Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

18/06/2011 Festa do Surf na Vagueira


A Secret Surf School promove a 1.ª edição do Vagueira Surf Fest, que se realiza este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Junho, na Praia do Labrego (Vagueira). Este evento tem como principal objectivo ser um "free open day" para todo o público interessado e que queira descobrir e partilhar a cultura do surf, inserido nas comemorações internacionais da 8ª Edição do Surfing Day.
A 1ª edição do festival começa no dia 18 de Junho, com a dinamização e operacionalização de actividades de água (SURF, BODYBOARD, SKIMMING, STAND UP PADDLE e KITE SURF) e exposição de material de surf e skimming.
Ao longo da noite várias bandas passarão pelo festival: “Doh down”, “THE UNDERDOGS” e “NAD”. A noite acabará com um set dos Dj s Remikçbrothers.
No dia 19 de Junho decorrerão mais actividades ligadas à prática de surf e ao final do dia, no areal da Praia do Labrego, tem início a Beach Party com os Dj's B-Side Party.

Fonte: Terra Nova

18/06/2011 Hoje é dia de desfile para as Marchas Sanjoaninas de Ílhavo


Hoje é dia de desfile para as Marchas Sanjoaninas de Ílhavo. Seis Associações em parceria com a autarquia preparam-se para três desfiles. O primeiro está marcado para este sábado, na Avenida José Estêvão (junto à Junta de Freguesia), na Gafanha da Nazaré; O segundo será no dia 24 de Junho, Sexta-feira, no Largo da Igreja, Gafanha da Encarnação e o terceiro, dia 25 de Junho, Sábado, Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, Ílhavo.
Participam a Associação Cultural – Grupo de Dança “Pestinhas”, a Associação de Pais e Amigos das Crianças da Gafanha da Encarnação, a Associação dos Amigos da Praia da Barra, o Grupo de Jovens “A Tulha”, o Rancho Folclórico “Os Palheiros da Costa Nova” e o Sporting Clube da Vista Alegre.

Fonte: Terra Nova

AS NOSSAS CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA DE PAULO MONTEIRO


Direcção, Corpo Técnico e Atletas do Grupo Desportivo da Gafanha, queremos endereçar as nossas condolências à família e amigos de Paulo Alexandre Sardo Monteiro, ex-atleta do GD Gafanha e irmão de Jorge e Miguel Monteiro (ex-directores do clube), pela sua prematura perda no dia de ontem após doença prolongada..
Para as pessoas interessadas, o Funeral realiza-se hoje, às 17h00, na Capela Mortuária da Gafanha da Nazaré, enquanto que a Missa do 3º dia será na Segunda-feira às 19h00 e a Missa do 7º dia será na Sexta-feira às 19h00.
.
Os nossos profundos sentimentos à família nesta hora de dor.
 
 
 

17/06/2011 Viagens mais caras até São Jacinto para não residentes


Aprovados os aumentos no tarifário da Move Aveiro. Bilhetes mais caros para não residentes em São Jacinto a partir de dia 1 de Julho. Segundo a autarquia com este novo tarifário pretende-se diferenciar claramente o preço dos títulos para residentes e não residentes em São Jacinto, aproximar o preço dos bilhetes do custo real para os não residentes e reduzir o número de títulos existentes. Assim, vai verificar-se uma descida dos preços dos passes para viaturas ligeiras e motos para as pessoas residentes na freguesia de São Jacinto. Já em relação aos preços de todas as designações dos bilhetes para não residentes sofrem uma subida, contudo para os residentes os valores ficam exactamente como estão.
Numa lógica de promoção do uso da bicicleta, o seu transporte será feito gratuitamente.
Uma viagem para não residentes passa de 1,45 para 2 euros e nas viaturas ligeiras o preço do ferry passa de 5,5 para 8 euros.
Na reunião de ontem foi ratificado o despacho de adjudicação da empreitada de “Pólo de Valorização e Divulgação de arte contemporânea – Recuperação da Capela de S. Tomás de Aquino”. Empreitada de 374 mil euros. Localizada junto ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, será remodelada a capela de São Tomás e será, também, construído um espaço contíguo de forma a albergar a obra pictórica de Julião Sarmento, “Sicvt Dolor Meus” datado de 1995, que se encontra actualmente em Aveiro, integrando o projecto da Avenida de Arte Contemporânea.

Fonte: Terra Nova

17/06/2011 Festival de Natação tem primeira sessão na piscina da Gafanha da Nazaré


Hoje é dia de Festival de Natação. O Festival destinado às Crianças que participaram ao longo do ano no Programa de Iniciação à Natação envolve cerca de 900 Crianças dos Jardins de Infância públicos e privados do Município e das restantes classes das faixas etárias dos 3 aos 6 anos de idade, integrados em Instituições Educativas.
No primeiro Festival, este sábado, as crianças poderão mostrar aos seus pais e familiares as conquistas feitas ao longo do ano lectivo nas aulas que frequentaram, devidamente enquadrados com música e outras surpresas, na Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré. Este Festival termina com uma exibição da classe de pólo aquático e dos atletas de natação pura desportiva do Clube da Associação de Pais da Gafanha da Encarnação (CAPGE).
No dia 25 de Junho, é a vez das Classes de Natação da Escola de Natação do Município de Ílhavo efectuarem a sua exibição, que terá lugar na Piscina Municipal de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

16/06/2011 Mostra de sopas na EB 2.3 da Gafanha da Encarnação


A Escola Básica 2,3 da Gafanha da Encarnação recebe a 1ª Mostra de Sopas do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação. Encontro a partir das 19h30. Estarão representados 29 restaurantes da região, oferecendo uma variedade de 32 sopas diferentes. O bilhete de entrada, além de outras coisas, permitirá provar as diversas sopas da mostra. Este evento visa a divulgação do esforço deste Agrupamento numa perspectiva da promoção de uma alimentação saudável.

Fonte: Terra Nova

Vagueira Surf Fest 2011

XI Grande Pedalada


Fonte: CM Ílhavo


XII Festival de Natação do Município de Ílhavo

18 Sábado
Todo o dia | XII Festival de Natação do Município de Ílhavo
Exibição das Crianças do Pré-Escolar que frequentam o Programa de Iniciação à Natação da Câmara Municipal de Ílhavo
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

Casa Gafanhoa - Um pouco de história (I)

 
De um dia para o outro, a Gafanha da Nazaré começou a ser invadida pelas construções em altura. O preço elevado dos terrenos para construção nas artérias mais centrais, proporcionava isso mesmo. E foi precisamente aí que a Direcção do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, presidida por Alfredo Ferreira da Silva, sentiu que as velhas construções, algumas de traça típica, estavam ameaçadas pelo camartelo. Estavam a morrer sem dizer ai e sem deixarem vestígios para os vindouros apreciarem o que tinha sido o viver do dia-a-dia dos gafanhões dos princípios deste século, prestes a terminar. Esse sentimento ditou o alerta para a preservação de alguma coisa que ainda restasse de significativo.

Iniciou-se a recolha, estudo e preservação de móveis e utensílios de casas que desapareceram, tragadas pelo tempo e pela especulação imobiliária que de um dia para o outro invadiu a Gafanha da Nazaré, e sonhou-se com a preservação de uma casa representativa de uma época.

Do sentimento à acção não distou muito. Conversa e mais conversa uns com os outros, do sonho passaram ao desejo de preservar uma casa gafanhoa que reunisse algumas características dignas de nota e até de museu. Recheio não faltava. Impunha-se escolher uma casa, adquiri-la e recheá-la para as gerações mais novas e para os visitantes poderem contemplar uma casa dos nossos avós.

A escolha recaiu na casa de Vergílio Ribau, como ainda se lê por cima da porta da sala do Senhor, em lugar central da Gafanha da Nazaré, na Rua São Francisco Xavier, bem perto da Igreja e de outras infra-estruturas sociais da vila.
Continua
Artigo da autoria do Prof. Fernando Martins para o Livro do XVI Festival realizado em 8 de Julho de 2000.
 
Fonte: GEGN
 
 

51ª Edição do Torneio de Semi-rapidas da AXGE


Com o Campeonato Distrital Absoluto a decorrer e com a maioria dos nossos atletas com compromissos foi decidida o adiamento desta prova que estava agendada para a próxima sexta-feira dia 17 de Junho (e não 18 de Junho conforme tinha sido anunciado aqui neste blog).

Assim esta prova vai disputar-se no próximo dia 01.07 pelas 21.00 hrs na sala da fonte na Gafanha da Encarnação e será a segunda prova a contar para o circuito AXGE de portas abertas 2011.

No próximo ano de 2012 o circuito voltará a ser disputado nos moldes anteriores com uma prova mensal sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Fonte: AXGE

16/06/2011 Convívio de encerramento de ano na Secundária da Gafanha da Nazaré


Na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré esta sexta-feira é dia de encerramento de actividades. A festa anual de encerramento do ano lectivo é organizada pela associação de pais e a ementa será composta por caldo verde, febras, sardinha na broa, bebidas e sobremesa. Momento de confraternização entre professores, alunos, pais, auxiliares e de toda a comunidade local ao final da tarde.

Fonte: Terra Nova

Jornal Timoneiro - mês de Junho/2011


Paróquia » Agrupamento reforçado com novos escuteiros

A Nossa Terra » Enfermeira Madalena Cardoso: A vida não termina com a aposentação ou a reforma

Conferências » Centro Social Paroquial celebrou 20 anos de existência

Ecos do Lar » 20 anos de parabéns ao Lar Nossa Senhora da Nazaré

A nossa terra » Dia 2 de Julho, sábado, às 21h30, realiza-se o Concerto de Música Sacra pelo coral da Sé Catederal de Aveiro na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré

P.e Francisco Melo » Mais Comunidade, mais família


Marchas Sanjoaninas do Município de Ílhavo 2011


18/06/2011
22h00 | Marchas Sanjoaninas do Município de Ílhavo 2011

A.C.R. “Os Palheiros” da Costa Nova; Associação dos
Amigos da Praia da Barra; Associação de Pais Amigos
das Crianças da Gafanha da Encarnação; Grupo de
Dança “As Pestinhas”; Grupo de Jovens “A Tulha” da
Gafanha de Aquém; S.C. Vista Alegre
Av. José Estêvão (junto à Junta de Freguesia), Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

1º Concurso Best Eating Photography

JOGO OFICIAL PARA O DIA 17 DE JUNHO


SUB14 MASCULINOS (Cto. Distrital 4ª Fase - 8ª Jor.):
Gafanha Argentea - Clube dos Galitos "B"
(Sexta, 17 Junho, 20h30, Gafanha da Nazaré)
Fonte: GDG Basquetebol

15/06/2011 Época balnear começou hoje. Bandeiras azuis hasteadas a 3 de Julho


A época balnear começou, hoje, oficialmente, em Ílhavo e Ribau Esteves assegura que tudo arrancou dentro da normalidade com os meios de socorro ao serviço dos veraneantes e as facilidades habituais em praias de bandeira azul. O autarca aproveitou para anunciar que as bandeiras azuis serão hasteadas no dia 3 de Julho, dia em que serão inauguradas as obras de arranjo da frente ria na Costa Nova. “Hastearemos as bandeiras azuis e de praia acessível ao final da tarde, às 17h00, na Barra, e, às 18h30, na Costa Nova, com caminhada pelo areal entre as duas. Nesse dia, à noite, das 22h00 às 23h00, vamos inaugurar a obras de requalificação urbana e ambiental da frente ria da Costa Nova”, anunciou o autarca prometendo via fechada nesse horário nocturno para uma celebração dedicada aos peões.

Fonte: Terra Nova

15/06/2011 “A Tulha” prepara mais uma edição do concurso “Jardins Ambulantes”


O Grupo de Jovens “A Tulha” prepara mais uma edição do concurso “Jardins Ambulantes”. O desafio passa por colocar a população da criar um jardim em carros-de-mão. Na primeira edição participaram mais de duas dezenas de concorrentes e as inscrições para esta segunda edição estão em marcha com apresentação de trabalhos agendada para dia 26 de Junho.

Fonte: Terra Nova

Vagueira Surf Fest


18 e 19 de Junho
Praia do Labrego

Fonte: Secret Surf School

Inauguração do Emigrantes Bar na Praia da Barra

14/06/2011 Associação de Comandos ocupa antigo quartel da GNR na Colónia Agrícola


A GNR e a Associação de Antigos Comandos assinam, esta quarta-feira, o protocolo de cedência em regime de comodato das instalações do antigo Posto Territorial da GNR, na antiga Sra. Dos Campos, que vai albergar a sede distrital dos comandos. A entrega formal das instalações está marcada para as 11h00 na presença do Vice-Presidente Tenente Coronel José Fernandes dos Santos e o Sargento-Mor Aníbal Pais, pelos Serviços Sociais da GNR, proprietária das instalações.
Os comandos ficarão responsáveis pela recuperação do espaço e prometem criar condições para actividades que mostrem a versatilidade daquela força. “É do casal 57, da Colónia Agrícola, onde se encontrava o posto da GNR que fazia segurança daquela zona. Está degradado mas como tem uma boa textura física, dá para fazer uma sede de comandos. Tem pista de atletismo para treino e o resto do terreno dá para fazer alguns equipamentos móveis com durabilidade para albergar actividades de toda a família comando e turismo que se queira aproveitar”, explica Paulo Rebocho da Delegação de Aveiro da Associação de Comandos.

Fonte: Terra Nova

14/06/2011 Semana da Educação arranca esta Quarta-feira com o Desportílhavo 2011


Arranca esta quarta-feira mais uma edição da Semana da Educação no Município de Ílhavo. A autarquia salienta que o ano que agora termina fica marcado “pela activação e inauguração de cinco novos Centros Escolares”, “num investimento total de cerca de dez milhões de euros co-financiados em cerca de 70%”. A apresentação pública do Plano Municipal de Intervenção Educativa 2011/2012, no próximo dia 21 de Junho, será um dos principais momentos desta semana temática.
Esta Quarta-feira é dia para o Desportílhavo 2011 com um dia desportivo em que as Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Município terão a oportunidade de, em convívio e em festa, praticarem vários tipos de modalidades desportivas no Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré. Esta acção resulta de uma parceria da autarquia com o Illiabum Clube e o Grupo Desportivo da Gafanha, que cederão alguns dos seus atletas, e dos Alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes que apoiarão na execução dos vários jogos, para além dos próprios professores contratados pela Câmara Municipal de Ílhavo no âmbito do Programa de Enriquecimento Curricular 2010/2011.O dia contempla, ainda, reunião ordinária da Câmara de Ílhavo, às 15h30, na Escola Básica 23 José Ferreira Pinto Basto.
Quinta-feira será dia de visita aos cinco Centros Escolares; Sábado é dia para o festival de Natação; Domingo é o dia da Grande Pedalada que assinala a reabertura da Piscina Municipal de Vale de Ílhavo. Segunda, dia 20, às 17h00, há reunião de trabalho com os cinco Órgãos de Gestão (3 Agrupamentos e Escolas Secundárias); terça, dia 21, às 14h00, reunião com os Professores das AEC 2010/2011 e, às 18h30, apresentação do Programa de Intervenção Educativa no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Quarta-feira, dia 22, serão desenvolvidas actividades de encerramento do ano lectivo com iniciativas em vários Estabelecimentos de Ensino; Dia 24, às 11h00, haverá apresentação pública dos Serviços Educativos Municipais e sábado, dia 25, celebra-se o Ano Europeu do Voluntariado “Acção com as Associações de Pais”.

Fonte: Terra Nova

13/06/2011 Autarcas esperam resposta das chefias militares sobre uso da pista de São Jacinto


A Junta de Freguesia de São Jacinto acredita que o Exército pode garantir um novo acordo para a utilização o aeródromo. Recorde-se que a suspensão do acordo deixou os aviões do aeroclube de Aveiro em terra. Rui Vaz confirma que esteve com Élio Maia em Lisboa para debater a questão com as chefias militares. Acredita num desfecho positivo que abra portas à utilização da pista na área militar para relançar a economia local. “O facto de haver um aeródromo implica deslocação maior de pessoas e isso implica gastos. A restauração ressentiu-se bastante com o fecho. O facto de termos aviões traz outras pessoas ligadas a outras actividades. Há outros mas é mais um factor para atrair pessoas”, adianta o autarca à espera de uma resposta que poderá chegar em breve ao conhecimento do RI10 e das autarquias locais como proposta de protocolo para o uso civil do espaço.
Foto: Pedro Ferreira

Fonte: Terra Nova

13/06/2011 Francisco Alves triunfou no escalão sub-18 em surf


Terminou o Nacional de Surf Esperanças em Ílhavo. A Costa Nova acolheu as provas e consagrou Francisco Alves como vencedor no escalão sub-18; Keshia Eyre, em feminino; João Kopke, nos sub-16; Guilherme Fonseca, em sub-14 e João Moreira, em sub-12. Foi atribuído o prémio Bom car Best Wave a Miguel Blanco, por ter obtido a pontuação mais alta numa onda, 8,50 pontos em 10 possíveis. Durante três dias foram surfadas 1775 ondas.

Fonte: Terra Nova

História da Gafanha


A Gafanha da Nazaré é uma terra nova, de colonização recente, nascida da simbiose duna-ria e do binómio agricultura-pesca. Quase desde a origem está ligada à "Terra Nova dos Bacalhaus" pela pesca longínqua e pela construção naval.
Muitas hipóteses se discutem sobre a eventual origem do nome Gafanha. Desde Leite de Vasconcellos, citado por Orlando Ribeiro, para quem "Gafanha seria na origem um nome zoológico, ou aparentado com ...o gafanhoto", até ao mais recente Monsenhor Gaspar, quase adepto duma origem alatinada, para quem Galafanea significaria terra de água, passando pelas propostas geo-económicas de João Vieira Resende, segundo o qual Gafanha seria terra de junco, cortado com a gadanha, o que parece incontestável é que a origem destas terras ribeirinhas se deve mais a factores agro-pastoris do que piscatórios.
Com a reforma dos forais de Mouzinho da Silveira, e com o liberalismo, as pertenças administrativas, bem como a importância económica destes aerais herbáceos vão-se definindo. Exceptuando a Vagueira, freguesia da Senhora da Boa Hora, que ficou para Vagos, toda a península das Gafanhas é, desde meados do séc. XIX pertença do concelho de Ílhavo. A de Aquém, pertença da freguesia de S. Salvador, como a da Boa Vista, estão situadas na margem do braço da ria que desemboca na zona do Soalhal, junto à Vista Alegre. As três restantes chamam-se presentemente Gafanha da Nazaré, da Encarnação e do Carmo.

Fonte: Prof2000

Mycarlo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores