Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

25/06/2011 Homem carbonizado em incêndio na habitação junto à lota na Gafanha


Um homem morreu carbonizado, esta manhã, numa habitação, próximo do porto de pesca costeira na Gafanha da Nazaré. Os vizinhos aperceberam-se dos fumos que saíam da habitação por volta das 7h00 e procuraram chamar os bombeiros que terão enfrentado dificuldades para dar com o arruamento numa paralela à via de cintura portuária quem se dirige da ponte da Barra para a zona da Lota. Quando chegaram ao local, Bombeiros e INEM já nada puderam fazer para evitar a morte do homem que teria limitações físicas comprovadas pelo uso de cadeira de rodas.
No local, os vizinhos falam de um cenário que poderá ter tido origem num cigarro uma vez que a vítima foi encontrada na cama da residência. “Entre as 7h00 e as 7h15 fui surpreendido com um toque da campainha em casa. Verifiquei que saía fumo da casa da frente e havia desespero na rua. A chegada dos bombeiros foi complicada porque, por incrível que pareça, não sabiam onde era a rua Manuel Caçoilo da Rocha. A pessoa que estava em casa era amputado das pernas e vivia sozinho. Há a lamentar a perda de uma vida o que nos deixou aqui em alvoroço com todo o aparato”, refere um dos populares no local.
Sobre as causas ainda não há dados dos Bombeiros mas os populares, no local, referem que um cigarro poderá estar na origem do incidente. “Fala-se que o senhor fumava. Provavelmente foi algum cigarro mal apagado. Os comentários era de que a pessoa foi encontrada em cima da cama. É o que se comenta aqui”, refere um dos vizinhos.
Os populares no local interrogam-se sobre as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros para encontrar a habitação. Sem referências ao tempo que mediou entre a chamada e a chegada, dizem que passou tempo precioso. “É de lamentar. Fala-se em gps e não foi fácil. Não posso precisar o tempo, nem tive isso em conta porque a preocupação foi retirar botijas de gás. Mas não entendemos o porquê deste não encontrar de uma rua numa paralela junto ao porto de Aveiro. Não posso precisar o tempo da demora mas o suficiente para de fumo se passar a labaredas fortes”, refere um dos cidadãos no local do incidente, incêndio que fez uma vítima mortal numa habitação próximo da lota da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

25/06/2011 Bombeiros admitem que cigarro estivesse na origem de incêndio


O comandante dos Bombeiros de Ílhavo confirma que a dificuldade motora terá sido fatal para o idoso que morreu carbonizado, esta manhã, na Gafanha da Nazaré. Carlos Alberto Mouro diz que PJ e GNR estiveram no local para investigar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio mas admite que um cigarro possa estar na origem do incêndio. “Segundo informações do meu piquete no local, ainda não há ideias do que se terá passado. GNR e PJ estiveram no local. Era um idosos acamado e, nestas circunstâncias, se as pessoas fumam e sem mobilidade, a qualquer momento pode acontecer alguma coisa”, adianta o comandante dos Bombeiros de Ílhavo.
Carlos Alberto Mouro abordou, ainda, as queixas de populares sobre alegadas dificuldades em encontrar a residência em chamas. Lembra que o processo de comunicação entre quem avisa e quem recebe o alerta é fundamental na mobilização de meios. “Quando as pessoas ligam, o operador central tem que estar muito mais calmo que a pessoa que está a ligar e quem liga tem que dar pontos de referência para que pessoa que está a crivar a informação possa localizar. Não se mandam sair dois carros de fogo à balda sem saber onde é que é”, explica o comandante refutando as críticas.
Um homem morreu carbonizado, esta manhã, numa habitação, próximo do porto de pesca costeira na Gafanha da Nazaré. Os vizinhos aperceberam-se dos fumos que saíam da habitação por volta das 7h00 e procuraram chamar os bombeiros que terão enfrentado dificuldades para dar com o arruamento numa paralela à via de cintura portuária quem se dirige da ponte da Barra para a zona da Lota. Quando chegaram ao local, Bombeiros e INEM já nada puderam fazer para evitar a morte do homem que teria limitações físicas comprovadas pelo uso de cadeira de rodas.

Fonte: Terra Nova

24/06/2011 ADIG ainda sem nova direcção. Sócios reúnem a 5 de Julho


A Assembleia-Geral da ADIG foi inconclusiva e os sócios voltam a reunir no próximo dia 5 de Julho, às 21h00, na sede da Junta de Freguesia para decidir a constituição de uma lista que assegure a gestão da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré. João Alberto Roque, presidente da mesa da Assembleia-Geral, já disse que na reunião desta semana estiveram 10 associados e que há boas perspectivas mas a última reunião não foi conclusiva.

Fonte: Terra Nova

24/06/2011 Marchas populares na Gafanha da Encarnação. Sardinhada nos Moitinhos


Hoje há desfile de marchas populares na Gafanha da Encarnação. Desfiles no largo da Igreja a partir das 22h00. É o segundo desfile das marchas de Ílhavo que amanhã terão exibição no pavilhão Capitão Adriano Nordeste.
O grupo de jovens “A Torre”, dos Moitinhos, celebra os Santos Populares com sardinhada de São João a partir das 20h00. Este encontro prolonga-se por três horas e vai juntar jovens e ilhavenses de todas as idades na sede do Grupo.

Fonte: Terra Nova

24/06/2011 "Um dia pela vida" com caminhada no Oudinot este domingo


É mais uma actividade dos grupos que promovem acções no âmbito do projecto “Um dia pela vida”, este domingo há caminhada solidária e piquenique no Jardim Oudinot no âmbito das acções do projecto “Um dia pela vida”. O dinheiro angariado reverte na íntegra para a Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro. O encontro está marcado para as 9h30 no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré e mobiliza voluntários do concelho e de outros municípios da região.

Fonte: Terra Nova

24/06/2011 GD Gafanha homenageia Ilídio Cunha em torneio inter-gerações


Está agendado para este Sábado o torneio inter-gerações de ex-atletas do Gafanha em homenagem a Ilídio Cunha, antigo dirigente do clube que faleceu em Abril. Foi um dos fundadores da Secção e considerado o maior dinamizador do minibasquete na história do GDG. A festa arranca às 18h00 e às 20h30 haverá um momento de homenagem. Depois das 21h00 é tempo para um concurso de lançamentos e a festa deverá terminar por volta das 22h00.
Ontem foi dia de Festa de Encerramento da actividade na presente época na Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha com a reunião de atletas, pais, treinadores e dirigentes.

Fonte: Terra Nova

23/06/2011 Celebração do Corpo de Deus no pavilhão da Gafanha da Encarnação (16h00)


A celebração do Dia do Corpo de Deus vai ser descentralizada. As paróquias do arciprestado de Ílhavo juntam-se no pavilhão da Gafanha da Encarnação, esta tarde, às 16h00, para uma celebração que é seguida de procissão nas ruas da freguesia. O padre João Gonçalves diz que se trata de uma iniciativa inovadora, de abertura, para juntar as diferentes comunidades. “Vai ser no pavilhão da escola, com Missa às 16h00 e procissão. É um dia de festa e de encontro entre paróquias. Todo o concelho vai estar à volta deste acontecimento sobretudo os católicos. Os não católicos podem observar uma procissão muito bela. Tem sido sempre em Ílhavo mas agora vamos dar uma voltinha e este ano, por razões especiais já explicadas às comunidades, será na Gafanha da Encarnação”, explica o Padre João Gonçalves.

Fonte: Terra Nova

23/06/2011 Santos Populares animam noites na Praia da barra


A Associação dos Amigos da Praia da Barra assinala o São João e tem festas até domingo com sardinha assada, caldo verde e animação nocturna. Hoje à noite a animação fica a cargo do grupo “Cor do Som”; Amanhã será a vez do grupo “Ondas” e Desfile das Marchas Populares da Praia da Barra; Sábado a animação será com as “Concertinas de Arouca” e no domingo o grupo “Plaza” fecha a festa que termina com fogo de artifício.

Fonte: Terra Nova

23/06/2011 Pedalada juntou alunos e professores de escolas da Gafanha da Encarnação


Numa parceria com a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação realizou-se, ontem, a VI Edição da "Pedalada pelo Ambiente". Este evento, integrado nas actividades de encerramento de ano lectivo contou com a presença de cerca de 150 ciclistas entre alunos, professores e pais, num percurso entre a Escola Básica da Gafanha da Encarnação, Praia da Barra e paragem no Jardim Oudinot para realização de actividades de lazer (jogos desportivos, canoagem). Após o regresso à Escola todos confraternizaram num almoço final oferecido pela Associação de Pais desta Escola.

Fonte: Terra Nova

1º Convívio Inter-Gerações de Ex-Atletas do GD Gafanha Basquetebol, em homenagem ao Sr. Ilídio Cunha


Caros amigos:

Vimos por este meio vos apresentar o cartaz do 1º Convívio Inter-Gerações de Ex-Atletas do GD Gafanha Basquetebol, em homenagem ao Sr. Ilídio Cunha, a realizar-se no Sábado dia 25 de Junho de 2011, das 18h00 às 22h30, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré.
 No decorrer do evento, organizaremos jogos entre diferentes equipas de diferentes gerações. Reune os teus colegas do passado e faz a tua equipa de Velhas Guardas!
 Além disto, teremos diversas actividades para animar o convívio, assim como um momento de homenagem ao Sr Ilídio Cunha, onde contaremos com a presença da sua família.
 Contamos com a tua presença
 Passa esta mensagem entre os teus amigos e convida a todos aqueles que já tinham sido atletas do Gafanha na sua história a participar no evento.

Cumprimentos
 Carlos Vaqueiro

--
Grupo Desportivo da Gafanha
Secção de Basquetebol

http://www.gdgbasquetebol.com/

22/06/2011 APA e CMI promovem hasta pública para lugares de amarração no Forte


Está marcada para a próxima terça-feira, dia 28, a hasta pública para atribuição de lugares de amarração na doca de recreio do Jardim Oudinot. A hasta pública por licitação verbal, promovida pela CMI, para atribuição de 29 postos de amarração no pontão nascente da Doca de Recreio do Jardim Oudinot, está marcada para as 11h00. No mesmo dia e no mesmo local terá também lugar, mas às 10h00, haverá hasta pública promovida pela APA para atribuição de 18 postos de amarração no pontão poente da Doca de Recreio do Jardim Oudinot. Informações sobre este processo podem encontrar-se no site da Câmara Municipal de Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

22/06/2011 Clientes dizem que falta clareza no tarifário da ADRA sobre escoamento de fossas


Queixas de cidadãos sobre a falta de clareza no tarifário do escoamento de fossas está na origem de uma onda de protestos, nomeadamente na Gafanha da Nazaré, onde nas áreas que não são servidas por saneamento, os utentes viram o escoamento disparar em relação ao que era prática. As queixas já chegaram a entidade da concorrência e foram colocadas perante a Câmara de Ílhavo na última reunião do executivo. Alberto Monteiro diz que o tarifário publicado pela empresa Águas da Região de Aveiro não fala em quantidades e esse facto está a ser aproveitado para uma facturação que implica um valor crescente em cada viagem efectuada ao local se escoamento. “O serviço é facturado de acordo com a quantidade medida correspondente ao número de serviços. O presidente ficou interessado e disse que ia ver a questão. Há duas formas de verificar: ver se o protocolo está a ser cumprido e a segunda é a posição de accionista de referência que deve levar a autarquia a pugnar pela transferência dos tarifários”, adianta o cidadão que levantou a questão em reunião de Câmara.
Alberto Monteiro lembra que dantes a cobrança era feita pelo tempo investido no serviço e que agora está dependente de quantidades o que origina situações caricatas. Além da penalização pela falta de saneamento, os clientes ainda pagam um valor muito superior aos consumos de água se comparado com os consumidores que dispõem de saneamento. “Num consumo anual de água uma pessoa pagou pela água 103 euros e pagou de saneamento 84 euros. Isto num ano. Agora vejam o caso dos outros que não têm saneamento e têm que escoar fossas. São custos desmesurados comparados com isto. Já são penalizados por não ter saneamento como ainda têm que pagar muito mais. E não é só pagar mais. É pagar o que não é devido porque não está no tarifário. Ou está no tarifário ou isto tem que arrepiar caminho”, declara Alberto Monteiro.

Fonte: Terra Nova

22/06/2011 “Festa da Ria” promete animar Aveiro de 1 a 17 de Julho


A “Festa da Ria” promete animar Aveiro de 1 a 17 de Julho. O evento “Festa da Ria”, organizado pela Autarquia Aveirense, congrega várias actividades relacionadas com a temática da Ria, do Barco Moliceiro e do Sal, sendo que a maior parte delas são desenvolvidas junto à Ria de Aveiro. Destaque para a Regata de Barcos Moliceiros e o Raid Cataramarãs “Ria de Aveiro” com a realização de várias acções nos dias 1, 2 e 3 de Julho, a Feira Internacional do Sal de nos dias 7, 8, 9 e 10, Artesanato no Verão de 1 a 17 de Julho, Semana da Juventude de Aveiro até ao dia 3, Triatlo Cidade de Aveiro nos dias 2 e 3 e festival de Enguias e Ovos Moles a 16 e 17. O Rossio, o Museu da Cidade de Aveiro, o canal central da Ria de Aveiro e a Praça do Peixe, serão os palcos principais de vários espectáculos destes dias.

Fonte: Terra Nova

22/06/2011 Porto de Aveiro conseguiu em 2010 o seu melhor ano de sempre em movimentação


O Porto de Aveiro conseguiu em 2010 o seu melhor ano. Deixa um crescimento de 25% da carga movimentada, valor que a crise internancional torna ainda mais relevante. Passou as 3 milhões 769 mil toneladas. O Porto da Figueira da Foz, que também está sob a tutela da APA, atingiu, igualmente o recorde de 37%. Em Aveiro, o porto ficou mais capaz com a abertura da ligação ferroviária em Março de 2010 e os resultados, garante a administração, já começam a aparecer. O comboio transportou para o Porto de Aveiro 123 mil toneladas nos primeiros oito meses de actividade. Retirou mais de cinco mil camiões das estradas. Representa 4.13 % dos transportes, baixando custos logístico de exportação. Aveiro consegue assim também alargar a sua área de influência portuária. É o terceiro porto do pais em movimentação de mercadoria ferroviária, atrás de Setúbal e Sines.
Entretanto, o Jornal de Negócios adianta que foi suspenso o concurso para a concessão da movimentação de cargas no terminal de granéis líquidos de Aveiro. Após quatro anos feitos de polémica, num processo que registou a desistência de três dos seis concorrentes iniciais e a exclusão da Petrogal, a autoridade portuária local acaba de decidir anular o concurso.

Fonte: Terra Nova

22/06/2011 Ílhavo: Turismo do Centro investe na animação das praias da região

Entidade de turismo investe mais de 152 mil euros no apoio à animação das praias de quatro municípios do Litoral Centro
Ílhavo, Cantanhede, Mira e Figueira da Foz vão contar, este Verão, com um apoio financeiro da Turismo Centro de Portugal (TCP) para a animação das praias. O protocolo entre os responsáveis dos quatro municípios e a entidade de turismo foram assinados ao final da manhã de ontem, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, e envolvem um investimento de mais de 152 mil euros.
Segundo explicou Pedro Machado, presidente da TCP, estes protocolos resultam de um desafio lançado pela entidade de turismo aos municípios com vista a reforçar a animação nas praias da região Centro. “Os municípios fizeram chegar o seu plano e a Turismo do Centro assegura 80 por cento dos investimentos que as autarquias irão fazer”, especificou aquele responsável.
Com esta aposta na animação, “as pessoas que nos visitam irão sentir mais prazer em estar nas nossas praias”, perspectivou Pedro Machado. “Os turistas que visitam as nossas praias têm factores que os levam a ficar mais tempo”, acrescentou.
Também Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, fez questão de sublinhar esta aposta da entidade de turismo nas praias, destacando também a diversidade e qualidade destes destinos de veraneio.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Maria José Santana

Fonte: Diário de Aveiro

22/06/2011 Santa Maria Manuela realiza expedição científica em Agosto


A Universidade de Aveiro prepara-se para uma campanha científica e curso prático de Biologia Marinha a bordo do navio Santa Maria Manuela entre 7 e 21 de Agosto. Paralelamente às acções do projecto europeu Life «MarPro», coordenado pelo Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), a Campanha Oceanográfica do veleiro Santa Maria Manuela constitui um curso único na área da Biologia Marinha, orientado para a investigação no oceano, providenciando uma perspectiva prática da zoologia e ecologia marinhas, nomeadamente de cetáceos e aves marinhas. A expedição a bordo do navio Santa Maria Manuela decorre entre 7 e 21 de Agosto, partindo da Marina do Parque das Nações.
As águas Portuguesas de zonas offshore (entre o Continente e os Açores) constituem habitats importantes para cetáceos e aves marinhas. Um dos objectivos do projecto MarPro é validar a importância destas zonas através da obtenção de dados científicos de qualidade em vários temas, incluindo densidades relativas e abundância de aves marinhas e cetáceos, contribuindo assim para a definição de sítios Natura 2000 em zonas offshore.
Estarão envolvidos nesta campanha técnicos da Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e Instituto de Investigação das Pescas e do Mar. Também participarão outras instituições, como a Universidade de Vigo e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

Fonte: Terra Nova

Marchas Sanjoaninas do Município de Ílhavo 2011

24 Sexta-feira
22h00 | Marchas Sanjoaninas do Município de Ílhavo 2011

A.C.R. “Os Palheiros” da Costa Nova; Associação dos
Amigos da Praia da Barra; Associação de Pais Amigos
das Crianças da Gafanha da Encarnação; Grupo de
Dança “As Pestinhas”; Grupo de Jovens “A Tulha” da
Gafanha de Aquém; S.C. Vista Alegre
Largo da Igreja, Gafanha da Encarnação
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo

21/06/2011 Já começou o Verão


Prevê-se um fim-de-semana com temperaturas bastante altas, acima dos valores normais para a época.
O Verão começou oficialmente hoje, às 18h16. As temperaturas subiram finalmente para valores normais nesta época. Com poucas excepções, todo o continente atingiu hoje os 30 graus. Temperaturas que se vão manter pelo menos até ao próximo fim-de-semana, segundo o Instituto de Meteorologia.

“Para amanhã está prevista uma descida de temperatura máxima para todo o território”, devido à “passagem de uma superfície frontal, que vai transportar uma massa de ar mais fria”, explica Idália Mendonça.

A meteorologista diz ainda que “na quinta-feira já se nota uma pequena subida e na sexta-feira vai verificar-se uma subida acentuada da temperatura máxima”.

“No sábado volta a subir, tanto a máxima como a mínima. Vamos ter um fim-de-semana com temperaturas bastante altas, acima dos valores normais para a época”, acrescenta a meteorologista.

Fonte: RR

Alunos da US em passeio pela Ria na Costa Nova


Com a presença de 23 alunos da Universidade Sénior, decorreu no dia 21 o passeio de moliceiro no canal da Ria frente à Costa Nova. Manhã de nevoeiro, com o Sol a acolher os tripulantes do moliceiro cedido pelo Clube de Vela da Costa Nova, não faltou a perícia do timoneiro Miguel Matias.
Foi uma forma agradável de saudar o Verão e de dar os parabéns à colega Beatriz que, neste dia, fez anos, em vésperas de regressar aos EUA, para junto da familia.
Com todos de coletes, lá fomos durante duas horas passear pela ria, passando sob a ponte onde pudemos ver os ninhos da passarada, os barcos de pesca artesanal e as traineiras a chegarem à lota, regressando  do alto mar.
No final seguiu-se o almoço no restaurante Estibordo, onde se cantaram  os parabéns à Beatriz e se combinarram mais encontros,  pois a vida não termina no  dia 30!

Fonte: Convida Saberes

21/06/2011 ADIG marca eleições para esta Terça-feira e quer relançar actividade


A Associação Para a Defesa dos Interesses da Gafanha vai a eleições e prepara-se para reactivar a actividade regular. Para já os sócios preparam-se para sufragar uma nova direcção uma vez que os actuais dirigentes concordaram que esse seria o melhor caminho. Para já o presidente da AG da ADIG, João Alberto Roque diz que “os pressupostos que levaram à fundação da ADIG, há cerca de uma dezena e meia de anos, se mantém completamente actuais” e manifesta confiança no surgimento de “pelo menos uma lista concorrente aos órgãos sociais”.
Os trabalhos começam com intervenção do ainda presidente, Óscar Fernandes, para um balanço à actividade desenvolvida desde a última Assembleia Geral. Segue-se a apresentação de listas concorrentes e o terceiro ponto corresponde à eleição dos novos órgãos sociais.
Esse encontro está marcado para as 21h00 desta Terça-feira no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

OTL – Férias de Verão 2011

 
 
Ocupação de Tempos Livres
Férias de Verão 2011 – Curso de Surf ou Bodyboard.

Funciona de 20 de Junho a 9 de Setembro, entre as 10h00 e as 17h00, Segunda a Sexta.  

Cursos para crianças e jovens com idades entre os 8 e os 16 anos.

Cada semana do OTL – Férias de Verão 2011 inclui:
Utilização de Prancha e Fato Isotérmico
Monitores credenciados pela Federação Portuguesa de Surf
Seguro de Acidente Pessoais
Local para mudança de roupa e componente teórica
1 Anuidade gratuita na ASA como “Associado de Formação”
Aula de surf de manhã + aula de tarde + almoço + lanche – todos os dias
Diploma e foto de grupo
Transporte Aveiro / Barra / Aveiro se solicitado e sujeito a
disponibilidade.

Marcações e Informações:
Tel: 234 368658 / 919 246 926 / 968 596 894  
 

20/06/2011 Ciclistas do município estreiam nova ciclovia da Costa Nova

A XI Grande Pedalada no Município de Ílhavo contou com a presença de mais de 300 pessoas. O dia terminou com um mergulho na Piscina de Vale de Ílhavo
“Este é um dos melhores dias do ano”. O discurso é de José Agostinho Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Ontem, no dia em que decorreu a XI Grande Pedalada do Município de Ílhavo, as ruas do concelho encheram-se de ciclistas que aderiram à actividade, promovida pela autarquia e inserida no programa “Desporto para Todos”. O percurso, este ano, teve mais oito quilómetros que o habitual e os mais de 300 participantes estrearam a nova ciclovia da Costa Nova.
Por um dia, muitos habitantes de Ílhavo foram ciclistas de verdade. As condições meteorológicas ajudaram a que a XI Grande Pedalada corresse da melhor forma e sol, convívio e boa disposição não faltaram, num dia que tem o objectivo de incutir práticas saudáveis nos cidadãos ilhavenses. “O dia é de festa e de encontro. Porque os hábitos de vida saudáveis, além da prática do desporto, englobam o convívio e o encontro entre as pessoas”, salientou Ribau Esteves, na pausa para almoço, que decorreu no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
A partida teve início a meio da manhã, pelas 10.30 horas, na Praça do Centro Cultural de Ílhavo. A partir daí, os ciclistas percorreram várias ruas de todo o município, aproveitando para conhecer, também, algumas das recentes obras da autarquia. “ Isto acaba por ser, também, uma campanha de publicidade ao que de bom temos no nosso concelho e que, muitas vezes, as pessoas desconhecem. Aproveitámos para passar na nova Via de Cintura Nascente, em Ílhavo, e utilizámos a nova ciclovia da Costa Nova, que vai ser inaugurada a 3 de Julho”, contou o presidente, que acompanhou os munícipes, pedalando ao seu lado, durante todo o percurso.

19/06/2011 Exposição sobre “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro” no CC da Gafanha


No 1º aniversário da remodelação do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a celebração é feita com a inauguração da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”. A abertura está prevista para as 22h00 desta segunda-feira, com apresentação a cargo de Inês Amorim que a par de João Carlos Garcia comissariou a exposição. Esta mostra vai ficar patente ao público até 30 de Setembro de 2011. Cumpre na Gafanha da Nazaré a décima etapa de um circuito de itinerância pela Península Ibérica. Após a inauguração, a 3 de Abril de 2008, em Aveiro, a exposição já esteve patente em Lisboa (Museu de Marinha), Coimbra (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), Figueira da Foz (Casino Figueira), Ovar, Estarreja, Madrid, Valladolid e Salamanca.

Fonte: Terra Nova

19/06/2011 CC da Gafanha da Nazaré acolheu 15567 pessoas no último ano


No primeiro ano de actividade o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré acolheu um total de 15567 pessoas, que visitaram e participaram nas setenta e nove acções realizadas nas mais variadas áreas artísticas, destacando-se a presença dos mais conceituados artistas nacionais, tais como Tereza Salgueiro com os convidados António Chaínho e Fernando Alvim, Jacinta, Pedro Barroso, Rita Guerra, Lúcia Moniz, Helena Isabel, Maria João Abreu e Rita Salema, Marina Mota e Carlos Cunha ou Octávio de Matos e Luís Aleluia.
No desenvolvimento da sua actividade, o CCGN acolheu quarenta e duas acções de entidades públicas, privadas e associativas de proveniência local e regional, resultado da sua opção de abertura ao território e à comunidade local.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores