Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

XVI Festival de Folclore Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo


10
Domingo
16h00
| XVI Festival de Folclore Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo
Largo da Igreja, Gafanha do Carmo
Org.: Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo

King of the Groms

9 e 10 Sábado e Domingo | King of the Groms
Campeonato Nacional de Surf Sub 18
Praia da Barra
Org.: Associação de Surf de Aveiro



09h00-18h00

XXVIII Festival Nacional de Folclore da Gafanha da Nazaré


9/7/2011
21h30
| XXVIII Festival Nacional de Folclore da Gafanha da Nazaré
Alameda Prior Sardo, Gafanha da Nazaré
Org.: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

HAPPY HOLIDAYS

03/07/2011 Arranjo da Biarritz (Costa Nova) celebrado em festa nocturna


No dia em que as bandeiras azuis são hasteadas nas praias do concelho de Ílhavo, o destaque vai para a inauguração da obra de requalificação da frente ria da Costa Nova. A zona da Biarritz vai merecer uma cerimónia especial, esta noite, com direitos ao encerramento da marginal durante uma hora (22h00 às 23h00) para celebração pedonal e ciclável.
Foram investidos quase 2 milhões de euros criando uma nova muralha, passeio e pista para bicicletas na ligação entre a Barra e a Costa Nova deixando mais vincada a separação entre peões e automóveis. Esta obra estava pensada há alguns anos mas foi acelerada pelo mau tempo do último Inverno que fez a água subir até à via marginal numa área em que é “estreita” a separação entre ria e mar.
Esse reforço passou a ser considerado prioritário e a autarquia antecipou o investimento com apoio de fundos comunitários na casa dos 70%. Além da qualificação acaba por representar um reforço na defesa da orla costeira garantindo mais segurança.
Este é também o dia em que a autarquia assina o Protocolo de Cooperação com a APA, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Associação de Concessionários de Praia da Beira Litoral para a vigilância e segurança balnear.

Fonte: Terra Nova

03/07/2011 Autarquia diz que Bandeira Azul é uma realidade “felizmente normal”


Barra e Costa Nova já têm Bandeira Azul ao vento. Os galardões foram hasteados esta tarde e ao galardão de qualidade junta-se a bandeira de Praia Acessível. “São actos normais e, felizmente, são assumidos como normais. Há um trabalho diário de manutenção de qualidade. A conquista da bandeira é um passo normal que deriva dessa velocidade de cruzeiro”, assume o autarca de Ílhavo no final de uma caminhada entre a Barra e Costa Nova mesmo em dia cinzento.
No final do passeio ficou assegurada mais uma temporada de vigilância nas praias. Câmara de Ílhavo, Administração do Porto de Aveiro, Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Associação de Concessionários de Praia da Beira Litoral dividem os custos da operação. "Responsabilidade partilhada em que metade dos custos são assumidos pela associação de concessionários da Beira Litoral e a outra metade é assumida pela CMI. Há uma zona de praia informal que é assumida pelos Bombeiros de Ílhavo que gerem o bar do Núcleo de Educação Ambiental enquanto assumem a vigilância do local. Há custos partilhados com a APA para alojamento dos equipamentos à entrada do molhe sul na Barra. Com isto a autarquia investe 20 mil euros. Há mais 3 mil da APA, 3 mil dos Bombeiros e 12 mil dos conessionários. O conjunto cria condições para a zona de praia estar vigiada. Nos casos em que não há cobertura de concessão em todo o areal estes mecanismos permitem essa acção em comunhão com a Capitania”, explica Ribau Esteves.

03/07/2011 “Doroteia Verónica” venceu regata de moliceiros


A falta de vento atrasou a regata mas no final concretizou-se mais uma edição. A embarcação “Doroteia Verónica”, barco vencedor da Regata dos Moliceiros 2011, chegou à antiga lota do peixe de Aveiro apenas pelas 20h. A mais tradicional prova náutica da Ria de Aveiro, com navegação à vela, contou com a participação de 11 Barcos Moliceiros. Dada a ausência de vento, algumas embarcações optaram por utilizar motor auxiliar para completar o percurso. Consequentemente, e por se tratar de uma regata à vela, todos os barcos que navegaram com apoio motor foram desclassificados pela organização da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro.

Fonte: Terra Nova

03/07/2011 Aveiro: S. Jacinto no meio da crise, entre a Ria e o mar

As potencialidades turísticas de S. jacinto não colocam a freguesia na lista dos destinos mais procurados. Falta investimento público e privado
No meio da crise, entre a Ria de Aveiro e o mar, S. Jacinto lança-se numa aposta no “turismo de qualidade”, afirma o presidente da Junta de Freguesia local, o independente Rui Vaz. O autarca conta, para isso, com um plano repleto de muitas incertezas sobre a execução de projectos e a capacidade financeira de os executar, alguns de investimento público, outros na expectativa que cative os privados, mas tendo em comum a situação económica deficitária do país e a capacidade de desenvolver projectos numa conjuntura desfavorável.
O turismo é apontado como a saída para a falta de emprego que não ajuda à fixação das pessoas na freguesia e à capacidade de atrair novos residentes. Embora sejam considerados como aspectos positivos as potencialidade naturais, que valorizam as ofertas turísticas, S. Jacinto, situada entre a Ria e o mar, não tem um hotel mas anseia por esse investimento, não tem uma marina mas também mantém essa esperança, não existem acessos fáceis entre a freguesia e o centro de Aveiro, embora esteja ligada por canais, mas pretende-se melhorar as ligações. O presidente da Junta admite que não existe um plano definido para a freguesia, mas há um “conjunto de projectos com uma linha condutora”, casos da possibilidade – vantajosa - de existir um hotel e uma marina. As ligações são consideradas fundamentais e existe a expectativa da autarquia conseguir adquirir um segundo ferry-boat, já que o único existente está a obrigado a suspender as travessias, seja devido a avarias ou para revisão.

02/07/2011 João Anastácio continua treinador dos séniores do GD Gafanha


João Carlos Anastácio continuará a liderar a equipa técnica da equipa sénior de basquetebol do GD Gafanha, pela terceira temporada. A formação gafanhense jogará na CNB2 em 2011-2012.

Fonte: Terra Nova

02/07/2011 Regata de Moliceiros na Ria de Aveiro animou este sábado

 
Realizou-se esta tarde de sábado mais uma edição da Regata dos Moliceiros.
Em declarações à Terra Nova, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal disse que o "objectivo é potenciar a Regata dos Moliceiros por forma a tornar este evento uma referência tanto a nível nacional, como internacional".
"O evento já faz parte da agenda cultural da Região Centro, agora há que saber potenciá-lo, investindo cada vez mais na notoriedade do mesmo e aumentar a visibilidade da Regata dos Moliceiros".
Na edição deste ano estiveram em competição 10 barcos moliceiros, mais dois barcos Moliceiros em representação da empresa Lusovini e da revista Lux.

Fonte: Terra Nova

02/07/2011 Passeio ciclo-turístico na Gafanha do Carmo este domingo


O Clube Beira Ria promove este domingo de manhã, um encontro regional de bicicletas antigas, aberto a toda a comunidade. A concentração de ciclistas será na Gafanha do Carmo, no Largo da Igreja, às 09h00.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores