Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

01/10/2011 Gafanha defende liderança em Lamas este domingo às 15h00


Jogos às 15h00 na mudança de horário para as competições de futebol distrital e uma deslocação difícil para o Gafanha a Lamas onde vai tentar defender a liderança do campeonato da 1ª divisão.
O conjunto da Gafanha da Nazaré segue invicto com 9 pontos em três jogos e um score de 12 golos marcados que lhe conferem o estatuto de equipa goleadora. A deslocação ao terreno do União de Lamas é um teste ao bom momento da equipa de José Alexandre. Partida marcada para este domingo.
Quanto às restantes equipas que ocupam a liderança, o Estarreja joga no campo do São Roque e o Lourosa defronta o Águeda.

Fonte: Terra Nova

01/10/2011 São Jacinto celebra festa em honra de Nossa Senhora das Areias


São Jacinto está em festa com a celebração em honra de Nossa Senhora das Areias. É a festa da padroeira da praia do concelho de Aveiro que costuma reunir milhares de fiéis “entre a ria e o mar”. O ponto alto está marcado para este domingo com a Eucaristia e a procissão que percorre as ruas da freguesia e que tem passagem na marginal junto à ria e próximo da base militar.

Fonte: Terra Nova

INÍCIO DO BABYBASKET NESTE SÁBADO DIA 1 DE OUTUBRO

 
No próximo Sábado, dia 1 de Outubro de 2011, começam novamente os treinos do Grupo de Babybasket da Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha. Assim, durante toda a manhã, vamos receber por 6ª época consecutiva aos baby-atletas, crianças de 3, 4 e 5 anos, nascidos em 2006, 2007 e 2008.
.
HORÁRIOS DE INÍCIO DE ACTIVIDADE:
* BABYBASKET: Sábado dia 1, às 11h00
Fonte: GDG Basquetebol

30/09/2011 Vários jogos oficiais e um Torneio este fim-de-semana na Gafanha da Nazaré

 
Estão marcados para este fim-de-semana, vários jogos, de diferentes competições, para o Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha.
Assim, este sábado realizam-se as primeiras jornadas dos campeonatos distritais, sub-18 e sub-19 (masculinos e femininos), com o GD Gafanha a receber o Galitos e o Illiabum. No domingo as sub-16 recebem o Sangalhos. Jogos às 16h30 e 18h30.
Paralelamente realiza-se um Torneio destinado a equipas sub-12, com a participação das formações do Gafanha, Leça, Esgueira e Olivais de Coimbra.

Fonte: Terra Nova

30/09/2011 “Marés de Música” em Outubro em todas as freguesias do Município


Arranca este sábado mais uma edição de “Marés de Música”. O mês de Outubro é dedicado à Música no concelho de Ílhavo. este sábado celebra-se o Dia Mundial da Música, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, através da iniciativa “Pezinhos de Lã”, que terá continuidade no dia 4, Terça-feira, com o concerto com Danças Ocultas, no Centro Cultural de Ílhavo.
Seguem-se, nos restantes dias do mês, vários espectáculos em espaços culturais nas quatro Freguesias do Município de Ílhavo, com destaque para os concertos da Filarmónica Gafanhense na celebração dos 175 anos, no dia 9 de Outubro, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré; Fados de Coimbra com Fado ao Centro Salão Cultural da Gafanha do Carmo no dia 15; Conversas com Clã, nos dias 18 e 19 de Outubro, e Pedro Abrunhosa no dia 21; Concerto “Quarteto de Flautas da Universidade de Aveiro”, no dia 22, no 10.º Aniversário da Remodelação e Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo. A música continua com Clã que apresentam “Disco Voador”no Centro Cultural de Ílhavo também no dia 22.
Grupo Bandolins de Esmoriz no dia 23 no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação; Residência Artística da Filarmonia das Beiras entre 25 e 28 com sessões exclusivas para público sénior do Município; Concerto Orquestra Filarmonia das Beiras no dia 29 e o XVI Encontro de Coros das Terras da Beira Ria no dia 30 para fechar o programa completam este programa especial dedicado à música.

Fonte: Terra Nova

JOGOS OFICIAIS NOS DIAS 1 E 2 DE OUTUBRO


SUB19 FEMININOS (Cto. Distrital - 1ª Jor.):
Gafanha Esporgel - Illiabum Clube
(Sábado, 1 Outubro, 18h30, Gafanha da Nazaré)

SUB18 MASCULINOS (Cto. Distrital - 1ª Jor.):
Gafanha Jomirpeças - Clube dos Galitos "B"
(Sábado, 1 Outubro, 16h30, Gafanha da Nazaré)

SUB16 FEMININOS (Cto. Distrital - 1ª Jor.):
Gafanha Pizz. Brasão - Sangalhos DC
(Domingo, 2 Outubro, 18h30, Gafanha da Nazaré)

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital - 1ª Jor.):
AD Ovarense "A" - Gafanha Luis Óptica
(Sábado, 1 Outubro, 17h00, Dolce Vita Ovar)

SUB14 "A" MASCULINOS (Jogo Apresentação FC Gaia):
FC Gaia "A" - Gafanha Argentea "A"
(Sábado, 1 Outubro, 10h30, Pav. FC Gaia)

SUB14 "B" MASCULINOS (Cto. Distrital - 1ª Jor.):
Sangalhos DC "B" - Gafanha Argentea "B"
(Domingo, 2 Outubro, 11h15, Pav. Sangalhos)

MINI 12 MISTOS (Convívio Jacipeixe no GD Gafanha):
Gafanha Jacipeixe - CP Esgueira - GDB Leça - Olivais FC)
(Domingo, 2 Outubro, 10h30, Gafanha da Nazaré)

MINI 10 MISTOS (Convívio O Braseiro no GD Gafanha):
Gafanha O Braseiro "A" - Gafanha O Braseiro "B" - GDB Leça - xxx)
(Domingo, 2 Outubro, 15h30, Gafanha da Nazaré)
Fonte: GDG Basquetebol

29/09/2011 Passeios na ria na celebração do Dia Mundial do Mar


O porto de Aveiro assinala o Dia Mundial do Mar com baptismos de mar e visitas ao Navio Museu Santo André. A iniciativa surge em parceria com a Câmara de Ílhavo, ECORIA e União das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Aveiro.
Os baptismos de mar decorrem esta quinta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, cumprindo o percurso Aveiro-Gafanha da Nazaré (Forte da Barra). A iniciativa envolve 40 crianças do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis), e Centro Infantil de Eixo, instituições seleccionadas pela União das IPSS de Aveiro (UDIPSS-Aveiro).
Na Figueira da Foz repete-se a iniciativa com visitas ao navio BF VICTORIA e passeio pelo Rio Mondego. Após as visitas, segue-se um passeio no rebocador "Monte da Lapa", da empresa “TINITA”.
Entretanto a exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 - 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”, que se encontra patente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, vai ser prolongada por mais um mês, destinando-se este mês a visitas das escolas.

Fonte: Terra Nova

28/09/2011 APA associa-se às comemorações do Dia do Mar

 
A Administração do Porto de Aveiro vai associar-se às Comemorações do Dia Mundial do Mar, promovendo baptismos de mar "a crianças e jovens carenciados do Distrito".
Os baptismos de mar decorrem esta quinta-feira entre as 10h00 e as 13h00, cumprindo-se um percurso entre a cidade de Aveiro e o Forte da Barra na Gafanha da Nazaré. A iniciativa envolve 40 crianças do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis), e Centro Infantil de Eixo, instituições seleccionadas pela União das IPSS de Aveiro (UDIPSS-Aveiro).
Os jovens vão viajar numa embarcação da ECORIA. A Câmara Municipal de Ílhavo associa-se à iniciativa, lançando o convite, aos participantes, para visitarem o Navio Santo André, atracado no Jardim Oudinot, na Gafanha.
Entretanto a exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 - 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”, que se encontra patente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, vai ser prolongada por mais um mês, destinando-se este mês a visitas das escolas.

Fonte: Terra Nova

28/09/2011 Camião largou gasóleo entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré


Um pesado largou gasóleo na via, entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré, na A25. Os Bombeiros estiveram envolvidos na limpeza do pavimento.

Fonte: Terra Nova

28/09/2011 PUGA satisfeito com abertura do Porto de Aveiro para resolver questões ambientais


O movimento “Por uma Gafanha Activa” reuniu com a responsável pelo departamento de ambiente do porto de Aveiro e apresentou sugestões sobre a forma de minorar os efeitos da poeira lançada sobre as habitações na área contígua à zona portuária.
João Martinho, membro do movimento de cidadãos “Por Uma Gafanha Ativa” (PUGA) e autor de uma carta aberta que deu origem ao debate mais recente, aproveitou o encontro para sugerir “reeducação dos métodos de trabalho por partes do operadores do porto”; “possível colaboração com departamentos da Universidade de Aveiro para estudos de impacto ambiental bem como de desenvolvimento de soluções”; “colaboração com empresas especialistas na matéria para o encontro de soluções”; “colaboração com os operários para darem opinião quanto ao ponto referido anteriormente” e a “coordenação dos trabalhos face às condições meteorológicas”.
No rescaldo desta reunião, mostrou-se satisfeito com a “atenção e a preocupação demonstradas quanto aos problemas causados pelas cargas/descargas efetuadas no Porto Comercial” e admite que “foi demonstrada preocupação total na resolução deste tipo de problemas por parte do Porto de Aveiro e que a situação será seriamente averiguada”.

Fonte: Terra Nova

27/09/2011 José Luis Cacho reage com satisfação ao anuncio de linhas ferroviárias de alta-velocidade entre Aveiro e Salamanca

 
A Administração do Porto de Aveiro diz que se abre uma nova era no sector da logística portuária e dos transportes, com a ligação Aveiro - Salamanca que o Ministro da Economia anunciou ontem no programa “Prós e Contras” da RTP.
O Ministro da Economia prepara-se para apresentar, esta semana, o programa dos transportes e já confirmou que haverá duas linhas de alta velocidade entre Portugal e Espanha. O programa de transportes prevê duas ligações em bitola europeia a partir de Aveiro até Salamanca e desde Sines até Madrid.
José Luís Cacho, Administrador do Porto de Aveiro, reage com satisfação porque, diz ser "um avanço que encaixa nos projectos desenvolvidos no Porto de Aveiro com reflexo na vida das empresas da Península Ibérica".
"Do ponto de vista logístico, para as empresas, cria novas soluções, alternativas ao transporte rodoviário, principalmente para os Países mais distantes da Europa, onde o transporte rodoviário é muito utilizado, e, com o aumento dos custos dos meios de transporte, são, assim, criadas soluções alternativas e em termos de transporte marítimo, torna-nos mais uma porta de entrada e saída de produtos de regiões mais distantes, trata-se de uma oportunidade muito interessante", disse, adiantando que "esta situação vem responder às necessidades que cada vez mais a economia da região sente, em termos de logística e com as cargas a exportar, com custos cada vez mais gravosos e esta medida tornará as nossas empresas mais competitivas e isto enquadra-se na estratégia que temos definido para o Porto de Aveiro", adiantou José Luís Cacho, em entrevista à Terra Nova.

Fonte: Terra Nova

27/09/2011 Gumirães vence torneio (Sub-18 Masculinos) na Gafanha da Nazaré. Leça vence Torneio Sub-14

 
Realizou-se no passado fim-de-semana um Torneio, (Sub-18 Masculinos), promovido pelo GD Gafanha, no Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha da Nazaré. Participaram na competição, equipas do Gaia, Gumirães Basket e Gafanha (na foto a equipa de Juniores - primeiro ano, do Gafanha).
Tratou-se de um Torneio que serviu para preparar estas equipas para as provas onde vão estar envolvidas, nesta época desportiva. O vencedor foi o Gumirães de Viseu. O GD Gafanha classificou-se no segundo lugar e o FC Gaia na terceira posição.
Realizou-se ainda um Torneio para equipas Sub-14, com a presença das equipas do Leça, Olivais de Coimbra e GD Gafanha. Este Torneio foi ganho pelo Leça, em segundo lugar ficou o Olivais e o Gafanha quedou-se pela terceira posição.

Fonte: Terra Nova

26/09/2011 GNR deteve individuo na Gafanha da Nazaré por injurias à força policial e regista assalto em Ílhavo

 
Foi detido na última madrugada, cerca das 01h15, na Rua Afonso de Albuquerque na Gafanha da Nazaré, um homem de 22 anos de idade, pela prática dos crimes de injúrias e ofensas à integridade física aos militares da GNR. Durante uma fiscalização rodoviária, o indivíduo foi fiscalizado pela prática de condução perigosa na via pública e acusou uma TAS de 0,80 g/l. Quando os militares solicitaram o acompanhamento do fiscalizado ao Posto da GNR local, este injuriou-os e empurrou-os, tendo-lhe sido dado ordem de detenção, continuando a proferir palavras injuriosas. O arguido, por ordem da procuradora do Ministério Público, ficou detido na cela do Posto da GNR até ser presente em Tribunal de Comarca do Baixo Vouga, Juízos de Ílhavo, no dia 26 de Setembro de 2011, pelas 10h00.
Na passada sexta-feira, cerca das 19h50, na Rua do Casal em Ílhavo, ocorreu um roubo com recurso a arma branca (navalha com cerca 15 cm lâmina), praticado por um homem de 25 anos de idade, que abordou dois indivíduos e através de ameaça com a navalha, levou-lhes os pertences. O autor do roubo, de etnia cigana, já está referenciado por este tipo de crimes, fugiu a pé após o roubo. A Guarda averigua a situação.

Fonte: Terra Nova

26/09/2011 Samuel Magalhães venceu o GP de ciclismo da Gafanha de Aquém


Samuel Magalhães venceu o GP de ciclismo da Gafanha de Aquém. foi o primeiro na prova de seniores seguido de Pedro Morgado e Arménio Alves. Nos juniores André Barroca foi primeiro, João Mano foi 2º, Gonçalo Soares 3º, Filipe Cardoso foi 4º e David Tavares 5º completando a lista dos 5 primeiros na prova disputada ontem.
Em veteranos o triunfo foi para César Mendonça seguido de Manuel Calco e Vitorino Pereira. No sector feminino a vitória foi de Ana Beatriz Silva seguida de Ana Luísa Ramos.
O grande prémio de ciclismo do GDGA 2011 teve a adesão de 85 participantes nos diversos escalões, divididos por seniores masculinos, veteranos, juniores e Femininos. A prova realizou-se em circuito fechado no lugar da Gafanha de Aquém com uma extensão de 8,5Km.

Fonte: Terra Nova

I Divisão Distrital de Futebol (AFA) – 3ª Jornada

Grupo Desportivo da Gafanha - I Divisão Distrital de Futebol (AFA)


A.A.MACINHATENSE1 - 1U.D.MOURISQUENSE
FIAES S.C.3 - 1J.D.CARREGOSENSE
G.D.MILHEIROENSE3 - 1J.A.RIO MEAO
C.D.PACOS BRANDAO2 - 1R.D.AGUEDA
LUSITANIA F.C.1 - 0G.D.S.ROQUE
C.D.ESTARREJA3 - 1CANEDO F.C.
G.D.MEALHADA4 - 0G.D.AGUAS BOAS
G.D.GAFANHA4 - 0A.C.CUCUJAES


Tabela classificativa em 26/09/2011


1º  G.D.GAFANHA33001229
2º  LUSITANIA F.C.3300809
3º  C.D.ESTARREJA3300819
4º  C.D.PACOS BRANDAO3210627
5º  G.D.MILHEIROENSE3201626
6º  FIAES S.C.3201636
7º  R.D.AGUEDA3201436
8º  U.D.MOURISQUENSE3120525
9º  G.D.MEALHADA1100403
10º  A.C.CUCUJAES2101463
11º  J.D.CARREGOSENSE3102483
12º  G.D.S.ROQUE3012151
14º  S.C.PAIVENSE2002360
15º  C.F.U.LAMAS1001030
23º  CANEDO F.C.3003170
23º  J.A.RIO MEAO3012151
24º  G.D.AGUAS BOAS30030120
24º  J.A.RIO MEAO0000000


Próxima jornada:
2/10/2011
C.F.U.LAMAS - G.D. GAFANHA

Fonte: AF Aveiro

Jogos tradicionais no Oudinot (2 de Outubro)


No dia 2 de Outubro, pelas 14H30, a ADIG vai fazer reviver no Jardim Oudinot os jogos tradicionais da Gafanha da Nazaré: pião, casola, prego e calarotes.
(estes serão jogados no relvado que ladeia a praia do Forte)
As meninas poderão divertir-se com o jogo do ringue.
Apareça e traga o seu pião.
Fonte: ADIG

25/09/2011 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence Cucujães (4-0)


O GD Gafanha voltou a vencer, no Campeonato Distrital da I Divisão da AFA. Esta tarde, derrotou no Complexo Desportivo da Gafanha, o Cucujães, por 4-0 e continua a liderar a classificação, só com vitórias.

Fonte: Terra Nova

25/09/2011 Campeonato Nacional (Iniciados): GD Gafanha perde com Ac. Viseu, (0-1)


A equipa de iniciados do GD Gafanha foi esta tarde derrotada, em casa, pelo Académico de Viseu, (0-1), em jogo da 4.ª jornada do campeonato nacional da categoria. O Gafanha, que liderava a classificação, desceu para o terceiro lugar, após esta derrota caseira.

Fonte: Terra Nova

24/09/2011 Continua proibida a apanha de lingueirão, mexilhão e ameijoa branca


Lingueirão, mexilhão e ameijoa branca no litoral de Aveiro são as espécies cuja apanha está interdita depois da divulgação de um novo edital da Capitania que reabriu a apanha de moluscos bivalves. As restantes espécies estão autorizadas. As análise são da responsabilidade do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores