Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

14/05/2011 TROCAS À MODA ANTIGA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA GAFANHA DA NAZARÉ


Este sábado, durante todo o dia, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré promove a actividade "Trocas à Moda Antiga". Vestidos a rigor professores, alunos e funcionários vendem produtos regionais e "dão a provar" iguarias típicas desta região.
Trata-se de uma acção integrada no projecto "Escola Aberta" que visa "abrir as portas da escola a toda a comunidade".
A manhã foi animada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova.
Mais fotos do evento estão disponíveis no Facebook da Rádio Terra Nova.

Fonte: Terra Nova

14/05/2011 GAFANHA RECEBE SÃO ROQUE ESTE DOMINGO ÀS 15H00. DOIS PRIMEIROS EM PARTIDA DECISIVA



O Gafanha recebe o São Roque em jogo da 32ª jornada da I divisão distrital de Aveiro. Os jogos da ronda estão marcados para este domingo às 17h00. Na luta pela subida destaque para os jogos Sanjoanense/Valecambrense, entre os dois primeiros, separados por um ponto, e para o Mourisquense/Estarreja com a equipa de Estarreja ainda a tentar recuperar 5 pontos de desvantagem para o líder Sanjoanense.


Fonte: Terra Nova

G.D. Gafanha – G.D. S. Roque

15/05/2011 17h00
G.D. Gafanha – G.D. S. Roque

Camp. Distrital de Futebol 1.ª Divisão
Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré

JOGOS OFICIAIS PARA OS DIAS 14 E 15 DE MAIO



SUB19 FEMININOS (Jogo-Treino):
CP Esgueira - Delbran Gafanha
(Domingo, 15 Maio, 15h00, Pav. Esgueira)

SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 2ª Jor.):
GD Gafanha - Sangalhos DC
(Sábado, 14 Maio, 18h30, Gafanha da Nazaré)

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 4ª Jor.):
Clube dos Galitos "B" - Gafanha Argentea
(Domingo, 15 Maio, 16h00, Galitos Aveiro)

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 3ª Fase - 4ª Jor.):
Illiabum Clube - Gafanha Aires
(Quarta, 11 Maio, 18h30, EB2/3 Ilhavo)

MINI 8 MISTOS (Memorial José Ançã de Ílhavo):
Illiabum Clube - Gafanha Salpoente - e outros
(Domingo, 15 Maio, 9h30-17h00, Paqv. Mun. Ilhavo)


Fonte: GDG Basquetebol

13/05/2011 “FEIRA DA SAÚDE” INSTALA-SE NO CC DA GAFANHA DA NAZARÉ



A “Feira da Saúde” no Município de Ílhavo regressa este Sábado desta vez para uma edição no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré entre as 10h00 e as 18h00. O objectivo desta acção é, à semelhança das edições anteriores, incentivar a população à adopção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis, permitindo um contacto directo com diferentes entidades profissionais do ramo da saúde, em diversas especialidades, numa relação mais informal e descontraída.


Fonte: Terra Nova

13/05/2011 PÓRTICO DA EUROCRANE DESTINADO A SÈTE JÁ SAIU DO PORTO DE AVEIRO



O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax já saiu do Porto de Aveiro, com destino ao porto francês de Sète no convés do navio Jumbo “Farplayer”.
A estrutura, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa EUROCRANE, "numa longa operação", iniciada no passado dia 3 de Janeiro, com a instalação dos estaleiros.
A operação, "que em Portugal nunca tinha sido efectuada", esteve a cargo da Socarpor. O pórtico tem 44 metros de alcance e 34 metros de altura de elevação, e está apto a operar contentores em twin-lift com uma carga nos cabos até 76 toneladas.

Fonte: Terra Nova

Feira da Saúde

14/05/2011

10h00-18h00 | Feira da Saúde
Venha ver como anda a sua saúde.

Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

NEGE – A.A. Arouca

14/05/2011 - 17h30
NEGE – A.A. Arouca

Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação

Trocas à Moda Antiga

14/05/2011

10h00-16h00 | Trocas à Moda Antiga
“As mãos das nossas Gentes”

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré
Org.: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

12/05/2011 Conferências "Primavera 2011": Ausência de Fernando Nobre adia sessão desta quinta-feira

 
Alteração de planos na conferência prevista para hoje à noite, com a presença de Fernando Nobre, no papel de Presidente da AMI, mas agora também reconhecido como candidato do PSD às legislativas, por Lisboa.
Assim, a conferência já não se realiza hoje, por impossibilidade de Fernando Nobre estar presente. O líder da AMI vinha falar à Gafanha da Nazaré da "Força do Voluntariado como Cidadania Activa".
A acção integrava-se no III Ciclo de Conferências "Primavera 2011".

Fonte: Terra Nova

12/05/2011 Jogadores do Beira-Mar enchem auditório da EB da Gafanha da Encarnação

 
Jogadores do Beira-Mar, técnicos e dirigentes, estiveram esta tarde na Escola Básica da Gafanha da Encarnação para uma sessão de autógrafos e numa sessão de perguntas e respostas.
Mais de uma centena de alunos, encheram a sala e "bombardearam" os jogadores e treinadores com perguntas, mais ou menos indiscretas.
O avançado Artur, um dos mais requisitados pela assistência, respondeu a todas as perguntas, começando pela dificuldade e exigência dos treinos diários de uma equipa profissional, "aproveito a presença do técnico aqui, para dizer que os treinos são duros demais, chego a casa e não me apetece fazer mais nada", disse Artur, provocando gargalhada geral na assistência. O capitão de equipa Hugo, tentou escapar a uma questão relacionada com os vencimentos dos jogadores de futebol, "ganhamos mais do que mil euros e menos do que o Cristiano Ronaldo", atirou.
Esta acção estava integrada nos projectos do Núcleo de Estágio de Educação Física. Depois de encontros com árbitros e após a apresentação de um estudo sobre "Prática Desportiva", hoje realizou-se um convívio entre alunos e jogadores profissionais de futebol.

Fonte: Terra Nova

14/05/2011 REGATA SANTA JOANA PRINCESA AGENDADA PARA ESTE FIM-DE-SEMANA



Integrada nas comemorações do Dia da Marinha, o Sporting Clube de Aveiro e a Associação Académica da Universidade de Aveiro vão organizar a Regata Santa Joana Princesa/Porto de Aveiro/Universidade de Aveiro, nos dias 14 e 15 de Maio.


Fonte: Terra Nova

12/05/2011 Pórtico de contentores já está no navio Jumbo “Farplayer”


O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax com destino ao porto francês de Sète já se encontra no convés do navio Jumbo “Farplayer”. A operação, que em Portugal nunca tinha sido efectuada, esteve a cargo da Socarpor (Aveiro), e demorou cerca de uma semana mais do que o previsto, devido a circunstâncias várias inerentes a uma operação com um grau de complexidade elevado.

Fonte: Terra Nova

As mulheres das secas

Perante três fotografias, deslumbrantes, encontradas, ignotas, lá bem no fundo de gavetas da Empresa Testa & Cunhas, guardei-as, à espera de, porventura, mais documentação.

Vista aérea da seca – 1933 Cruz de Malta, Silvina e Hernâni

 
Tive, por afinidades familiares, contactos, com as ditas mulheres das secas, verdadeiras heroínas, mas pelos anos sessenta, em que os trajares já eram mais aligeirados e, porventura, as mentalidades, um tudo ou nada, mais abertas.
As fotos a que me refiro, sem datação, seriam forçosamente da empresa, onde as encontrei, pois amigos, mais velhos, conseguiram-nas identificar. Reportar-se-iam aos anos 30.

Um dia, em Agosto, um post do blog Galafanha do Professor Fernando Martins atraiu-me, pelo assunto versado e pela força e beleza descritivas do texto.

Entrámos em contacto e o Amigo Professor acabou por me emprestar o livro de Maria Lamas, As mulheres do meu País, de que há pouco a editora Caminho lançou uma 2ª edição, donde o texto era extraído.
Na década de quarenta do século passado, Maria Lamas, que faleceu em 1983, com a provecta idade de 90 anos, andou pelas Gafanhas, mais concretamente pela Gafanha da Nazaré, olhando, conversando, retratando as suas mulheres, em diversas e intensas ocupações.

Mas, as das secas foram as que mais me atraíram.
Respigando o mesmo texto, utilizo-o, para complemento e esclarecimento de imagens tão fortes.

A seca do bacalhau na Gafanha emprega muitas centenas de mulheres, durante parte do ano, havendo secas onde o trabalho é permanente, porque abrange duas campanhas, a dos lugres e a dos arrastões.
.


Mulheres junto a um antigo armazém – s/d
(...) Continua




11/05/2011 Feira da Saúde no sábado no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré


Ílhavo já prepara mais uma edição da “Feira da Saúde”. Será no próximo Sábado, dia 14 de Maio, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré entre as 10h00 e as 18h00. O objectivo desta acção passa por incentivar a população à adopção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis, permitindo um contacto directo com diferentes entidades profissionais do ramo da saúde, em diversas especialidades, numa relação mais informal e descontraída.
Profissionais vão passar o dia a prestar conselhos e efectuar exames gratuitos em diversas especialidades, nomeadamente Nutrição, Visão, Audição, Análises Clínicas, Tensão Arterial, Higiene Oral, Acupunctura, Terapia da Fala, entre outras.
Destaque, ainda, para o Workshop “Suporte básico de vida para leigos” promovido pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, e para o conjunto de Palestras promovidas durante todo o dia, em matérias específicas relacionadas com a Saúde.

Fonte: Terra Nova

11/05/2011 Ílhavo: Último simulacro deste ano lectivo com nota positiva

Alunos da EB1 da Barra mostraram estar preparados para agir perante um incêndio. Exercícios são retomados no próximo ano lectivo “com nova roupagem”

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Ílhavo realizou, ao início da tarde de ontem, mais um simulacro para testar o plano de emergência das escolas, desta vez, na EB1 da Praia da Barra.
De acordo com o vereador responsável pelo pelouro da Protecção Civil, Paulo Costa, este foi o último simulacro deste ano lectivo. “Retomaremos os exercícios no início do próximo, mas com uma nova roupagem”, anuncia o vereador, reconhecendo a necessidade de “aprofundar e trabalhar melhor alguns aspectos”.

Festival de Teatro 2011: "Clever Classis"


12/05/2011

Festival de Teatro 2011
10h00 e 14h00 | “Clever Classis”, pelo Grupo Clever Plants
(Escola Secundária da Gafanha da Nazaré/Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré)

Bilhetes disponíveis no CCGN
Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

10/05/2011 Assinalam-se, hoje, os 74 anos do lançamento à água do "CREOULA"


Assinalam-se, hoje, os 74 anos do lançamento à água do "CREOULA". O lugre de quatro mastros foi construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa, no tempo recorde de 62 dias úteis. Enquanto bacalhoeiro, o "CREOULA", efectuou 37 campanhas de pesca, até 1973, e navegou o equivalente a mais de dez viagens à volta do mundo; trouxe para Portugal cerca de 26 mil toneladas de bacalhau fresco.

Fonte: Terra Nova

RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS DE 7 E 8 DE MAIO



SUB18 MASCULINOS (Torneio Inter-Associações - 9ª Jor.):
FC Gaia "A", 67 - Aquecican Gafanha, 44

SUB18 MASCULINOS (Torneio Inter-Associações - 10ª Jor.):
Aquecican Gafanha, 32 - CD José Régio, 64

SUB16 FEMININOS (Cto. Nacional Zona Norte - 14ª Jor.):
Vitória Guimarães, 89 - Gafanha Pizz. Brasão, 55

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 8ª Jor.):
AD Ovarense "C", 55 - Gafanha Luis Óptica, 72

SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 1ª Jor.):
Clube dos Galitos, 47 - GD Gafanha, 43

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 3ª Jor.):
AD Vagos, 61 - Gafanha Argentea, 60

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 3ª Fase - 2ª Jor.):
Gafanha Aires, 04 - SC Beira-Mar, 02

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 3ª Fase - 3ª Jor.):
Gafanha Aires, 03 - AD Ovarense, 03

Fonte: GDG Basquetebol

10/05/2011 Jardim Oudinot recebe prova aberta de Petanca


O Jardim Oudinot continua a ser palco de actividades dos praticantes de Petanca. A associação Bússola Partilhada vai realizar-se um Torneio de Petanca aberto à sociedade. Neste evento os sócios não pagam inscrição e o clube procura alargar e projectar esta modalidade na nossa região. Encontro marcado para dia 21 de Maio no Jardim Oudinot para uma prova aberta.

Fonte: Terra Nova

10/05/2011 EB1 da Praia da Barra tem simulacro marcado para hoje


Está marcado para hoje um simulacro na EB1 da Praia da Barra. Esta acção tem como principal objectivo efectuar um teste ao Plano de Emergência deste estabelecimento de ensino, assim como ao próprio Plano Municipal de Emergência, nomeadamente no que concerne à articulação entre os dois.

Fonte: Terra Nova

09/05/2011 S. Jacinto, Aveiro: Navio russo derrama poluentes para a ria


Populares de São Jacinto acordaram ontem com cheiro intenso a gasóleo e tem que “a culpa morra solteira”
O navio russo Verkhovina, que está a ser desmantelado em São Jacinto , provocou ontem um derrame de combustíveis na ria. O casco da embarcação acabou por deslizar da rampa onde se encontrava a ser desmantelada para as águas da ria, levando a que vários resíduos e poluentes se alastrassem na água. A Capitania do Porto de Aveiro garante que o caso resultará num processo de contra-ordenação – a multa pode atingir os milhares de euros. A população de São Jacinto teme que “a culpa morra solteira”.
O incidente terá ocorrido durante a madrugada de ontem, mas o alerta só foi dado cerca das 7.30 horas, quando a população de São Jacinto sentiu o cheiro a gasóleo oriundo das águas da ria. Segundo relatou ao Diário de Aveiro Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto, o derrame atingiu proporções consideráveis, atendendo a que chegou a alastrar-se “até à zona da Pousada da Ria”, na Torreira.
Atendendo a que, “todos os depósitos do navio tinham já sido retirados no âmbito da operação de desmantelamento, apenas restavam algumas quantidades de poluentes na zona dos porões”, relatou o presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto. Ainda que “a quantidade de resíduos derramada não tenha sido muita, as autoridades procederam ao devido controle da poluição”, acrescentou Rui Vaz. 

09/05/2011 Projecto de nova praia entre a Costa Nova e Vagueira em equação

 
Será difícil concretizar a abertura ao público de uma terceira praia no Concelho de Ílhavo, entre a Costa Nova e a Vagueira, numa zona correspondente à Freguesia da Gafanha do Carmo.
Marcos Ré, Vereador do Ambiente, explica, em entrevista à Rádio Terra Nova, que se trata de uma área sensível em que a erosão mais se faz sentir. Ainda assim a Autarquia diz que não deixará de tentar. "Trata-se de uma ideia mais problemática, mas isso não quer dizer que não se possa começar a trabalhar com esse objectivo", sublinhando que "o Plano de Ordenamento da Costa está em revisão e é possível discutir com a equipa do POC a possibilidade de criação da nova praia, mas isso é problemático porque a costa entre a Vagueira e a Costa Nova é a mais vulnerável", adiantou.
O processo de concretização de uma terceira praia no Concelho de Ílhavo, na frente marítima da Gafanha do Carmo, continua em aberto.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 31ª Jornada



Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


Resultados da 31ª Jornada


R.D.AGUEDA2 - 0J.A.PESSEGUEIRENSE
A.D.VALECAMBRENSE2 - 1C.D.ESTARREJA
J.D.CARREGOSENSE2 - 0U.D.MOURISQUENSE
G.D.S.ROQUE2 - 0C.D.PACOS BRANDAO
A.D.OVARENSE FUTEBOL1 - 3G.D.GAFANHA
A.D.C.R.OIA1 - 5C.F.U.LAMAS
G.D.MILHEIROENSE1 - 0S.C.FERMENTELOS
S.C.PAIVENSE4 - 1A.C.CUCUJAES
A.D.SANJOANENSE2 - 0G.D.MEALHADA


Tabela classificativa em 09/05/2011


1º  A.D.SANJOANENSE312155612468
2º  A.D.VALECAMBRENSE312146642667
3º  C.D.ESTARREJA311966632763
4º  R.D.AGUEDA312029483162
5º  G.D.GAFANHA3014106553052
6º  J.D.CARREGOSENSE311588563053
7º  G.D.MILHEIROENSE311498412951
8º  C.D.PACOS BRANDAO301389423247
9º  S.C.PAIVENSE3115313583948
10º  G.D.MEALHADA3113513475144
11º  C.F.U.LAMAS3112811544344
12º  U.D.MOURISQUENSE3110813453738
13º  G.D.S.ROQUE3011514484838
14º  A.C.CUCUJAES3110417376134
15º  S.C.FERMENTELOS316619254724
16º  J.A.PESSEGUEIRENSE317321356424
17º  A.D.OVARENSE FUTEBOL306024248918
18º  A.D.C.R.OIA313028241199



Próxima Jornada:
15/05/2011 17h
G.D.GAFANHA - G.D.S.ROQUE

Fonte: AF Aveiro

08/05/2011 GD Gafanha vence em Ovar, (1-3)


O GD Gafanha venceu esta tarde em Ovar, a Ovarense, (1-3), em jogo da 31.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores