Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

28/05/2011 Sanjoanense à beira de celebrar a subida à III divisão


O Gafanha desloca-se ao terreno do Carregosense na penúltima jornada do campeonato distrital de futebol. Ronda marcada para as 17h00 deste domingo. A Sanjoanense pode celebrar a subida, este domingo, no campo do Paivense, e o Valecambrense, que ainda sonha com a promoção, joga no terreno do Mourisquense. Com quatro pontos de vantagem, o líder está muito próximo de celebrar.

Fonte: Terra Nova

28/05/2011 São Jacinto acolhe triatlo jovem e Taça Ibérica de Triatlo Longo


São Jacinto acolhe provas de Triatlo. O triatlo jovem de Aveiro e a Taça Ibérica de Triatlo Longo prometem animar a freguesia. Hoje há campeonato jovem e amanhã a prova de triatlo longo. São esperados mais de 400 atletas com destaque para meia centena de espanhóis que vão engrossando o lote de participações. Paulo Almeida, chefe da divisão de desporto da Câmara de Aveiro, já disse que está tudo preparado para as provas e que amanhã haverá uma ligação especial depois das 7h00 para garantir transporte até à praia de São Jacinto. “Ao fim de semana existem bastantes lanchas e ferry. Mantém-se tudo. O único que acrescentamos é um ferry no domingo às 6h45 da manhã. Com a prova começa às 8h00 é para as pessoas estarem lá a tempo e horas e público que queira ir”, explica um dos responsáveis pela organização.
Sobre o sucesso da iniciativa, Paulo Almeida está ligado às condições naturais e ao investimento feito pela autarquia. “Consideramos que é uma aposta ganha. Não se falava da modalidade até há alguns anos e introduzimos estas provas que mobilizam todos os nossos recursos naturais. É uma cidade enquadrada com esta modalidade de futuro. Os atletas vieram tendo Aveiro como referência e os clubes agarraram a modalidade e deram continuidade ao que a autarquia tem vindo a fazer”, explica Paulo Almeida.

Fonte: Terra Nova

28/05/2011 Costa Nova recebe Circuito Regional da Associação de Surf


A Costa Nova recebe o Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro. Este ano o Circuito Regional contará com a realização de 5 etapas nas categorias de Surf, BodyBoard e Longboard, dando assim continuidade ao desenvolvimento competitivo dos atletas que se iniciam na Escola de Surf e que têm aqui o primeiro contacto com a competição. Os competidores estarão divididos nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open, feminino e masculino. Provas este fim-de-semana na Costa Nova.

Fonte: Terra Nova

IX Peregrinação Nacional a Fátima

 
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai, mais uma vez participar na Peregrinação Nacional a Fátima da Federação do Folclore Português, no Santuário de Fátima, Domingo dia 29.05.2011, nesta sua nona edição. Com partida marcada para as 06:00 da manhã, no local habitual, o grupo conta estar presente neste evento, que é um acto religioso com uma grande concentração de todos, ou quase todos, os grupos de folclore ou etnográficos nacionais. Pelas 09:30 dá-se início ao desfile que entrando para o recinto do Santuário "desce" até à Igreja nova, encaminhando-se pelo corredor central até ás escadarias do Santuário, onde permanecem todos os representantes dos grupos e que participam na Eucaristia, que será precedida da Oração do Terço.
Este acontecimento conta com a transmissão televisiva pelo canal 1 da RTP ás 11:00, que assim proporcionará a todos quanto não nos podem acompanhar a sua visualização!
 
Fonte: GEGN
 
 

Festival de Teatro 2011: "Afonso Henriques"


29/05/2011

Festival de Teatro 2011
19h00 | “Afonso Henriques”, pelo Grupo de Teatro “O Bando”

Largo do Farol, Praia da Barra
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

1.ª Etapa Circuito Regional de Surf e Bodyboard


28 e 29/05/2011
Todo o dia
1.ª Etapa Circuito Regional de Surf e Bodyboard

Praia da Costa Nova
Org.: Associação de Surf de Aveiro

Festival de Teatro 2011: "A Culpa dos Pais"


28/05/2011

Festival de Teatro 2011
21h30 | “A Culpa dos pais”, pela Associação Cultural da Gafanha do Carmo

Salão Cultural da Gafanha do Carmo
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

NEGE – Atómicos S.C.

28/05/2011 18h00
NEGE – Atómicos S.C.

Camp. Distrital de Futsal 2.ª Divisão
Pav. Gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação

26/05/2011 Ílhavo: Prolongamento do molhe deve arrancar em Julho


A administração portuária já abriu as propostas apresentadas durate o concurso público e fará a escolha da empresa em breve
As obras de prolongamento do molhe Norte em 200 metros e aprofundamento do canal exterior de navegação do porto de Aveiro deverão arrancar em Julho. A administração portuária já abriu as propostas apresentadas durante o concurso público e fará a escolha da empresa em breve. Em condições normais, a empreitada terá condições para avançar em Julho, disse José Luís Cacho ao Diário de Aveiro.
O concurso público foi lançado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) em Março, numa cerimónia que contou com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
As obras deverão rondar os 35 milhões de euros, preço-base do concurso, investimento financiado por fundos comunitários, pela APA e por verbas do Estado.
A reconfiguração da barra é descrita por José Luís Cacho como “a última grande obra que fecha um conjunto significativo de investimentos” na estrutura portuária local, como novos terminais, o ramal ferroviário a partir da Linha do Norte e uma via de cintura portuária.
O prolongamento do molhe e o aprofundamento do canal de navegação representam “um projecto fundamental para a viabilização de todos os investimentos já realizados”.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Rui Cunha

Fonte: Diário de Aveiro

26/05/2011 Costa Nova recebe Circuito Regional de Surf, BodyBoard e Longboard


O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro que se realiza desde 1990, volta às praias do concelho de Ílhavo para a edição 2011. Este ano o Circuito Regional contará com a realização de 5 etapas nas categorias de Surf, BodyBoard e Longboard, dando assim continuidade ao desenvolvimento competitivo dos atletas que se iniciam na Escola de Surf e que têm aqui o primeiro contacto com a competição. É já no próximo fim-de-semana.
A primeira etapa está agendada para o próxmo fim-de-semana na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, com início previsto para as 9h da manhã. Os competidores estarão divididos nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open, feminino e masculino. Hoje fecham as incrições.

Fonte: Terra Nova

26/05/2011 José Luís Cacho a favor de Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar


O Presidente da Associação dos Portos de Portugal assina a petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. José Luís Cacho, considera que escrutinar, todos os dias, o mar de oportunidades que o Mar oferece é “lema das administrações portuárias portuguesas que integram a Associação dos Portos de Portugal”. O administrador do Porto de Aveiro considera que colocar o mar “no centro do debate e das estratégias de quem nos governa” é “esforço positivo”. Apoia, por isso, a criação de uma Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar.

Fonte: Terra Nova

26/05/2011 Júlio Pedrosa na Gafanha da Nazaré para falar sobre educação e felicidade


Júlio Pedrosa vai estar hoje na Gafanha da Nazaré em mais uma sessão do ciclo de conferências da Primavera numa iniciativa da Paróquia que assinala os 20 anos do Centro Paroquial. O antigo Ministro da Educação e antigo Reitor da Universidade de Aveiro vai falar sobre “A educação e a felicidade das pessoas”. O momento musical estará a cargo do coral do Porto de Aveiro. Sessão marcada para as 21h00 no auditório “Mãe do Redentor” na Igreja Matriz.

Fonte: Terra Nova

26/05/2011 Postulador da causa de beatificação do Padre José Kentenich em conferência


O Padre Ángel Strada, postulador da causa de beatificação do Padre José Kentenich, Fundador da Obra internacional de Schoenstatt, está em Portugal para diferentes conferências e há duas reservadas para a Gafanha da Nazaré (Sexta e Sábado). Além de abordar a fase final do processo, que em breve seguirá para Roma, vai também falar dos seus encontros com o Padre Kentenich com quem conviveu pessoalmente. A conferência desta sexta, às 21h00, no Centro Tabor, junto ao Santuário de Schoenstatt, será direccionado ao Movimento de Schoenstatt e a de sábado, às 15h00 será aberta a todos os interessados.

Fonte: Terra Nova

25/05/2011 Junta de São Jacinto diz que triatlo gera dinâmica económica


Pela segunda vez, a freguesia de São Jacinto recebe duas provas de Triatlo em Aveiro: o Campeonato Nacional Jovem que integra atletas dos 10 aos 14 anos de idade e o Campeonato Nacional de Triatlo Longo para pessoas com mais de 23 anos. Triatlo reúne três modalidades: natação, ciclismo e corrida.
No sábado, dia 28 de Maio, a partir das 16 horas a freguesia de São Jacinto recebe nas águas da Ria de Aveiro e nas ruas principais o Campeonato Nacional Jovem e no domingo, 29 de Maio, pelas 8.00 horas, será a vez dos atletas do Triatlo Longo que vão nadar, andar de bicicleta e correr naquela freguesia.
Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto realçou “a importância destas actividades para São Jacinto nas vertentes económica e turística. “Somos uma freguesia que está um pouco isolada. Estas organizações geram dinâmica que resultará em mais-valia económica para todos os que vivem da hotelaria, restauração e similares. Estamos a falar de atletas nacionais e estrangeiros. Queremos que seja pólo de turismo de excelência e com a qualidade desta prova penso que vamos conseguir isso”, adianta o autarca de São Jacinto que deseja criar um centro de estágios moderno para várias modalidades.
Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e da Federação de Triatlo de Portugal, o II Triatlo Longo de Aveiro é uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Triatlo Longo e para o Campeonato Nacional Jovem.

Fonte: Terra Nova

II Torneio AXGE 61 min KO


Começou a disputar-se na passada 5ª feira dia 19 de Maio, a II edição do Torneio AXGE 61 min KO, que desta feita conta com 8 atletas da casa sendo assim disputado em sistema de todos contra todos a 1 volta.

De salientar a presença do nosso mais recente atleta Euell Moreira.

O sorteio para a 1ª jornada colocou frente a frente os seguintes atletas:

José Guimarães - Uwe Kahler
Ricardo Alvarez - Euell Moreira
Cristiano Tieres - Nelson Ribau
Milena Marques - José Marques

Os jogos foram muito rápidos, não tendo nenhum demorado mais de 1 hora.
Na mesa 1 erro infantil de José Guimarães na abertura deu vantagem clara a Uwe Kahler, que não teve de se aplicar muito para vencer a partida.
Na mesa 2 Ricardo Alvarez com um forte ataque levou de vencido o estreante Euell Moreira num jogo muito curto.
Enquanto na mesa 3 Cristiano Tieres tambem com um forte ataque vencia Nelson Ribau.
O jogo entre Milena Marques e José Marques não se disputou na nossa sala e ainda não é conhecido o seu resultado. (...)
Continua

Fonte: AXGE

Conferências do Padre Strada



Neste mês de Maio teremos connosco o Padre Ángel Strada, postulador da causa de beatificação do Padre José Kentenich – Fundador da Obra internacional de Schoenstatt.
Ele dará várias conferências por todo o país. Além de nos contar sobre a fase final do processo, que em breve seguirá para Roma, também vai-nos falar dos seus encontros com o Padre Kentenich, pois teve a oportunidade e a felicidade de conhecê-lo pessoalmente.
As conferências do Padre Strada, decorrerão nos seguintes dias e locais:

Dia 27 de Maio – Gafanha da Nazaré às 21.00 horas, no Centro Tabor, junto ao Santuário de Schoenstatt – Direccionado ao Movimento de Schoenstatt.

Dia 28 de Maio - Gafanha da Nazaré das 15.00 às 17.00 horas no Centro Tabor, junto ao Santuário de Schoenstatt – Aberto a todos os interessados, nomeadamente aos amigos e colaboradores do Secretarido Padre Kentenich.

Este é um convite especial para si, não perca esta oportunidade!

Oferta Educativa e Formativa 2011/2012


Fonte: ESGN

Nova Página do GDG Futsal


www.gdgfutsal.com

Ainda em actualização.

Todos os blogues da Secção serão também actualizados até ao final desta época 2010/2011

Fonte: GDG Futsal Juvenis

Campeonato Nacional de Triatlo Longo e Campeonato Nacional de Triatlo Jovem

23/05/2011 Triatlo longo de Aveiro realiza-se no próximo fim-de-semana, em São Jacinto

 
Quase meia centena de atletas garante presença na II edição do Triatlo Longo de Aveiro que inclui o Campeonato Nacional nas modalidades Longo e Jovem.
São Jacinto recebe os melhores praticantes de Triatlo, em dois dias de competição, na única praia do Concelho de Aveiro. Cerca de 450 atletas, sendo meia-centena oriunda de Espanha, são esperados pela organização, para esta competição. Para Carlos Santos, Vereador da Câmara de Aveiro, a prova "valoriza um lugar muito bonito". Marco Miranda, Delegado da Federação Portuguesa de Triatlo sublinhou o permanente "crescimento da modalidade e Aveiro regista já metade dos atletas licenciados na Federação e desenvolvem actividade nesta área geográfica, três clubes, que tem feito um excelente trabalho", disse.
O Campeão do Mundo de Triatlo Cross Sub23, Hugo Ventura, atleta dos Galitos, vai estrear-se na prova da longa distância, no campeonato de Triatlo. Não quer assumir-se como favorito para não desiludir a plateia. "Vou encarar a prova como um treino competitivo, não assumo o favoritismo, até porque estou a competir em casa e não quero desiludir as pessoas", adiantando que o percurso da prova "é espectacular e motivador para a obtenção de bons resultados desportivos", disse.
Triatlo longo de Aveiro, no próximo fim-de-semana, em São Jacinto.

Fonte: Terra Nova

23/05/2011 Cidadão aveirense vê como prioridade ponte para São Jacinto

Um cidadão aveirense diz ter assistido no fim-de-semana a um caso que manifesta as consequências das dificuldades de circulação entre Aveiro e São Jacinto. António Neves, de Cucujães, revela que estava, este domingo, em São Jacinto quando se deparou com uma situação de um senhor que se sentiu mal no restaurante Tricana. “Chamaram os Bombeiros Novos de Aveiro que socorreram o senhor. Ia eu em direcção a casa e ainda me encontrava na Torreira quando a respectiva ambulância passou por mim em direcção a Aveiro (tinha já eu esquecido a passada situação)”.
Para este cidadão é “lamentável que em situações de socorro, esteja um doente à espera de uma ambulância durante cerca de uma hora, ainda por cima com cerca de 40 quilómetros para fazer até Aveiro, quando esta se encontra tão ali ao "lado". Para este ouvinte da Terra Nova, faz sentido falar no projecto de uma travessia (ponte) entre margens “mais do que justa e necessária para unir esta ponta geográfica (até à capital) de seres humanos, que merecem todo o respeito das entidades regionais e nacionais responsáveis pela saúde do distrito de Aveiro”.

23/05/2011 Organização apresenta II Triatlo Longo de Aveiro


Está marcada para hoje a apresentação do II Triatlo Longo de Aveiro marcado para os dias 28 e 29 de Maio na freguesia de São Jacinto. A apresentação da prova será feita pelo Vereador do Pelouro do Desporto, Carlos Silva Santos, pelo Director da Prova da Federação Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues e pelo Atleta da Selecção Nacional, Hugo Ventura. A sessão de apresentação está marcada para as 11h00 no Estádio Municipal de Aveiro.

Fonte: Terra Nova

RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS DE 21 E 22 DE MAIO


SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 3ª Jor.):
GD Gafanha, 56 - GICA, 57

SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 4ª Jor.):
GICA, 62 - GD Gafanha, 40

SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 5ª Fase - 5ª Jor.):
ACR Vale de Cambra, 54 - Gafanha Argentea, 66

SUB13 MASCULINOS (Torneio Distrital 3ª Fase - 5ª Jor.):
AD Ovarense, 08 - Gafanha Aires, 15
Fonte: GDG Gafanha

22/05/2011 Gafanha da Nazaré: Estivador relata explosão no Porto de Aveiro

Serão necessários vários dias até que as operações de remoção do produto que ardeu no interior do silo estejam concluídas
O incêndio seguido de explosão que anteontem ocorreu no Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, do qual resultou um ferido ligeiro, assustou todos aqueles que se encontravam àquela hora a trabalhar e, por isso, assistiram a todo o incidente.
“Juntamente com o estrondo, saiu uma chama que ocupou toda a entrada que os camiões utilizavam para descarregar o produto, ou seja, saiu para a parte exterior onde se encontrava o camião que acabava de descarregar”, descreve, no sítio estivadoresdeaveiro.blogspot.com, um funcionário do Porto de Aveiro que, pelas 9.20 horas, olhava na direcção dos silos de armazenamento de “pellets”, tendo, por isso, presenciado o rebentamento.
De acordo com informações avançadas pelo presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, a carga já deveria vir em combustão lenta, dando-se o rebentamento quando, “ao entrar no tubo, houve acumulação de gases”.
O camionista que efectuava a descarga, de 35 anos, ficou com queimaduras ligeiras nos braços e recebeu tratamento no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, onde não chegou a ficar internado. Numa fase inicial, foi socorrido por um outro motorista de um camião-cisterna que se encontrava perto do local e começou, de imediato, a projectar água na direcção do silo, explica o estivador.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Diana Cohen

Fonte: Diário de Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores