Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

17/12/2011 Portugal reforça quota de bacalhau em 240 toneladas


Portugal vai reforçar a quota de bacalhau em 4% e o Governo diz que é um triunfo importante. Decisão tomada, ontem, em reunião dos Ministros da União Europeia que tutelam o sector. Há cortes nalgumas espécies como a raia cuja quota cai 9% ainda assim inferior aos 25% proposto pela comissão; o lagostim reduz em 10%. Espécies como juliana, solha e linguado garantem quota idêntica. O bacalhau sai reforçado em 240 toneladas. Dados que mereceram o elogio da Ministra Assunção Cristas. “Há muitos anos que Portugal não aumenta as suas quotas e desta vez aumentámos 6% na globalidade. Isto num quadro de pesca sustentável”, disse a Ministra ouvida pela RR no balanço à reunião que definiu quotas de pesca para 2012.

Fonte: Terra Nova

17/12/2011 Igreja Evangélica distribui roupa por famílias carenciadas

 
A Igreja Evangélica da Gafanha da Nazaré dedica este domingo à distribuição de roupas pelos mais carenciados.
Ainda há espaço e tempo para acolher ofertas e domingo é dia de entrega, a partir das 15h00, nas instalações da Igreja na Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

Secundária Gafanha Nazaré

Na sequência dos trabalhos inerentes à mudança para o novo edifício comunica-se que estamos sem comunicações telefónicas fixas e sem página da ESGN. Agradecemos a compreensão de todos. Podemos ser contactados através dos habituais endereços de e-mail e do telemóvel 963594122.
A Diretora, Maria Eugénia Martins Pinheiro

16/12/2011 CASCI luta contra dificuldades no Natal. 280 famílias vão beneficiar de "Cabazes de Natal" oferecidos pela IPSS

 
O Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) revela que já tem 280 famílias inscritas para o "Cabaz de Natal", abarcando um universo de 600 pessoas a nível Concelhio.
Afirmam os responsáveis desta IPSS que se trata de um “explosivo acréscimo de inscrições” que excedem a capacidade de resposta, especialmente em alguns géneros como o bacalhau, cujo sector sente os efeitos da crise, com menos ofertas. Senos da Fonseca faz um apelo à onda de solidariedade. Quer a população atenta a esta realidade. "É impressionante o número de pessoas que nos vem bater à porta e temos de dar resposta a todas as solicitações de apoio", disse, adiantando que "pedimos ajuda às empresas que comercializam bacalhau, mas, muitas retraíram-se e não colaboraram como era habitual em anos anteriores, temos de encontrar soluções", referiu.

Fonte: Terra Nova

Iniciados: GDG 19 x Burgães 1


Domingo em cheio para os Iniciados do Gafanha, que conseguiram a sua quarta vitória no Campeonato Distrital, terceira na condição de visitado.
Diante de uma jovem equipa do Burgães com muitas debilidades, o GDG conseguiu um dos resultados mais volumosos dos últimos anos, vencendo por 19 a 1. Golos para todos os gostos e feitios, com destaque para os 7 golos apontados pelo Hugo. No primeiro minuto de jogo já se registava um score de 4-0 (!) e aos 10 minutos o resultado mostrava 11-0. Como na segunda parte houve mais brincadeira e egoísmo por parte de alguns dos nossos atletas, os números do resultado “estagnaram” e houve ainda tempo para o Burgães assinar o seu tento de honra. No entanto, os nossos atletas fizeram um bom jogo, especialmente graças à excelente entrada que tiveram na partida.
No próximo sábado, o Gafanha visita Albergaria-a-Velha para defrontar o Angeja.

III Torneio AXGE 61 min KO


Disputou-se na passada terça-feira dia 13.12 mais uma jornada do nosso Torneio de 61 minutos KO, que vai na 3ª edição.

Lembro apenas que o vencedor da 1ª edição foi Cristiano Tieres, enquanto o vencedor da 2ª edição foi Uwe Kahler que é o detentor do título.

Mas antes dos jogos da jornada, durante o fim-de-semana disputou-se o jogo entre Fernando Leitão e Miguel Loureiro que terminou com a surpreendente vitória do primeiro que assim coloca um serio revés na candidatura de Miguel Loureiro ao titulo.

Nos jogos da jornada
Miguel Loureiro venceu José Guimarães em jogo equilibrado mas que voluntariamente este ultimo complicou em seu desfavor, entrando num final perdido.

José Marques e Osvaldo Cabral disputaram uma partida de altos e baixos em que também na parte final Osvaldo deita tudo a perder entregando o ponto.

Finalmente Nelson Ribau e Arnaldo Ferreira no jogo mais equilibrado da noite entraram num final muito disputado de Rei, Cavalo e peões até Arnaldo Ferreira entregar o sua peça abandonando de seguida.

15/12/2011 Estivadores apresentam pré-aviso de greve para dias 24 e 29 de dezembro


Os estivadores avançam para a greve nos dias 24 e 29 de Dezembro. Os pré-avisos são a reacção ao pedido de insolvência da Empresa de Trabalho Portuário do Porto de Aveiro, participada pelos grupos Mota-Engil e Empresa de Tráfego e Estiva. Esse pedido foi formalizado na semana passada e poderá afectar 60 funcionários.
A informação é avançada pelo Diário Económico que admite a paralisação em Aveiro e Figueira uma vez que a estrutura portuária funciona com uma centena de trabalhadores.
Ainda segundo o DE, a medida poderá alastrar-se aos restantes portos portugueses, numa acção de solidariedade já prometida pelos diversos sindicatos de estivadores em moção aprovada na semana passada e que levou os administradores portuários a pedirem uma audiência ao Governo.

Fonte: Terra Nova

13/12/2011 Cidadão fotografa e denuncia avanço dramático do mar na Praia da Barra

 
A página no Facebook (FB) da "Tribo do Sol" divulgou hoje fotografias que retratam o avanço "dramático" do mar sobre a linha dunar a sul da Praia da Barra.
O autor da série de fotografias, Joaquim Soares, diz estar preocupado com a situação e "empenhado na criação de um movimento cívico que promova um debate social e político sobre a defesa do cordão dunar". Em declarações à Terra Nova revelou o que viu e fotografou hoje, a sul da Praia da Barra. "Constatei, após a primeira ondulação forte, que desencadeou o começo da intervenção no areal da Barra, que hoje, o ritmo da erosão é mais forte e avança em especial na zona sul da Praia da Barra, zona que não está a ser intervencionada pelas autoridades", adiantando que "para já não há grande perigo apesar das explanadas a sul da Praia estarem numa zona onde existia uma extensão de areal enorme e que está neste momento reduzida a poucas dezenas e metros", disse.
Para Joaquim Soares o avanço do mar no litoral aveirense é um dado adquirido e motiva preocupação. "Tenho obviamente dados empíricos porque se alguém está a fazer a monitorização das Praias não revelou até agora os dados e eu acredito que nos últimos cinco anos tivemos um recuo da linha de costa em Ílhavo de cerca de 150 metros e a situação tende a piorar", garantiu.
O registo fotográfico pode ser consultado na página do FB da "Tribo do Sol".

Fonte: Terra Nova

11/12/2011 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence em Paços de Brandão, (0-1)


O GD Gafanha venceu esta tarde em Paços de Brandão, (0-1) em jogo da 14.ª jornada da I Divisão da AFA.
Resultados da jornada: R. Águeda - Macinhatense, (2-0); R. Meão - São Roque, (1-3); Carregosense - Canedo, (1-0); Mourisquense - Águas Boas, (1-0); Fiães - União de Lamas, (1-1); Milheiroense - Cucujães, (4-0); P. Brandão - Gafanha, (0-1); L. Lourosa - Paivense, (2-1); Estarreja - Mealhada, (4-2).
O Estarreja é líder com 37 pontos. O GD Gafanha está no 4.º lugar com 27 pontos.

Fonte: Terra Nova

11/12/2011 RESULTADOS DOS JOGOS OFICIAIS DE 10 E 11 DE DEZEMBRO



SENIORES FEMININOS (Cto. Nacional 1ª Divisão - 8ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 52 - AD Ovarense, 72

SUB19 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 7ª Jor.):
Gafanha Esporgel, 63 - AD Sanjoanense, 62

SUB18 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 9ª Jor.):
Illiabum Clube, 72 - Gafanha Jomirpeças, 43

SUB16 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - 7ª Jor.):
Gafanha Pizzaria Brasão, 60 - Clube dos Galitos, 66

SUB16 MASCULINOS (Cto. Distrital Gr. Distr. 1 - 6ª Jor.):
Gafanha Luis Óptica, 23 - GICA, 54

SUB14 FEMININOS (Cto. Distrital Gr. Nac. - Ida 7º-8º):
Sangalhos DC, 54 - Gafanha Aires, 38
Fonte: GDG Basquetebol

FORTE DA BARRA


Ouvia-se dizer que tanto a CMI como a APA tinham a intenção de deitar abaixo o casario antigo do Forte. Segundo a "Nota Informativa da CMI n.º36", vai ser criado um "Plano de Intervenção para a Reabilitação do Forte da Barra". Por tal motivo, a ADIG entendeu por bem fazer o documento histórico que passamos a dar a conhecer aos nossos conterrâneos, já depois de o termos feito chegar à Câmara Municipal de Ílhavo e à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
FORTE DA BARRA – ZONA HISTÓRICA
Através da Nota Informativa n.º36, de 19 de Setembro de 2011, tomámos conhecimento da existência de um “Plano de Intervenção para a Reabilitação do Forte da Barra”, numa parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro. Parabéns pela sensatez. É que o Forte da Barra foi o primeiro lugar da freguesia onde existiu um aglomerado de casas devidamente urbanizado, já com rede pública de abastecimento de água, coisa inédita por aqui noutros tempos.
Há escritos que comprovam a permanência da Aviação francesa, em S. Jacinto e no Forte da Barra, nos últimos meses da I Grande Guerra Mundial (1914-1918). E assim, este lugar da Gafanha, não só por razões geográficas, ficou estreitamente ligado a S. Jacinto e ao mundo. A construção pequena, pintada de amarelo-ocre, com aduelas brancas e portas azuis, funcionou como Casa do Telégrafo destinada informar os hidroaviões que amaravam e descolavam nas águas mansas da ria.
O casarão de 1.º andar, também de cor ocre e aduelas brancas, funcionou como Comando da Aviação Naval. Por que não aproveitar-se este edifício para Museu do Ar, Casa da Música, Casa da Juventude, etc., etc.?

11/12/2011 ENCONTRO OFICIAL DE MINIS 8 REALIZADO NA GAFANHA


Neste Domingo, dia 11 de Dezembro de 2011, das 10h30 às 12h15, decorreu no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré a 5ª Jornada da 1ª Fase dos Encontros de Minis 8 Mistos da Associação de Basquetebol de Aveiro, com a participação das equipas do Gafanha O Braseiro, assim como do Clube dos Galitos "A", Clube dos Galitos "B", Illiabum Clube "A", Illiabum Clube "B", GICA, SC Beira-Mar e Enesse BC.
Queremos agradecer a presença dos clubes, assim como dos atletas colaboradores, pela sua colaboração para o bom decorrer da actividade. Muito obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores