Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

SUB14 MASCULINOS DO GAFANHA, NO TORNEIO IBÉRICO DO GUIFÕES SC 2011


Fonte: GDG Basquetebol

Do outro lado: A Entrada na Barra


Fotografia tirada na manhã do dia 5 de Agosto de 2011. A vista é da ponte do navio de pesca por arrasto "Praia de Santa Cruz", num dos seus regressos do mar do norte.

Já agora, deixo aqui o link para uma viagem a bordo do "NRP Pégaso" pelo Porto de Aveiro:

Até à próxima!

Fonte: Roda do Leme

09/09/2011 Celebrações religiosas e música no programa de festas da Costa Nova

 
O programa da Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde está fechado e contempla no dia 21, às 15h00, a colocação da Imagem de Nª Sª da Saúde no seu andor. No dia 22 haverá celebração da Eucaristia, às 21h00, seguida de procissão de velas com a imagem de Nª Sª de Fátima. Na Sexta-feira, dia 23, ás 21h00, há celebração da Eucaristia e da Penitência (confissões); Sábado, dia 24, Eucaristia Vespertina (19h00), Concerto de Órgão, na Igreja (20h00), Arraial Nocturno, com música ao vivo, a cargo do Conjunto Gonçalo José Show (22h00) e Serenata Monumental a Nª Sª da Saúde, no Adro da Igreja, à meia-noite.
Domingo é o dia grande dos festejos com Celebração da Eucaristia (10h00) seguida de Procissão Solene de Nª Sª da Saúde, acompanhada pela Fanfarra de Melres e pela Banda Gafanhense. À tarde, às 16h00, haverá arruada com a Fanfarra de Melres e Concerto da Banda Gafanhense (17h00). Arraial Nocturno, com música ao vivo, a cargo do Grupo L e M e espectáculo pirotécnico encerram o dia.
Na Segunda-feira, dia 26, haverá Celebração da Eucaristia e da Unção dos Doentes (10h00), Jogos Tradicionais; Torneio de Malha; Tradicional Corrida de Bateiras (consoante a maré), às 15h00, e Actuação dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Conselho de Ílhavo: os “Palheiros” da Costa Nova do Prado, o “Arrais” de S. Salvador e as “Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação (16h00). Arraial Nocturno, com música ao vivo, a cargo do organista Orlando (22h00) fecha o programa do dia e as festas encerram na terça, dia 27, com a subida da imagem de Nª Sª da Saúde para o seu lugar.

Fonte: Terra Nova

09/09/2011 Exposição sobre a Barra e os Portos da Ria patente até final do mês no CC da Gafanha


A exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro” estará patente ao público até 30 de Setembro no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Cumpre mais uma etapa da sua itinerância por diversos locais de Portugal e Espanha. A exposição, comissariada por João Carlos Garcia e Inês Amorim (ambos professores da Faculdade de Letras do Porto), cumpre na Gafanha da Nazaré a décima etapa de um circuito de itinerância pela Península Ibérica. Após a inauguração, a 3 de Abril de 2008, em Aveiro, a exposição já esteve patente em Lisboa (Museu de Marinha), Coimbra (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), Figueira da Foz (Casino Figueira), Ovar, Estarreja, Madrid, Valladolid e Salamanca.

Fonte: Terra Nova

09/09/2011 Paróquia e CMI confirmam que festa da Costa Nova não terá feira


A paróquia da Costa Nova e a Câmara de Ílhavo confirmam que a festa de Nossa Senhora da Saúde vai abdicar da realização da feira instalada nos arruamentos contíguos à capela. Decisão tomada em assembleia paroquial em que foram ponderados “acontecimentos de edições de anos anteriores desta Festa Cristã”.
O Conselho de Pastoral Paroquial, presidido pelo Pároco, Ângelo Silva, “decidiu prescindir da realização da feira que tem integrado a Festa de Nª Sª da Saúde, restringindo o seu programa a eventos de carácter eminentemente religioso, momentos musicais e culturais, assumindo, assim, uma alteração do espírito da Festa e uma relevante redução de despesas”. Justifica a decisão com um contributo para a “segurança e tranquilidade das pessoas, e para a boa acessibilidade e salubridade dos espaços públicos e privados, dando seguimento e futuro à realização da Festa Cristã”.
Segundo nota conjunta enviada aos órgãos de comunicação a “decisão tem a compreensão e o apoio” da Câmara de Ílhavo. A Festa Anual da Padroeira da Costa Nova decorre entre 22 a 26 de Setembro.

Fonte: Terra Nova

09/09/2011 NEGE apresenta equipa de infantis aos sócios



O NEGE apresenta este sábado a equipa de infantis A do clube, a partir das 17h00, em jogo com o Bonsucesso, no Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação. No encontro será atribuído, ao vencedor, o Troféu Nossa Senhora da Encarnação, em homenagem à Padroeira da Gafanha da Encarnação.

Fonte: Terra Nova

ASA - 5ª Etapa Circuito Regional de Surf

10 e 11 Sábado e Domingo
Circuito Regional Surf, BodyBoard e LongBoard – 5ª Etapa
Praia da Barra
Org.: Associação de Surf de Aveiro



O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro está a chegar ao fim.
É já no próximo fim-de-semana - 10 e 11 de Setembro - que a Praia da Barra, em Ílhavo, recebe a quinta e derradeira etapa.

A etapa QUIKSILVER SURF SCHOOL, será decisiva para a atribuição dos títulos de campeões regionais 2011.

O início previsto para as 9h da manhã, com competição de Surf, Bodyboard e LongBoard, nas categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open, feminino e masculino.

At Freddy’s House - Tour “09 Roads”


10 Sábado música
22h00 | At Freddy’s House
Tour “09 Roads”
CC Gafanha da Nazaré · entrada € 5,00 · auditório · M/3 anos
Desc.: pack trimestre (25%); sénior +65 anos, jovem até 17 anos e cartão jovem municipal (20%)
Descontos não acumuláveis

08/09/2011 Incêndio em moradia na Costa Nova provoca um ferido

 
Registou-se na última madrugada, por volta das 05h00, um incêndio numa habitação, na Costa Nova, na Rua de Santo Amaro, muito perto do Bairro dos Pescadores.
O incêndio terá, eventualmente, ocorrido num cenário de altercação familiar, tendo o fogo destruído por completo um quarto da residência.
Um individuo, na sequência do incêndio, necessitou de auxilio médico tendo sido transportado pelos Bombeiros de Ílhavo para o Hospital de Aveiro, onde foi assistido.

Fonte: Terra Nova

Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação

9 a 12 Sexta a Segunda-feira
Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação
Gafanha da Encarnação

07/09/2011 GD Gafanha quer entrar a vencer no Distrital da I Divisão da AFA

 
O GD Gafanha prepara a estreia no campeonato da I Divisão da AFA. O treinador Alexandre Silva diz que o jogo de apresentação "fechou a pré-época" e que agora "já se trabalha a pensar no encontro com o Paivense" ,marcado para domingo em Castelo de Paiva.
Alexandre Silva considera que foi um tempo de preparação intenso e importante para o grupo concluído com a vitória sobre o Marialvas por 1-0. "Estamos agora concentrados em jogar bem e tentar a vitória em Castelo de Paiva", referiu.

Fonte: Terra Nova

07/09/2011 Joana Soeiro premiada como melhor base do Euro Sub-16


Esta foto revela o momento em que Joana Soeiro, atleta internacional de basquetebol do GD Gafanha (de camisola vermelha), recebeu o prémio de melhor base, no Campeonato Europeu Sub-16. A jogadora do Gafanha destacou-se na competição, apesar da equipa nacional não ter chegado à fase decisiva do campeonato. Joana Soeiro integrou o "5 ideal" da prova. O GD Gafanha continua a apostar forte nas equipas de formação, sendo anualmente seleccionados, vários atletas, para as equipas nacionais e distritais.

Fonte: Terra Nova

07/09/2011 Festa da Costa Nova em honra da Senhora da Saúde sem comércio ambulante nas ruas

 
O comércio ambulante não será, muito provavelmente, permitido na edição deste ano da festa da Costa Nova, em honra de Nossa Senhora da Saúde.
Estes festejos de cariz religioso, que concentram na Praia da Costa Nova, anualmente, milhares de pessoas, não deverão contar com os habituais postos de venda e comércio ambulante, espalhados às centenas, pelas artérias da Costa Nova.
Esta decisão deliberatória deverá ser tornada pública, até ao final desta semana, em comunicado, pela Paróquia da Costa Nova e pela Autarquia de Ílhavo.
A festa vai, assim, cingir-se às cerimonias religiosas em honra da padroeira. A Câmara de Ílhavo e a Paróquia da Costa Nova não comentam esta possibilidade, mas a Terra Nova sabe que muito dificilmente as ruas da Costa Nova se vão encher de bancas de comércio ambulante, situação que tem provocado conflitos com os moradores locais.

Fonte: Terra Nova

06/09/2011 GD Gafanha começa a ganhar no Campeonato Nacional de Iniciados

 
A estreia do GD Gafanha no Campeonato Nacional de Iniciados foi positiva. Os jovens gafanhenses conseguiram uma vitória por 1-0 em Anadia.
O sucesso da época anterior tem continuidade no arranque da época nova.
O treinador Ricardo Pinheiro gostou da estreia mas pede alguma calma uma vez que a equipa sofreu grandes transformações. "Temos boa matéria prima mas a equipa sofreu muitas transformações, é preciso ter cuidado e trabalhar muito e bem", disse o técnico vitorioso na primeira jornada da competição.

Fonte: Terra Nova

06/09/2011 GD Gafanha realizou sorteio de Verão. Rifas com prémio já são conhecidas


O Grupo Desportivo da Gafanha realizou o sorteio "Verão 2011", no passado fim-de-semana. As rifas sorteadas e com direito a prémio tem os seguintes números: 1.º Prémio - 1920. 2.º - 0850. 3.º - 3690, 4.º - 7401, 5.º - 2022 e 6.º - 7227.

Fonte: Terra Nova

FOTO DE JOANA SOEIRO RECEBENDO O PRÉMIO DO 5 IDEAL NO EUROPEU

05/09/2011 Na ria de Aveiro é proibido apanhar bivalves a partir de hoje


A apanha e comercialização de mexilhões, amêijoa-branca e outros bivalves está proibida desde hoje em várias regiões do país por terem sido detetadas substâncias tóxicas naqueles moluscos, de acordo com uma nota oficial. As zonas onde é proibida a apanha de mexilhão situam-se todas a norte da foz de rio Tejo e incluem as faixas litorais entre Caminha e Matosinhos, Ria de Aveiro e litoral entre Peniche e Lisboa. A ameijoa-branca não pode ser apanhada no litoral de Matosinhos, abrangido pelas Capitanias do Douro e Leixões, enquanto no Estuário do Mondego (Figueira da Foz) a interdição recai sobre a lambujinha. Na ria de Aveiro a proibição é extensiva a todos os bivalves. O consumo de molucos contaminados com biotoxinas DSP causa diarreira, vómitos e dores intestinais e surge nas primeiras 24 horas após a ingestão, podendo-se prolongar por três dias, de acordo com o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR). A nota que decreta a interdição não indica até quando se manterá a proibição de apanhar e comercializar aquelas espécies.

Fonte: Terra Nova

MENA ao VIVO no Festival do Bacalhau 2011

05/09/2011 Gafanha venceu o Marialvas (1-0) no jogo de apresentação


O Gafanha venceu o Marialvas, por 1-0, no jogo de apresentação aos sócios. Golo marcado por Rui Rodrigues e que materializou a superioridade do Gafanha sobre o clube dos distritais de Coimbra. O treinador José Alexandre aproveitou para dar minutos a todos os jogadores do plantel uma semana antes do arranque de campeonato com deslocação ao terreno do Paivense no próximo domingo (11 de Setembro).

Fonte: Terra Nova

05/09/2011 Crise económica das famílias afecta jovens no inicio do ano escolar

 
"A crise provoca stress nas famílias e esse ambiente familiar difícil, é transportado para o início do ano escolar".
Para a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2.3 da Gafanha da Nazaré, "as famílias precisam de ultrapassar este momento e inteirara-se dos problemas dos filhos e das dificuldades sentidas no arranque do ano". Ema Baptista, Presidente da Associação, explica que é um momento decisivo, em particular para os alunos que deixam o 1.º Ciclo. "Acho que esta crise geral, tem afectado as famílias que estão muito mais preocupadas e consequentemente estão menos disponíveis para acompanhar os filhos diariamente, particularmente na vida escolar", sublinhando que "é difícil conciliar o trabalho e a família mas, é importantíssimo não desligarmos da parte do percurso escolar dos nossos filhos que precisam de nós", disse.
Os Pais são chamados a uma "reunião de integração" no dia 9 de Setembro às 10h30. "Aconselho todos os Pais a fazerem um esforço para estarem presentes porque é muito importante para o futuro escolar dos jovens", referiu, em entrevista à Terra Nova.

Fonte: Terra Nova

05/09/2011 Assinatura de acordo para acolhimento de cães e gatos no canil de Ílhavo foi adiada


Adiada a assinatura do acordo entre as Câmaras de Vagos e Ílhavo para o acordo que abre porta à cooperação entre os Municípios para a entrega de cães e gatos ao cuidado do canil municipal de Ílhavo. Os encargos com os animais serão assumidos pela Câmara de Vagos. Segundo informação avançada por Ribau Esteves é um modelo consolidado com Anadia e Oliveira do Bairro. “Propiciamos condições a quem não as tem e rentabilizamos as condições que temos sabendo que não há justificação para que cada município tenha um canil a funcionar. Não há justificação para isso. Assinámos esse dois acordos que estão a funcionar bem. Felizmente sempre dentro da capacidade de resposta e, agora, Vagos é o terceiro município que nos veio propor protocolo do mesmo género para cooperar e gerir este problema dos cães e gatos”, explicava o autarca na reunião de Câmara em que foi aprovado o acordo. A entreajuda veio para ficar e as autarquias querem dar continuidade a estas acções partilhando as instalações do canil municipal de Ílhavo que assim ganha escala. “É um gesto de cooperação institucional e gesto de boa gestão para rentabilizar o custo que tem o funcionamento do canil. As taxas que os municípios pagam cobrem os custos que os animais provocam. Isso tem funcionado bem e vai continuar a funcionar bem”, sublinha o autarca. O acordo será assinado em data a anunciar.

Fonte: Terra Nova

A Barra e os Portos da Ria de Aveiro, 1808-1932


Exposição temporária
22h00 | A Barra e os Portos da Ria de Aveiro, 1808-1932

Arquivo da Administração do Porto de Aveiro
CC Gafanha da Nazaré · entrada gratuita · sala de
exposições · para todas as idades · patente até
30 de Setembro

GDG x CF Os Marialvas - Jogo de Apresentação aos Sócios


Reportagem Fotográfica do Jogo de apresentação aos sócios do G.D. Gafanha
+fotos na Galeria Fotográfica Gafanhaonline

Peregrinação a Fátima de bicicleta

 
Este fim de semana um grupo de "pedalantes" peregrinou até Fátima de bicicleta. Esta peregrinação teve o seu início, ontem pela 6 horas da manhã, junto ao Stella Maris, na Gafanha da Nazaré.
.A anteceder a partida, houve um momento de oração, pedindo a protecção da Mãe e lembrando a todos os participantes que ao longo do percurso deviam manter o espírito de peregrinação.
(Continua)
 
 

04/09/2011 Finais do DC Skate Challenge marcadas para este domingo


Estão marcadas para este domingo as finais da 2ª Etapa do DC SKATE CHALLENGE. A prova realiza-se no Skate Parque da Gafanha da Nazaré. Depois das eliminatórias de ontem, hoje, a partir das 13h00, disputam-se as finais das três categorias em competição. Espectáculo assegurado junto à piscina da Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

04/09/2011 Gafanha promove festa de apresentação aos sócios este domingo à tarde


O Gafanha apresenta-se aos sócios, este domingo, em jogo com o Marialvas. A quinze dias do início do campeonato distrital da primeira divisão da Associação de Futebol de Aveiro, o GD Gafanha prepara uma festa de apresentação. Convívio de sócios e apresentação dos reforços para a nova época marcam este encontro social e desportivo, este domingo, a partir do almoço. O jogo está marcado para as 17h00, no Complexo Desportivo da Gafanha.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores