Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

02/08/2012 Creoula, Santa Maria Manuela e Argus num reencontro histórico

A chegada ao porto de Aveiro dos antigos lugres bacalhoeiros, Creoula e Santa Maria Manuela, foi um dos momentos marcantes na contagem decrescente para o arranque do Ílhavo Sea Festival. As embarcações comemoram o seu 75.º aniversário e juntam-se ao Argus, também no terminal norte, na Gafanha da Nazaré.
A bordo viajam 25 instruendos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, para uma experiência de mar que terá a segunda etapa na ligação à Corunha depois da viagem de ligação entre Cadiz e o Porto de Aveiro.
Para o vereador da Câmara de Ílhavo, Paulo Costa, este é um momento carregado de simbolismo. “A nossa ideia era aproveitar os 75 anos do Museu e os 75 anos do Santa Maria Manuel e do Creoula para organizar um festival único, com momentos históricos. A entrada do Argus também foi momento importante para toda a equipa e para os jovens. Temos aqui a família completa”.
O Ílhavo Sea Festival irá decorrer de 3 a 6 de Agosto, no Terminal Norte do Porto de Aveiro e Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, fazendo parte do seu programa, para além da visita aos doze veleiros participantes, momentos de animação.
Para a autarquia, o investimento no festival foi feito a pensar na dinamização da economia. Paulo Costa diz que as contas apontam para um saldo positivo. “Há contas fáceis que podemos fazer. Se tivermos 300 mil visitantes, número que tivemos em 2008, e multiplicarmos por 10 euros por pessoas estamos a falar de 3 milhões de euros de dinheiro que fica cá. Este investimento é contra a crise e ajuda a que o comércio local, restaurantes, cafés, hotéis e artesãos possam faturar”.
A chegada ontem do “Argus” ao Ílhavo Sea Festival, marcou o início de um reencontro histórico de três míticos exemplares da Frota Branca Portuguesa.
Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores