Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

06/08/2011 Santa Maria Manuela regressa este domingo ao mar para investigação científica


A Campanha Oceanográfica do Santa Maria Manuela leva o antigo lugre bacalhoeiro de novo para o mar. Serve de plataforma para trabalhos de investigação na área da Biologia Marinha. Trabalhos desenvolvidos por professores universitários nas áreas da zoologia e ecologia, nomeadamente de cetáceos e aves marinhas. A expedição já teve uma primeira etapa e termina amanhã o descanso, em Lisboa, para voltar ao mar regressando à Gafanha da Nazaré no dia 21 de Agosto.

Fonte: Terra Nova

06/08/2011 XIV Festival de Folclore da Praia da Barra marcado para a tarde de domingo


O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré promove o XIV Festival Nacional de Folclore da Praia da Barra. Tarde de animação naquela praia do concelho de Ílhavo a partir das 16h00 de domingo no Largo do Farol. Habitual aos sábados à noite, o festival experimenta este ano um espectáculo durante a tarde. Participam o grupo Ronda típica da Meadela (Viana do Castelo), Grupo Folclórico de Danças e Cantares da A.C. de Vilarinho (Coimbra), Rancho Folclórico de Paço de Sousa (Penafiel) e o grupo anfitrião (Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré). A recepção aos grupos está marcada para as 12h00. Segue-se o almoço e a partida em autocarro para a Praia da Barra. O festival começa às 16h00.

Fonte: Terra Nova

06/08/2011 Regata da Figueira até à Costa Nova na abertura da Semana Internacional da Vela


Arranca hoje a 9ª "Semana Internacional da Vela", que se vai prolongar até 13 de Agosto. No plano desportivo, a novidade deste ano "consiste na abertura do programa com a realização de uma regata costeira para Cruzeiros que ligará a Figueira da Foz à Barra. A chegada está prevista para as 17h00. Aproveita a presença de muitos dos habituais barcos na cidade da Figueira, onde estiveram a disputar a Regata Portos do Centro". Domingo haverá um segundo dia de regatas no mar.

Fonte: Terra Nova

06/08/2011 Arranca hoje a III Semana Náutica do Município de Ílhavo


Arranca hoje a III Semana Náutica do Município de Ílhavo. Integrada no programa do “Mar Agosto 2011 – Festas do Município de Ílhavo”, a autarquia em cooperação com o Fórum Náutico do Município organiza a “III Semana Náutica” que decorrerá até 14 de Agosto, composta por um vasto conjunto de actividades desportivas ligadas à cultura do Mar.
Baptismo de Mergulho, Atelier de Origami Náutico, Biblioteca de Praia e Canoagem e Nautimodelismo são actividades programadas para este fim-de-semana.
Domingo haverá a II Concentração de Motas de Água, Baptismo de Motas de Água e Baptismo de mergulho.

Fonte: Terra Nova

06/08/2011 Farol da Barra pode ser visitado, hoje, no âmbito do programa “Ciência Viva nos Faróis”


O Farol da Barra pode ser visitado, hoje, numa iniciativa da Direcção de Faróis no âmbito do programa "Ciência Viva nos Faróis – 2011". O programa teve início a 15 de Julho e só terminará no dia 11 de Setembro. Há 13 faróis disponíveis para visita e o Farol da Barra é um dos que merece destaque por ser o maior farol de Portugal, o segundo maior da Península Ibérica e um dos maiores 26 em todo o mundo. Fica localizado na praia da Barra, cidade da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol. Custou ao Estado Português a quantia de 51 contos em moeda antiga (255 euros) em 1893.

Fonte: Terra Nova

XIV Festival Nacional de Folclore da Praia da Barra

07/08/2011 16h00 
XIV Festival Nacional de Folclore da Praia da Barra
Largo do Farol, Praia da Barra
Org.: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

A Barca dos Sonhos

07/08/2011
19h00 | “A Barca dos Sonhos” –
Homenagem a Adelino e Manuel Ameixa
e Instalação da Réplica da Barca
Rotunda da Barca – Gafanha da Encarnação

III Semana Náutica do Município de Ílhavo

7 Domingo
III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h30-13h30/15h00-17h00 |
II Concentração de Motas de Água
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Baptismo de Motas de Água
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Baptismo de Mergulho
Praia do Farol – Barra, junto ao paredão

05/08/2011 Vagueira acolheu Showcooking sobre pastéis de Tentúgal e padas de Vale de Ílhavo


A Vagueira recebeu mais um Showcooking desta vez dedicado aos pastéis de Tentúgal e às padas de Vale de Ílhavo. Centenas de veraneantes participaram neste evento que anima a praia do concelho de Aveiro. A Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e a Associação “Os Baldas”, de Vale de Ílhavo, demonstraram in loco alguns dos segredos que fazem destes produtos verdadeiros ícones da padaria e pastelaria portuguesas. O evento contou ainda com a presença de conceituados chefes de cozinha que promoveram a cultura local da Vagueira, através da confecção de pratos criativos envolvendo o peixe desta praia. Iniciativa que contou com o apoio da empresa Ferneto, dedicada à produção de maquinaria no sector da panificação.

Fonte: Terra Nova

III Semana Náutica do Município de Ílhavo

06/08/2011

III Semana Náutica do Município de Ílhavo
15h00-17h00 | Baptismo de Mergulho
Praia do Farol – Barra, junto ao paredão
15h00-17h00 | Atelier de Origami Náutico
Biblioteca de Praia, da Praia da Barra
15h30-17h30 | Canoagem e Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

Sábados no Jardim

6 Sábado
14h30-18h30 | Sábados no Jardim
Ateliers criativos, insufláveis, …
15h00-17h00 | Workshop “Bijuteria”
Jardim Central, Gafanha do Carmo

04/08/2011 ADIG reactivada para defender a história e projectar o futuro da Gafanha da Nazaré

 
Júlio Cirino da Rocha tomou posse, hoje ao final da tarde, como Presidente da Direcção da renovada Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré (ADIG).
A cerimónia decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré que, quase encheu, de populares e associados, que testemunharam o acto. Cirino da Rocha falou da necessidade de "elevar e dinamizar, com mais empenho, a cidade da Gafanha e os gafanhões", adiantando à reportagem Terra Nova que é necessário, "viver e projectar globalmente as sociedades, mas, com verdade, agora, os limites da Freguesia de 1911, recuaram dois quilómetros a nascente e poente e não vejo aí nenhuma globalidade", reforçando a ideia que "não é esta Câmara Municipal que tem culpa, porque isto começou há quarenta anos, a Autarquia é que herdou este problema e isto tem consequências sérias, como o facto de existir menos área, menos população e assim, os dinheiros que nos são atribuídos, são menores".
Cirino da Rocha retorquía ao desafio lançado por Paulo Costa, Vice-Presidente da Câmara de Ílhavo que em declarações à Rádio Terra Nova, dizia haver a necessidade de se "pensar global", até porque, exemplificando, "os investimentos nesta grande região, são feitos de forma global e não no Município A ou B, temos de ganhar escala e essa questão dos limites geográficos da Gafanha, não tem grande importância para mim", disse.

Fonte: Terra Nova

04/08/2011 Ílhavo: GNR deteve suspeito de furtos por esticão

Indivíduo de 40 anos fazia-se transportar num motociclo e é suspeito de vários roubos por esticão no concelho
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Aveiro, em colaboração com os efectivos do posto da GNR de Ílhavo, detiveram, ao final da tarde de anteontem, o suspeito da prática de vários furtos por esticão na zona de Ílhavo. O indivíduo tem cerca de 40 anos, reside na Gafanha da Nazaré, e deverá ser ouvido hoje pelo juiz de instrução criminal.
Segundo o Diário de Aveiro conseguiu apurar, na altura da detenção, o suspeito encontrava-se acompanhado de um outro indivíduo, que também foi detido, e tinha na sua posse vário material alegadamente furtado.
Nos últimos dias, foram muitos os casos conhecidos no concelho de Ílhavo em que era usado sempre o mesmo “modus operandi”: um homem, que se fazia transportar num ciclomotor, com a matrícula tapada, sacava as carteiras às vítimas que transitavam na via pública. A quantidade de casos registados pelas autoridades causou um grande alarme na população local, que evitava muitas vezes sair à rua com medo de ser assaltada. As ruas que rodeiam o cemitério de Ílhavo, bem como as que ladeiam a Igreja local, foram locais onde aconteceram de roubos por esticão. No entanto, alguns dos crimes aconteceram mesmo no centro da cidade. Com a detenção do indivíduo que é suspeito de ser o autor da grande maioria dos casos, a cidade poderá deixar de estar em sobressalto.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Maria José Santana e Salomé Filipe

Fonte: Diário de Aveiro

04/08/2011 "Semana da Vela" começa sábado na Costa Nova

 
Começa no próximo sábado, na Costa Nova, mais uma edição da "Semana Internacional da Vela", que se vai prolongar até 13 de Agosto. No plano desportivo, a novidade deste ano "consiste na abertura do programa com a realização de uma regata costeira para Cruzeiros que ligará a Figueira da Foz à Barra, aproveitando a presença de muitos dos habituais barcos naquela cidade, onde estiveram a disputar a Regata Portos do Centro".
Novidade também, mas no plano recreativo-cultural, será a realização de um workshop de vela em moliceiro.
"Aproveitando as más condições das marés nesse dia, que impedem a realização de regatas, os arrais do moliceiro “Inobador” irão proporcionar uma sessão de trabalho para quem quiser conhecer melhor uma daquelas embarcações e aprender a fazer todas as manobras inerentes à navegação à vela".
Em cooperação com a Câmara Municipal de Ílhavo a jornada será também de baptismo de vela "para quem nunca experimentou a sensação de prazer que constitui a navegação utilizando uma fonte limpa e inesgotável de energia como é o vento".
O programa desportivo prossegue, levando para a água, nos dois dias seguintes, a Classe Optimist, que disputará simultaneamente a terceira prova do Ranking CVCN 2011. As restantes Classes da vela ligeira entrarão em prova nos dois dias a seguir – 5ª e 6ª Feiras – para no sábado se encerrar a prova com a regata “Quatro Horas da Costa Nova”, "numa apoteose que levará para a água todas as embarcações, proporcionando um magnífico espectáculo para quem se abeirar da margem da Ria".

04/08/2011 Ílhavo: Festival da Costa Nova prevê servir uma tonelada e meia de marisco

A decorrer até domingo, o Festival de Marisco estima levar duas mil pessoas até à Costa Nova. Mariscada especial acompanhada de champanhe é uma das sugestões
Arrancou ontem, no Relvado da Costa Nova, mais uma edição do “Ria a Gosto” – Festival de Marisco da Ria de Aveiro, onde os cerca de dois mil visitantes esperados terão oportunidade de degustar uma extensa variedade de mariscos, a preços convidativos.
Desde o berbigão às navalhas, passando por várias espécies de camarão, lagostas, santolas, sapateiras recheadas, amêijoas, percebes e ostras, a organização estima servir cerca de uma tonelada e meia de marisco, com preços a oscilar entre os 7,50 e os 45 euros (no caso de uma mariscada completa, composta por lagosta, sapateira, percebes, burriés e navalhas, acompanhada de champanhe).
O típico Arroz de Marisco, as Amêijoas à Bolhão Pato e as mariscadas costumam ser os pedidos mais repetidos, seguidos dos vários petiscos, como o camarão cozido ou o camarão tigre grelhado.
O acesso ao recinto funcionará nos mesmos moldes das anteriores edições. As pessoas compram uma senha de entrada no valor de cinco euros, que lhes dá direito a uma caneca com o logótipo do festival de 2011 e a uma bebida à escolha, sendo que, depois, pagam consoante o que consomem.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Carla Real

Fonte: Diário de Aveiro

04/08/2011 Folsa dos Coquins inaugurada sábado ás 11h00


A Junta de Freguesia de São Salvador (Ílhavo), vai inaugurar a nova "Folsa dos Coquins", na Gafanha de Aquém, no próximo sábado, ás 11h00. Para as 11h30 está previsto um passeio de Moliceiro, na Ria.
Folsa dos Coquins inaugurada sábado ás 11h00.

Fonte: Terra Nova

04/08/2011 Centro Social Nossa Senhora da Nazaré abre concurso para contratação de um Técnico Superior de Serviço Social

 
O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, abriu concurso para a contratação de um Técnico(a) Superior de Serviço Social. A Direcção do Centro Social, IPSS, tornou público o anúncio para a contratação de um profissional que desempenhará funções naquela instituição.
A entrega de candidaturas deve ser feita por carta dirigida ao Centro Social ou presencialmente na Secretaria do Centro, até 24 de Agosto.

Fonte: Terra Nova

XXIII Festival Internacional de Folclore da Costa Nova

05/08/2011
21h30 | XXIII Festival Internacional de Folclore da Costa Nova
Org.: Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo
Relvado da Costa Nova

“O Jogo da Glória dos Ecomosqueteiros”

5 Sexta-feira
10h00–12h00/14h30-15h30 | “O Jogo da Glória dos Ecomosqueteiros”
Molhe Sul/ Praia da Barra – junto à Biblioteca de Praia

03/08/2011 Júlio Cirino quer comunidade mais aberta e admite interesse em debater limites da freguesia


Júlio Cirino quer uma comunidade mais aberta e preparada para sair de casa. O presidente eleito da ADIG que toma posse amanhã já assumiu que pretende dinamizar a participação cultural e desportiva da população e vai apresentar uma lista de 50 nomes para dirigir diferentes núcleos. Afirma que chegou a hora de dedicar mais tempo à terra que o viu nascer. “Para se encontrarem e sentirem mais felizes. Essa é a alegria que sinto. Sem ser rico viajei pelo mundo. Porquê? Têm acontecido uma série de coisas e esta é mais uma coisa nova que me dá entusiasmo juvenil. Pareço um puto entusiasmado com isto. Sonho acordado em por o projecto a andar. Sei que não vai ser fácil mas estou habituado a águas agitadas”, afirma Júlio Cirino em declarações ao programa “Conversas” numa emissão que pode ser ouvida logo às 19h00.
Júlio Cirino admite que haverá dossiês mais difíceis. Aponta a definição de limites das freguesias como um dos temas quentes. “Os limites a Sul ninguém sabe por onde são. Vêm nas cartas do instituto geográfico mas não há documentos escritos em que se fundamentem. Para se mudar limites há que passar pela Assembleia da República e não passaram”, revela Júlio Cirino.
A tomada de posse está marcada para esta quinta-feira ao final do dia na sede da Junta da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

03/08/2011 IX Semana Internacional de Vela da Costa nova começa no sábado

 
A 9.ª Edição da Semana Internacional de Vela da Costa Nova, começa no próximo sábado. A organização estará, como sempre, a cargo do Clube de Vela da Costa Nova (CVCN), e prolonga-se até ao dia 13 deste mês.
É a grande "Festa da Ria", projectada anualmente pelo CVCN, com várias regatas previstas, competições náuticas no mar e na ria, palestras e worshops.
"Começa no dia seis com a regata que trás os Cruzeiros da Figueira da Foz para Ílhavo e prossegue nos dias seguintes, num esquema em tudo semelhante ás edições anteriores", disse António Malaquias, Presidente da Direcção do clube, em entrevista à Rádio Terra Nova.
"O programa terminará com a tradicional Regata das quatros horas da Costa Nova, envolvendo todas as classes que tenham participado nas várias regatas parcelares previstas", adiantou.
O programa geral da semana, pode ser consultado ao pormenor, no site do CVCN na internet.

Fonte: Terra Nova

03/08/2011 Santa Maria Manuela representado no Festival dos Oceanos


O Santa Maria Manuela já conclui a primeira viagem dedicada à investigação científica e encontra-se atracado em Lisboa na Marina Parque das Nações. Nos próximos dias 5, 6 e 7 de Agosto participa na comemoração da edição de 2011 do Festival dos Oceanos. Com visitas abertas das 10h00 às 23h00, nos dias 5 e 6 e das 10h00 às 18h00, no dia 7 de Agosto, o "Santa Maria Manuela" promete embelezar a Marina antes da saída para nova missão científica com professores de diversas universidades. O "Santa Maria Manuela" é um antigo lugre bacalhoeiro, construído em 1937 pela Companhia União Fabril, Lisboa (Portugal).

Fonte: Terra Nova

3ª Etapa do Circuito Regional ASA 2011


Associação de Surf de Aveiro
Circuito Regional 2011

Decorreu no passado fim-de-semana (30 e 31 de Julho) a 3ª Etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro.

A etapa SURF AQUI do circuito, teve início na manhã de sábado na praia da Barra, em Ílhavo e contou com a participação de 92 inscritos nas categorias de Surf, BodyBoard e LongBoard, masculino e feminino e nos escalões Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.
Tempo instável e ondas até um metro foram as condições do primeiro dia de prova.
No domingo realizaram-se as fases finais e toda a competição das categorias Open - Surf, BodyBoard e LongBoard.

No Surf o destaque foi para Pedro Ferreira, campeão em título, que voltou a vencer, levando a melhor sobre Pedro Coelho, Luis Rosas (vencedor da 1ª etapa) e Luis Henriques.

No Surf Feminino, Rita Solá foi o destaque desta 3ª etapa com o 1º lugar em Sub 16 e 1º lugar em Sub 18.
Rita Henriques (campeã regional 2010) superou a concorrência na categoria Surf Open Feminino.

Ria A Gosto - 5º Festival do Marisco da Costa Nova


4
a 7 Quinta-feira a Domingo
18h00
Festival Ria a Gosto
| Abertura do
5º Festival de Marisco da Costa Nova
5 AGO
| 12h00-14h30/18h00-22h00
6 AGO
| 12h00-14h30/18h00-22h00
7 AGO
| 12h00-14h30
Relvado da Costa Nova
Org.: Illiabum Clube e Câmara Municipal de Ílhavo
Apoio: Entidade Turismo do Centro

02/08/2011 Escuteiros da Costa Nova estão em Salamanca. Chegarão à Costa Nova ás 21h00

 
Os Escuteiros Marítimos da Costa Nova cumprem hoje o 10.º dia de viagem, no contexto do projecto que os levou ao Jamboree Mundial na Suécia. Cumprem, a esta hora, a última etapa com ligação entre Barcelona, Madrid e a Praia da Costa Nova.
À noite, ás 21h30, haverá uma Eucaristia à sua espera.
Afonso Lau, membro da delegação que esteve na Suécia, disse à Terra Nova, que o dia está a ser "muito exigente". "Está tudo a correr bem, é uma viagem muito longa, atravessar a Espanha e Portugal, desde Barcelona", adiantando que "estamos a 80 quilómetros da fronteira e se tudo correr bem vamos chegar a horas da missa", referindo que "estamos cansados, mas, faz parte, se queremos o resto temos de aguentar com esta viagem".
"Há dez dias estávamos com muita vontade de partir e agora estamos com vontade de regressar às nossas casas, percorremos os dez Países, visitámos muitos lugares, conhecemos muita gente, mas agora queremos é regressar à nossa terra, temos muita coisa para contar, muitos presentes para oferecer e muitas fotos para mostrar", disse Afonso Lau, que agradeceu, em nome do grupo, "a cobertura jornalística da Terra Nova". Nós, cumprimos o nosso papel mais elementar. Informar com rigor e actualidade, as populações locais, relativamente a esta aventura europeia vivida por duas dezenas de jovens ilhavenses, na Europa.

Fonte: Terra Nova

02/08/2011 CASCI quer entrar no meio competitivo da recuperação de móveis


O CASCI quer entrar no meio competitivo da recuperação de móveis. Para o director do Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo está na hora de começar a assumir as capacidades técnicas dos jovens que trabalham nas oficinas da instituição. Senos da Fonseca revela que ao longo dos anos foram apuradas técnicas e capacidades que fazem dos alunos do CASCI verdadeiros especialistas em carpintaria. “Um dia vamos chegar ao ponto de mostrar o que é possível fazer. Faz-se recuperação de todo o mobiliário com qualidade superior. Levem-nos o material estrago que nós acondicionamos, recuperamos e levamos a casa. Queremos entrar no mercado competitivo. Não temos medo de entrar nesse mercado com a qualidade dos homens e mulheres que lá temos a trabalhar na quinta”, adianta o presidente do CASCI.
Senos da Fonseca quer dar mais visibilidade ao trabalho das oficinas do CASCI como forma de garantir receitas No momento em que celebra 31 anos, a instituição procura manter a sustentabilidade. “São 31 anos severos, cheio de trabalho e ambição no cumprimento de todas as promessas feitas. Tornou-se uma das maiores senão a maior instituição de solidariedade social do país”, refere Senos da Fonseca. Novembro será o Mês de mais um aniversário do CASCI.

Fonte: Terra Nova

02/08/2011 Praia da Barra acolhe III Taça de Portugal de Kayak Mar


A Praia da Barra, no concelho de Ílhavo, recebe a 13 e 14 de Agosto um fim-de-semana de actividades náuticas. A III Taça de Portugal de Kayak Mar que vai incluir o I Duatlo Canoagem e o II Challenger de Surfski em provas que serão desenvolvidas ao longo do dia.
No dia 13 de manhã, I Duatlo de Canoagem com um percurso de Mar com 5 km e outro de Ria com 7 km, a ligação entre os dois planos de água é realizada em corrida com uma extensão de 600 mt. Esta prova só se realizará com um nº mínimo de 50 participantes.
De tarde realiza-se o II Challenger de SurfSki nos moldes de 2010, eliminatórias (heats) até aos 5 finalistas masculinos e femininos.
No domingo, dia 14, realiza-se a III Taça de Portugal Kayak Mar (III Troféu Fórum Náutico) enquadrada no calendário nacional da especialidade.

Fonte: Terra Nova

02/08/2011 Pedro Ferreira venceu terceira etapa do circuito regional de surf


Cerca de 90 especialistas participaram nas provas de Surf, BodyBoard e LongBoard, masculino e feminino e nos escalões Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open na 3ª Etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro. Tempo instável e ondas até um metro foram as condições do primeiro dia de prova.
No domingo realizaram-se as fases finais e toda a competição das categorias Open - Surf, BodyBoard e LongBoard.
No Surf o destaque foi para Pedro Ferreira, campeão em título, que voltou a vencer, levando a melhor sobre Pedro Coelho, Luis Rosas (vencedor da 1ª etapa) e Luis Henriques.
No Surf Feminino, Rita Solá foi o destaque desta 3ª etapa com o 1º lugar em Sub 16 e 1º lugar em Sub 18. Rita Henriques (campeã regional 2010) superou a concorrência na categoria Surf Open Feminino.
Em BodyBoard os destaques foram para André Silva (1º Open), Rui Xavier (1º Sub 18) e José Canudas (1º Sub 16) que voltou a vencer a sua categoria.
A categoria BodyBoard Open Feminino teve a sua primeira presença no Circuito Regional deste ano. Sara Solá foi a grande vencedora, deixando Rosa Gomes em 2º, Beatriz Velhinho em 3º e Rita Vilarinho em 4º.
No Longboard, foi Luis Rosas (vencedor da Taça de Portugal 2011 na categoria Longboard) que desta vez levou a melhor sobre Bruno Monteiro (vencedor da duas primeiras etapas e campeão regional em título), ficando Sebastião Maia em 3º e Jorge Magalhães em 4º.
Nesta 2ª Etapa do Circuito Regional da Ass Surf de Aveiro, foram surfadas 1183 ondas, tendo o bodyboarder André Silva obtido a ondas mais pontuda - 8,20 pontos. Pedro Coelho foi o surfista com a onda mais pontuada - 7,83 pontos.
O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro volta dias 20 e 21 de Agosto, na praia da Vagueira, em Vagos.

Fonte: Terra Nova

02/08/2011 Ílhavo: Marisco e Folclore reúnem-se no Relvado da Costa Nova

O Festival de Marisco “Ria a Gosto” começa na quinta-feira; no dia seguinte, o Relvado servirá de palco a grupos de folclore nacionais e estrangeiros
Em destaque para a primeira semana do programa de festas “marAgosto’11” está o “Ria a Gosto” – Festival de Marisco da Costa Nova, que começa na quinta-feira e decorrerá durante quatro dias, no Relvado da Costa, disponibilizando ao público uma enorme variedade de marisco cozinhado de forma tradicional.
O certame, que abrirá ao público pelas 18 horas de quinta-feira, estará em funcionamento entre as 12 e as 14.30 horas e das 18 às 22 horas de sexta-feira e de sábado, encerrando no domingo, após o serviço de almoço.
Voltando a resultar de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Illiabum Clube, esta que é a quinta edição do “Ria a Gosto” tem como principal objectivo divulgar o marisco e todos os produtos da Ria, contando com o apoio do Turismo do Centro.
O Relvado da Costa Nova servirá, também, de palco à realização da 23.a edição do Festival Internacional de Folclore da Costa Nova. O evento, promovido pelo Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, animará a noite de sexta-feira (a partir das 21.30 horas).
(Ler artigo completo na edição em papel)

Fonte: Diário de Aveiro

Festival do Bacalhau 2011 - Cartaz

Mar Agosto 2011


01/08/2011 Júlio Cirino da Rocha eleito Presidente da ADIG

 
A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré (ADIG), elegeu na Assembleia Geral que decorreu no passado dia 28 de Julho, os novos Órgãos Sociais para o biénio 2011-2013. Esta Assembleia "foi antecedida de várias reuniões, ao longo de meses, onde se foram discutindo projectos para o futuro e se constituiu a lista agora oficialmente eleita".
Júlio Cirino da Rocha (na foto), lidera a Direcção de que fazem também parte Leopoldo Oliveira, Aldina Casqueira Guimarães, Paulo Pinto, Carlos Teixeira Pereira, João Aristides Marçal, Álvaro Guimarães, Helena Ferreira e Manuel Mário Bola.
Na Assembleia Geral, continuam João Alberto Roque e Cândido Casqueira. Josué Ribau completa o elenco.
No Conselho Fiscal, a Orlando Leitão de Figueiredo, que continua a presidir, juntam-se João das Neves Roque e Augusto Amaro Melo.
O Conselho Consultivo é constituído por Dinis Magueta, Armando Cravo, António Pinho, Óscar Fernandes, Mário Sardo, Rosário Marques, Fernando Martins, Vasco Lagarto, Hugo Coelho, Hélder Ramos, João Ramos, Luís Leitão e José Pinto Reis.
Foram criados núcleos para tratar de assuntos específicos: Artes, Cultura, Desporto, Promoção e Divulgação, Social, Território e Ambiente.
"Deste vasto conjunto de pessoas se espera um novo dinamismo para esta associação", pode ler-se num comunicado de imprensa.
A tomada de posse, "para a qual a ADIG convida todos os conterrâneos", está marcada para o dia 4 de Agosto, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré. "Será uma oportunidade de conhecer e dar força a esta associação que trabalha na Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré".

Fonte: Terra Nova

01/08/2011 Escuteiros marítimos da Costa Nova a caminho de Barcelona


Os escuteiros marítimos da Costa Nova enfrentam os dois últimos dias de viagem no projecto que os levou à Suécia para o Jamboree mundial. Hoje a etapa será entre Limoges, Andorra e Barcelona. A manhã deste dia será passada nos Pirinéus e à tarde a visita vai passar por locais emblemáticos de Barcelona como a Catedral da Sagrada Família e os jardins de Gaudi. Amanhã será a etapa de Barcelona à Costa Nova com passagem por Madrid.
Ontem deu-se a ligação Amesterdão, Bruxelas e Limoges depois de uma estadia na capital da Holanda. "Ficando um pouco à parte da boémia que nos rodeava visitámos a casa de Anne Frank. Anne Frank foi uma adolescente alemã, de origem judaica, que se tornou vítima do Holocausto morrendo com apenas quinze anos num campo de concentração. Durante certa de dois anos, Anne e a família viveram escondidos num Anexo Secreto numa casa comercial em Amesterdão. Foi precisamente essa casa, hoje transformada na Casa-museu Anne Frank, que visitámos. Dentro dessas paredes Anne escreveu o seu diário, mais tarde publicado, e hoje uma das mais lidas, traduzidas e influentes obras de sempre".

Fonte: Terra Nova

01/08/2011 Delmar Conde venceu a 4.ª edição da Regata dos Portos do Centro


Delmar Conde, skipper da embarcação “DC Const. Navais/Porto de Aveiro”, venceu a 4.ª edição da Regata dos Portos do Centro, prova que terminou ontem na Figueira da Foz. O velejador já tinha conquistado o primeiro lugar na primeira etapa, há uma semana, na regata ao largo de Aveiro e na ligação à Figueira da Foz. Na Classe ANC1, o segundo posto coube a Adolfo Paião, com “Rifon”, e o terceiro a Jorge Bártolo, com “Alchemist”.

Fonte: Terra Nova

AGRADECIMENTOS DE UMA ÉPOCA


Com o encerramento da época 2010/2011, a Direcção da Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha quer agradecer a todas as pessoas que colaboraram connosco durante esta época, especialmente aos atletas e ao grupo de treinadores, que se disponibilizaram sempre para ajudar, a todos eles o nosso Muito Obrigado..
Também temos que destacar um agradecimento especial a todos os pais e mães de atletas do Grupo Desportivo da Gafanha, que apareceram para colaborar quando foram chamados pelo clube e que com o seu trabalho e dedicação fizeram possível que o GDG Basquetebol ultrapassara momentos de dificuldade e olhe em frente um futuro alentador e promissor. Muito obrigado por fazer-nos acreditar!!
.
E não podiamos finalizar esta dedicatória, sem agradecer o investimento de muitas empresas que acreditam no basquetebol (especialmente, a Esporgel, Humberto Lda, Aquecican, Delbran, Pizzaria Brasão, Argentea, Aires - Frigorificos da Emida, Luís Óptica, Restaurante O Braseiro, Aveirotel e Clínica Dentária Conceito Família pelo valor do investimento realizado no nosso projecto), e sem agradecer o apoio constante por parte da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e da Câmara Municipal de Ílhavo, na promoção da nossa modalidade na Gafanha da Nazaré. Muito obrigado, e esperamos contar com o vosso apoio no futuro.
 
 
 

XXVIII Festival Nacional de Folclore da Gafanha da Nazaré 1


Depois de algum tempo de interregno aqui deixo as primeiras fotos do nosso festival de folclore. Por falta de tempo, e também com um pequeno período de férias pelo meio, aqui estou de volta. Deixo pois as minhas desculpas a todos que costumam acompanhar-nos. As fotos que hoje apresento são do cenário do nosso festival no dia 09 de Julho de 2011.
(ver + fotos no site do Grupo Etnográfico)

Fonte: GEGN

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores