Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

GDG 4 x Travassô 2


FICHA DE JOGO
A.F. Aveiro - CD Iniciados (25.ª Jornada)
Pavilhão Desportivo da EB 2/3 - Gafanha da Nazaré
22 de Abril de 2011

GDG 4 x Travassô 2

GDG: Raúl [GR]; Vasco, Hélder, Tiago, Jorge
JOGARAM AINDA: Rui (C) [GR]; Leandro, Ricardo, Francisco, João Reis, Hugo

MARCADOR:
1-0 Hugo (Gafanha)
1-1 Jota (Travassô)
2-1 Hugo (Gafanha)
3-1 Leandro (Gafanha)
INTERVALO
3-2 Nuno (Travassô)
4-2 Rui (Gafanha)

Fonte: GDG Futsal Iniciados

Que pórtico tam grande...


O Terminal Norte do Porto de Aveiro tem dado que falar nestes últimos dias, pois junto à rampa Ro-Ro, ou onde se encontrava o Ilha Azul, está a ser construído um enorme pórtico para carga/descarga de contentores.

Este pórtico esta a ser construído pela Eurocrane, uma empresa Portuguesa dedicada a este tipo de equipamentos de elevação, e que já conta com um vasto historial no ramo.

O Porto de Séte, no sul de França será o feliz destinatário. No entanto, antes que esta pesadíssima estrutura chegue a esse lado de França, muito terá que ser feito, passando pelo transporte por via marítima.

Ao contrário do que se possa pensar, não temos assim tantas opções para este tipo de transporte, sendo que a escolhida foi a holandesa Jumbo Shipping, especialista em "Heavy Lifting", e com uma vasta frota de navios. A título de curiosidade, é das poucas empresas que possui um modelo virtual de um dos seus navios, o Jumbo Javelin, num simulador de navegação o Ship Simulator 2008. Daí o meu espanto quando vi que tinham escolhido um navio da mesma classe para transporte desta estrutura, o navio Fairplayer.

O Fairplayer pertence à classe J1800, com capacidade para elevar até 1800 toneladas, com as suas duas enormes gruas Huisman amarelas com capacidade para 900 toneladas cada.

A visita deste tipo de navios ao nosso porto é extremamente rara, sendo que o SE Panthea, que transporta as pás das eólicas, é dos poucos a cá passar. Por isso, e com a ajuda do amigo Orlando do blog dos Estivadores, consegui algumas fotografias deste raro momento. (...)

21/04/2011 GD Gafanha no Torneio Internacional de Vigo

 
Três equipas Sub-16 e Sub-14 do GD Gafanha, partiram hoje para Espanha, para participar no III Torneio Internacional de Vigo. Competição organizada pelo Club Baloncesto Seis do Nadal-Coia, nos dias 21, 22 e 23 de Abril.
Na foto a equipa Sub-16 masculina.

Fonte: Terra Nova

21/04/2011 Autarquia investe 218 mil euros em pavimentações


O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação da empreitada de revestimentos em tapete betuminoso em alguns arruamentos do Município de Ílhavo, à firma Paviazeméis. Vai investir 218 mil euros no arranjo de vias na Barra, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação, Gafanha do Carmo, Sra. dos Campos, Gafanha d’Aquém e junto ao aglomerado urbano do Vale das Maias.
Na reunião de ontem foi aberto Concurso Público para a execução da empreitada de conservação/reparação da Piscina Municipal de Ílhavo, designadamente através da instalação de unidades de tratamento de ar, pelo valor estimado de 250 mil euros e um prazo de execução de 6 semanas, com o objectivo de serem eliminadas algumas falhas existentes neste equipamento Municipal.
Nas deliberações foi ainda aprovada a atribuição de um subsídio pontual à ANDDI – Portugal, no valor de 300 euros para comparticipar a participação do Atleta Ilhavense Paulo Henriques no “1.º Campeonato da Europa de Atletismo S. Down”, organizado pela Federação Internacional para Syndrome de Down (IAADS), em Itália em Junho de 2011.

Fonte: Terra Nova

G.D. Gaf. Aquém – C.A.P. Alquerubim

23/04/2011 16h00

G.D. Gaf. Aquém – C.A.P. Alquerubim
Camp. Distrital de Futebol 2.ª Divisão

Campo de Jogos da Gafanha do Carmo

20/04/2011 Presidente do Gafanha garante sucessão na secção de basquetebol


O presidente do Gafanha diz que já há solução para o futuro da secção de basquetebol do clube. Clemente Casqueira agradeceu a disponibilidade manifestada pelo presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro para mediar o conflito entre a direcção e a secção. No entanto, Clemente Casqueira diz que tem garantias sobre esse diálogo e está preparado para viabilizar o futuro da secção. “Já nos entendemos. Temos uma comissão de pais com cinco elementos que apresentaram o seu plano de trabalho para os próximos 3 anos. Chegámos a acordo. Está garantida a continuidade. Estes elementos vieram com os antigos directores. Tivemos reunião e eles apresentaram o seu plano. Concordaram com as ideias mestras da direcção para a secção e só falta tomarem posse”, disse Clemente Casqueira em declarações à Terra Nova.
O dirigente ouviu a proposta do presidente da ABA que estaria disposto a mediar o conflito mas diz que essa ajuda não é necessária. “Agradecemos imenso a colaboração e solidariedade do presidente da ABA mas, felizmente, achamos que a secção e a direcção do GDG têm poderes, conhecimentos e categoria para resolver os seus problemas. Felizmente não necessitamos de ajudas externas”, conclui.

Fonte: Terra Nova

20/04/2011 Autarquia quer novo ferry para ligações a São Jacinto


A Câmara de Aveiro tem a concurso a aquisição de um novo ferry. Quer garantir uma travessia permanente ao longo do ano entre o Forte da Barra e São Jacinto. Élio Maia prepara-se para fazer o anúncio na sessão da Assembleia Municipal que arranca na próxima Quarta-feira. O autarca mostra-se preocupado com as paragens do ferry “Cale de Aveiro” para reparação de avarias, operações de manutenção e vistorias. O concurso foi lançado no final do passado mês de Fevereiro e, nesta altura, decorre a fase de validação das propostas.

Fonte: Terra Nova

20/04/2011 Aguaceiros mantêm-se até sexta-feira

 
O Instituto de Meteorologia prevê que os aguaceiros se mantenham até sexta-feira, na região de Aveiro, devendo as condições do estado do tempo melhorar a partir de sábado.
De acordo com informação disponibilizada no site do IM, prevê-se até sexta-feira a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada no território continental.
A partir de sábado deverá verificar-se uma ligeira melhoria do estado do tempo, estando previstos aguaceiros em geral fracos. O IM prevê ainda que no domingo e na segunda-feira haja uma ligeira subida da temperatura máxima.

Fonte: Terra Nova

20/04/2011 Ribau Esteves quer cidadãos “mais activos e disponíveis” em tempo de crise


Ribau Esteves quer cidadãos mais disponíveis em tempo de crise e fez um apelo à cidadania responsável. O discurso do autarca de Ílhavo nos 10 anos da elevação da Gafanha da Nazaré à categoria de cidade esteve centrado nos investimentos feitos pelo Município nos últimos anos e nas empreitadas do parque escolar. Mas Ribau Esteves fez um apelo aos cidadãos para que não sejam apenas portadores das reclamações. “Pedir a todos que possamos ser cidadãos mais activos e disponíveis. Por essa maior disponibilidade que possamos dar contributo para uma gestão mais cuidado dos recursos”, disse o autarca.
Ribau deixou exemplos do que considera uma participação mais activa. “Na segurança uns dos outros, precisamos da GNR mas nós temos actos diários de dar contributo positivo. Quando chamamos a atenção dos autarcas não fazemos queixinha. Devemos participar algo que está mal para que o cadastro do que está errado esteja sempre actualizado”, referiu Ribau Esteves no discurso na celebração dos 10 anos da elevação da Gafanha da Nazaré à categoria de cidade.

20/04/2011 Gafanha da Nazaré: Requalificação da Secundária custa 18 milhões


Cerca de 18 milhões de euros é quanto custará a requalificação da Secundária da Gafanha da Nazaré, que deverá estar concluída no ano lectivo de 2012/2013
Cerca de 18 milhões de euros é o valor total (entre edifício e mobiliário) da intervenção do Governo (através da Parque Escolar) na requalificação da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
“Um exagero financeiro” é como o presidente da Câmara de Ílhavo classifica esta nova opção política do Ministério da Educação. “Estes edifícios têm, na componente da gestão do ar (arrefecimento, aquecimento e renovação), o que de mais moderno existe no mercado e com uma gestão técnica como se tivéssemos o frio da Sibéria e o calor dos trópicos”, ironiza Ribau Esteves, realçando que tal dimensão representa entre 30 a 40 por cento do investimento total.
“Ficará uma escola muito para além do que alguma vez tínhamos sonhado”, corrobora a sua directora, Maria Eugénia Pinheiro, condenando a falta de manutenção e conservação durante todos estes anos.
Reconhecendo a premente necessidade destas obras, a directora sustenta que a escola “já tinha uma série de valências que extravasavam a capacidade das suas paredes”.

O meu homónimo - o ANA MARIA

Sempre tive uma predilecção muito especial pelo lugre Ana Maria, porque, de facto, tem o mesmo nome que eu, porque foi dos mais antigos da nossa frota pesqueira, porque era muito elegante e porque a ele associo um oficial de cá de Ílhavo, de quem era conhecida e amiga – o Capitão José Fernandes Pereira ( Lau), muito sui generis.


Em bom andamento…
O Ana Maria – o ex-Argus, construído em Dundee, em 1873, era um veleiro elegantíssimo. Adquirido à Parceria Geral de Pescarias pela Firma Veloso, Pinheiro & Companhia, da Praça do Porto, participou na campanha de 1939 e seguintes.
De exíguas dimensões, cerca de 40 metros de comprimento, de 8 de boca e 4 de pontal, tinha uma capacidade de pesca de apenas 5.000 quintais.
Curioso, as rectas finais de vida do Ana Maria e do Capitão Zé Lau confundiram-se.
No Jornal do Pescador de Outubro de 1955, é dada a grande notícia de que, num belo dia do anterior mês de Setembro, o primeiro navio da pesca do bacalhau à linha a entrar no Douro, foi o lugre Ana Maria.
Em viagem directa da Terra Nova, chegou ao Douro o navio Ana Maria, tendo fundeado junto do cais do Bicalho.
Ver mais »»

Ílhavo, 1 de Julho de 2008
Ana Maria Lopes


19/04/2011 Manuel Serra define saneamento como prioridade das prioridades na Gafanha da Nazaré


O saneamento básico continua a ser a prioridade das prioridades na Gafanha da Nazaré. No dia em que celebra os 10 anos da elevação a Cidade, o presidente da Junta de Freguesia não deixa cair o tema e recorda que sempre defendeu esta obra como fundamental na qualificação da Gafanha da Nazaré.
“Aproveito para reiterar como a minha maior ambição, em conversas, discursos, tomadas de posição e reuniões digo sempre que é o ponto número 1. Costumo referir, não me dêem jardins não me dêem centros culturais, não me dêem nada, mas façam o saneamento. Esta é a minha luta. Quem tem que fazer o saneamento, até aqui era autarquia e o poder local e agora é a empresa Águas da Região de Aveiro numa negociação correcta entre municípios e ADRA”, disse o autarca em declarações à Terra Nova.
A Gafanha da Nazaré celebra o 10º aniversário da elevação a Cidade. O Programa das Comemorações prevê visitas a escolas em obras e reuniões de trabalho a partir das 14h30. O hastear de bandeiras será a partir das 18h30 junto à Sede da Junta de Freguesia e às 18h45 há Sessão Solene Evocativa no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

Fonte: Terra Nova

19/04/2011 Gafanha da Nazaré celebra o 10º aniversário da elevação a Cidade


A Gafanha da Nazaré celebra o 10º aniversário da elevação a Cidade. O Programa das Comemorações prevê visitas e reuniões de trabalho a partir das 14h30. O hastear de bandeiras será a partir das 18h30 junto à Sede da Junta de Freguesia e às 18h45 há Sessão Solene Evocativa no Salão Nobre da Junta de Freguesia. Visita às obras da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (16h00) e a apresentação do projecto de ampliação e remodelação da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico da Gafanha da Nazaré (17h00) são alguns dos momentos altos do dia.

Fonte: Terra Nova

Sound Vibrations 2

SMM de partida para o Canadá


O SMM vai realizar a primeira viagem transatlântica depois da sua recuperação. Irá partir amanhã dia 19 de Abril, do Cais dos Bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré, com destino a Toronto - Canadá, onde estará de 10 a 13 de Maio. De seguida partirá para St. John´s, estando prevista a sua chegada a 22 de Maio.

Fonte: SMM

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 29ª Jornada


Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados da 29ª Jornada


A.D.VALECAMBRENSE1 - 0J.D.CARREGOSENSE
G.D.S.ROQUE0 - 3C.D.ESTARREJA
A.D.OVARENSE FUTEBOL0 - 2U.D.MOURISQUENSE
A.D.C.R.OIA0 - 3C.D.PACOS BRANDAO
R.D.AGUEDA1 - 3G.D.GAFANHA
G.D.MILHEIROENSE1 - 1C.F.U.LAMAS
S.C.PAIVENSE3 - 2J.A.PESSEGUEIRENSE
A.D.SANJOANENSE2 - 0S.C.FERMENTELOS
G.D.MEALHADA4 - 2A.C.CUCUJAES



Tabela classificativa em 18/04/2011


1º  A.D.SANJOANENSE291955582462
2º  A.D.VALECAMBRENSE291946582561
3º  C.D.ESTARREJA291865592460
4º  R.D.AGUEDA291919463158
5º  J.D.CARREGOSENSE291487532750
6º  G.D.GAFANHA2913106513049
7º  G.D.MILHEIROENSE291298392945
8º  C.D.PACOS BRANDAO291289363244
9º  G.D.MEALHADA2913511474544
10º  S.C.PAIVENSE2913313533842
11º  C.F.U.LAMAS2911711494240
12º  U.D.MOURISQUENSE2910811453438
13º  G.D.S.ROQUE2910514474835
14º  A.C.CUCUJAES2910415365634
15º  J.A.PESSEGUEIRENSE297319356124
16º  S.C.FERMENTELOS296617254524
17º  A.D.OVARENSE FUTEBOL296023248318
18º  A.D.C.R.OIA293026231109



Próxima Jornada:

01/05/2011 16h
G.D.GAFANHA - A.D.C.R.OIA

Fonte: AF Aveiro

17/04/2011 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence em Águeda, (1-3)


O GD Gafanha venceu esta tarde em Águeda, (1-3), em jogo da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

Calendário de saídas para 2011

 
Apresentamos hoje o calendário de saídas para a época que já se iniciou em Janeiro com os "Cantares de Janeiras". Mais uma época com bastantes actuações, de Norte a Sul de Portugal, para apresentarmos as nossas tradições, cantares, danças, trajes. É uma excelente ocasião para promover a nossa região, a nossa terra, o nosso concelho. Tal como em anos anteriores, esperamos e agradecemos todo o apoio e carinho que nos possam dispensar, que retribuiremos da melhor maneira que sabemos: cantando e dançando.
A todos o nosso muito obrigado.

15/01/2011 - Encontro de Cantares de Janeiras - Vila do Conde
12/02/2011 - Encontro de Cantares de Janeiras - Viana do Castelo
02/04/2011 - "Cantar as Almas" - Penacova
25/o4/2011 - Feira à Moda Antiga - Ílhavo
11/06/2011 - Rancho Folclórico de Santo André de Friande - Felgueiras
18/06/2011 - Rancho Folclórico das Lavradeiras da Trofa - Trofa
26/06/2011 - Rancho Folclórico e Etnográfico Reguengo da Parada - Caldas da Rainha
09/07/2011 - XXVIII Festival Nacional de Folclore da Gafanha da Nazaré
16/07/2011 -Rancho Folclórico de Linhaceira - Tomar
23/07/2011 - Rancho Folclórico de Paços de Sousa - Penafiel
07/08/2011 - XIII Festival Nacional de Folclore da Praia da Barra - Barra 2011
03/09/2011 - "As Lavradeiras de Arcozelo" - Santa Maria Adelaide - Arcozelo
10/09/2011 - Grupo de Danças e Cantares A. C. Vilarinho - Coimbra
18/09/2011 - Nossa Senhora dos Navegantes

Fonte: GEGN

17/04/2011 Gafanha em Águeda defronta candidato à subida


O Gafanha joga com um dos candidatos à subida de divisão. Defronta o Recreio de Águeda, este domingo, às 16h00, em jogo da 29 jornada do campeonato da I distrital. A Sanjoanense recebe o Fermentelos; o Estarreja vai a São Roque e o Valecambrense recebe o Carregosense. São equipas separadas por dois pontos. A Sanjoanense lidera com 59 pontos. Águeda e Valecambrense estão a um ponto (58) e o Estarreja a dois (57).

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores