Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

03/09/2011 Farol da Barra aberto ao público


O Farol da Barra está aberto ao público para visitas no âmbito do programa “Ciência Viva nos Faróis – 2011”. A Marinha/Autoridade Marítima Nacional integra este programa através da Direcção de Faróis.
Há palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana, às 17h45.O programa teve início a 15 de Julho, terminando no próximo fim de semana, 11 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos nesta iniciativa.
Hoje, sábado, 3 de Setembro, podem ser visitados os faróis de Aveiro, do Cabo Carvoeiro , do Cabo da Roca e do Cabo Sardão.

Fonte: Terra Nova

02/09/2011 GD Gafanha apresenta equipa sénior aos sócios no domingo (17h00). Sorteios, porco no espeto e futebol para animar a tarde na Gafanha

 
A quinze dias do início do campeonato distrital da primeira divisão da Associação de Futebol de Aveiro, o GD Gafanha está a preparar uma festa de apresentação da equipa sénior aos sócios.
Jogo com o Marialvas, marcado para o próximo domingo ás 17h00, no Complexo Desportivo da Gafanha.
O clube preparou uma festa social para este jogo de apresentação. Factos revelados por Dinis Gandarinho, director do Gafanha. "A equipa sénior será apresentada, realizaremos o sorteio de verão, habitual no inicio de cada época desportiva e há porco no espeto e muita bebida, as entradas serão gratuitas para todos", revelou.

Fonte: Terra Nova

02/09/2011 DC SKATE CHALLENGE este fim-de-semana na Gafanha da Nazaré

 
A Gafanha da Nazaré prepara-se para receber os melhores skaters da actualidade na 2.ª Etapa do DC SKATE CHALLENGE. A prova será realizada no Skate Parque da Gafanha da Nazaré, considerado por muitos como um dos melhores do Norte do País.
Skaters Profissionais, Amadores e Iniciados prometem invadir a cidade durante dois dias para um espectáculo com muitas manobras, música, adrenalina e animação. Neuza Rebelo promete "um encontro especial num espaço de grande qualidade". No Sábado serão realizadas as eliminatórias das três Categorias, onde serão apurados os melhores que competirão nas Finais de domingo.

Fonte: Terra Nova

02/09/2011 São esperados 200 participantes no Passeio de Moto nas Areias de Vagos

 
A 7.ª edição do Passeio nas Areias da Vagueira, no Concelho de Vagos, aguarda cerca de 200 participantes, oriundos de todo o país.
A iniciativa está agendada para o dia 18 deste mês. As inscrições custam 18 euros e incluem um passeio pelo Concelho, refeições e uma visita a um museu particular de motos. São aguardados cerca de 200 participantes. "As ultimas edições correram tão bem que contamos continuar a ter cerca de 200 participantes, é um passeio destinado a pessoas que nos chegam de todo o País com motos de grande valor", referiu Tony Arrais, membro da organização do evento.

Fonte: Terra Nova

02/09/2011 Jovem de 35 anos vítima de roubo na Gafanha de Aquém

 
Um jovem de 35 anos foi vítima de roubo por esticão na Gafanha de Aquém.
A GNR revela esse caso aconteceu, ontem, às 19h00, na Rua do Norte, na Gafanha De Aquém, e o suspeito, “de etnia cigana”, terá colocado “a mão no pescoço” do jovem e, “usando a força física, arrancou-lhe um fio em ouro amarelo trabalhado com medalha redonda, também em ouro amarelo, colocando-se de seguida em fuga, entrando no acampamento de etnia cigana”.
Segundo nota da GNR “a ocorrência foi comunicada ao Posto Territorial da GNR da Gafanha da Nazaré, que elaborou o respectivo Auto de Denúncia para tribunal”.

Fonte: Terra Nova

GDG - Jogo de Apresentação aos Sócios

Santa Maria Manuela

Segunda-feira, 8 de Agosto de 2011

Domingo, 22 horas. O Santa Maria Manuela despede-se de Lisboa e do Festival dos Oceanos 2011 depois de ter recebido a bordo 10 mil pessoas em três dias!
(Continua)

Fonte: SMM

01/09/2011 Gafanha fecha o plantel com 4 novos reforços


O plantel do Gafanha recebeu novos reforços para atacar a participação no campeonato da I divisão distrital. Bolacha, extremo ex-Beira-Mar; Nilson, extremo ex-Pessegueirense; Daniel, avançado que regressa depois de uma passagem pela Alemanha no último ano, e Renato Valente são os nomes que fecham o plantel do Gafanha que no domingo, às 17h00, fará a apresentação aos sócios em jogo com o Marialvas. Com estes atletas, o treinador José Alexandre dá por concluído o processo de selecção de atletas.

Fonte: Terra Nova

01/09/2011 Escolas preparam o regresso às aulas


As escolas preparam o regresso às aulas. A recepção aos encarregados de educação do 2.º e 3.º ciclos será no dia 9 de Setembro a partir das 10h30 na Escola EB 23 da Gafanha da Nazaré. Recepção aos encarregados de educação do pré-escolar e 1.º ciclo (dia 14 de Setembro pelas 9h00 nos estabelecimentos de ensino respectivos). O Início das Actividades lectivas será no dia 15 de Setembro.

Fonte: Terra Nova

01/09/2011 Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré abre inscrições para praticantes de judo


A secção de judo da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré tem abertas inscrições para jovens praticantes desta modalidade. As diferentes sessões de Judo realizam-se, no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h00. Trata-se de um espaço já habitual em anos anteriores e que parte para um novo ano de prática desportiva. Mestre Joaquim Lima dirige a secção de Judo da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

Miss Sumol Cup 2011


Miss Sumol Cup 2011 (Costa Nova)
+fotos na Galeria Fotográfica

31/08/2011 Catarina Sousa é a nova Miss Sumol Cup

 
Catarina Sousa é a nova Miss Sumol Cup, depois de vencer a grande final da etapa lusa do Circuito Europeu de Bodyboard, que hoje terminou na praia da Costa Nova, em Ílhavo.
Numa final totalmente falada em português, a bodyboarder de Carcavelos foi melhor do que a brasileira Karla Costa Taylor, que defendia o título conquistado em 2010, e ainda as lusas Rita Pires, campeã nacional em título, e Marta Fernandes, campeã europeia em 2009.
A 7.ª edição da Miss Sumol Cup, que voltou a bater o recorde de inscrições (44 atletas, de 10 nacionalidades), terminou em festa, apesar do “dia idiota”, como alguém dizia no areal, que se verificou, pois um batalhão de nuvens cedo encobriu o Sol, fazendo baixar a temperatura e afastando o público da praia. Mesmo assim, o evento prosseguiu como previsto, ficando a animação e a festa a cargo das próprias atletas, dando mais uma demonstração cabal do espírito muito singular da prova de Ílhavo. “Era um título que perseguia há sete anos é um espectáculo, ainda nem estou a acreditar que ganhei. Esta é uma vitória para todas as portuguesas que há muito tentamos ganhar este campeonato”, disse Catarina Sousa, logo após sair da água como grande vencedora da 7.ª edição da Miss Sumol Cup e ter sido levada em ombros, sem pôr os pés na areia, afinal como manda a tradição surfista, até ao pódio.
“Adoro participar nesta prova, não só pelo evento em si, mas pelo alto nível que tem sempre. Isto é uma espécie de Sintra 2, pois estão cá praticamente todas as bodyboarders que disputam o Circuito Mundial”, acrescentou a nova Miss Sumol Cup, referindo-se, de seguida, à forma como chegou à vitória: “Como não ouvia as notas e a classificação, tentei manter a calma e focar-me apenas nas ondas”.
Se houve algumas candidatas à vitória que foram ficando pelo caminho, logo na segunda ronda, ou nos quartos-de-final, a verdade é que o quadro das meias-finais apresentava nomes de peso do bodyboard mundial. Aí, o trio de portuguesas e a Miss Sumol Cup 2010 foram as mais fortes, afastando competidoras como a espanhola Eunate Aguirre, actual líder do ranking mundial, Ayaka Suzuki, que conseguiu a melhor onda do evento, com 8.75 pontos, a australiana Lilly Pollard, quarta classificada do ranking mundial, e ainda a brasileira Nicolle Calheiros.

31/08/2011 Monumento do Centenário inaugurado na Gafanha da Nazaré

 
Foi inaugurado hoje, ao final da tarde, debaixo de chuva, o Monumento do Centenário, que evocará, a partir desta quarta-feira, o centenário de criação das Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré. Ao acto assistiram várias dezenas de populares.
A escultura evocativa está localizada na rotunda que fica na confluência da Avenida dos Bacalhoeiros com a Avenida José Estêvão, "duas vias históricas, centrais e muito importantes para a cidade da Gafanha da Nazaré, desde sempre", frisou Ribau Esteves, líder autárquico.
O projecto custou à Câmara de Ílhavo, que suportou a obra na totalidade, 113 mil euros, "é pouco dinheiro em termos comparativos com o significado da homenagem histórica que é prestada, mesmo em tempo de crise, o dinheiro é muito bem aplicado", referiu Ribau Esteves à Terra Nova.
O “Monumento do Centenário”, tem uma "clara alusão ao Mar, Pesca e à Indústria do Bacalhau".
O escultor Albano Martins disse estar "muito satisfeito com o produto final", tratando-se de "uma homenagem ás gentes desta terra, peguei em várias simbologias e materializei tudo, num processo complexo porque a obra está numa rotunda pública e em termos formais tive de corresponder à imagem que as pessoas que nos pediram a obra queriam", referiu o artista.

Fonte: Terra Nova

30/08/2011 Melhores bodyboarders do Mundo em prova na Costa Nova


As melhores bodyboarders do Mundo já andam pelo areal da Costa Nova onde preparam a participação na prova Miss Sumol Cup. A espanhola Eunate Aguirre, recente vencedora da etapa mundialista de Sintra e líder da classificação do Circuito Mundial, é a grande atracção da competição, que hoje arranca com as primeiras baterias.
Mais de quatro dezenas de atletas, de 10 nacionalidades e com idades compreendidas entre os 13 e os 38 anos, disputam o título de Miss Sumol Cup que integra o calendário do European Tour of Bodyboard. É a nata do bodyboard mundial feminino que se junta na praia da Costa Nova para, além do aspecto competitivo, desfrutar de três dias de convívio, sempre elogiado pelas atletas.
A brasileira Karla Costa Taylor, vencedora da edição 2010, destaca o carácter informal e o grande convívio entre todas as atletas que se vive na Miss Sumol Cup: “Considero a prova uma grande confraternização entre as meninas, a amadora pode ver a campeã mundial e competir com ela se for de sua escolha. E isso, a meu ver, faz a categoria crescer, é muito especial e importante”.
A organização da Associação de Surf de Aveiro volta a surpreender este ano, em especial as atletas, pois albergou algumas delas no navio Santa Maria Manuela, uma grande surpresa para as surfistas e bodyboarders que tiveram a sorte de ficarem instaladas no lugre gémeo do Creoula.
"Este ano temos a novidade de ficar instaladas num barco, algo que nunca vivi na vida… Esta prova é fantástica até por isso", enfatizou a brasileira Maylla Venturin, que está instalada num camarote com a portuguesa campeã nacional de bodyboard, Rita Pires.

Fonte: Terra Nova

30/08/2011 CAPGE consegue título na estafeta de cadetes no aquatlo do Nacional de Clubes


A equipa masculina do Clube Associação de Pais da Gafanha da Encarnação foi campeã de estafeta do escalão Cadetes no Campeonato Nacional de Clubes nas provas de aquatlo realizadas este fim-de-semana no esteiro Oudinot, na Gafanha da Nazaré. A equipa ficou em 12º lugar na Geral mas no escalão cadete (CAD) é campeã pois só estava em competição mais uma equipa que ficou na última posição.

Fonte: Terra Nova

30/08/2011 Extensão de saúde da Costa Nova sem consultas por falta de computadores


A extensão de saúde da Costa Nova, no concelho de Ílhavo, está encerrada devido a avaria informática e os utentes estão obrigados a deslocar-se à Gafanha da Nazaré. Segundo informação avançada pela directora do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Vouga II, Fernanda Loureiro, em declarações ao Diário de Aveiro, o regresso à normalidade deverá acontecer já esta semana. O encerramento aconteceu a partir do dia 23 e ficou a dever-se às trovoadas da última semana.

Fonte: Terra Nova

30/08/2011 Lugre Santa Maria Manuela alberga competidoras de Surf e BodyBoard

 
“Este ano temos a novidade de ficar instaladas num barco, algo que nunca vivi na vida, esta prova é fantástica até por isso”, comentou a brasileira Maylla Venturin, actual quinta classificada do Circuito Mundial, após dar entrada no Santa Maria Manuela, que por estes dias serve de hotel às competidoras de bodyboard da Miss Sumol Cup. Por seu turno, Maria Abecasis, a grande vencedora da quinta etapa da Liga Meo Pro Surf, estava radiante por estar alojada no lugre construído há 74 anos e recuperado há dois anos.
“Isto aqui é óptimo, é uma experiência gira e o ambiente é muito bom”, sustentou a nova Miss Sumol Cup em surf, observando: “Não abana nada, o que me surpreendeu, e depois temos sido muito bem tratadas pela tripulação”.
Amanhã, o jantar de encerramento da 7.ª edição da Miss Sumol Cup, que juntará todas as competidoras de bodyboard, juízes e staff do evento, realiza-se no convés do navio, "naquilo que será, por certo, mais uma experiência inolvidável para todos os que marcarem presença no repasto".
O Santa Maria Manuela – juntamente com os lugres ex-bacalhoeiros Creoula, Argus e Gazela – é um dos últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa, designação que deriva do facto de os cascos serem brancos, uma estratégia utilizada durante a II Grande Guerra para que não fossem atacados por submarinos. Os gémeos Creoula e o Santa Maria Manuela foram construídos lado a lado nos estaleiros navais da CUF em Lisboa, em 1937. E a verdade é que quando o Santa Maria Manuela foi construído com o objectivo de rumar à Terra Nova pescar bacalhau, ninguém pensaria que 74 anos depois "iria servir de hotel para algumas das melhores surfistas nacionais e algumas das melhores bodyboarders mundiais". "E se nessa altura isso seria impensável, inimaginável o era quando há menos de 20 anos o navio foi mandado abater, tendo, então, resistido apenas o casco original". Após um longo processo de recuperação, o Santa Maria Manuela é hoje um ícone (vivo) da história marítima portuguesa, em geral, e da faina bacalhoeira ilhavense, em particular.

Inauguração da Estátua Evocativa dos 100 Anos da Criação da Paróquia e Freguesia da Gafanha da Nazaré

31/08/2011
19h00 | Inauguração da Estátua Evocativa dos 100 Anos da Criação da Paróquia e Freguesia da Gafanha da Nazaré
Rotunda da Avenida dos Bacalhoeiros/Avenida José Estêvão

GDG - Novo Plantel 2011/2012


Novo Plantel do Gafanha para a época 2011/2012
+fotos na Galeria Fotográfica

Campeonato da Europa Bodyboard Feminino

30 e 31 Terça-feira e Quarta-feira
10h00 | Ílhavo Miss Sumol Cup 2011
Campeonato da Europa Bodyboard Feminino
Praia da Costa Nova

29/08/2011 Monumento do Centenário inaugurado na quarta-feira na Gafanha da Nazaré

 
A inauguração do “Monumento do Centenário”, evocativo do Centenário da criação da Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré (1910-2010), que se realiza no dia em que se assinalam os 101 anos dessa efeméride e como corolário das comemorações que ocorreram durante o ano de 2010, está agendada par a próxima quarta-feira, dia 31 de Agosto, pelas 19h30, na rotunda existente na intersecção da Avenida dos Bacalhoeiros com a Avenida José Estêvão, na Gafanha da Nazaré.
A obra de arte que "tem o Mar, a Pesca e a Indústria do Bacalhau como tema de referência, é da autoria de Albano Martins e teve a produção de Nuno Sacramento e é um investimento assumido, na totalidade, pela Câmara Municipal de Ílhavo no valor de 113 mil euros.

Fonte: Terra Nova

29/08/2011 Maria Abecasis é a nova Miss Sumol Cup em surf


Maria Abecasis é a nova Miss Sumol Cup, em surf, depois da vitória na final da quinta etapa da Liga Meo Pro Surf, disputada na praia da Costa Nova, em Ílhavo, competição que a surfista do Estoril agora lidera e na qual já soma três triunfos.
No encerramento de uma grande manhã de surf no feminino, Maria Abecasis (SC Costa do Sol/Estoril) relegou Carina Duarte (Ericeira SC) para a segunda posição, Constança Coutinho (SCCS), para terceiro, e Camila Kemp (NS Guincho), que venceu a prova de qualificação para a Liga Pro Surf 2012, para o quarto e derradeiro posto da classificação final.
“Correu bem, consegui apanhar logo uma onda média boa e ganhei confiança”, começou por dizer sobre a final a vencedora, acrescentando: “O mar estava a dar muitas direitas, o que para mim bom, e apanhei um set o que foi óptimo. Felizmente não apareceram esquerdas para a Carina recuperar”.
Aliás, as duas primeiras classificadas dominaram largamente a etapa ilhavense da Liga Meo Pro Surf, conseguindo as melhores pontuações e as melhores ondas. Constança Coutinho foi a única que conseguiu intrometer-se neste domínio avassalador das primeiras, ao relegar para segundo lugar a nova Miss Sumol Cup na meia-final. Contudo, o resultado da grande final é esclarecedor: 1.ª Maria Abecasis, 14.9 pontos; 2.ª Carina Duarte, 12.37; 3.ª Constança Coutinho, 7.07; 4.ª Camila Kemp, 6.23.
A Miss Sumol Cup prossegue já hoje com as provas de bodyboard. A competição contará com as melhores atletas mundiais, que a partir de terça-feira disputam a vitória na prova, que conta para o European Tour of Bodyboard e ainda para o Circuito Mundial. Hoje é dia de recepção às atletas e as habituais aulas gratuitas de bodyboard e ainda com muita animação no areal a cargo dos patrocinadores do evento.

Fonte: Terra Nova

29/08/2011 Homem detido em Ílhavo por suspeita de furtos

 
Um homem de 27 anos foi detido pela GNR em Ílhavo por suspeita de envolvimento em furtos.
A GNR fez buscas domiciliárias na Gafanha da Nazaré tendo apreendido artigos no valor de 6.700 euros. O detido ficou notificado para comparecer em tribunal esta segunda-feira.

Fonte: Terra Nova

29/08/2011 População da Vagueira junta-se para construir nova Capela

 
A população da Vagueira uniu-se, para construir uma Capela na praia da Vagueira. Cerca de trinta populares, juntaram-se em Assembleia Popular, no passado sábado, e deram o primeiro passo para a criação de uma comissão que lidere todo o processo.
Virgílio Costa, que se voluntariou para fazer o projecto e ajudou a promover o encontro, estava satisfeito com a adesão verificada. Diz que a localização e financiamento da obra "são questões para o futuro".
Para já está confirmada a vontade colectiva de construir uma Capela ou espaço polivalente de culto e reunião. "Os nossos objectivos foram alcançados, agora há outras situações que tem de ser resolvidas, como, arranjar mais pessoas para a Comissão e a partir daqui, reunir e trabalhar", adiantando que "o terreno para a obra não me preocupa agora, isso será tratado numa fase posterior, neste momento temos de constituir a nova Comissão, fazer reuniões de trabalho para definir orientações futuras e na altura certa trataremos dessa questão do terreno para a implantação do projecto, temos de pensar no futuro com ambição e confiança", referiu.

Fonte: Terra Nova

29/08/2011 Clube de Triatlo de Almada venceu a 8ª etapa do Campeonato Nacional Jovem


O Clube de Triatlo de Almada venceu a 8ª etapa do Campeonato Nacional Jovem e o Alhandra venceu o Nacional de Clubes de Aquatlo. No Nacional Jovem na segunda e terceira posições classificaram-se o Clube de Natação de Torres Novas e a Associação Naval Amorense.
Na prova foram ainda disputados os títulos Nacionais de Clubes de Aquatlo. O Alhandra Sporting Clube fez a dobradinha venceu tanto nos masculinos como nos femininos. Garmin - Olímpico de Oeiras e Águias de Alpiarça completaram o pódio masculino. Nos femininos, foram os Águias de Alpiarça e a Associação Naval Amorense quem se juntou ao Alhandra no pódio.
Do programa do evento fez ainda parte uma Prova Lazer que contou com a participação de 30 atletas entre os quais este o presidente da Câmara de Ílhavo que depois da aprendizagem no surf,a na Costa Nova, aproveitou o final de semana para completar os 300 metros de natação e os 2000 metros de corrida no esteiro Oudinot.
A organização do evento esteve a cargo do CAPGE – Clube Associação de Pais da Gafanha da Encarnação, Câmara de Ílhavo e Federação de Triatlo de Portugal e participaram cerca de 200 atletas.

Fonte: Terra Nova

CARLOS VAQUEIRO REGRESSA ÀS SUB16 FEMININAS NA ÉPOCA 2011-2012


O coordenador do GDG e técnico de nível 3, o prof. Carlos Vaqueiro (1976), vai ser novamente o técnico responsável pela equipa de Sub16 Femininas nesta época 2011/2012, depois de ter conquistado o Vice-campeonato Nacional e o Campeonato Distrital neste escalão há duas épocas.
.
Com o regresso de Carlos Vaqueiro a este escalão, o GDG Basquetebol quer dar continuidade ao trabalho realizado por Patrícia Santos na época passada e seguir apostando no modelo de trabalho de formação definido pelo clube.

Fonte: GDG Basquetebol

28/08/2011 Nacional de Iniciados: GD Gafanha, Taboeira e Beira-Mar já sabem com quem vão jogar

 
Já foi realizado o sorteio do campeonato nacional de iniciados, que começará a 4 de Setembro e onde estão envolvidas as equipas do GD Gafanha, Taboeira e Beira-Mar.
Na primeira jornada da prova, o Gafanha joga em Anadia, o Beira-Mar jogará em São Romão e o Taboeira vai jogar a São João da Madeira.
Quadro de jogos da primeira ronda: Repesenses - Académico de Viseu, Desportivo Social - Almeida, São Romão - Beira-Mar, Anadia - GD Gafanha, Oliveira de Frades - Oliveirense e Sanjoanense - Taboeira. Estas equipas estão integradas na Série C.

Fonte: Terra Nova

O que andá(a)mos a fazer durante as Férias...



Olá!!

Como devem ter reparado, o grupo de jovens entrou em mais umas férias de Verão que, por sinal, estão quase a acabar... :(
Mas durante este tempo, muitas coisas se fizeram por estes lados, e se nos têm seguido pelo facebook , saberão disso... Apesar de estarmos de férias, temos realizado alguns encontros que são organizados pelos próprios membros do Nautae, para assim partilharmos mais bons momentos como grupo! :) Portanto, aqui vai um resumo antes do início do novo ano "lectivo", para terem uma ideia do que se fez por estes lados....
(Continua)

Fonte: GJ Nautae

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores