Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

13/08/2011 Música Popular esta noite na Praia da Barra

 
“Toques do Caramulo” em concerto na Praia da Barra.
Concerto marcado para este sábado. Depois de, no final de Julho, os “Toques do Caramulo” terem dado um espectáculo na "terra-mãe", no palco do Agitágueda, agora as "modinhas serranas" descem até à costa litoral para, junto ao mar, "deliciarem o público veraneante". Nestes concertos, Toques do Caramulo, a mais reconhecida criação d´Orfeu, continuam a apresentar o seu novo CD “Retoques”. Para ver e ouvir às 22h00.

Fonte: Terra Nova

13/08/2011 Praias da Costa Nova e Barra recebem acções do Núcleo Português contra o Cancro

 
O Lions Clube de Ílhavo, em parceria com o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, apoia as actividades que se vão realizar na Praia da Barra e na Costa Nova, este fim-de-semana, com vista à prevenção solar e cancro da pele.
Haverá acções de sensibilização para a prevenção solar e cancro da pele na Praia da Barra com distribuição de materiais de sensibilização e angariação de fundos com produtos de merchandizing.
Outra das acções passa pelo despiste de lesões cutâneas no Núcleo de Educação Ambiental da Praia da Costa Nova. Aulas de ginástica e voleibol são algumas das actividades lúdicas propostas.

Fonte: Terra Nova

13/08/2011 "Ílhavo Radical" realiza-se este fim-de-semana


O projecto “Ílhavo Radical”, cumpre-se entre hoje e amanhã. Jovens, "de todas as idades", participam num conjunto de actividades desportivas, de índole radical. Hoje é dia para o Campeonato de Skate do Município de Ílhavo - 2011, no Skate Parque na Gafanha da Nazaré. De manhã, cumprem-se as inscrições e treinos e à tarde demonstrações e campeonato. No domingo, no relvado da Costa Nova, o Parque Radical propõe uma série de actividades como a parede de escalada, rappel, slide, matraquilhos humanos, entre outras. Além de aulas gratuitas de Surf na Praia da Barra, haverá demonstrações de Kitesurf e Street Surfing junto ao Parque Radical.

Fonte: Terra Nova

13/08/2011 Concelho de Ílhavo animado por festas populares

 
O lugar da Senhora dos Campos volta a dedicar este fim-de-semana às celebrações da Festa de Homenagem ao Colono.
Domingo, às 09h45, com a Eucaristia Dominical com o (Coro acompanhado pela Banda Filarmónica Gafanhense) e, às 10h45, com Hastear das Bandeiras.
Nas Festas do Município de Ílhavo, este domingo à noite, às 22h00, haverá arraial popular no Largo da Igreja, da Gafanha da Encarnação.

Fonte: Terra Nova

13/08/2011 Regata do CVCN realiza-se este sábado

 
Realiza-se este sábado a Regata “Quatro Horas da Costa Nova”.
Será o ponto alto, no dia de encerramento da Semana Internacional de Vela da Costa Nova, a partir das 14h00. O jantar de encerramento está marcado para as 20h00, com entrega de prémios aos vencedores das provas que decorreram ao longo da semana.

Fonte: Terra Nova

Arraial Popular

14/08/2011
22h00 | Arraial Popular
Largo da Igreja, Gafanha da Encarnação

Ílhavo Radical 2011

14/08/2011

Ílhavo Radical 2011
Todo o dia | Parque Radical
Parede de Escalada, Rappel, Slide e Insufláveis
Demonstrações: Kitesurf e Street Surfing
Relvado da Costa Nova
10h00 | Aulas de Surf
Praia da Barra (Rua 5)
Org: Associação de Surf de Aveiro

III Semana Náutica do Municipio de Ílhavo

14/08/2011

III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h00-13h00 | III Taça de Portugal Kayak
MAR Troféu Fórum Náutico
Praia da Barra
15h00-17h00 | Verão é no Museu
Visita com exposição “Fora de Bordo”
Museu Marítimo de Ílhavo
Navio Museu Santo André
15h00-17h00 | Passeio de Kayak e Barco na Ria
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h30-17h30 | Nautimodelismo no Jardim Oudinot
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

Festa de Homenagem ao Colono

14 Domingo
Festa de Homenagem ao Colono
09h45 | Eucaristia Dominical
(Coro acompanhado pela Banda Filarmónica Gafanhense)
10h45 | Hastear das Bandeiras
Org.: Associação de Moradores da Sra. dos Campos
Senhora dos Campos

Música Tradicional Portuguesa com “D’Orfeu”

13/08/2011

22h00 | Música Tradicional Portuguesa
com “D’Orfeu”
Largo do Farol da Barra
Apoio: Turismo do Centro

12/08/2011 Festa de homenagem ao Colono marcada para domingo


A Senhora dos Campos volta a dedicar o fim-de-semana às celebrações da Festa de Homenagem ao Colono. Domingo, às 9h45, com a Eucaristia Dominical (Coro acompanhado pela Banda Filarmónica Gafanhense) e, às 10h45, com Hastear das Bandeiras.
Nas Festas do Município de Ílhavo, este domingo à noite, às 22h00, haverá arraial popular no Largo da Igreja, da Gafanha da Encarnação.

Fonte: Terra Nova

12/08/2011 Projecto “FishCare” detecta ameijoas “invasoras” na ria


Os responsáveis pelo projecto “FishCare”, uma ideia de negócio proposta por dois investigadores da UA, distinguida com o Prémio BES Inovação em 2010, que tem como objectivo a monitorização da saúde dos peixes produzidos em aquacultura e a identificação dos seus «códigos de barras naturais», detectaram uma espécie que pode ser prejudicial aos produtos autóctones da ria. Ricardo Calado explica que ainda estão a ser desenvolvidos estudos para perceber melhor o aparecimento de ameijoa japónica. “Encontrámos uma ameijoa que não é de cá e que está a desalojar as espécies naturais da ria. É um problema que estamos a tentar compreender e solucionar”, explica Ricardo Calado.
O projecto “fishcare” vai estar ao serviço dos produtores e pode significar mais-valia económica. “Faz parte de uma investigação desenvolvida pelo departamento de biologia e o laboratório CESAM. Queremos auxiliar as pessoas que fazem piscicultura e produção de bivalves (ostras e ameijoas) que são famosos. Auxiliá-las a prever o surgimento de doenças e contribuir para a criação marca da ria de Aveiro. Valorizar o que é nosso para que o valor fique para quem o produz”, adianta Ricardo Calado em declarações ao programa “Verão Total”.

Fonte: Terra Nova

12/08/2011 Tulha celebra 40 anos em fim-de-semana festivo


A Festa de aniversário da Tulha começa, hoje, às 19h30, com sessão solene evocativa e inauguração de um elemento arquitectónico no largo Elói Filipe. Segue-se o jantar de aniversário numa unidade hoteleira de Ílhavo. Sábado é dia para a festa dos 40 com retrospectiva da vida da Tulha e domingo, às 11h0, Eucaristia com o Bispo de Aveiro. Esta acção decorre no dia em que se celebra o Dia Internacional da Juventude.

Fonte: Terra Nova

Summer Basket na Vagueira

Campeonato de Skate do Município de Ílhavo 2011

13/08/2011

Ílhavo Radical 2011
Todo o dia | Campeonato de Skate do Município de Ílhavo 2011
Manhã: Encerramento das inscrições e treinos
Tarde: Demonstrações e Campeonato
Skate Park (junto à Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré)

III Semana Náutica do Municipio de Ílhavo

13/08/2011

III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h00-13h00 | I Duatlo de Canoagem
Fórum Náutico
Praia da Barra
14h00-18h00 | Feira de Artesanato Náutico
Costa Nova (CVCN)
15h30-17h30 | Canoagem e Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-18h00 | II Challenger de SurfSky
Fórum Náutico
Praia da Barra
15h00-17h00 | Atelier de Origami Náutico
Biblioteca de Praia, da Praia da Barra
15h00-17h00 | Baptismo de mergulho
Praia do Farol – Barra, junto ao paredão
15h00-17h00 | Atelier de Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Baptismo de wakeboard
Praia da Barra

Sábados no Jardim

13 Sábado
14h30-18h30 | Sábados no Jardim
Ateliers criativos, insufláveis, …
15h00-17h00 | Workshop “KiteSurf”
Largo do Farol, Praia da Barra

11/08/2011 Câmara de Ílhavo nega apoio à iniciativa "Sunshine Reggae" na Praia da Barra e alerta para perigos inerentes à participação popular

 
A Câmara de Ílhavo, refere em comunicado de imprensa que tomou conhecimento, "através de suportes publicitários e de notícias, da intenção de um promotor privado em realizar, no próximo sábado, dia 13 de Agosto, no areal da Praia da Barra, um evento denominado Sunshine Reggae”, e alerta que a realização desta iniciativa recebeu, "em devido tempo", parecer negativo das entidades competentes, nomeadamente da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH-C), da Capitania do Porto de Aveiro e da própria Câmara Municipal de Ílhavo, "não tendo por isso sido autorizada".
Este parecer negativo foi emitido por se considerar que o referido evento "não assegurava as necessárias condições de segurança, quer para o meio ambiente, quer para os eventuais frequentadores da iniciativa, podendo, por essas razões, colocar em sério perigo a integridade física das pessoas e bens".
Esta posição "foi aliás mantida relativamente a outros pedidos similares, provenientes de outros operadores privados, ao longo do corrente ano".
Atendendo ao facto de o referido promotor "ter usado de forma abusiva e ilegal o logótipo da Câmara Municipal de Ílhavo nos suportes promocionais do evento e invocado abusivamente o apoio da autarquia a essa iniciativa, a Câmara Municipal activou já os meios legais adequados para a tutela da legalidade, nomeadamente ao nível contra-ordenacional e criminal".

Fonte: Terra Nova

11/08/2011 Aporvela prepara viagem no Creoula

 
A Aporvela volta a efectuar uma viagem no “Creoula” no âmbito do programa “Jovens e o Mar” que todos os anos faz embarcar dezenas de jovens portugueses numa aventura em grandes veleiros, tanto em Portugal como no estrangeiro.
De 3 a 6 de Setembro, os aspirantes a velejadores vão poder aprender "tudo sobre o que é estar no Mar: ver cartas náuticas, estar ao leme, lavar o convés, ajudar a preparar as refeições, fazer turnos, ver o nascer do sol no Mar, aprender a fazer nós e a trabalhar em equipa. E vão fazê-lo num dos mais belos e grandes veleiros do mundo, um autêntico repositório da tradição marítima portuguesa".
O “Creoula” é um lugre de quatro mastros e 67 metros de comprimento com capacidade para 51 instruendos. O treino de mar é assegurado pela guarnição da Marinha Portuguesa, propositadamente reduzida para que os jovens participem nas manobras e tarefas. A bordo segue ainda uma equipa de monitores da Aporvela que vão organizar os turnos, promover a animação geral da tripulação e fazer workshops temáticos ligados ao Mar.

Fonte: Terra Nova

11/08/2011 Regatas da classe Optimist marcadas pelo bom tempo

 
Com a presença de 51 atletas em representação de sete clubes cumpriram-se nas passadas Terça e Quarta Feiras as regatas da Classe Optimist da Semana Internacional de Vela da Costa Nova.
Divididos em duas classes de acordo com as suas competências, os jovens velejadores tiveram dois dias com excelentes condições de vento para cumprir um programa de 12 regatas que contavam para o troféu da Semana Internacional e simultaneamente para o Ranking CVCN 2011.
A meteorologia parece ter finalmente acertado o seu próprio calendário, proporcionando um vento N – NW com cerca de 12 nós no primeiro dia e de 8 a 10 nós no segundo, condições que contribuíram para uma excelente jornada de propaganda da vela junto das muitas pessoas que acorreram às instalações do CVCN para apreciar o bonito espectáculo que a competição proporciona.
Quanto a resultados, na classe de competição a vitória foi para Francisca Pinho do Sport Clube do Porto, que ao longo dos dois dias conseguiu três primeiros lugares e três segundos como melhores resultados. Seguiram-se-lhe Miguel Santos do CVCN com três primeiros e um segundo, e Pedro Brito também da Costa Nova com um primeiro lugar e um segundo como melhores marcas. Entre os Optimist P (os mais jovens) o domínio do CVCN foi intenso, com três atletas do CVCN a ocuparem os primeiros lugares: Guilherme Luz, Rafael Vieira e Pedro Gomez.

11/08/2011 Capitania alerta para restrições à pesca em zona específica

 
A capitania do porto de Aveiro confirma que estão a decorrer no extremo sul da área de jurisdição da capitania operações de prospecção sísmica, da responsabilidade da empresa Mohave Oil and Gas Corporation.
Esta empresa tem direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo. Durante dois meses, até meados de Setembro, há limitações à pesca na área de prospecção. "É na extremidade sul, na região da Figueira. E deve-se a trabalho de prospecção de uma empresa canadiana. São restrições devido ao facto dos navios exigirem espaço de manobra e porque reboca equipamentos que exigem espaço para trabalhar", explica ao comandante do Porto de Aveiro.
O navio WG Vespucci que reboca um equipamento de detecção sísmica com um comprimento de 6000 metros e uma largura de 1000 metros é o centro das operações.

Fonte: Terra Nova

11/08/2011 Nege mantém xadrez e prepara secção de canoagem


A direcção do Nege quer lançar novas modalidades e ajustar a oferta de prática desportiva à população jovem da freguesia. Uma das novas secções será dedicada à canoagem uma vez que há embarcações disponíveis para a prática. Rogério Baptista confirma esta iniciativa no momento em que a Comissão Administrativa se prepara para reunir esta quinta-feira. Encontro que marca o arranque de funções dos novos eleitos. “Estamos a trabalhar na secção de canoagem. Já temos a disponibilidade das canoas que foram oferecidas à junta. Temos o xadrez que vamos manter e é por aí. Poderá aparecer mais alguma coisa mas a linha não foi pensada dessa forma. O que for viável tentaremos por a andar”, adianta o dirigente.

Fonte: Terra Nova

11/08/2011 Aníbal Paião fala sobre o Santa Maria Manuela em palestra na Semana da Vela


Na Semana Internacional de Vela hoje a noite é dedicada a uma palestra sobre o o projecto “Santa Maria Manuela”. Esta conferência que estava agendada para sexta-feira foi antecipada. Aníbal Paião, responsável pela recuperação do antigo lugre, vai falar sobre a nova vocação do navio. Encontro às 21h30 nas instalações do Clube de Vela da Costa Nova.

Fonte: Terra Nova

III Semana Náutica do Municipio de Ílhavo

12/08/2011
III Semana Náutica do Município de Ílhavo
Todo o dia | Feira de Artesanato Náutico
Costa Nova (CVCN)
10h00-12h00 | Regime Livre gratuito
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Atelier de Origami Náutico
Biblioteca de Praia, da Praia da Barra
15h00-17h00 | Jornadas do Mar
(atelier/jogo)
Navio Museu Santo André
15h00-17h00 | Baptismo de Vela
Clube de Vela da Costa Nova
15h30-17h30 | Canoagem e
Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

NEGE - Treinos de Captação de Futebol Iniciados

10/08/2011 Abastecimento de aviões de combate a incêndios limita navegação na ria


Os incêndios que consomem floresta no distrito de Aveiro tornaram o ar irrespirável nalguns momentos do dia e o movimento de aviões anfíbios acabou por provocar condicionamentos à navegação no canal de Ovar. Esse movimento notava-se há minutos, por volta das 19h00, sobre a Gafanha da Nazaré, com passagem de dois aviões, a caminho da área de recarga.
Consequências do combate às chamas com movimento quase constante ao longo do dia e que levou o responsável da capitania a emitir um editar com aviso sobre as limitações à navegação no canal que faz a ligação entre São Jacinto e Ovar.
O capitão Coelho Gil, da Capitania, assegurar que estas medidas vigoram enquanto duram os incêndios. “Isto uma área no campo de Ovar, logo a seguir a São Jacinto. É área de scooping, reservada a aviões de combate a incêndios, onde reabastecem para lançar no incêndio. É uma questão temporária enquanto dura o combate”, explicava o capitão de fragata.
Mouquim e Valmaior, em Albergaria; Préstimo e Serém, em Águeda, foram algumas das localidades que obrigaram ao movimento de centenas de bombeiros e nalguns casos de meios aéreos que fizeram a recarga de água na ria.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011 Confraria admite abertura para introdução de entradas pagas no Festival do Bacalhau


A confraria do bacalhau admite que a introdução de entradas pagas no Festival do Bacalhau de Ílhavo é um cenário que tem sido discutido como forma de contabilizar as entradas. O Grão-Mestre adianta que hoje só por estimativa é possível adiantar números sobre o festival. A organização tem falado em 150 mil pessoas em anos anteriores. João Madalena diz que o assunto não está esquecido e merece análise. “Essa hipótese foi pensada. Até por controlo de entradas. É sempre um número aproximado de 150 mil mas não é número certo. A ideia não está posta de lado. Nem que fosse preço simbólico serviria para ter esse controlo sobre o número de pessoas que visita o festival”, adianta João Madalena.
O Grão-Mestre aponta para o consumo de 11 toneladas de bacalhau e derivados. Fala de um certame que evoca a história e gastronomia desta região e que traz vantagens às associações. Uma forma inteligente de as financiar. “Cada associação vai neste evento buscar uma determinada verba para fazer face a todas as organizações que fazem durante o ano. É inteligente porque costuma-se dizer para não se dar o peixe e ensinar a pescar. Já sabem pescar e a Câmara dá navio, redes e apetrechos. E não estabelece quotas”, salienta o Grão-Mestre.
O festival do bacalhau no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, arranca na próxima quarta-feira. O grão-mestre da confraria é o convidado do programa “Conversas”. Para ouvir hoje às 19h00.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011 Dragagens são solução para constrangimentos colocados por assoreamento da ria

 
Depois das limitações com as marés, regressam as regatas à Semana Internacional de Vela da Costa Nova.
Haverá Regatas de Optimists a partir das 11h00. As dragagens na ria são a chave para a recuperação da navegabilidade. O presidente do Clube de Vela da Costa Nova, António Malaquias, já disse que essa é a forma de ultrapassar um problema que cada vez mais condiciona a vida dos clubes náuticos. “As soluções já estão desenhadas. Não há soluções radicais. Não se pode limpar tudo. A solução está no Polis da ria que vai dragar os canais e dragando esses canais vai permitir que o assoreamento que se faz actualmente não seja tão intenso e alivie um pouco essa pressão exercida sobre todas as actividades que se pretende levar a cabo na ria”, explica o dirigente com a confirmação dos constrangimentos hoje existentes.
Na semana internacional de Vela hoje, à noite, às 21h30, há palestra sobre “Velas” com participação de António Pires de Lima.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011 CA do Nege suspende futebol sénior e aposta na formação


O Nege tem novos corpos dirigentes. Depois de duas Assembleias-Gerais sem candidatos a eleições, à terceira surgiu uma Junta Directiva que vai assegurar a gestão do Novo Estrela da Gafanha da Encarnação. Rogério Baptista dinamizou o grupo que promete conduzir os destinos do Nege ao longo da época desportiva. Anuncia a suspensão do futebol sénior e a aposta em novas modalidades como a canoagem para além da actividade com 4 equipas de formação. “Não é viável manter o futebol sénior. Temos uma dívida para pagar e as pessoas não estão com muita disponibilidade para donativos. Optámos pela formação porque a equipa sénior não desperta nas pessoas o interesse que já teve. As pessoas não ligam muito ao clube nesse campo. A prova de uma boa aposta é que assim já facilmente se arranjou pessoas para andar com o clube”, explica Rogério Baptista.
A Comissão Administrativa terá 10 elementos e o trabalho visa a manutenção das áreas dedicadas à formação. “Arranjámos à volta de 30 pessoas mas nem todas vão pertencer à CA. Não vamos entrar com equipa sénior. Pensamos em 4 equipas de formação. É um novo rumo para o Nege”, explica o dirigente.
A prioridade estará centrada no futebol de formação e na criação de uma equipa feminina de futsal. Pela frente a comissão administrativa tem a tarefa de satisfazer o interesse da população mais jovem da freguesia e sanear as finanças do clube que registam um passivo de 5 mil euros. “Isto é apenas uma contenção de contas. Temos que suspender o que está a consumir. Não estávamos preparados como lista para ter um projecto elaborado. Estamos a fazer o que é sustentável. Não vale a pena fazer coisas para deixar dívidas no fim. O objectivo é liquidar dívidas e sustentar o clube”, sublinha Rogério Baptista.
Os dirigentes reúnem esta quinta-feira para iniciar o trabalho depois de confirmada a eleição e as captações do futebol juvenil começam no fim-de-semana, sábado e domingo, para iniciados.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011 Queda de dois contentores ao mar levanta alerta ao largo da Vagueira


A Capitania do Porto de Aveiro emitiu ontem, um alerta à navegação para a existência de dois contentores perdidos no mar a cerca de 15 milhas da costa, cerca de 25 kms, ao largo da Vagueira. De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, os contentores estão vazios e pertenciam a um navio que passou ao largo da costa. Durante um período inicial, os contentores flutuam mas depois acabam por afundar. A única surpresa é que costumam cair quando há mau tempo o que não é o caso.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011 Música Velha actua no Jardim Central da Gafanha do Carmo


Hoje há espectáculo de música com a Música Velha no Jardim Central da Gafanha do Carmo. Espectáculo da Filarmónica Gafanhense integrado no programa de animação das festas do município de Ílhavo. Para ver e ouvir hoje às 21h30.

Fonte: Terra Nova

10/08/2011Ílhavo: Gafanha de Aquém com novo cais e zona de lazer

Obra promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador custou cerca de 20 mil euros e veio permitir uma nova fruição da Ria
A Gafanha de Aquém passou a dispor de um novo cais de atracção e uma área de lazer virada para o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro. A obra, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador, foi inaugurada no passado sábado e resulta de um investimento de cerca de 20 mil euros. Uma das principais funções deste novo espaço passa por servir de atracadouro ao moliceiro “São Salvador”, pertencente à Junta.
O cais, que recebeu o nome de “Folsa dos Coquins”, pretende concretizar, em conjunto com o moliceiro, “um projecto de memória cultural em homenagem a um povo que com o seu esforço transformou as areias confinantes com a Ria de Aveiro em terras agrícolas de grande qualidade”, destacou Rufino Filipe, presidente da Junta de Freguesia de São Salvador.
Antes de mais, este novo espaço e o barco moliceiro que o completa, pretende, assim, lembrar os povos que utilizavam as algas da ria, o moliço, na sua labuta diária nas terras. “As folsas eram os locais onde os moliceiros descarregavam o moliço e o junco”, lembrou Rufino Filipe, a propósito do contexto em que esta obra foi edificada.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Maria José Santana

Fonte: Terra Nova


09/08/2011 Corrida da ria juntou cerca de uma centena de participantes


A corrida da ria juntou cerca de uma centena de participantes tornando-se, na leitura da organização, um sucesso repetido e que tem pernas para andar. O aproveitamento do assoreamento e da baixa-mar, na Gafanha da Encarnação, foi o cenário para mais uma edição da prova no domingo. Armindo Costa, da organização que é assumida pela associação desportiva da Costa Nova, diz que a Gafanha da Encarnação acarinhou a prova e está de parabéns.
"A eles (colaboradores e staff) quero dar um abraço de agradecimento. Sem eles a prova não seria conseguida. Já temos apoios prometidos para o ano. E quero dar um grande agradecimento à coragem que o presidente da Junta da Gafanha da Encarnação teve em apoiar esta prova", disse o responsável pela organização.
Armindo Costa já pensa em alterações. Espera concentrar o público numa áreas mais reduzida no próximo ano. “Vamos alterar o trajecto para ver se concentramos o público que este ano esteve muito espalhado. Para o ano vamos passar junto ao cais dos pescadores. Queremos fazer desta prova uma das melhores de Portugal”, conclui.

Fonte: Terra Nova

III Semana Náutica do Municipio de Ílhavo

11/08/2011
III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h00-12h00 | Regime Livre gratuito
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Atelier temático de nós
FMJ da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Curso de Kitesurf
(3.º momento)
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h30-17h30 | Canoagem e Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

Posse dos Órgãos Sociais da ADIG: Discurso do presidente

DISCURSO DO ACTO DE POSSE DA DIRECÇÃO DA ADIG 

Começo por dar uma visão retrospectiva da vida na Gafanha da Nazaré. A nossa terra emergiu de um areal imenso, inóspito e desprezado, fustigado pela nortada inclemente que aqui temos com fartura. 
Em 1868 – altura em que por aqui já muita coisa havia mudado – Frederico de Moura, caracterizava assim o viver da nossa gente: 
– “Com enxadões desmedidos fazem surribas que vão ao centro da terra! Nasce-lhes água sob os pés descalços e encardidos. E, só depois, é que vem a tarefa de incorporar na terra remexida, até ao tutano, o moliço arrancado do fundo gordo dos canais. Algas e peixe podre para enterrar, lodo para impermeabilizar o fundo da regadeira e aí está a comedoria que serviu de mantença ao milagre das Gafanhas.” 
“Quem surriba chão de areia não encontra onde enterrar raízes de esperança (...)! Quem lança a semente num ventre que é maninho, não pode ter esperanças de fecundação. E, por isso, o gafanhão, antes de cultivar a lomba, teve de corrigir-lhe a esterilidade servindo-se da Ria, que lhe passa à ilharga, procurando nela a nata com que amamentou a semente que deixou cair, amorosamente, naquele chão danado. E humanizou a duna.” (Sic)

09/08/2011 Bombeiros dão nota positiva ao simulacro desta manhã na zona portuária


Nota positiva ao simulacro desta manhã na zona portuária. O derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio, foi o ponto de partida para um simulacro no porto de Aveiro. A AVEIPORT é a empresa responsável pela realização deste exercício no âmbito de processos de certificação. Testou a eficácia do Plano de Emergência Interno e a reacção e rapidez dos colaboradores da AVEIPORT perante uma situação de emergência. Segundo o Comandante dos Bombeiros de Ílhavo, Carlos Mouro, tudo correu como o planeado, e se em vez de um exercício estivesse perante uma situação real a corporação estava preparada para enfrentar o problema. “Os bombeiros estão preparados. O apetrechamento depende de determinadas circunstâncias. Temos meios para uma primeira intervenção mas se for de determinada dimensão teríamos que nos socorrer de outros meios”.

Fonte: Terra Nova

09/08/2011 Dois feridos ligeiros em choque na ponte da Barra


Dois feridos ligeiros é o resultado de um acidente, esta manhã, na Ponte da Barra. Os feridos foram assistidos pelos Bombeiros de Ílhavo que transportaram os sinistrados ao Hospital Infante D. Pedro em Aveiro. O choque deu-se com 2 viaturas ligeiras e chegou a causar algumas perturbações ao tráfego mas a situação acabou normalizada.

Fonte: Terra Nova

09/08/2011 Simulacro no porto de Aveiro testa resposta em situação de emergência


O derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio, é o ponto de partida para um simulacro no porto de Aveiro. A AVEIPORT é a empresa responsável pela realização deste exercício, hoje, ao final da manhã, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Este exercício de simulação e treino pretende testar a eficácia do Plano de Emergência Interno e a reacção e rapidez dos colaboradores da AVEIPORT perante uma situação de emergência.

Fonte: Terra Nova

09/08/2011 Sócios do Nege elegem comissão administrativa


O Nege tem novos corpos dirigentes. Depois de duas Assembleias-Gerais sem candidatos a eleições, à terceira surgiu uma Junta Directiva que vai assegurar a gestão do Novo Estrela da Gafanha da Encarnação. Rogério Baptista dinamizou o grupo que promete conduzir os destinos do Nege ao longo da época desportiva.

Fonte: Terra Nova

A ATLETA GAFANHENSE, JOANA SOEIRO, VIAJA HOJE COM A SELECÇAO PARA PARTICIPAR NO CAMPEONATO DA EUROPA SUB16

 
A atleta do GD Gafanha, Joana Soeiro (1995), integrante do CNT Calvão e da equipa de Seniores Femininas do GDG na época transacta, inicia hoje a sua viagem ao serviço da Selecção Nacional, com vistas à participação no Campeonato da Europa de Sub16 Femininas - Divisão B, a realizar-se de 11 a 21 de Agosto em Arad (Roménia).
.
Queremos dar os parabéns à nossa atleta, porque esta chamada à Selecção Nacional é um prémio ao trabalho e ao sacrifício, e sendo umas das atletas referentes do grupo (pois lembremos que Joana já participou no Europeu na época passada, sendo aínda cadete de 1º ano), esperamos que a participação no Campeonato da Europa Sub16 possa ser uma experiência enriquecedora para ela e para o seu futuro.
.
No nosso web-site daremos informação detalhada de todos os jogos realizados pela Selecção Nacional de Sub16 Femininas.
 
 
 

Festival de Folclore Praia da Barra 2011 - 1

Foi no passado domingo pelas 16:00, que se realizou na Praia da Barra, junto ao Farol, o Festival de Folclore Praia da Barra 2011. Como esteve um excelente dia de praia, a organização do festival, imaginou que não estaria muito publico a assistir, mas todavia isso não se veio a concretizar, tendo sempre uma boa moldura humana a aplaudir, todos os grupos que passaram pelo palco. Dizemos mesmo que esteve mais publico que em anos anteriores, em que o festival é realizado ao principio da noite, e quem assiste acaba por apanhar com o vento norte frio, característico das noites de verão. Penso que por parte da direcção, não sendo uma situação para já para continuar, foi contudo uma solução possível que termina com nota positiva. Parabéns a todos os grupos participantes pela excelente mostra folclórica com que nos presentearam. Ficam aqui algumas fotos da nossa actuação, prometendo desde já colocar mais nos próximos dias.
Fonte: GEGN

Concerto com Banda Filarmónica Gafanhense – Música Velha

10/08/2011
21h30 | Concerto com Banda Filarmónica Gafanhense – Música Velha
Jardim Central, Gafanha do Carmo

III Semana Náutica do Municipio de Ílhavo

10/08/2011
III Semana Náutica do
Município de Ílhavo
10h00-12h00 | Regime Livre gratuito
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Verão é no Museu
Museu Marítimo de Ílhavo
15h00-17h00 | Curso de Kitesurf
(2.º momento)
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Baptismo Bodyboard/Surf
(2.º momento)
Praia da Barra, Posto 2
15h00-17h00 | Simulacro do ISN
Praia da Barra
15h30-17h30 | Canoagem e
Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

08/08/2011 Plano de Pormenor da Área de Equipamentos da Frente Marítima da Costa Nova em Período de Participação Preventiva

 
Estabeleceu-se o período de Participação Preventiva de 8 a 29 de Agosto, "para formulação de sugestões e prestação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito da elaboração do Plano de Pormenor da Área de Equipamentos da Frente Marítima da Costa Nova". Assim, refere a Autarquia ilhavense em comunicado de imprensa que "qualquer sugestão, informação ou observação deverá ser apresentada por escrito no Serviço de Atendimento Integrado, em carta dirigida ao Presidente da Câmara ou por via electrónica para o endereço geral@cm-ilhavo.pt".
Os termos de referência aprovados "podem ser consultados no Serviço de Atendimento Integrado, durante as horas normais de expediente ou no sítio da autarquia em www.cm-ilhavo.pt".
Este Plano de Pormenor está a ser desenvolvido por uma equipa interna da Câmara, perspectivando-se uma ocupação "muito reduzida do espaço em causa com alguns equipamentos públicos e a valorização ambiental de toda a área, dando continuidade ao vasto programa de equipamentos e infra-estruturas que a autarquia tem vindo a executar no aglomerado urbano da Costa Nova".

Fonte: Terra Nova

08/08/2011 Milha Urbana da Vagueira realizou-se ontem

 
Catarina Ribeiro do Sporting de Braga e Bruno Moreira do JOMA, venceram, ontem, na categoria de seniores, a Milha Urbana da Praia da Vagueira.
A competição organizada pelo Grecas regressou, após dois anos de interregno.
130 atletas participaram na prova. Herlander Marcos, director desportivo do clube de atletismo de Santo António, fez um balanço positivo à prova. "Arriscamos e correu muito bem, com bastante público e muitos atletas de qualidade em representação dos melhores Clubes nacionais, foi muito bom para nós", sublinhou.
A prova contou com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e da Câmara de Vagos, que quiseram "levar o desporto a praia", como referiu o Vereador do Desporto do Município Vaguense, Silvério Regalado, "por razões de ordem financeira a prova tinha sido abandonada nos dois últimos anos, agora arranjámos forma de candidatar a competição ao PAPERA que é um programa da CIRA, que apoiou a iniciativa significativamente e assim foi possível reatar a prova", disse.
A Milha Urbana da Vagueira decorreu ontem naquela praia vaguense. Em seniores, a vitória feminina coube à atleta Catarina Ribeiro do Sporting de Braga. Em femininos o Grecas também logrou subir ao pódio, através da atleta Sonia fernandes, que ocupou o 3.º lugar. Em masculinos, vitoria de Bruno Moreira do JOMA. A Vagueira recebeu ontem a Milha Urbana realizada pelo clube de atletismo Grecas.

Fonte: Terra Nova

08/08/2011 Barca perpetua memória das travessias da Gafanha da Encarnação para a Costa Nova


O último barqueiro da Gafanha da Encarnação que comandava a barca que fazia a travessia para a Costa Nova gostaria de ver a réplica da barca que ontem foi colocada na rotunda da barca, operacional na ria. Manuel Ameixa mostrou-se contente com tal reconhecimento e diz que estaria mais bem empregue na ria. “Mal empregado. Que rico barco aqui está”, exclamava o antigo barqueiro. “Estou satisfeito com o que me fizeram. Pensava que nem merecia tanto”, confessou Manuel Ameixa que começou a actividade aos 15. Hoje aos 90 lembra quase 60 anos passados na barca “sem incidentes” a registar.
A evocação aos homens da barca na Gafanha da Encarnação foi uma homenagem póstuma ao barqueiro Adelino e a Manuel Ameixa com instalação da réplica da Barca que fazia a travessia entre a Gafanha da Encarnação e a Costa Nova. “Diz muito bem porque obviamente o barco estaria bem empregue a navegar na ria. Um dos da ria só podia dizer isso. Na vida nem sempre podemos ter os nossos actos consequentes com as palavras”, sublinhou o autarca afirmando o desejo de dar “dignidade” à embarcação que perpetua a ligação e que substitui uma que estava degradada.

Fonte: Terra Nova

08/08/2011 Bodyboard/Surf e curso de Kitesurf na II Semana Náutica de Ílhavo


Na III Semana Náutica do Município de Ílhavo hoje é dia para aulas de natação e aula de baptismo Bodyboard/Surf (1.º momento), a partir das 15h00, na praia da Barra. Curso de Kitesurf (1.º momento) no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré, às 15h00; Atelier temático de nós e provas de canoagem e Nautimodelismo no Jardim Oudinot preenchem o resto do programa.

Fonte: Terra Nova

08/08/2011 Adolfo Paião venceu regatas de mar na Semana Internacional de Vela


O primeiro dia da Semana Internacional de Vela da Costa Nova contou com uma regata costeira entre a Figueira da Foz e a Barra e a embarcação Rifon de Adolfo Paião ganhou as regatas de mar . Esta competição de Cruzeiros teve a participação de 16 barcos divididos em três classes.
No primeiro dos dois dias, a largada foi dada com vento Sul de 10 nós e um tempo de chuva e nevoeiro que chegou a pôr em risco a realização da prova mas o nevoeiro foi levantando à medida que a frota navegava para Norte, até desaparecer completamente ao mesmo tempo que o vento foi rondando para NW, sempre com uma intensidade inferior aos 10 nós da largada. No segundo dia, com um vento de 9 a 12 nós de NW e bastante Sol, realizaram-se três regatas técnicas, que foram decisivas para a classificação final.
Na classe Cruzeiros, a vitória foi para a tripulação do Bainafrente comandada por Agostinho Silva, enquanto que na classe ANC2 o triunfo foi para o XPTO2 de Paulo Venceslau. Na classe ANC1 o segundo dia trouxe uma reviravolta na classificação, uma vez que Delmar Conde, vencedor da véspera não pôde participar devido a avaria na sua embarcação. O triunfo sorriu a Adolfo Paião no Rifon. No final do segundo dia, as tripulações tiveram direito a jantar e entrega de prémios, numa cerimónia em que a confraternização e a alegria marcaram forte presença.
O programa desportivo parou na Segunda-Feira por inadequação das horas das marés, mas as actividades da Semana Internacional prosseguiram com um workshop aberto a todos os que quiseram aprender mais sobre o moliceiro e experimentar a sensação de tripular uma dessas embarcações frente à Costa Nova.

Fonte: Terra Nova

08/08/2011 Jaime Rocha venceu a segunda edição do concurso “Jardins Ambulantes” da Tulha


Jaime Rocha venceu a segunda edição do concurso “Jardins Ambulantes”. É uma iniciativa do grupo de jovens “A Tulha” que mobilizou 21 candidatos. Aida e Cândida Silva ficaram em segundo lugar e Modesta Campolargo conseguiu o terceiro lugar.
A organização diz que a segunda edição mostrou evolução nos trabalhos apresentados com “criatividade, inovação e imaginação”. Diz que houve “uma melhoria significativa nos trabalhos apresentados, uns mais sofisticados outros mais simples mas todos eles mostrando o interesse e a alegria pela participação numa iniciativa que já cativou as pessoas do lugar que, individualmente, em família, em grupos de amigos, grupos de vizinhos, por ruas, dedicam algum do seu tempo a partilhar ideias e a trabalhar em conjunto”.

Fonte: Terra Nova

III Semana Náutica do Município de Ílhavo

09/08/2011
III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h00-12h00 | Regime Livre gratuito
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Atelier temático de nós
FMJ da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Jornadas do Mar
(atelier/jogo)
Navio Museu Santo André
15h30-17h30 | Passeio de Lancha
(por inscrição)
Marina do Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h30-17h30 | Canoagem e Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

III Semana Náutica do Município de Ílhavo

08/08/2011
III Semana Náutica do Município de Ílhavo
10h00-12h00 | Regime Livre gratuito
Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Baptismo Bodyboard/Surf
(1.º momento)
Praia da Barra
15h00-17h00 | Curso de Kitesurf
(1.º momento)
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
15h00-17h00 | Atelier temático de nós
FMJ da Gafanha da Nazaré
15h30-17h30 | Canoagem e Nautimodelismo
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

“A minha Praia tem Bandeira Azul”

8 Segunda-feira
10h00-12h00/14h30-15h30 | “A minha Praia tem Bandeira Azul”
Molhe Sul/ Praia da Barra – junto à Biblioteca de Praia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores