Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré - Cursos Profissionais 2011-12: Irão funcionar os Cursos Profissionais de Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Restauração- variante restaurante/bar e Técnico de Animador Sócio Cultural.
Ainda há 5 vagas no Curso Profissional de Animador Sócio Cultural e 2 no de Restauração.

20/08/2011 Junta de São Jacinto acusa MoveAveiro de “incúria, desmazelo e desprezo”


Mais uma paragem que indignou os habitantes de São Jacinto e, agora, também a Junta de Freguesia engrossa o coro de protestos contra a Move Aveiro. Com a manhã de ontem marcada pelo nevoeiro, o Ferry não funcionou e a lancha que ainda espera uma vistoria para voltar ao trabalho falharam os compromissos no transporte de e para a freguesia. Rui Vaz, o presidente da Junta, disse ao Diário de Aveiro que há “incúria, desmazelo e desprezo para com as pessoas de S. Jacinto”. O transporte alternativo foi avisado às 6h40 mas só terá chegado às 10h15, regressando a Aveiro às 11h00 num atraso considerado relevante.

Fonte: Terra Nova

20/08/2011 Circuito Regional de Surf regressa à Vagueira


O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro volta à praia da Vagueira, que não recebe uma etapa desde 2004. A etapa SECRET SURF SCHOOL, quarta da edição 2011, decorre durante este fim-de-semana na praia do Labrego. O início está previsto para as 9h da manhã, com competição de Surf, Bodyboard e LongBoard, nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open, feminino e masculino.

Fonte: Terra Nova

20/08/2011 Rotas das Padeiras nas festas do Município e Camané no Jardim Oudinot



No Festival do Bacalhau hoje há Show-Cooking, às 17h30, com Kinjolas Sushi Chef; Rota das Padeiras às 17h00; Apresentação do Livro “A Tradição do Pão em Portugal”, pelos CTT, às 18h30, no jardim Oudinot. Às 19h00 haverá Show Cooking Pão de Vale de Ílhavo. À noite, às 22h00, espectáculo com Camané e às 22h30 Show-Cooking com Chef Luís Américo.
Domingo, último dia do festival, há espectáculo com Miguel Gameiro e Show-Cooking com Chef Hélio Loureiro.

Fonte: Terra Nova

Festival do Bacalhau 2011



21 Domingo
Festival do Bacalhau

12h00-24h00 | Mostra Gastronómica com
Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com
Miguel Gameiro

Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo/Confraria
Gastronómica do Bacalhau

III Fim-de-Semana Náutico

21 Domingo

III Fim-de-Semana Náutico
10h00-11h00 | Atelier de Nós em Família
11h00-13h00 | Passeio de lancha em família
15h00-16h00 | WakeBoard
15h30-17h30 | I Sprint de Canoagem FN
16h00-18h00 | Baptismo de KiteSurf e
KyteRoad em Família
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

Festival do Bacalhau 2011



20 Sábado
Festival do Bacalhau

12h00-24h00 | Mostra Gastronómica com
Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com
Camané

Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo Confraria
Gastronómica do Bacalhau

4ª Etapa Circuito Regional de Surf

Sábados no Jardim

20 Sábado
14h30-18h30 | Sábados no Jardim
Ateliers criativos, insufláveis, …
17h00 | Workshop “Danças Tradicionais”
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

III Fim-de-Semana Náutico

20 Sábado

III Fim-de-Semana Náutico
11h00-13h00 | Baptismo de
Vela em Família
14h30-18h30 | Actividades no Sábado
no Jardim
15h00-16h00 | Atelier de Nautimodelismo
em Família
15h30-17h30 | Corrida Mais Louca da Ria
16h00-18h00 Baptismo de Canoagem
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

Rita Redshoes no Jardim Oudinot


Rita Redshoes tocou ontem à noite no Festival do Bacalhau.
Mais fotos na Galeria fotográfica deste blogue.

18/08/2011 Clube de Vela da Costa Nova ambiciona modernização do parque de terra


No dia em que celebra os 30 anos de vida o Clube de Vela da Costa Nova admite que vai fazer uma aposta na remodelação de infraestruturas. O presidente António Malaquias considera que a aposta esteve mais centrada nas questões desportivas nos últimos anos e que é hora de voltar a pensar na modernização do espaço que acolhe as embarcações em terra. O presidente do CVCN diz que pretende modernizar as instalações dando mais dignidade ao espaço aproveitando, se possível, os terrenos contíguos ao local de recolha de embarcações. “Gostávamos de o ter como reserva ou que a Câmara o reservasse para alargar o parque de terra e criar instalações mais dignas. Temos investido muito na formação de velejadores e relativamente pouco nas instalações. Temos que repensar esta distribuição dos dinheiros do clube”, assume o dirigente que espera contar com o apoio da autarquia para poder desenvolver esse plano de modernização.

Fonte: Terra Nova

18/08/2011 GNR identifica homem da Gafanha por transporte indevido de bivalves impróprios para consumo

 
A GNR identificou, ontem, um homem de 47 anos, residente no Concelho de Ílhavo, quando este transportava 274 kg de Amêijoa macha e 388 kg de Berbigão, tudo com o valor comercial de 3.904 euros. Segundo a GNR o transporte não respeitava “normas de transporte e comercialização deste tipo de produtos”. Ainda segundo nota da GNR, esses produtos não estariam “em condições” para no consumo humano e por isso foram destinados à destruição.

Fonte: Terra Nova

18/08/2011 Tradição e modernidade em bacalhau que não vai a concurso porque é “muito bom”


Honrar a tradição com as necessárias provas de qualidade modernas. São as duas faces do festival do bacalhau que, ontem, viveu a sua primeira noite na edição deste ano no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Ribau Esteves deixou a marca expressa na cerimónia de abertura com palavra de confiança nos responsáveis pelos diferentes espaços gastronómicos. “A lógica passa por honrar e multiplicar os valores da tradição com o pretexto da gastronomia, com valores da cultura, da história e da actividade económica”, adianta o autarca.
Ribau Esteves aproveitou esta sessão de abertura para esclarecer a não candidatura do bacalhau ao concurso das maravilhas da gastronomia nacional. Diz que o bacalhau nada tem a provar. “Não quisemos levar o bacalhau a concurso. O que é muito bom e profundo não vai a concurso. Com todo o respeito pelos concurso mas mais respeito pelos homens que fizeram esta história”, justificou o edil.
A Turismo Centro de Portugal, entidade patrocinadora que distingue o festival do Bacalhau com um dos cinco eventos de referência da Região aproveitou para lançar um guia temático dedicado ao bacalhau e à faina maior. Pedro Machado realça esse investimento que é um compromisso com as marcas mais tradicionais. “Quisemos dar contributo não apenas no montante financeiro mas também ir mais longe perpetuando o festival através desta brochura”.
Na mesma cerimónia o presidente da Turismo do Centro de Portugal fez, ainda, a ligação entre diferentes produtos da região e deu como exemplo o azeite fornecido no evento. “Cerca de 850 litros de azeite da Idanha. Vem reforçar o casamento entre o bacalhau e o azeite mas também significa o reforço da coesão do território”, sublinha Pedro Machado.
Entretanto, foi anunciado que uma parte das receitas do festival serão doadas à Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo para ajudar a pagar a obra do lar de idosos.

Fonte: Terra Nova

18/08/2011 Delmar Conde foi segundo em regata na Galiza


Delmar Conde conseguiu ficar em 10º lugar na geral na Regata Martin Codax - Turismo Rias Baixas. O navegador da Gafanha da Encarnação ficou em 2º na categoria da divisão 2 da classe orc. A prova foi organizada pelo Real Club Náutico de Vigo entre 12 e 16 de Agosto nas águas da Galiza. Em prova estiveram 120 embarcações com a presença de mil tripulantes. As regatas entre Vigo, Combarro, A Podra do Caramiñal, O Grove e Sanxenxo são consideradas muito técnicas.

Fonte: Terra Nova

18/08/2011 Emanuel no palco e Chakall na cozinha do Festival do Bacalhau


Depois de uma primeira noite de forte afluência ao Jardim Oudinot para mais uma edição do festival do bacalhau, hoje aguarda-se um ritmo crescente com serviço de almoços e jantares servidos nas 10 associações que dispõem de cozinha.
Hoje é dia espectáculo com Emanuel, às 22h00, e show-Cooking com Chef Chakall às 22h30.

Fonte: Terra Nova

18/08/2011 Clube de Vela da Costa Nova celebra 30 anos de vida


O Clube de Vela da Costa Nova celebra 30 anos de vida. Faz o lançamento da obra “Embarcações que tiveram o berço na Laguna”. O livro da autoria de Senos da Fonseca, antigo presidente do Clube de Vela, promete juntar sócios e amigos do clube numa cerimónia marcada para as 21h30.

Fonte: Terra Nova

17/08/2011 Turismo do Centro apresenta “Guia do Bacalhau”


A Turismo Centro de Portugal apresenta um novo desdobrável intitulado “Guia do Bacalhau”. O Guia do Bacalhau é a segunda publicação da colecção “Iguarias do Centro”, produzida pela Turismo Centro de Portugal com o objectivo de dar a conhecer produtos gastronómicos regionais de excelência, e de evidenciar a influência desses produtos nos modos de vida locais, na cultura regional, e no desenvolvimento da economia.
Aborda a epopeia portuguesa do bacalhau, a pesca tradicional (Faina Maior); apresenta os diversos recursos existentes no município de Ílhavo associados à pesca do bacalhau, receitas regionais (com bacalhau), e eventos gastronómicos temáticos, entre outros conteúdos.
Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, e de José Agostinho Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, participam na cerimónia que decorre no âmbito da abertura do Festival do Bacalhau no navio-museu Santo André, às 18h00.

Fonte: Terra Nova

17/08/2011 Industriais de Bacalhau preparam 10 toneladas de bacalhau e derivados


A Associação de Industriais de Bacalhau considera o festival de bacalhau um momento importante de afirmação para a indústria transformadora. O secretário-geral Paulo Mónica confirma a disponibilidade de 5 toneladas de bacalhau à posta e mais cinco de derivados de bacalhau. “Vamos poder apreciar bacalhau de cura tradicional portuguesa, produzido pela industria nacional com todas as qualidade e atributos reconhecidos”, explica o representante das empresas. O bacalhau será disponibilizado no local às associações transportado em camião frigorífico. “Para já temos em perspectiva cerca de 5 toneladas de bacalhau à posta. Quanto a produtos como caras, línguas e samos teremos mais cinco toneladas. Pela experiência do ano passado o conjunto pode chegar às 10 toneladas”, adianta Paulo Mónica.

Fonte: Terra Nova

17/08/2011 Ex-presidente do Nege fala em fim de ciclo e desmente existência de 5 mil euros em dívidas


O ex-presidente do Nege diz que entende a opção pela suspensão do futebol sénior determinada pela comissão administrativa que lhe sucedeu e explica que estava na hora de fechar um ciclo no clube. João Vasco não se recandidatou e diz que estava na hora de entrar alguém para um novo ciclo. “Acho que o meu período terminou. Acabou. Outros que venham e façam melhor ou pior. Só o tempo dirá. Tive 11 anos ligado ao Nege. As pessoas da Gafanha da Encarnação que tenham o mesmo contributo”, disse João Vasco sem querer revelar as razões do afastamento.
O ex-dirigente falou sobre os valores do passivo para dizer que está longe dos 5 mil euros falados pelos novos dirigentes. “Esta direcção chegou ao fim com o 4º lugar da equipa sénior e deixou não 5 mil euros de défice mas 2 mil euros de dívidas da água e da luz que se vão vencendo. Esse é o défice que deixámos. Tenho provas que não é verdade que sejam 5 ou 10 mil euros como já ouvi falar”, sublinha o ex-dirigente na hora do adeus ao Nege.

Fonte: Terra Nova

Festival do Bacalhau 2011



19 Sexta-feira

Festival do Bacalhau

Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo/Confraria
Gastronómica do Bacalhau

 
12h00-24h00 | Mostra Gastronómica com
Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Mega-Baile
com Sequência e Serenna

Construções na Areia

19 Sexta-feira
11h00 | Construções na Areia
Praia da Barra
Org.: Diário de Notícias
Apoio: Câmara Municipal de Ílhavo

Festival do Bacalhau 2011



18 Quinta-feira

Festival do Bacalhau
12h00-24h00 | Mostra Gastronómica com
Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com
Emanuel
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo/Confraria
Gastronómica do Bacalhau

16/08/2011 Gafanha volta aos treinos com novo treinador e aposta na subida


Baptista (guarda-redes ex-Alba); Nuno Lopes (GR ex-Bom-Sucesso); Toni (lateral direito ex-Beira-Vouga); António (Defesa central ex-Taboeira); Dani (médio ex-Bom-Sucesso); Diogo Filipe (médio ex-Carpinheirense) e os ex-juniores do Gafanha Baresi (médio) e Rui (guarda-redes) são as caras novas do plantel do Gafanha que, ontem, voltou aos treinos. José Alexandre, treinador ex-Taboeira, é o escolhido para liderar o projecto. Tem como objectivo manter-se até final na luta pela subida. “O que nos foi pedido é para lutar até ao fim pela subida. É o que vamos fazer. Chegar ao último terço nos cinco primeiros e a perspectiva é estar mais perto dos lugares de subida do que até então”, assume o técnico que vê na I distrital um dos campeonatos mais competitivos do país. “É tão competitivo como uma III nacional. Temos o Fiães, Lourosa que são clubes de nacional.- se compararmos com outros distritais é a par de Lisboa e Porto o mais competitivo. Por nome sobre um e há clubes como o Paços Brandão, Estarreja, Águeda, Lamas e Milheiroense. É um campeonato de muita qualidade”, sublinha o treinador.
Alexandre Silva, filho de uma antiga glória do futebol (José Domingos) acredita que não há diferenças entre treinadores da formação ou do futebol sénior e recusa falar em sonho de fazer carreira como treinador profissional. “Treinei das escolinhas até juniores. São muitos anos nesta actividade. Sou treinador há 16 anos. O rótulo da formação ou seniores é igual. Diferença é ser bom ou mau e nós acreditamos que temos qualidade. Não estamos atrás da visibilidade, estamos pelo desafio. O sonho é ganhar jogos e, se possível, subir. Essa é a meta. Não somos profissionais do futebol. Se o futuro trará esse desafio não sei mas o que somos é sérios rigorosos e bons treinadores, qualquer um dos três elementos da equipa técnica”, adianta o líder da equipa.
A direcção diz que o objectivo é continuar a lutar pela promoção e recuperar as finanças do clube. Clemente Casqueira, presidente do Gafanha, espera que a equipa seja mais regular e revela confiança na equipa técnica para um modelo que privilegia a formação. “A equipa, mantendo jogadores do ano anterior, é uma garantia. Com a aspiração de uma nova equipa técnica, com vontade de mostrar serviço e trabalhar, estou convencido que vamos fazer uma boa época”, afirma Clemente Casqueira que admite ter tido ofertas de treinadores para trabalhar de forma graciosa. O dirigente assume que preferiu assumir uma relação com a equipa técnica de José Alexandre pela ligação à formação. “Entendi que com esta equipa não há nada a dizer. Podem ter dúvidas mas ninguém tem certezas no futebol. O espírito é o conhecimento do futebol jovem. Temos aí 8 a 10 miúdos que vêm do futebol jovem. A minha intenção é exactamente trazer o espírito das camadas jovens e fazer a ligação entre a formação do Gafanha e os seniores e as equipas jovens das redondezas”, sublinha o dirigente.

Fonte: Terra Nova

16/08/2011 Petrolífera pode compensar pescadores por limitações na pesca devido a prospecções


As limitações impostas à pesca entre Aveiro e a Figueira estão a causar prejuízos e os pescadores querem compensações para as perdas por estarem impedidos de exercer a actividade na área onde decorre a prospecção geológica. Segundo informações vindas a público no fim-de-semana a empresa responsável pelas prospecções de petróleo poderá suportar compensações financeiras.
Durante dois meses há limitações no extremo sul da área de jurisdição da capitania do porto de Aveiro que afectará entre 400 a 500 pescadores. “Embora a compensação pelas consequências das interdições não tenham sido acauteladas aquando do licenciamento para a prospecção, em 2007, a empresa Mohave Oil and Gas Corporation poderá ter reservado uma quantia para eventuais compensações”, adianta um comunicado do Ministério da Agricultura citado por diferentes órgãos de comunicação.
No sábado, as associações de pescadores do Norte alertaram que entre 400 a 500 associados estão "sem meios de subsistência" por "não trabalhar devido à prospecção de petróleo" que decorre entre Aveiro e a Nazaré e garantiram que estavam dispostos a avançar com "formas de luta".

Fonte: Terra Nova

16/08/2011 Circuito Regional da Associação de Surf volta à praia da Vagueira


O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro volta à praia da Vagueira, que não recebe uma etapa desde 2004. A etapa SECRET SURF SCHOOL, quarta da edição 2011, vai acontecer nos dias 20 e 21 de Agosto, na praia do Labrego. O início está previsto para as 9h da manhã, com competição de Surf, Bodyboard e LongBoard, nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open, feminino e masculino. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira, 18 de Agosto.

Fonte: Terra Nova

Abertura do Festival do Bacalhau

17/08/2011

10h00-22h00 | Dia Aberto
Navio Museu Santo André

Festival do Bacalhau
18h00 | Abertura do Festival do Bacalhau
Navio Museu Santo André
22h00 | Espectáculo com
Rita Redshoes
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo/Confraria
Gastronómica do Bacalhau

Festival do Bacalhau 2011

17 a 21 Quarta-feira a Domingo

Festival do Bacalhau

TODOS OS DIAS
·· Mostra Gastronómica com Tasquinhas
de Bacalhau (Almoço 12h00-15h00;
Jantar 19h00-24h00)
·· Matinée de Cinema ao Ar Livre,
pelas 18h00
·· Show Cooking, pelas 22h30
·· Animação; Exposições; Artesanato;
Provas de Vinho, Espectáculos
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: Câmara Municipal de Ílhavo/Confraria
Gastronómica do Bacalhau

Jovens e o Mar


A Aporvela volta a efectuar uma viagem no “Creoula” no âmbito do programa “Jovens e o Mar” que todos os anos faz embarcar dezenas de jovens portugueses numa aventura inesquecível em grandes veleiros, tanto em Portugal como no estrangeiro. De 3 a 6 de Setembro, mesmo antes do início das aulas, os aspirantes a velejadores vão poder aprender tudo sobre o que é estar no Mar: ver cartas náuticas, estar ao leme, lavar o convés, ajudar a preparar as refeições, fazer turnos, ver o nascer do sol no Mar, aprender a fazer nós e a trabalhar em equipa. E vão fazê-lo num dos mais belos e grandes veleiros do mundo, um autêntico repositório da tradição marítima portuguesa.

Para que ninguém fique a ver navios, estamos a oferecer uma promoção irresistível para os jovens entre os 15 e os 25 anos:

Até 16 de Agosto: só 130€
De 17 a 23 de Agosto: 150€
De 24 a 30 de Agosto: 180€
A partir dos 26 anos: 250€

O “Creoula” é um lugre de quatro mastros e 67 metros de comprimento com capacidade para 51 instruendos. O treino de mar é assegurado pela guarnição da Marinha Portuguesa, propositadamente reduzida para que os jovens participem nas manobras e tarefas. A bordo segue ainda uma equipa de monitores da Aporvela que vão organizar os turnos, promover a animação geral da tripulação e fazer workshops temáticos ligados ao Mar.

Contactos importantes:
As reservas de lugares e pedidos de informação devem ser feitas para a Aporvela: geral@aporvela.pt ou 934081112.
Mais informação em http://www.aporvela.pt/wp/?page_id=1279
Datas: 3 a 6 de Setembro de 2011
Itinerário (dependente do estado do mar): Alfeite – Berlengas – Sesimbra - Alfeite

Fonte: Roda do Leme

15/08/2011 Semana Internacional de Vela da Costa Nova foi um sucesso, diz a organização

 
Com a realização da regata “4 horas da Costa Nova”, terminou no passado sábado a 9.ª edição da Semana Internacional de Vela.
Com cerca de 110 barcos a evoluir nas águas da Ria "fazendo um percurso que tinha uma parte muito próxima da margem", a regata proporcionou "um belíssimo espectáculo que atraiu às instalações do Clube uma assistência como há muito não se via". Com efeito, "o magnífico tempo que se fez sentir no sábado, aliado à beleza dada pelas velas espalhadas por toda a Ria, e ainda a presença de um grupo de artesãos nas instalações do Clube, levaram a que se verificasse uma enchente que surpreendeu até os mais optimistas", pode ler-se num comunicado de imprensa. A regata, "uma das mais antigas da Ria", e que começou por ter "entidade própria", está actualmente integrada no programa da Semana Internacional de Vela da Costa Nova.
"Dadas as condições de vento e a hora já um pouco tardia a que as marés permitiram o início da regata, a duração foi um pouco mais reduzida que em anos anteriores, o que se verificou ser uma opção acertada, uma vez que os barcos mais lentos terminaram a prova já com vento muito fraco". O encerramento do evento aconteceu com um jantar "oferecido aos velejadores e convidados do CVCN", seguido da cerimónia de entrega dos troféus, a qual se realizou "num excelente ambiente de amizade e confraternização".
Entretanto, a noite de quinta-feira, foi a oportunidade para se ficar a conhecer um pouco melhor o projecto Santa Maria Manuela que a Empresa Pascoal tem em marcha. Aníbal Paião foi à Costa Nova falar desse projecto, dando a conhecer "não só todo o processo de recuperação do navio e um pouco da sua história enquanto embarcação de pesca do bacalhau, mas mais importante do que isso, as perspectivas futuras de desenvolvimento desse projecto e a forma como ele será rentabilizado, uma questão que, sem ser directamente colocada pela assistência, pairou na sala através de algumas das questões colocadas, dando a oportunidade ao orador para de certo modo tranquilizar todos aqueles que sentem um pouco também como seu este projecto e fazem votos para que ele tenha o sucesso que a Empresa pretende".

Fonte: Terra Nova

Concerto com Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo

16/08/2011
21h30 | Concerto com Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo –
Música Nova
Largo do Farol

André Graça no comando dos Seniores


O treinador André Graça está de regresso ao comando dos Seniores do Gafanha, depois de ter abandonado o escalão em Dezembro último. Não se trata de um regresso ao clube, uma vez que André manteve-se ligado ao GDG e a liderar os Iniciados durante toda a temporada de 2010/2011, cargo que acumulará na nova época.
Não é novidade para ninguém a continuidade de André Graça, até porque, a partir de finais de Abril, altura em que se soube das alterações na Secção, o treinador mostrou-se desde logo alinhado com a nova Comissão Directiva e disponível para assumir a equipa nesta fase de reestruturação a nível desportivo.
O outro elemento que integrará a estrutura técnica de André Graça será anunciado a seu tempo, para juntar a Bruno Moura e Carlos Soares, os directores para o futsal sénior do Gafanha.
Os nomes dos atletas que farão parte do plantel sénior para 2011/2012 começarão a ser divulgados no decorrer desta semana.

Fonte: GDG Futsal

Lançamento da obra “Embarcações que tiveram berço na Laguna”


Fonseca, Senos. "Embarcações que tiveram berço na Laguna". Papiro Editora. Porto. Julho de 2011

No passado dia 12 deste mês teve lugar na Livraria Bertrand (Forum Aveiro), o lançamento desta tão esperada obra. Uma obra mais a juntar às 9 já publicadas pelo autor.
Perante  a vasta plateia de convidados instalada no espaço aberto da Livraria Bertrand – Forum Aveiro, pelas 21 horas iniciou-se a apresentação da obra.
A Mesa foi composta pelos seguintes oradores:  a Drª Filipa Costa, em representação da Editora Papiro; a Drª Ana Maria Lopes, responsável pela organização do glossário da obra e o autor, Senos da Fonseca.
Iniciou-se a apresentação com a intervenção da Drª Filipa Costa, passando a palavra à Drª Ana Maria Lopes que apresentou a obra, tecendo considerações sobre cada uma das embarcações – explicando e dando a conhecer o “caderno de encargos” de cada uma. Esta apresentação terminou com a intervenção do autor que explicou os principais objectivos do seu estudo, agora publicado.
O autor iniciou este estudo há uns anos, e com alguns interregnos pelo meio, finalizou-o no ano passado.
Para este estudo o autor optou por seleccionar cinco embarcações , “reconhecidas como as mais emblemáticas” caracterizou-as e analisou as suas técnicas de construção, valorizando as vertentes histórica e funcional – as embarcações são: o mercantel; a Ílhava; o moliceiro; o barco de mar e o varino.
O seu principal objectivo, refere na sua intervenção, foi o de elaborar um estudo aprofundado e rigoroso sobre a Laguna a que chama ” a circunstância de toda a gente lagunar” – um tema que carecia de alguma reflexão.
Defende que a história da laguna pode ser lida nos barcos que nela navegam, e durante todo o seu estudo esta foi sempre a sua preocupação, porque afinal ao longo do tempo foi sempre o Homem quem actuou sobre a Laguna,  foi ele o criador das suas próprias embarcações.
Esta obra completa-se fazendo-se acompanhar de um DVD contendo os Planos Geométricos e de Construção a 2D e 3D das embarcações analisadas.
Trata-se de uma obra de referência na área da Arquitectura Naval Lagunar, neste caso em território da Ria de Aveiro.
Continua (...)

Fonte: Embracações Tradicionais da Ria de Aveiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores