Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

20/01/2012 Parque de Campismo da Gafanha: "São urgentes obras de requalificação" diz Presidente do GD Gafanha

Utilizadores do Parque de Campismo da Gafanha da Nazaré lamentam o estado de degradação que tomou conta do espaço e a falta de soluções para o problema.
Depois do corte, quase completo, de árvores no recinto e da saída de muitos utentes que tinham residência instalada no local, o que resta são espaços pouco cuidados e abandonados. Na lista de queixas há quem aponte o dedo a alguns utilizadores "menos cuidados" e que "é preciso tomar decisões".
O Presidente do GD Gafanha, entidade envolvida na gestão do Parque, confessa que é urgente uma intervenção mas lembra que os utentes não podem exigir muito mais nesta altura. "É urgente a resolução do problema, aquilo como está não dá nenhum lucro ao GD Gafanha, face às circunstancias, mas o clube não quer prescindir do espaço que tem de ser melhorado rapidamente, estamos à espera que a Câmara resolva o problema", disse, acrescentando que "as pessoas que lá estão tem dificuldade em pagar a renda, apesar de ser muito baixa e sem dinheiro, as pessoas não podem querer uma lavadeira à porta e o tapete varrido todos os dias, não pode ser", disse.

Fonte: Terra Nova

19/01/2012 Doação de Terrenos à Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo

O Executivo Municipal deliberou aprovar a cedência a título gratuito, mediante contrato de doação à Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, das duas parcelas de terreno onde está edificado o Centro Comunitário / Lar de Idosos e Centro de Dia da Gafanha do Carmo. 
Ficou consignado um ónus de reversão gratuita para a Câmara Municipal de Ílhavo, no caso de ser alterado o pressuposto base para o qual os terrenos foram cedidos. Esta doação substitui o contrato de comodato por 51 anos assumido para a execução da obra, facilitando assim os mecanismos de gestão patrimonial desta Associação Parceira da CMI.
Fonte: CM Ilhavo

19/01/2012 Alteração do Regulamento Municipal do Mercado da Costa Nova

Decorridos dois anos completos de atividade do ampliado e renovado Mercado Municipal da Costa Nova, é agora possível dispor de indicadores mais precisos quanto ao modelo de gestão e custos de funcionamento do referido equipamento.
Considerando que da análise da atividade, resulta uma expressiva evidência que, não obstante a relevante redução da despesa verificada em 2011 comparativamente com 2010, a receita obtida com a cobrança das taxas é manifestamente insuficiente para fazer face às despesas da gestão do Mercado, o Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de alteração ao Regulamento do Mercado Municipal da Costa Nova, visando a aproximação progressiva das receitas, face às despesas, através do aumento de algumas taxas.
A proposta de alteração segue agora para apreciação pela Assembleia Municipal de Ílhavo.
Fonte: CM Ilhavo

19/01/2012 Apoio pontual – InterEscolas 2012 – Exposição e Sarau

O Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de um subsídio pontual no valor de 150,00 euros, a cada estabelecimento de Ensino parceiro no âmbito do Projeto InterEscolas (Escolas EB 2, 3 José Ferreira Pinto Basto, EB 2, 3 da Gafanha da Encarnação, EB 2, 3 da Gafanha da Nazaré e às Escolas Secundárias da Gafanha da Nazaré e Dr. João Carlos Celestino Gomes), como forma de apoio à realização da Exposição e Sarau, nomeadamente na compra de materiais para a elaboração dos trabalhos.
A décima edição do InterEscolas terá lugar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro.

Fonte: CM Ilhavo

18/01/2012 Incêndio em corveta que está a ser desmantelada em São Jacinto

Uma corveta da Marinha Portuguesa, em desmantelamento pela empresa de Manuel Godinho na zona dos antigos estaleiros de São Jacinto, provocou mais um susto na freguesia devido a um incêndio que ocorreu na embarcação. Segundo adianta o Diário de Aveiro, o alerta foi dado às 13h50 devido a fogo na casa das máquinas, durante o manuseamento de um maçarico. Não houve feridos a lamentar e a pronta intervenção do posto dos Bombeiros Novos em São Jacinto ajudou a controlar a situação. Não terão sido registados derrames mas a Junta de Freguesia volta a manifestar preocupação pelos efeitos do desmantelamento de navios naquela zona.

Fonte: Terra Nova

18/01/2012 Capitania alerta para assoreamento da Barra do Porto de Aveiro

O assoreamento detectado no prolongamento do molhe Norte da entrada do Porto de Aveiro motivou "um aviso à navegação" emitido pela Capitania do Porto de Aveiro.
A autoridade marítima adverte a navegação que demanda o porto a contactar os serviços de pilotagem. "As embarcações que entrem na Barra sem piloto a bordo devem fazê-lo sempre pelo sul do enfiamento de entrada do Porto", refere o aviso divulgado esta tarde.

Fonte: Terra Nova

Joana Maluca 3

Depois deste grande interregno nas publicações sobre a Joana Maluca, aqui estamos de volta com a história desta grande mulher. para recordar as publicações anteriores, pode consultar aqui, aqui e aqui.
Os anos corriam. A sua casa progride, faz-se, e chega a ser a mais abastada do lugar. Os respeitos multiplicam-se, crescem sempre na constância dos dois matrimonios, na viuvez, sempre, até à morte. Mas no curso da vida há sempre um parêntese que corta o seu deslizar majestoso e suave. A Parca terrível visita a sua morada, e num safanão cruel, ceifa-lhe o marido. Cercada de numerosa prole, devia ser duro o golpe que acabava de sofrer. Parece, porem, que os crepes da viuvez bem cedo lhe emolduraram o rosto varonil, pois que em 1836 nos aparece já a "Joanna Rosa de Jesus autorizada por seu marido António dos Santos Pata," (seu segundo marido), a contratar com outros inquilinos o aforamento da quinta do Mato do Feijão. Sempre a Mulher forte, varonil, na direcção e administração da sua casa!
Em 1838 reúne-se em Vagos o conselho de família para emancipar uma das suas duas últimas filhas gémeas, a Ana, órfã de pai. Também temos presente um recibo de pagamento das custas do inventário pelo falecimento de seu primeiro marido, passado em 1843, que diz o seguinte: "Recebi do Snr. António dos Santos Pata a quantia de 1$560. São mil quinhentos e secenta reis emporte das custas das contas que se tomarão no inventário de José Domingues da graça de que o mesmo tutor. Vagos 5 de Fever.º de 1843. Manuel José Pinto Camello Coelho."

17/01/2012 Obra de prolongamento do molhe Norte e melhoria do acesso marítimo ao porto de Aveiro já começou

A obra de prolongamento do molhe Norte já arrancou e a contestação ao concurso em tribunal não interrompeu o arranque dos trabalhos. É uma obra considerada prioritária para o futuro da acessibilidade marítima. Trata-se de um investimento de 26 milhões de euros nas obras de dragagem e prolongamento do Molhe Norte com fundos da Administração do Porto de Aveiro e fundos comunitários.
Com a obra será permitido alargar a operação do porto com navios acima dos 150 metros de comprimento até um máximo de 200 metros. José Luís Cacho confirma o avanço da obra com camiões no terreno, transporte de pedra e colocação de guindastes em São Jacinto.
“A obra já começou em Dezembro. Foi feita a consignação em dezembro e os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade. O processo segue trâmites legais normais e não há nada a dizer sobre isso”, referiu, de forma lacónica, o administrador do Porto de Aveiro.
A estrutura retoma a normalidade das operações. Depois da greve de estivadores, ontem já foi dia de cargas e descargas. Pelo menos três navios estavam atracados no terminal Norte. José Luís Cacho fala de um prejuízo direto para o porto de 250 mil euros e outros prejuízos para empresas que operam com recurso ao porto de Aveiro.
“Esperemos que com este processo se consiga resolver definitivamente o problema de sustentabilidade da ETP e que permita ao porto de Aveiro regressar aos tempos de crescimento e aumentar a competitividade. Esse capital e confiança ganha-se com o tempo. Acredito que vai demorar algum tempo mas dentro de meses esse capital pode começar a notar-se no porto de Aveiro”.
O administrador do Porto de Aveiro vê sinais positivos quanto à possível viabilização da ETP.

Fonte: Terra Nova

17/01/2012 GD Gafanha, Ovarense, Sanjoanense e Vagos discutem o título distrital de juniores femininos

No próximo fim-de-semana, dias 20, 21 e 22 de Janeiro de 2012, vai realizar-se no Pavilhão Municipal de Vagos e no Pavilhão Municipal de Oliveira de Bairro a Fase Final Distrital do escalão de Sub-19 (Juniores) Femininos. Nesta competição vai decidir-se a atribuição do titulo de Campeão Distrital.
Vão defrontar-se as equipas do GD Gafanha (na foto), Vagos, Sanjoanense e Ovarense.

Fonte: Terra Nova

16/01/2012 Novos passadiços na Barra vão custar 350 mil euros para usar em 2013

A administração hidrográfica do centro tem garantia de financiamento para a renovação dos passadiços na praia da Barra que vão ser recuperados em 2012 com mudança de localização. Ficarão a poente da duna, do lado do mar, com vista para a praia. É uma forma de combater os efeitos da erosão e evitar o enterramento dos passadiços com a deslocação de areias.
Ribau Esteves diz que é um passo importante mas lamenta a falta de agilidade no processo que vai empurrar a obra para final do ano. “Foi candidatado a fundos comunitários e a candidatura aprovada. Construção de novos passadiços tornou-se necessária a partir do verão do ano passado. Estamos a aguardar que o Ministério das Finanças vise o processo. Infelizmente é mais um processo que tem carácter de urgência mas o afunilamento em que tudo tem que ir a visto das finanças está a criar um garrote à administração.
Essa obra deverá custar 350 mil euros e tem um co-financiamento de 75 por cento a fundo perdido. A outra parte será divida por Câmara de Ílhavo e Ministério do Ambiente. As obras deverão ficar concluídas depois do final da época estival a tempo de inaugurar no dia 1 de Janeiro de 2013.
Novos passadiços na praia da Barra e uma praceta sem carros à entrada do molhe sul. Ribau Esteves explica que esse espaço vai funcionar como início do paredão a partir da avenida João Corte Real. “Dar esta zona aos peões garantindo o acesso automóvel às habitações e unidades comerciais e competências que é preciso manter para a gestão do paredão. Há um corredor que tem que manter acesso à praia para grandes estruturas que sejam necessárias”.
A transformação da praceta deverá custar 200 mil euros.

Fonte: Terra Nova

16/01/2012 Administrador judicial acredita no futuro da Empresa de Trabalho Portuário (DA)

José Ribeiro Gonçalves, administrador da insolvência da Associação do Trabalho Portuário de Aveiro, afirma que acredita na viabilização da empresa. Em entrevista ao Diário de Aveiro afirmou sentir “sinais de envolvimento dos diversos protagonistas numa solução transitória de sustentabilidade económica e financeira da empresa, que, pelo menos, dê o tempo de preparar um plano de recuperação a ser analisado e votado pelos credores”.
Questionado sobre as condições para manter a empresa admitiu que, hoje, será discutido “um acordo sobre as remunerações dos trabalhadores que vigorará neste período transitório até à homologação pelo tribunal do plano de recuperação que vier a ser aprovado”.
Nesta fase seriam mantidos os postos de trabalho mas o valor das remunerações a pagar mensalmente será condicionado “ao limite dos valores que também mensalmente sejam faturados e recebidos pela cedência da mão-de-obra”.
Ainda segundo a entrevista, o acordo prevê a possibilidade de recuperação de remunerações passadas, mas posteriores à data da declaração de insolvência, caso a faturação de um mês seja superior à massa salarial desse mês. “Tudo isto sem prejuízo de se dar preferência ao pagamento mensal de todos os impostos e contribuições para a Segurança Social”.

Fonte: Terra Nova

15/01/2012 GD Gafanha empata em casa com o Mealhada, (1-1)

O GD Gafanha empatou esta tarde, (1-1) na Gafanha da Nazaré com o Mealhada, em jogo da 17.ª jornada da primeira divisão da AFA e continua no 4.º lugar da classificação geral, a 12 pontos do líder, Estarreja, que ganhou em Cucujães, (1-2). Noutro dos jogos da jornada, o segundo e o terceiro classificados defrontaram-se em em Lamas, tendo o Lusitânia de Lourosa vencido, (0-1).

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores