Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Pedro Abrunhosa & Comité Caviar no relvado da Costa Nova


Fotos do concerto do Pedro Abrunhosa na Costa Nova ontem à noite, na Galeria Fotográfica.

27/08/2011 Surf e bodyboard na Costa Nova durante o fim-de-semana


Nas Festas do Município de Ílhavo hoje é dia para o segundo dia no Miss Sumol Cup 2011. As provas arrancam a meio da manhã deste sábado com surf e bodyboard no feminino na Costa Nova. Depois das aulas frequentadas por figuras conhecidas da região, hoje continuam as aulas abertas à população em geral.
A tarde será dedicada ao Aquatlo no Jardim Oudinot e domingo voltam as provas de surf na Costa Nova.

Fonte: Terra Nova

27/08/2011 Passeio em moliceiro tradicional revela estórias da ria


O Clube de Vela da Costa Nova volta a ser ponto de partida e de chegada para os passeios de moliceiro em embarcação tradicional. Hoje a visita passa pelo Canal do Desertas, Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, com passagem pelo Forte e Farol da Barra (o 2º maior da Europa e um dos maiores do mundo (22º)), São Jacinto e outros pontos de interesse. Para quem viaja há experiência à vela, ao leme, conhecimento do barco e "estórias" do percurso. Um passeio de 3 horas que começa às 10h30.

Fonte: Terra Nova

27/08/2011 Oudinot acolhe prova do Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo


O Município de Ílhavo recebe a 8ª etapa do Campeonato Nacional Jovem e ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo. Do programa do evento faz ainda parte uma prova Lazer. Esta será a primeira vez que Ílhavo recebe competições nacionais da modalidades tuteladas pelas FTP. A organização deste I Aquatlo de Ílhavo, que terá lugar no Jardim Oudinot numa organização da Câmara de Ílhavo, do Clube Associação de Pais da Gafanha da Encarnação e da Federação de Triatlo de Portugal.
As competições vão arrancar pelas 14:30 com a disputa da Prova Lazer. O desafio para muitos atletas estreantes na modalidade é composto por 300 metros de natação seguidos por 2000 metros de corrida.

27/08/2011 ADASCA promove rastreios na sede da Junta de Freguesia de S. Jacinto


A ADASCA promove, hoje, um conjunto de rastreios gratuitos na Sede da Freguesia de S. Jacinto nas áreas de saúde oral, verificação de tensão arterial, glicémia, colestreol, controle de peso, índice de massa corporal, acuidade visual e acuidade auditiva. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Freguesia de S . Jacinto e com o apoio de clínicas especializadas.
Entretanto, a ADASCA prepara a sua excursão anual. Será no dia 25 de Setembro às Grutas de Mira Daire e ao Santuário de Fátima.

Fonte: Terra Nova

27/08/2011 Cruzeiros, Vougas e Catamarãs em competição marítima este fim-de-semana em Aveiro

 
Aveiro recebe este sábado a principal prova náutica da Ria de Aveiro.
Estão inscritos na competição, cerca de 300 particpantes, de vários pontos do Norte do País e de Espanha. A prova serve também para "reivindicar" a construção de uma Marina na cidade de Aveiro.
O 49.º Cruzeiro volta a ligar a Marina do Carregal e Aveiro, com a novidade de integrar entre S. Jacinto e a antiga Lota, além das embarcações do tipo Cruzeiro e Vouga também, Catamarãs.
"Estamos a tentar voltar ás origens, isto é, o Cruzeiro antigamente acabava em Aveiro e foi sempre uma forma de interligar os Municípios e a Náutica Ovarense e o Sporting de Aveiro", referiu Eduardo Pinto, Presidente da Náutica Ovarense, que organiza a Regata, só lamenta que Aveiro não tenha ainda uma Marina à altura de acomodar os barcos e tripulações. "Não existem infraestruturas marítimas, isto é, de atracação, com logística, para acolher um Cruzeiro em Aveiro, por incrível que pareça e com isto demonstramos que é importante que Aveiro tenha uma estrutura portuária que possa acolher uma organização deste género, e, muitas regatas passariam por Aveiro e só não vem porque não há condições para as acolher", sublinhou. A regata regressa a Ovar no domingo.

Fonte: Terra Nova

26/08/2011 Ribau Esteves abriu a surfar a edição de 2011 Miss Sumol Cup


“O mar está como o País, dá muito mais trabalho e não avança… por enquanto!”. A boa-disposição bem expressa nesta declaração de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, à saída da água após a aula de surf inaugural da 7.ª edição da Miss Sumol Cup, marcou a manhã na praia da Costa Nova. Acompanhado por Pedro Machado e António Martins, do Turismo Centro de Portugal, o edil ilhavense cumpriu, pelo terceiro ano consecutivo, o acto que começa a ser tradição na abertura do evento que durante seis dias junta na praia de Ílhavo as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundiais. “Foi a terceira aula em três anos, o que significa que se fechou o ciclo da formação, com nota positiva, sendo que agora tenho que me dedicar à competição”, prosseguiu, ironizando, Ribau Esteves, enquanto o mar ainda lhe banhava os pés, acrescentando: “Mérito dos monitores pela categoria com que ensinam e pela paciência”. Numa breve avaliação ao seu desempenho, o autarca sustentou que “as ondas da Costa Nova são exigentes e boas”, referindo-se ao mar que, de facto, não facilitou a vida aos inexperientes surfistas, sem, no entanto, deixar de elogiar o “excelente momento de convívio com a natureza”.

Fonte: Terra Nova

PAVILHÃO DA GAFANHA DA NAZARÉ, REQUALIFICADO PARA A NOVA ÉPOCA


Durante os meses de verão, o Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré foi alvo de uma nova requalificação, sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, onde poliram e arranjaram o chão, pintaram as novas marcações no campo de jogo e nos campos de treino, colocaram verniz antideslizante em todo o pavilhão e pintaram os balneários.
.
Além destas obras, onde apenas falta fazer o trabalho de limpeza geral, estão previstas mais obras de melhoria durante o mês de Setembro.
Fonte: GDG Basquetebol

26/08/2011 Pescadores dizem que peixe “fugiu” da área de prospecção e temem prejuízos prolongados


O presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro diz que para além das limitações à pesca nota o desaparecimento de peixe com o trabalho de prospecção de petróleo entre Aveiro e a Nazaré na costa portuguesa. Adelino Palão teme efeitos negativos na actividade dos pescadores para lá do período de prospecção. “Abrange barcos de 3 portos: Aveiro, Figueira e Nazaré. Desde que o barco andou a fazer a pesquisa nunca mais podemos operar. Nem lá, nem o pescado estava na zona. Notámos ausência de pescado. Vamos ver se volta ou demora a voltar e quais as repercussões”, adianta o presidente da APARA.
Palão comentou as negociações com a empresa Mohave. Diz que os 150 mil euros que a empresa petrolífera propõe para compensar as limitações à pesca entre Aveiro e a Figueira não chegam para cobrir os prejuízos. Para além da interdição, numa área extensa entre Aveiro e a Nazaré, os pescadores notam que o peixe foi afugentado desta área criando problemas mesmo depois de concluída a prospecção. “Há uma negociação em curso mas não tenho esperança que dê alguma coisa. A empresa tem um fundo mas que é pequeno. Da maneira que foi feita a pesquisa pode ter afectado esta área e nós não podemos dizer por quanto tempo”, explica Adelino Palão.

26/08/2011 Miss Sumol Cup começou na Costa Nova. Competição até 31 de Agosto

 
Começou esta manhã a edição de 2011 da Miss Sumol Cup. Provas de Surf e BodyBoard, decorrerão na praia da Costa Nova. Pelo sétimo ano consecutivo as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundiais vão competir numa prova exclusivamente feminina entre 26 e 31 de Agosto. Vasco Ramalheira, Presidente da Associação de Surf de Aveiro, "eleva" a competição no Concelho de Ílhavo, num processo de organização do evento, "muito exigente, para colocar Ílhavo no mapa", sublinhou Vasco Ramalheira.
Pedro Machado da Turismo do Centro, também experimentou a pratica da modalidade, no mar da Costa Nova, "já consegui estar um minuto de pé na prancha, o que não é nada mau", disse à reportagem Terra Nova.

Fonte: Terra Nova

26/08/2011 Pedro Abrunhosa no grande concerto de Verão no relvado da Costa Nova


Pedro Abrunhosa regressa ao concelho de Ílhavo para um concerto no relvado da Costa Nova. O grande concerto de Verão com Pedro Abrunhosa e Comité Caviar está marcado para as 22h00 e segue-se a uma passagem de sucesso ao artista pelo Centro Cultural de Ílhavo em duas noites de lotação esgotada.

Fonte: Terra Nova

26/08/2011 Miss Sumol Cup volta a animar praia da Costa Nova


Arranca hoje mais uma competição Miss Sumol Cup. Provas de Surf e BodyBoard no Feminino na praia da Costa Nova. Pelo sétimo ano consecutivo as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundias vão competir numa prova exclusivamente feminina entre 26 e 31 de Agosto.
O programa arranca, hoje, às 10h30, com uma aula que terá como alunos o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo Ribau Esteves e do Presidente do Turismo Centro de Portugal Pedro Machado, entre outros convidados.
Os dias de sábado 27 e domingo 28 estão reservados para a realização da única etapa exclusivamente feminina da Liga Meo Pro Surf (Campeonato Nacional de Surf 2011), que contará com a presença das melhores surfistas nacionais da actualidade. Ana Sarmento foi a grande vencedora da edição 2010.
No sábado, as competidoras de surf irão fazer um passeio de Moliceiro pela Ria de Aveiro, no canal junto à Costa Nova. Este passeio irá repetir-se na terça-feira 30, com as competidoras de bodyboard.
Durante estes dois dias, a surfista Teresa Abraços (ex-campeã nacional e europeia de surf) estará na praia da Costa Nova para poder proporcionar a todos uma experiência de surf. As aulas de surf gratuitas decorrerão durante todo o dia de sábado e domingo.
Na segunda-feira 29, será a vez de Catarina Sousa (campeã nacional e europeia de bodyboard) se juntar a todos aqueles que desejam aprender com uma bodyboarder de referencia mundial.
As melhores bodyboarders do mundo, vão chegar à Costa Nova para competirem dias 30 e 31 de Agosto na única prova exclusivamente feminina do European Tour of BodyBoard, que em 2010 foi ganha por Karla Costa. Esta prova do calendário da Federação Europeia de Surf, conta também para o ranking final do Circuito Mundial Feminino da modalidade

Fonte: Terra Nova

Aquatlo e Campeonato Nacional Jovem



27 Sábado
14h00-18h00 | Aquatlo e Campeonato Nacional Jovem
Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré
Org.: CMI, CAPGE e Federação Portuguesa de Triatlo

Ílhavo Miss Sumol Cup 2011

27 e 28 Sábado e Domingo
10h00 | Ílhavo Miss Sumol Cup 2011
Campeonato Nacional Surf Feminino
Praia da Costa Nova

Pedro Abrunhosa & Comité Caviar


26/08/2011
22h00 | Grande Concerto de Verão com
Pedro Abrunhosa & Comité Caviar
Relvado da Costa Nova

Santo André - 10 anos


Na comemoração dos 10 anos do Navio Museu Santo André no Jardim Oudinot.
Mais fotos na Galeria Fotográfica

Tricana de Aveiro


O "Tricana de Aveiro", navio de pesca por arrasto, é um dos que pertence à frota de pesca do largo com porto aqui em Aveiro.
Este navio é muito semelhante ao "Marnoto de Aveiro".
Na foto abaixo podemos ver o navio atracado no cais da Docapesca, juntamente com o "Mar da Ericeira" e com o "Neptuno" respectivamente, sendo que todos eles são navios de arrasto do largo.
(continua)

Fonte: Roda do Leme

Ílhavo Miss Sumol Cup 2011



26/08/2011
10h00 | Ílhavo Miss Sumol Cup 2011
Aulas de Surf Gratuitas
Praia da Costa Nova

Surf na Barra

24/08/2011 Dois acidentes provocam corte de trânsito na A25 no sentido Barra-Aveiro


Dois acidentes de viação, na última hora, na A25, no sentiddo Barra/Aveiro, estão a condicionar a circulação. Um dos acidentes ocorreu junto às bombas da Galp e outro no nó de saída para a Gafanha da Nazaré junto à Friopesca. Um dos acidentes envolve 4 viaturas e outro resulta de colisão entre dois veículos. O trânsito está cortado. Sugere-se um percurso alternativo por Ílhavo ou pela circular externa ao porto de Aveiro na Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

24/08/2011 Sorteio da I Divisão da AFA: Paivense - GD Gafanha na jornada inaugural do campeonato

 
Já é conhecido o calendário do Campeonato Distrital da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).
A competição começará a 11 de Setembro e termina em Maio de 2012. Na primeira jornada do campeonato, o GD Gafanha joga no campo do Paivense.
Jogos da 1.ª jornada: Paivense – Gafanha, Mealhada – Cucujães, Estarreja – União de Lamas, Lourosa – Águas Boas, P. Brandão – Canedo, Milheiroense – São Roque, Fiães – Águeda, Mourisquense – Rio Meão e Macinhatense – Carregosense.

Fonte: Terra Nova

24/08/2011 Senos da Fonseca considera que falta criar o Museu da Ria


Senos da Fonseca considera que os Municípios da Região de Aveiro ainda têm por cumprir a valorização do papel histórico da laguna ao longo dos últimos séculos e que falta um grande espaço da ria. O autor da obra “Embarcações que Tiveram Berço na Laguna” diz que a historiografia lagunar permite concluir que as embarcações foram a “resposta das gentes na luta contra o meio”.
Entrevistado no programa “Conversas”, numa emissão que pode ser ouvida às 19h00, Senos da Fonseca lembra que a “região de cerca de dez séculos pode ser considerada nova” e que a construção naval é o verdadeiro “monumento” dessa evolução onde é possível “ler a nossa história”.
No Séc. XIV e Séc. XV , Aveiro era já o terceiro produtor de Caravelas Pescarezzas, barco da história dos descobrimentos. No séc. XV Aveiro enviava à Terra-Nova 150 embarcações para a pesca do Bacalhau (juntamente com Viana) fundando assim uma das primeiras colónias de pesca sedentária no Atlântico Norte.

24/08/2011 Élio Henriques/Dércio Teixeira triunfam na Taça de Portugal Kayak de Mar


Élio Henriques/Dércio Teixeira, do CIMontemor, venceram a prova de K2 Sénior na III Taça de Portugal Kayak de Mar no último fim-de-semana na praia da Barra. Outro resultado de realçar foi o do Júnior Artur Pereira que venceu a sua classe e logrou atingir o 3 lugar da geral em K1 a menos de 3 minutos do vencedor K1 Sénior Alfredo Faria do GCDRGemeses.
No II Challenger SurfSki, prova que contou com a participação de de cerca de 60 atletas masculinos e 4 femininos, o percurso de 800 metros teve como vencedores Nuno Henriques do CN Amora e Sara Rafael do CN Sesimbra.
No I Duatlo de Canoagem, com um percurso em Mar com uma portagem de ligação à Ria, nota para a participação de 30 atletas, com vitórias de Nuno Henriques do CN Amora e Sara Rafael do CN Sesimbra. No I Sprint de Canoagem Fórum Náutico, que decorreu no Esteiro do Jardim Oudinot, participaram 20 atletas masculinos e 5 femininas. Dos 4 clubes presentes da região (AN Torreira- Arcor- Idec- Viking) todos foram unânimes a considerar o local com óptimas condições para este tipo de provas. Venceu Diogo Quintas da NA Torreira.

24/08/2011 Peixe apreendido causa revolta nos pescadores e comerciantes

 
Ainda a apreensão recorde de oito toneladas de pescado imaturo na Gafanha da Nazaré. Carapaus juvenis, conhecidos como "jaquizinhos", que poderiam valer, no mercado, 55 mil euros. Um dos três comerciantes identificados pela GNR, que arrisca agora coimas elevadas, mostrou-se revoltado, "as autoridades só tem uma preocupação, já é regra, autuar e fiscalizar o comerciante, nós é que somos os maus da fita", disse revoltado.
Domingos Pepolim também não iliba a Docapesca, enquanto entidade reguladora, de culpas, ao não ter critérios na aplicação da tolerância legal. "A DOCAPESCA tira o rabo da seringa, quando chega a hora da verdade, há dois meses apreendeu-me três mil euros de petinga que eu paguei à DOCAPESCA por causa do critério de calibragem, aqui calibram o peixe pela quantidade e em Matosinhos obrigaram-me a parar logo à entrada, mediram-no e apreenderam-mo", referiu. A Docapesca, embora contactada, não prestou esclarecimentos e a GNR garante cumprir a lei. O último pescado apreendido na Gafanha da Nazaré apresentava uma larga percentagem de carapau com tamanhos entre os 9 e os 12 centímetros. O mínimo é de 15 centímetros, justificado pela necessidade de preservar a espécie.
As apreensões são recorrentes mas não em quantidades tão elevadas como aconteceu desta vez. O pescado, como é habitual, acaba por ser distribuído por instituições de caridade, como foi o caso da obra do Frei Gil. "Somos uma instituição com algumas carências e é bom usufruir deste peixe que será, agora, consumido". A entrega beneficiou dezenas de instituições dos Distritos de Aveiro, Viseu, Guarda e até do Porto.

Fonte: Terra Nova

24/08/2011 10.º Aniversário do Navio Santo André assinalado na Gafanha da Nazaré

 
O Navio-Museu Santo André assinalou assinalou ontem, durante todo o dia, o 10.º aniversário, como Pólo Museológico do Museu de Ílhavo.
Jacinto Esgueirão, o primeiro maquinista do Navio Pesqueiro, que está ancorado no Forte da Barra na Gafanha da Nazaré, presente na cerimónia solene que serviu para assinalar a data, recordou, em declarações à Rádio Terra Nova, as primeiras viagens do Navio histórico. "Fui buscar o Navio à Holanda e fiz a primeira viagem à pesca do bacalhau e fiquei sempre muito ligado ao Navio", recordando que "tinha 27 anos quando embarquei a primeira vez e esta é a minha fotografia da altura", apontando para o seu retrato, em exposição, no Porão de Salga da embarcação. "Antes de ir buscar o Santo André já tinha ido buscar o Santa Mafalda que era da mesma empresa, a Itália, experimentei os dois Navios", disse Jacinto Esgueirão, agora com 90 anos de idade.
Foram ainda, ontem, entregues os primeiros prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar” e foi inaugurada a Exposição Memórias de uma “Vida de Mar”.
João Pedro Costa recebeu um dos primeiros prémios e disse que se preocupou em "perpetuar antigos pescadores", sendo, esta, "uma forma de os homenagear", referindo ter ficado "surpreendido com a distinção".
Os grandes vencedores foram Francisco Mendes, António Alfarroba, António Mendes, João Pedro Costa, Ernesto Matos e Marcos Oliveira.
Manuel Serra, actual Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, um dos "mentores" da recuperação do Santo André, defendeu "um maior cuidado na preservação da estrutura do Navio".
"Eu queria mais e melhor em termos de arranjos de qualidade na estrutura, para melhor conservação", sublinhando que em 2011 "fizemos aqui muitas melhorias porque o Navio estava a acusar muitos problemas em termos de infiltrações e há que continuar a melhorar", disse.

Fonte: Terra Nova

24/08/2011 Festival do Bacalhau serviu 22 mil refeições. 5,650 toneladas de bacalhau consumidas

 
O Festival do Bacalhau 2011 "recebe" um saldo "muito positivo" da Câmara Municipal de Ílhavo. Cerca de 150.000 pessoas "deram vida e justificaram este evento marcante da vida do Município, da Região e do País, que honra e marca a missão do Município de Ílhavo como Capital Portuguesa do Bacalhau", é referido em comunicado de imprensa.
Nos cinco dias do evento, foram consumidos 5.650 kg de bacalhau salgado seco, nos dez restaurantes do Festival, mais 21% que em 2010, "além de um valor idêntico a esse de derivados de bacalhau, num total de cerca de onze toneladas e de 22.000 refeições servidas".
Os espectáculos musicais "tiveram grande sucesso com a adesão do público, merecendo destaque especial a noite de quinta-feira, com Emanuel, onde foram batidos todos os recordes de presença de público num dia de Festival do Bacalhau".
O Show-Cooking, "uma das principais novidades da edição 2011, teve um grande sucesso".
A principal nota "deste balanço muito positivo, que o temporal do final da noite de domingo não conseguiu perturbar minimamente", vai para a decisão da realização da edição de 2012 do Festival do Bacalhau, de 15 a 19 de Agosto, no Jardim Oudinot, que a Câmara Municipal de Ílhavo assume como "uma edição especial por se integrar nas comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo".

Fonte: Terra Nova

Corrida mais louca da ria

23/08/2011 Executivo Municipal reuniu no Navio Museu Santo André

 
O Executivo Municipal de Ílhavo reuniu esta tarde no Navio Museu Santo André.
Sessão integrada nas comemorações do 10.º Aniversário deste espaço museológico.
"Aberto ao público como Navio-Museu e Pólo do Museu Marítimo de Ílhavo, em 23 de Agosto de 2001, o Arrastão Santo André tem sido nos últimos 10 anos um elemento chave no perpetuar da memória e da história da Pesca do Bacalhau, reforçando a aposta da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) na promoção e conservação do património do Município".
Cerca de 240.000 pessoas visitaram o Santo André nestes dez anos, "rentabilizando por esta via o elevado investimento da Autarquia, que teve em Manuel Serra o projectista que adaptou este Arrastão em Navio-Museu".
"Num tempo de preparação das Comemorações do 75.º Aniversário do MMI em 2012, a Câmara tem neste momento em desenvolvimento duas novas intervenções de valorização da aposta no Mar: uma, já em execução física – o Centro de Investigação e Empreendedorismo, pela requalificação da antiga Escola Preparatória de Ílhavo –, e outra, cuja execução se inicia em Setembro 2011 – a Ampliação do MMI instalando um Aquário de Bacalhaus. Estes dois investimentos de 3,5 milhões de euros, vão conferir duas novas dimensões à aposta da CMI no Mar/Bacalhau e ao MMI: a investigação e o bacalhau vivo, aumentando o carácter único e multifacetado do Museu Marítimo de Ílhavo".

Fonte: Terra Nova

23/08/2011 Navio Museu Santo André celebra 10 anos de actividade


O Navio Museu Santo André celebra 10 anos de actividade como pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. É um dia aberto com visitas encenadas e reunião de Câmara às 15h30. Às 18h00 há sessão solene, entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar” e inauguração da Exposição Memórias de uma “Vida de Mar”. A fechar o dia, às 23h00, há fogo de artifício.
Álvaro Garrido considera que o navio tem merecido atenção do público que frequenta o museu. É uma peça viva sobre os tempos da pesca. “Há muitos estrangeiros que nos visitam. A frequência de público é diversificada. Tem frequência de praia, férias e emigração. Pessoas que procuram uma experiência de conhecimento e lazer. É complemento ao Museu Marítimo de Ílhavo. É um pólo do MMI. As pessoas podem adquirir bilhete integrado para visitar os dois espaços com vantagem de preço”, explica o director do MMI.

Fonte: Terra Nova

23/08/2011 Fiscalização na lota termina com apreensão de quase 8 toneladas de carapau


Uma operação de fiscalização no porto de pesca costeira da Gafanha da Nazaré terminou com a apreensão de pescado. Quase oito toneladas de carapau acabaram nas mãos do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz depois de uma operação de fiscalização à actividade da pesca, realizada ontem no Porto de Pesca de Aveiro. Foi detectado pescado que “aparentemente não possuía os tamanhos mínimos para ser comercializado”. Esse pescado foi sujeito a formas de medida e uma “elevada percentagem não possuía o tamanho mínimo, definido por lei nos 15 cm”.
Foram elaborados três Autos de Contra-ordenação e apreendidos 7.807 kg de carapau, com o valor comercial de 54 mil euros “numa apreensão com valores que se tornaram dos maiores de sempre e já há muito caídos em desuso”.
Como medida destinada a preservar a continuidade da espécie foi instituída a proibição da captura de juvenis definindo os 15 cm como tamanho mínimo mas admitindo capturas com tamanhos entre os 12 e os 15 cm. O pescado apreendido apresentava uma larga percentagem de carapau com tamanhos entre os 9 e os 12 cm, motivo pelo qual foi apreendido. O pescado apreendido foi doado a Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Distritos de Aveiro, Coimbra, Porto, Viseu e Guarda e hoje deverá chegar a essas instituições.
Entretanto o Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz diz que vai continuar atento ao “cumprimento das regras de captura, transporte e comercialização do pescado”.

Fonte: Terra Nova

Miguel Gameiro no encerramento do Festival do Bacalhau 2011



Miguel Gameiro no encerramento do Festival do Bacalhau 2011
Foto-reportagem na Galeria fotográfica
(clique em cima da foto para ver mais imagens)

22/08/2011 Costa Nova prepara-se para mais uma edição da Miss Sumol Cup


Contagem decrescente para mais uma edição da Miss Sumol Cup. Provas de Surf e BodyBoard no Feminino na praia da Costa Nova. A edição 2011 do Miss Sumol Cup, evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro, vai decorrer de 26 a 31 de Agosto, na praia da Costa Nova, em Ílhavo. Pelo sétimo ano consecutivo as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundias vão competir numa prova exclusivamente feminina.
Dia 26 de Agosto, sexta-feira, o Miss Sumol Cup começa com uma aula muito especial que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo Ribau Esteves e do Presidente do Turismo Centro de Portugal Pedro Machado, entre outros convidados.
Os dias de sábado 27 e domingo 28 estão reservados para a realização da única etapa exclusivamente feminina da Liga Meo Pro Surf (Campeonato Nacional de Surf 2011), que contará com a presença das melhores surfistas nacionais da actualidade. Ana Sarmento foi a grande vencedora da edição 2010.
No sábado, as competidoras de surf irão fazer um passeio de Moliceiro pela Ria de Aveiro, no canal junto à Costa Nova. Este passeio irá repetir-se na terça-feira 30, com as competidoras de bodyboard.
Durante estes dois dias, a surfista Teresa Abraços (ex-campeã nacional e europeia de surf) estará na praia da Costa Nova para poder proporcionar a todos uma experiência de surf. As aulas de surf gratuitas decorrerão durante todo o dia de sábado e domingo.
Na segunda-feira 29, será a vez de Catarina Sousa (campeã nacional e europeia de bodyboard) se juntar a todos aqueles que desejam aprender com uma bodyboarder de referencia mundial.
As melhores bodyboarders do mundo, vão chegar à Costa Nova para competirem dias 30 e 31 de Agosto na única prova exclusivamente feminina do European Tour of BodyBoard, que em 2010 foi ganha por Karla Costa. Esta prova do calendário da Federação Europeia de Surf, conta também para o ranking final do Circuito Mundial Feminino da modalidade.

Fonte: Terra Nova

Reportagem Fotográfica: Camané no Festival do Bacalhau


Fado no Jardim Oudinot
Reportagem fotográfica da actuação do Camané no Festival do Bacalhau
(clicar na imagem)

22/08/2011 Mau tempo da ultima noite provocou prejuízos graves no Festival do Bacalhau

 
Ainda não é possível fazer um balanço global e rigoroso à edição de 2011 do Festival do Bacalhau de Ílhavo. Certame que terminou ontem, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
O Festival, organizado pela Câmara de Ílhavo e pela Confraria do Bacalhau, registou um grande número de visitantes. Para João Madalena (na foto), Grão Mestre da Confraria do Bacalhau, a intempérie registada na ultima noite, "deixou marcas, avisos e causou prejuízos, ainda não contabilizados, às Associações".
"Não estamos preparados para este tipo de intempéries, é raro haver qualquer coisa neste (cantinho do céu), uma intempérie como a da ultima noite nesta região e nós, população e organização do evento, não estávamos preparados para aquela situação de trovoada, vento e chuva muito fortes", disse, adiantando que "as estruturas, principalmente as das cozinhas, terão de ser adaptadas para que se possa prevenir o mau tempo".
"As inclinações, os suportes tem de ser melhorados, porque aquilo foi muito violento e as estruturas não suportaram a quantidade enorme de água e há elevados prejuízos das Associações, porque arcas frigoríficas e fornos foram atingidos pela intempérie", sublinhou João Madalena, que, apesar do mau tempo verificado na última noite, ficou "satisfeito com o evento deste ano".

Fonte: Terra Nova

22/08/2011 Festival do Bacalhau é “ponto de encontro” de amigos com a tradição


Milhares de pessoas passaram durante cinco dias pelo Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em mais uma edição do Festival do Bacalhau. A noite de domingo, a última deste ano, terminou quando a chuva estava quase a chegar ao Jardim Oudinot. Para os milhares de visitantes deste certame cumpriu-se o ritual das provas de bacalhau, o interesse na animação musical e a observação do artesanato feito em Ílhavo e na região. Quem passou pelo Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, diz que encontrou o que procurava, qualidade. “Está bom, cinco estrelas. Venho todos os anos e a qualidade é boa. Venho pelos concertos e pelo prato de bacalhau”, dizia um dos frequentadores diários do espaço.
A valorização do que é regional mereceu sinal de aprovação. “Venho a tudo. Moro aqui perto e gosto muito porque mostra o nosso artesanato e a nossa comida. Temos que mostrar as nossas coisas”, dizia uma senhora acompanhada de familiares e amigos.
O convívio e o reencontro são momentos que o público valoriza. “É a primeira vez que venho aqui e encontrei amigos que já não via há mais de 20 anos”.
A satisfação dos visitantes, em particular os emigrantes que aproveitaram as férias para recordar sabores de outros tempos. “Está muito bom. Sou emigrante nos EUA e costumo vir cá. Está fantástico. Lá há bacalhau mas não é tão usual como cá”.
O gosto do público revela-se também numa presença diária que se repete ao longo da semana. “Vim todos os dias. É sinal que estou a gostar. A animação é boa e apesar das bandas fazerem a diferença o essencial é o bacalhau. Venho cá várias vezes e este ano estive cá todos os dias. Gosto de experimentar de tudo um pouco. Os pratos são variados e posso garantir que é tão bom como no restaurante”.

Fonte: Terra Nova

JOANA SOEIRO, ATLETA DO GAFANHA, SELECCIONADA NO 5 IDEAL DO EUROPEU SUB16


A atleta do GD Gafanha, Joana Soeiro (1995), base da Selecção Nacional de Sub16 Femininas, foi seleccionada para o "5 Ideal" do Europeu Sub16 realizado na Roménia, apesar da equipa portuguesa não ter apurado nos primeiros lugares da classificação.
.
Este prémio da relevância ao papel desempenhado por Joana no Europeu, que ocupa os lugares cimeiros na maior parte dos elementos estatísticos e que foi uma peça muito importante no conjunto das Quinas.
.
Da mesma maneira, ficamos orgulhosos por termos realizado apostas no nosso trabalho que pensamos têm contribuído para o sucesso da nossa atleta, especialmente dando-lhe a oportunidade de disputar o campeonato sénior com apenas 15 anos e 'sacrificando' o êxito imediato de uma equipa cadete pelo sucesso no futuro das suas atletas.
.
Muitos parabéns Joana! Estamos muito orgulhosos de ti!
--
Grupo Desportivo da Gafanha
Secção de Basquetebol

Fonte: GDG Basquetebol

4ª Etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro

Associação de Surf de Aveiro
Circuito Regional 2011

Terminou hoje (domingo 21 de Agosto) a 4ª Etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro, que decorreu durante dois dias na praia da Vagueira, em Vagos.

A etapa SECRET SURF SCHOOL do circuito, teve início na manhã de sábado, com 88 inscritos nas categorias de Surf, BodyBoard e LongBoard, masculino e feminino e nos escalões Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.
Tempo nublado e muito calor marcaram o primeiro dia de prova, em que as ondas até um metro permitiram a entrada na água dos escalões mais novos.
No domingo realizaram-se as fases finais e toda a competição das categorias Surf Open e LongBoard.

No Surf o destaque foi para Miguel Madeira que venceu as categorias Surf Open e Surf Sub 16.
Em Surf Open, e com um score 10,17 levou a melhor sobre a concorrência, numa final muito disputada até ao último minuto. Pedro Ferreira (9 pontos) ficou em segundo lugar, deixando Luis Rosas (8,6
pontos) e Ruben Silva (6,74) nas seguintes posições do podium.
Na final Surf Sub 16, Miguel Madeira obteve um score final de 13 pontos.

Grupo Musical Sequência - O fim da antiga formação!


Reportagem fotográfica do concerto dos Sequência na passada sexta feira no Jardim Oudinot.
Esta foi a última vez que o grupo actuou junto com a antiga formação.
(+ fotos na galeria fotográfica)

Comemorações dos 10 anos do Navio Museu Santo André



23/08/2011
Comemorações dos 10 anos do Navio Museu Santo André
10h00 | Dia Aberto
Visitas Encenadas
18h00 | Sessão Solene
·· Entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”
·· Inauguração da Exposição Memórias de uma “Vida de Mar”
23h00 | Fogo de Artifício
Navio Museu Santo André

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores