Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

30/07/2011 Chefes de cozinha prometem toque de inovação no Festival do Bacalhau


O festival do bacalhau vai contar, este ano, com a presença de chefes de cozinha em sessões de Show Cooking que prometem animar as noites no Jardim Oudinot entre 17 e 21 de Agosto. Chakal e Élio Loureiro serão alguns dos convidados para este momento que representa uma inovação no festival do Bacalhau. Ribau Esteves diz que se trata de um espaço instalado na tenda onde ficam os industriais do bacalhau e artesãos. “Nuno Inverneiro, Chakal, Igor Martinho e Élio Loureiro (na foto) são quatros dos principais nomes. A exibição de cada um é feita às 22h30 e dura uma hora. Decorre no espaço do stand numa interacção do cozinheiro com quem está a assistir que depois degusta os pratos apresentados pelo cozinheiro. É uma das notas de inovação qualificando a sua imagem”, adianta o autarca de Ílhavo. Ensinamentos sobre cozinha na edição deste ano do festival do bacalhau.

Fonte: Terra Nova

30/07/2011 Regata dos Portos do Centro cumpre segunda etapa


A 4.ª Edição da Regata dos Portos do Centro cumpre este fim de semana, na Figueira da Foz, a segunda e última etapa. Duas dezenas de embarcações de cruzeiro e mais de uma centena de velejadores evoluem nesta prova que se disputa em três classes – ANC1; ANC2 e classe de cruzeiros. Delmar Conde parte na liderança depois da 1ª etapa disputada em Aveiro. A jornada desportiva já começou, às 10h00, e termina amanhã às 17h30. O jantar de entrega de prémios está marcado para as 19:45 no Casino da Figueira da Foz. A organização está a cargo da Administração do Porto de Aveiro, Administração do Porto da Figueira da Foz, do Clube Vela Costa Nova e da Academia Mentor.

Fonte: Terra Nova

30/07/2011 Ílhavo: Seis jovens do CASCI ficam sem resposta institucional

Falta de financiamento da Segurança Social obriga a instituição a adiar o projecto de ampliação das instalações dos centros de actividade ocupacionais
Renato tem 19 anos, sofre de paralisia cerebral e, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, a partir de Setembro já não vai poder estar integrado numa instituição, ficando privado de todas as actividades e terapias para jovens com deficiência. Mais grave ainda: o caso de Renato não é único. Juntamente consigo também outros cinco jovens utentes do CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo) ficarão sem resposta institucional.
Tudo porque estes jovens que vinham frequentando o ensino especial terminaram a escolaridade obrigatória, por limite etário, e a aquela que podia ser, agora, a resposta para o seu futuro – os Centros de Actividades Ocupacionais (CAO) – está completamente lotada. Há já vários anos que o CASCI anda a tentar sensibilizar a Segurança Social de Aveiro para a necessidade de ampliar esta valência, criando um novo CAO, mas a pretensão – que até já tem projecto desenhado – tarda em obter resposta positiva.
“Temos um projecto para um novo espaço que permitiria acolher mais 30 jovens deficientes, mas apesar de andarmos há três anos a bater a várias portas, a comparticipação do estado nunca aparece”, lamenta Senos da Fonseca, presidente do CASCI.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Maria José Santana

Fonte: Diário de Aveiro

30/07/2011 XXVII Festival do Moliceiro anima cais das Folsas Novas este domingo


O Grupo Folclórico de Santo António de Vagos promove o XXVII Festival do Moliceiro. Domingo é dia grande com Missa, às 10h00; almoço no cais do Moliço e embarque na Gafanha da Boavista às 15h00. A Chegada às Folsas Novas está marcada para as 16h30 seguindo-se a actuação do Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira, Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Fial e Folk Dance Anilana (Polónia).
Foto: Fernando Grave

Fonte: Terra Nova

Expedição Científica SMM/MarPro 2011


Compreender e prever a distribuição oceânica de baleias, golfinhos e aves marinhas é uma importante ferramenta de conservação na definição de novas áreas protegidas e na mitigação de impactes de origem Antropogénica.
A informação recolhida durante a Expedição no SMM, permitirá às instituições participantes modelar a distribuição de cetáceos e aves marinhas em função de diversas variáveis oceanográficas tais como topografia do fundo marinho, temperatura, produtividade, correntes e sempre que possível abundâncias de comunidades planctónicas e pelágicas. Esta informação será essencial na definição de áreas importantes para espécies de elevado valor conservacionista e para a definição de novos Sítios Natura 2000 Oceânicos.
Os participantes irão ter contacto com técnicas relacionadas com censos de cetáceos, censos de aves marinhas, análise química de água, e amostragem de fitoplâncton, zooplâncton e peixe. Para além da experiência prática, os participantes poderão participar em palestras sobre os seguintes temas: identificação de mamíferos marinhos e aves marinhas, estudos de genética em cetáceos, técnicas de censos de cetáceos e aves marinhas, foto-identificação, reabilitação de animais marinhos, recolha de informação ambiental, técnicas de amostragem de fitoplâncton, zooplâncton e peixe.
Diariamente, parte dos participantes irão poder experimentar técnicas relacionadas com a navegação de um grande veleiro.
A Expedição SMM 2011 irá cobrir grande parte de águas oceânicas Portuguesas, prevendo-se que a zona de monitorização tenha ± 400.000 km2, com um esforço linear de ± 4800 km.
Programa da Expedição SMM/MarPro 2011
1ª Fase - 23 Julho a 4 de Agosto. Entrada em Lisboa.
5, 6 e 7 Agosto – O SMM estará na Marina do Parque das Nações aberto a visitas das 10h às 23h, podendo-se assistir a palestras relacionadas com a Expedição mediante inscrição no site www.festivaldosoceanos.com.
2ª Fase – 7 a 21 de Agosto. Entrada em Aveiro

Fonte: SMM


ASA- 3ª etapa do Circuito Regional 2011

2º Rally Paper GDGA

28/07/2011 Escuteiros da Costa Nova já chegaram à Dinamarca

 
Já estão em Copenhaga, na Dinamarca, os Escuteiros Marítimos da Costa Nova. É o quinto dia na viagem que faz a ligação entre Ílhavo e Malmoe na Suécia, onde amanhã, começa o Jamboree Mundial Escutista.
Afonso Lau, um dos jovens viajantes, já resumiu na Terra Nova, as últimas horas de viagem, desde Cuxhaven, na Alemanha, até à capital dinamarquesa, onde chegaram hoje, ao inicio da tarde. "A nossa despedida de Cuxhaven foi muito emotiva, os nossos amigos Fátima e Orlando, proprietários do Restaurante Costa Nova e as outras pessoas, foram fantásticos e ofereceram-nos muito mais do que nós algum dia esperámos", depois, "prosseguimos a nossa viagem, hoje foi o dia em que nos levantámos mais cedo, eram quatro da manhã, quando nos fizemos à estrada, agora, acabámos de chegar a Copenhaga e estamos a ver quantas coroas temos de pôr no parquímetro, para aproveitarmos em pleno a visita à cidade".
A esta hora da tarde, visitam Copenhaga, tendo encontrado uma cidade "grande, com estradas largas, antiga e com um grande Porto Mercador e a quantidade de bicicletas na estrada é enorme, são mesmo muitas", constatou.
"Vamos visitar a sede do Parlamento dinamarquês, vamos ao Porto de Mar, que toda a gente conhece porque é aquela imagem típica que aparece nos Postais Ilustrados, com os barcos e os bairros típicos dos marinheiros e vamos, ainda, viajar de barco, mas antes de passarmos o túnel para a Suécia, vamos, claro, visitar a estátua da pequena sereia, está tudo bem por aqui, os nossos familiares e amigos que fiquem bem, porque nós estamos muito bem", disse Afonso Lau.
O Jamboree Mundial Escutista, começa amanhã na Suécia.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Ria de Aveiro recebe Portugal Rowing Tour em 2012


A Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram o “Portugal Rowing Tour – Mondego 2011”. Esse evento decorre de 4 a 7 de Agosto na Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Coimbra, Mortágua e Sta. Comba Dão. Trata-se de um evento organizado pelo Ginásio Clube Figueirense e que visa a promoção do remo de lazer e a promoção das condições existentes no Centro de Portugal para a prática desta modalidade. Acção junto do mercado externo e segmento especializado uma vez que o PRT11 conta com participantes nacionais e internacionais (Espanha, França e Alemanha).
A próxima edição do PORTUGAL ROWING TOUR está agendada para os dias 10,11 e 12 de Agosto 2012, na Ria de Aveiro. A alteração de local advém do articulado no protocolo de cooperação celebrado entre a TCP e o GCF, e da colaboração com o Clube dos Galitos, em Aveiro.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Vaga de roubos nas últimas horas por esticão e com recurso a arma branca

 
As últimas horas voltaram a ficar marcadas por roubos no concelho de Ílhavo. Esta madrugada, às 3h00, na Rua de Camões, em Ílhavo, ocorreu um roubo sob ameaça de arma branca. Uma mulher de 32 anos foi abordada junto à viatura por um indivíduo com idade entre os 30 e os 35 anos que usou uma arma branca para ameaçar a vítima. Encostou-lhe a arma branca ao pescoço, roubando-lhe a carteira contendo todos os documentos pessoais, 70 euros em numerário e um cartão de débito. Aproveitando o momento em que o meliante pousou a arma em cima de outro veículo, a jovem conseguiu resgatar a arma e fugir tendo recebido ajuda de outro veículo que aí passava para se dirigir ao posto da GNR.
Mais tarde, às 4h26, na área de serviço da GALP na A25, sentido Barra – Aveiro, mais um roubo. Desta vez a vítima foi uma mulher de 25 anos, roubada quando se encontrava no interior da sua viatura, estacionada na área de serviço.
Ontem , às 17h20, na Rua da Lagoa, em Ílhavo, ocorreu roubo por esticão. A vítima foi uma mulher de 52 anos, abordada por um jovem aparentando cerca de 18 anos que fazia-se transportar em ciclomotor, com a matrícula tapada, e que acabou por roubar a carteira contendo documentos pessoais e um telemóvel.
Mais tarde, às 22h40, na Rua Diogo Cão, na Praia da Barra, mais um roubo por esticão. O alvo voltou a ser uma mulher, de 44 anos, e a acção foi perpetrada por um indivíduo masculino, que se fazia transportar num motociclo. A carteira com documentos, um telemóvel e 50 euros em dinheiro foram parar às mãos do assaltante.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Sócios da ADIG tentam eleição de novos órgãos dirigentes


Os sócios da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré reúnem esta quinta-feira na tentativa de eleger os novos órgãos sociais. A Assembleia Geral Ordinária está marcada para as 21h00 no Salão Nobre da Junta de Freguesia. É a segunda tentativa para eleger novos dirigentes e reactivar a instituição.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Autarquia eleva para 223 mil euros verbas transferidas para as Juntas


Aprovados os acordos de cooperação com as Juntas de Freguesia para 2011. Este ano com reforço de verbas na casa dos 30% com um investimento global de 223.750 euros. São Salvador recebe 86.100 euros; a Gafanha da Nazaré garante 81.300 euros; a Gafanha da Encarnação 34.250 euros e a Gafanha do Carmo vai receber 22.100 euros. Os Acordos de Cooperação de 2011 reservam ainda uma pequena verba (cerca de 21% do total) para as intervenções que justificaram a maior parte do investimento da CMI nas Juntas de Freguesia nos últimos anos, nomeadamente, investimento em obras e estruturas da Junta, limpeza regular de bermas das ruas e arruamentos, desobstrução e emanilhamento de valas e melhoramento de ruas e caminhos.
A dimensão financeira dos referidos Acordos prevê a entrega de 19600 euros à Junta de São Salvador; 15200 à Gafanha da Nazaré; 8250 à Gafanha da Encarnação e 3000 à Gafanha da Carmo.
A maior parte do dinheiro (cerca de 79% do total) vai para Obras de Qualificação Urbana.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Manuel Madureira orienta sub-19 do Al Qadisiyah (Arábia Saudita)


Manuel Madureira já trabalha na Arábia Saudita. Orienta os sub-19 do Al Qadisiyah. Junta-se a outro português no clube. Mariano Barreto é responsável pela equipa principal. É mais um treinador português a emigrar e que depois de alguns anos em países do Magreb aposta agora na Arábia Saudita.
Manuel Madureira considera-se entusiasmado com o projecto e com a grandeza do clube: «Muito bom clube, grandes instalações, não falta nada. Tenho, na minha equipa técnica, dois adjuntos, um treinador de guarda-redes e um staff técnico completo. As infra-estruturas são muito boas, não falta nada, com piscina, sala de musculação, pavilhão, sauna, pista de tartan e outros campos de treino, num complexo a sete quilómetros do centro principal. Para que se tenha uma noção da grandeza e da importância que as pessoas do clube dão às condições que proporcionam, neste clube, nenhuma equipa, de qualquer escalão, viaja de autocarro para os jogos fora. Viajam todos de avião. Todas as equipas sem excepção», declarou Manuel Madureira, fascinado com o seu novo desafio profissional. O treinador português terá um plantel de 40 jogadores, na equipa de sub-19 e vai competir num campeonato com um total de 52 jogos.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Porto de Aveiro acolhe jornada de trabalho sobre “Intermodalidade”


Jornada de trabalho para o Porto de Aveiro com dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns. Os grupos de trabalho envolvidos no projecto - e nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.
"A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta” é o tema em análise no primeiro workshop, reunião de trabalho com início marcado para as 10:30, no Hotel Meliá Ria, em Aveiro.
O Projecto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldeza (Zona de Actividades Logísticas de Salamanca), do Porto de Aveiro e do Porto de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária e/ou de TMCD.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 “Schoenstatt Tem Talento” no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré


Na preparação para Jornadas Mundiais da Juventude hoje a Juventude Apostólica de Schoenstatt promove um novo espectáculo, com intuito de angariar fundos para a viagem rumo Madrid em Agosto. “Schoenstatt Tem Talento” é um espectáculo cheio de vida com muita dança, música e teatro. A organização desta actividade permitiu fortalecer laços de amizade, ganhar sentido de organização e responsabilidade para com o grupo e para com a sociedade e a cultura. Este evento, hoje, às 21h00, decorre no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

28/07/2011 Ílhavo: Festival “Ria a Gosto” regressa à Costa Nova a partir de dia 4

Festival de Marisco, o “Miss Sumol Cup” e um conjunto de evocações são os eventos que se destacam no vasto programa do “marAgosto’11”
Além do Festival do Bacalhau (a ter lugar de 17 a 21 de Agosto, no Jardim Oudinot), o programa de festas do município de Ílhavo – “marAgosto’11” – está repleto de iniciativas que prometem animar o mês que se aproxima.
Já a partir de dia 4 (quinta-feira) e até dia 7, começará, no Relvado da Costa Nova, a 5.a edição do Festival “Ria a Gosto”, voltando a resultar de uma parceria entre a Câmara de Ílhavo e o Illiabum Clube. Um festival alusivo aos produtos da Ria - principalmente ao marisco – que, nas palavras do presidente da Câmara, Ribau Esteves, se vem afirmando “com muita qualidade e com boa expressão na adesão do público”.
Mais uma aposta na realização de eventos gastronómicos, que Ribau Esteves justifica da seguinte forma: “Para nós, a gastronomia ocupa sempre um lugar especial, porque, além de representar actividade económica, cultura e cooperação institucional, é um dos maiores prazeres que a vida nos propicia”.
A III Semana Náutica (que decorrerá entre os dias 6 e 14) e o Fim-de-Semana Náutico (a ter lugar em simultâneo com o Festival do Bacalhau) são outras das iniciativas em destaque nesta programação. Será, ainda, neste âmbito, que voltará a realizar-se, de 26 a 31, na praia da Costa Nova, mais uma edição do “Miss Sumol Cup”, Campeonato da Europa de Boadyboard Feminino.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Carla Real

Fonte: Diário de Aveiro

Jornal Timoneiro - mês de Julho/2011


A Nossa Terra » A Gafanha da Nazaré não nasceu por causa do porto
» Festival do Bacalhau garante aumento da oferta gastronómica
» III Convivio de Crismados no Jardim Oudinot

Schoenstatt » Após 12 anos em Portugal, Irmã M. Mónica regressou ao Brasil

Destaque » Festa do Corpo de Deus na Gafanha da Encarnação

Ecos do Lar » D. Alda Figueiredo, uma actriz de verdade

Cultura » Parabéns, Terra Nova
» ADIG equaciona o futuro

P.e Francisco Melo » Tempo de construir


Torneio de Sub’16 já se joga


O I Torneio de Verão de Futsal Jovem (Sub’16) começou esta Segunda-feira, organizado pela Secção de Futsal do Grupo Desportivo da Gafanha. O torneio destina-se a atletas nascidos entre os anos de 1995 e 1999 e decorre até à próxima Quinta-feira, no Pavilhão Desportivo da Gafanha do Carmo.
O primeiro dia do torneio trouxe muitos golos, com a equipa do Naval Bujas a derrotar o Tamancos FC, por 7-1, e com os Montesilvanos a levarem a melhor sobre os Pequenotes (11-1). Para amanhã, estão agendadas as estreias da New Team, no Grupo A, e do Beira-Futsal, no Grupo B.
Quadro de jogos:
Ontem
Naval Bujas 7-1 Tamancos FC
(Filipe Silva, Nelo, Pedro Rato (3), André Ruas (2); Miguel Margaça)
Montesilvanos 11-1 Pequenotes
(Hugo (2), Francisco Gamelas (2), Rui Leite (2), Leandro (2), Hélder Reis (3); Tiago Ramalho)
Hoje
20:00 Tamancos FC x New Team
21:00 Pequenotes x Beira-Futsal
Amanhã
20:00 New Team x Naval Bujas
21:00 Beira-Futsal x Montesilvanos
Quinta-feira
19:00 3.º Grupo A x 3.º Grupo B
20:00 2.º Grupo A x 2.º Grupo B
21:00 1.º Grupo A x 1.º Grupo B
Para mais informações, podem entrar em contacto com a Organização através do e-mail gdgafanhafutsal@gmail.com.
Informações úteis:
+ Quadro de Jogos
+ Regulamento

Fonte: GDG Futsal

27/07/2011 Habitantes de S. Jacinto sem ligação ao Forte de Barra

Os utentes dos transportes fluviais ficaram, durante as primeiras horas da manhã de ontem, privados da ligação à outra margem da ria. Situação pode repetir-se
As três primeiras carreiras fluviais entre S. Jacinto e o Forte de Barra não se realizaram ontem, deixando em terra todos os moradores daquela freguesia de Aveiro que recorrem à lancha e ao ferry para as suas deslocações diárias para o trabalho.
Tudo porque a lancha da MoveAveiro está parada, a aguardar pela realização da vistoria necessária para a obtenção do certificado de navegabilidade e o ferry-boat não navega com nevoeiro – como aconteceu ontem de manhã.
As carreiras só foram retomadas a partir das 8.40 horas, situação que motivou o desagrado dos utentes dos transportes fluviais e que pode repetir-se nos próximos dias, até que a lancha volte ao serviço.
“O que mais nos preocupa são as pessoas que necessitam deste transporte para ir trabalhar e que podem vir a ter problemas nos seus postos de trabalho”, relatou Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto ao Diário de Aveiro.
Mais informação na Edição em Papel do Diário de Aveiro.
Fonte: Diário de Aveiro

27/07/2011 Projecto Intermodalidade E-80 em debate

O Porto de Aveiro promove, amanhã, dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns
Os grupos de trabalho envolvidos no projecto - e nos quais participam os principais “stakeholders” da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.
“A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta” é o tema em análise no primeiro workshop, que tem início marcado para as 10.30 horas, no Hotel Meliá Ria, em Aveiro.
Os trabalhos abrem com uma intervenção de José Luís Cacho, presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.). Está também prevista a intervenção de Rui D’Orey, da “Horizon View”, que abordará o tema “A experiência da Orey na prestação de serviços door-to-door de base marítima, no espaço Atlântico. Seguir-se-á um debate focalizado na visão e experiência dos participantes quanto à viabilidade da prestação de serviços intermodais de base marítima.
Mais informação na Edição em Papel do Diário de Aveiro.

Fonte: Diário de Aveiro

Schoenstatt tem Talento

26/07/2011 Escuteiros da Costa Nova cumprem etapa até Cuxhaven (Alemanha)


Os escuteiros da Costa Nova estão a caminho da Suécia para o Jamboree. Hoje é o terceiro dia de viagem para a ligação entre Neihaischen (Luxemburgo) e Cuxhaven (Alemanha), cidade portuária no norte da Alemanha onde vivem e trabalham muitos portugueses. Durante a viagem será feita uma passagem por Colónia.
Ontem o dia ficou marcado pela passagem na capital francesa com visita a alguns dos pontos turísticos de Paris e a noite foi passada no Campo Escutista SCOTEL, em Neihaischen, Luxemburgo.

Fonte: Terra Nova

26/07/2011 Mar Agosto 2011 apresentado hoje. Festival do Bacalhau começa a 17 de Agosto

 
Mar Agosto´2011 em Ílhavo, Festas do Município de Ílhavo apresentadas hoje de manhã em Conferência de Imprensa. Do programa geral, destaque para o Festival do Bacalhau, de novo no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, de 17 a 21 de Agosto.
O programa de animação já está definido. Actuarão, nos cinco dias do Festival, os artistas, Rita Redshoes, Emanuel, Grupo Sequência, Camané e Miguel Gameiro.
O Festival do Bacalhau concentrará 80 por cento do investimento aplicado nas Festas do Município. Serão investidos 250 mil euros no Festival, "o valor aplicado no ano passado", mas a Autarquia reduz a sua participação em 31 por cento, "dinheiro que vai buscar a patrocinadores", especificamente à "Turismo do Centro que nos patrocina em 36 mil euros, Turismo de Portugal com 20 mil euros e a UNICER com um grande apoio financeiro", disse Ribau Esteves, adiantando que os apoios "permitem uma redução de 31 por cento no nosso investimento".
Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo, referiu ainda que a edição deste ano apresentará algumas novidades, e diz que será um evento "com qualidade melhorada". A Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), "assumirá a preparação prévia do bacalhau a fornecer localmente a todas as Associações que o confeccionarão, será bacalhau certificado e a presença de uma unidade móvel da Associação, evitará a rotura de stocks", sublinhou.
A AIB "fornecerá 7.500 euros em bacalhau que será servido em dez restaurantes, mais um do que no ano passado", com o regresso do Clube Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Autarquia de Ílhavo. As doses de bacalhau sobem de 8 pra 9 euros, um aumento que Ribau Esteves considera "aceitável".
No ano passado passaram pelo certame 150 mil pessoas e foram consumidas onze toneladas de bacalhau, números que a Organização do evento quer manter este ano.
Relativamente ao cartaz de animação das Festas do Município, o grande Concerto de Verão será com Pedro Abrunhosa, a 26 de Agosto, na Costa Nova. O cartaz incluirá o V Festival de Marisco da Costa Nova, uma semana Náutica, um Concerto da Filarmónica Gafanhense, vários Arraiais Populares, um Concerto da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a comemoração do 10.º Aniversário do Navio Museu Santo André.
O mês de Agosto será aproveitado para diversas evocações, uma delas aos homens da Barca da Gafanha da Encarnação, a 7 de Agosto e outra ás Padeiras de Vale de Ílhavo. Vai consumar-se ainda, a inauguração da Estátua evocativa do Centenário da Paróquia da Gafanha da Nazaré. Reuniões da CIRA e Turismo do Centro, completarão o programa geral, em Ílhavo.

Fonte: Terra Nova

26/07/2011 Showcooking “Peixe à solta na Vagueira” a 30 de Julho


No âmbito do programa de animação, "Animar o Verão", a Câmara Municipal de Vagos organiza o Showcooking “Peixe à solta na Vagueira”, com demonstrações culinárias de Chefes de Cozinha. No dia 30 de Julho, o programa começa a ser desenvolvido no Largo Parracho Branco, com a presença de Sam Silva, Sérgio Silva, Tiago Santos e António Guerreiro.

Fonte: Terra Nova

26/07/2011 Juventude Apostólica de Schoenstatt organiza espectáculo de variedades (quinta-feira ás 21h00)

 
Com o objectivo de angariar fundos para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, em Agosto deste ano, a Juventude Apostólica de Schoenstatt "leva a palco", pela segunda vez, um espectáculo de variedades.
Serão apresentados diversos momentos musicais, humor e danças. "É um espectáculo preparado para agradar a toda a família e com que todos se identificarão". A apresentação será da responsabilidade da Juventude Apostólica de Schoenstatt.
O espectáculo realiza-se no Centro Cultural da Gafanha, esta quinta-feira à noite.

Fonte: Terra Nova

Assembleia Geral da ADIG

 
Assembleia Geral Ordinária

Nos termos do Artigo 8º dos Estatutos, convoco, ao abrigo do artigo 2º do regimento, a Assembleia Geral da ADIG – Gafanha da Nazaré, Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré, para reunir em sessão ordinária no dia 28 de julho, quinta-feira, pelas vinte e uma horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, com a seguinte:

Ordem de Trabalhos

1.     Informações;
2.     Apresentação de listas concorrentes ao ato eleitoral para os novos órgãos sociais da Associação para o biénio 2011/2013.
3.     Eleição dos novos órgãos sociais para o biénio 2011/2013.
4.     Outros assuntos.

Se à hora marcada não se verificar o número de presenças previsto no Regulamento Interno,
os trabalhos iniciar-se-ão meia hora depois com qualquer número de associados.

Gafanha da Nazaré, 14 de julho de 2011

O Presidente da Assembleia Geral

____________________
João Alberto Roque

ASA - 3ª etapa do Circuito Regional 2011

A 3ª etapa do Circuito Regional 2011 da Associação de Surf de Aveiro - Etapa SURF AQUI ESCOLA DE SURF - vai decorrer na praia da Barra, em Ílhavo, nos dias 30 e 31 de Julho.

As inscrições estão abertas até dia 28 de Julho (quinta-feira) nas lojas Tribo doSol e QuikSilver, assim como na Escola Surf Aqui.

Boas ondas.

Fonte: Ílhavo Surf

25/07/2011 Escuteiros da Costa Nova a caminho do Jamboree Mundial na Suécia


O Agrupamento 878 da Costa Nova está a caminho do Jamboree Mundial do Escutismo na Suécia. Iniciou na noite de sábado a viagem de 10 dias por 10 países. A Cerimónia da Partida foi precedida pela missa de bênção dos participantes e das carrinhas. A Terra Nova inicia, hoje, o acompanhamento regular desta viagem com contacto regular com a comitiva que segue a caminho da Suécia.

Fonte: Terra Nova

25/07/2011 Onda do Norte ganha Taça de Portugal. Pedro Velhinho campeão nacional de kneeboard


A Associação Onda do Norte conquistou a Taça de Portugal em São Jacinto. coroando o domínio registado ao longo de toda a prova. "Este era o título que me faltava e talvez o que me deixa mais feliz". O facto destas palavras serem proferidas por Manuel Centeno, campeão nacional, europeu e mundial de bodyboard, dizem bem da importância da conquista da Taça pela Associação Onda do Norte, fundada por Centeno e Nuno Azevedo há 3 anos.
Vencedores em 5 das 14 categorias das quatro disciplinas que compõem o quadro competitivo da Taça ( surf, bodyboard, longboard e kneeboard), a AON foi a vencedora, com destaques para o jovem Tomás Ferreira (campeão surf cadetes e vice no kneeboard) e Sebastião Furtado (medalhado no surf sénior, longboard e kneeboard).
A Associação de Surf de Aveiro foi a 3ª classificada, com destaque para Pedro Velhinho, que se sagrou campeão nacional de kneeboard, título atribuído para esta modalidade através da Taça por ausência de um circuito nacional.
De realçar que os seis primeiros classificados da categoria de surf senior masculino obtém qualificação directa para a Liga Meo Pro Surf, o circuito nacional de surf organizado pela ANS, sob a égide da FPS.

Fonte: Terra Nova

25/07/2011 Delmar Conde lidera a classificação da regata dos Portos do Centro


Delmar Conde lidera a classificação provisória da Regata dos Portos do Centro, na classe ANC1, cumprida que está a primeira etapa da prova. O DC CONST. NAVAIS/PORTO DE AVEIRO cumpriu o cruzeiro Aveiro-Figueira da Foz em 5h 9m 17s. O segundo posto é ocupado pelo ALCHEMIST, de Carlos Van Zeller, e o terceiro pelo PEGASO, de João Patrão.
Na classe ANC2, a liderança provisória pertence a Sérgio Ferreira, com o FUSIB. Nos lugares seguintes encontram-se Filipe Neto (AVEICABO), e Paulo Venceslau (XPTO2).
Por último, na classe CRUZEIRO, reportando-nos também à classificação provisória, temos CHEMY no lugar cimeiro, seguido do INDELEVEL, de Jorge Bártolo.
Participam 16 embarcações e no próximo fim de semana, 30 e 31 de Julho, cumpre-se a etapa final da regata, na Figueira da Foz.

Fonte: Terra Nova

23/07/2011 Ílhavo: SEF fiscalizou Porto de Aveiro e zonas comerciais

A operação teve como objectivo combater a imigração e angariação de mão-de-obra ilegal
A operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) junto à costa do continente e ilhas, realizada na passada quinta-feira, que resultou na instauração de processos de contra-ordenação, identificação de cidadãos e entidades empregadoras, incluiu acções de controlo do acesso à zona internacional do porto marítimo de Aveiro, concretamente no Terminal Sul e Terminal Norte, assim como nas áreas comerciais da Barra e Costa Nova.
A operação desenvolveu-se em 31 locais do país, entre portos marítimos, marinas, cais de embarque e áreas de lazer junto à costa, “realizada de forma autónoma ou em cooperação com outras entidades, designadamente da Polícia Marítima e também da Guarda Nacional Republicana”, segundo comunicado do SEF.
Uma operação com o objectivo de combater à “imigração e angariação de mão-de-obra ilegal e infracções com ela relacionadas, bem como a contribuição para a prevenção geral da criminalidade e sua dissuasão, através do reforço da acção fiscalizadora em zonas de lazer e de forte concentração de pessoas na época balnear em curso”.
Foram detectadas irregularidades no acesso indevido à zona internacional de alguns portos e contratação de trabalhadores estrangeiros em situação irregular por empresas que exercem a sua actividade nos portos.
(Ler artigo completo na edição em papel)
João Peixinho

Fonte: Terra Nova

23/07/2011 CASCI realiza jantar solidário este sábado

 
Será realizada hoje mais uma "acção de angariação de fundos", promovida pelo Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). Senos da Fonseca (na foto), Presidente da direcção do CASCI, explicou na Terra Nova, que o jantar solidário “Aromas da Quinta”, que se realiza hoje, serve para financiar acções solidárias, "porque toda a ajuda é necessária para podermos apoiar famílias e pessoas carenciadas da nossa região", adiantando que "toda a verba orçamentada para este ano, para esse tipo de ajuda, esgotou-se em meio ano e estamos a falar de cerca de 150 mil euros", disse.
O jantar solidário “Aromas da Quinta” está marcado para as 18h00. As inscrições estão abertas.

Fonte: Terra Nova

23/07/2011 Regata dos Portos do Centro começa esta manhã na Gafanha da Nazaré

 
A Regata dos Portos do Centro começa hoje. Os veleiros zarpam, da Gafanha da Nazaré, esta manhã.
A IV Edição da Regata dos Portos do Centro vai voltar este ano a unir Aveiro e a Figueira da Foz, hoje e nos dias 30 e 31 de Julho. Duas dezenas de embarcações de cruzeiro e mais de uma centena de velejadores participam nesta prova de mar que se vai disputar em três classes – ANC1, ANC2 e Classe de Cruzeiros.
Domingos Batel, da Comissão Organizadora do evento, revelou na Terra Nova, que os números de inscrições bateram, este ano, todos os recordes. "Trata-se de uma competição marítima que tem crescido imenso e os velejadores nacionais já a integram no calendário de regatas nacionais e anuais, o numero de inscritos é o maior de sempre e a prova está em crescendo", disse Domingos Batel.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores