas Férias Escolares - ATL

FÉRIAS DA PÁSCOA
(Todos os dias da semana, das 10h00 ás 16h00)

Semana 1 – 11 a 15 de Abril
Semana 2 – 18 a 22 de Abril

DIA INTEIRO

Cada semana do Curso “Férias Escolares – Páscoa” inclui:
Aulas de surf – duas aulas por dia (10h00 ás 16h30)
Seguro de acidentes pessoais

Todo o material para a prática (prancha, fato, etc.)
Monitores credenciados pela Federação Portuguesa de Surf
Local para mudança de roupa

Transporte Aveiro – Barra – Aveiro (se solicitado e mediante disponibilidade)

As aulas realizam-se na Praia da Barra.
(Número mínimo de alunos para realização de curso: 5; número máximo: 20)

*(Não inclue almoço)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores