Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

27/01/2012 Limitações à pesca no canal de navegação junto ao triângulo das correntes e próximo do Terminal Norte do Porto de Aveiro

A Capitania do Porto de Aveiro alerta para limitações à atividade da pesca artesanal no canal de navegação junto ao triângulo das correntes e na margem do Terminal Norte do Porto de Aveiro. A pesca lúdica é permitida apenas aos fins-de-semana e feriados e para a pesca profissional entre 6 de Fevereiro e 31 de Maio há limitações.
É permitida pesca comercial desde que as artes e sinalizações estejam a uma distância máxima de 15 metros da margem, na margem Norte do triângulo regulador de correntes e na margem do setor comercial, entre a extremidade oeste da vedação do Regimento de Infantaria e a extremidade leste da vedação do terminal Norte. Limitação válida para os dias úteis na via que dá acesso ao terminal do Ferry-Boat.

Fonte: Terra Nova

52º Torneio de Semi-Rapidas da AXGE

Retomamos ontem, dia 26.01 os nossos Torneios de Semi-rapidas, integrados no Circuito "AXGE de Portas Abertas - 2012" e que terão lugar todas as ultimas 5as feiras de cada mês até Novembro.

Desta forma o circuito será composto por 11 provas e todas elas contarão para a classificação final do mesmo.

Estas provas foram descontinuadas durante o ano transacto tendo chegado à conclusão que são uteis ao treino competitivo dos atletas e é importante que sejam frequentes sob pena de se perderem, como foi o caso de 2011.
Lembro que em 2011, apenas se realizaram 2 das 4 provas previstas, porque os atletas deixaram cair as mesmas no mais profundo esquecimento.

Assim ontem com uma participação aquem do que esperaria, compareceram apenas 5 atletas, pelo que as 5 jornadas em sistema suisso, transformaram-se em 5 jornadas ondem todos defrontavam todos.
O ritmo de jogo será sempre de 15 minutos por jogador.

José Guimarães acabaria por dominar o torneio vencendo os seus três primeiros confrontos tendo depois empatado o ultimo o que chegaria para vencer isolado.

Euler Moreira, que tinha vencido a edição anterior da prova em Junho de 2011, esteve em bom nivel apenas perdendo frente ao vencedor, ocupando assim a segunda posição

Uwe Kahler terminou em terceiro, cedendo duas derrotas frente aos dois primeiros e um empate frente a Nelson Ribau.

LDM 426

Das Lanchas de Desembarque Médias da nossa Armada que ainda se encontram no activo, destaca-se a LDM426. Esta, apesar da sua idade já avançada, serve a Área Militar de São Jacinto transportando os militares entre o Forte da Barra e a Base Militar e vice-versa.
Ilustração de Luís Filipe Silva

Numa das suas travessias, de S. Jacinto para o Forte da Barra, pude fotografar, mais de perto, esta embarcação com cerca de 35 anos de idade.
Pode encontrar mais informações sobre esta classe de lanchas aqui:
Espero que tenham gostado!
Até à próxima!

Fonte: Roda do Leme




2º CONVÍVIO "AVEIROTEL" DE BABYBASKET E MINIS 8 NO GDG

O GDG Basquetebol organiza na tarde de Sábado dia 28 de Janeiro de 2012, apartir das 15h00, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré, o 2º Convívio "Aveirotel" de Babybasket e Minis 8, para crianças de 3, 4, 5, 6 e 7 anos.
.
Neste convívio, no que vamos contar com a presença dos baby-atletas do GD Gafanha, Illiabum Clube, Clube dos Galitos, CP Esgueira, GRI Brandoense, AD Ovarense e SC Coimbrões, os atletas vão realizar várias actividades, nomeadamente circuítos técnicos e de habilidades, e jogos de interacção com pais e mães.
.
PROGRAMA DE ACTIVIDADES:
Sábado 28, 15h00: Recepção de Participantes
Sábado 28, 15h30: Actividades, Circuítos e Jogos de Interacção com Pais
Sábado 28, 17h15: Entrega de Diplomas e Encerramento do Convívio
 
 
 

VII TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DA GAFANHA DA NAZARÉ DE SUB14, DIAS 17, 18 E 19 DE FEVEREIRO

A Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha vai organizar a 7ª edição do tradicional Torneio Internacional "Cidade da Gafanha da Nazaré" de Sub14 Masculinos e Femininos, nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2012 no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré.
.
Próximamente colocaremos mais informação relativa ao torneio e às equipas participantes.
 
 
 

25/01/2012 Clube Náutico da Boca da Barra estreia-se em Cascais em provas de vela

É um novo clube náutico no concelho de Ílhavo. O Clube Náutico da Boca da Barra (CNBB) iniciou em Cascais a sua época de regatas de 2012 na classe laser com 8 atletas presentes numa prova que contou com os expoentes máximos da classe. A equipa ilhavense competiu nas 3 modalidades da classe, laser Standard, laser Radial e laser 4.7.
Nos laser´s standard , onde está em jogo o apuramento para os Jogos Olímpicos, Renato Conde competiu ao lado dos melhores velejadores nacionais entre figuras como Gustavo Lima e Francisco Lobato.
Nos Radiais participaram 4 atletas numa frota de cerca de 25 embarcações onde Jorge Paula se classificou na 7ª posição com Francisco Natal em 14º , Pedro Carvalho em 15º e André Monteiro em 24º. Os 3 primeiros atletas foram os melhores da Zona Norte.
Quanto aos 4.7 , que representavam a maior frota da regata com 51 barcos, António Amaral em 17º , Bruno Pinheiro em 20º e Afonso Lau em 29º foram os participantes.
O Clube Náutico da Boca da Barra está a utilizar instalações provisórias cedidas pela APA no porto de pesca costeira. “Apesar de muito jovem os seus membros sempre estiveram ligados a este género de atividades bem como os seus atletas que já representam a modalidade de vela há alguns anos”.
A prática da vela de formação e, sobretudo, de competição, procura aproximar a sociedade da região e do país a esta prática.

Fonte: Terra Nova

25/01/2012 Luís Oliveira Santos prepara livro sobre o que resta das antigas secas de bacalhau

Luís Oliveira Santos quer acabar, em breve, o projeto de um livro dedicado ao que resta das antigas secas de bacalhau em Portugal. O fotógrafo ilhavense iniciou o levantamento há alguns anos e diz que não se trata de um sinal de protesto. Antes a captação da plasticidade de algumas imagens que fazem parte da história. Explica que convidou o diretor do Museu Marítimo de Ílhavo para assumir a parte documental da obra “o mar ausente”.
“É um trabalho sobre a arqueologia industrial das secas de bacalhau. É um trabalho que tenho vindo a fazer ao longo dos últimos anos de tudo o que existe neste momento sobre secas. O dr. Álvaro Garrido vai fazer uma parte de contextualização e eu a parte fotográfica. Quando as fotos estiverem concluídas a ideia é juntar contributos para o tal livro”.
Luís Oliveira Santos em entrevista ao programa “Conversas” explica que o projeto começou com fotografias numa antiga seca em São Jacinto que agora está em ruínas.
“Este trabalho começou numa seca em S. Jacinto , com interior demolido. Ficaram as paredes e o exterior recebeu umas infraestruturas para uma urbanização. Há ali uma beleza gráfica nas ruínas e nos azulejos que revestem as paredes. A fotografia pode perpetuar e deixar isso como memória de uma indústria que se transformou”.
Entrevista de Luís Oliveira Santos, fotógrafo, arquiteto e professor no ensino secundário, para ouvir às 19h00.

Fonte: Terra Nova

24/01/2012 Presidente do Gafanha continua a acreditar na subida

O presidente do Gafanha diz que não perdeu a esperança na subida de divisão mesmo depois da derrota caseira com o Paivense e o alargamento para seis pontos da diferença para o segundo. Clemente Casqueira admite que é difícil chegar ao primeiro lugar mas aposta na subida à segunda posição. Diz que as opções de subida são válidas mesmo depois da derrota com o Paivense por 1-0. “O primeiro lugar está complicado mas o Gafanha tem estado entre os quatro primeiros. Estamos perto do 2º lugar e estou convencido que se subirem dois essa posição estará ao nosso alcance”, revela o dirigente esperançado em discutir o segundo lugar na I divisão distrital.
O dirigente, entrevistado no programa “Segunda Parte”, admitiu orgulho por estar a trabalhar a recuperação financeira e manter um lugar de destaque na classificação. “Queria mais mas estão a corresponder. Tínhamos a ideia de colocar as contas do clube a zero. É difícil regularizar contas e ter plantéis caros. Os da frente têm orçamentos que são 3 e 4 vezes superiores. Estarmos a lutar por essas posições é honroso”.

Fonte: Terra Nova

24/01/2012 Acordo aceite por estivadores limita remunerações ao volume de faturação mensal da ETP

O pagamento das remunerações dos estivadores vai ficar limitado ao volume de faturação mensal que a Empresa de Trabalho Portuário venha a registar. É uma das condições do acordo alcançado e que vai vigorar enquanto não for definido o plano de viabilização da ETP a entregar em Março.
Informação confirmada pelo administrador de insolvência da Empresa de Trabalho Portuário que afasta, de imediato, o cenário de greve no Porto de Aveiro e compromete as empresas de estiva a não desviarem cargas.
"Em termos genéricos, o acordo visa acautelar que neste período transitório, até à apreciação, votação e homologação do Plano de Insolvência com vista à recuperação da empresa, não à dívidas para a massa insolvente que esta não possa pagar", explicou José Gonçalves. A proposta de acordo foi aprovada em plenário de trabalhadores no fim-de-semana e implica para as duas empresas de estiva associadas da ETP o compromisso de utilizar o Porto de Aveiro em todas as cargas que a ele se destinem.
“São condições de sustentabilidade económico-financeira pelo menos nesta fase até à eventual apresentação de um plano de recuperação. É importante a garantia de que os clientes vão continuar a utilizar a empresa e que há trabalho para pagar os encargos”, disse José Gonçalves à LUSA.
Cumpridas as condições mais urgentes, José Gonçalves, o administrador da massa insolvente, vai tratar agora do plano de viabilização.
Os trabalhadores, que paralisaram o porto de Aveiro durante uma semana, no inicio do mês, arrastando, por solidariedade, outros portos nacionais, guardam para esta terça-feira um comunicado sobre o momento atual da empresa de estiva.
Um conflito laboral que dizem ser a antecâmara da liberalização do setor em Portugal, indo ao encontro de medidas impostas pela Troika.

Fonte: Terra Nova

23/01/2012 GD Gafanha lança campanha de renumeração de sócios

O GD Gafanha está a desenvolver uma campanha de renumeração de sócios. Diz que chegou a hora de atualizar ficheiros uma vez que há muitos sócios já falecidos e outros com quotas em atraso há muito tempo. A direção liderada por Clemente Casqueira lançou esta campanha para atualizar dados e garante que está preparada para responder aos sócios que pretendam manter os seus números. Campanha que será desenvolvida até final de Fevereiro.

Fonte: Terra Nova

Acreditamos na Nossa Formação!

23/01/2012 Trabalhadores portuários aceitam acordo elaborado pelo gestor de insolvência da ETP

Os trabalhadores portuários do porto de Aveiro aprovaram o acordo elaborado pelo gestor de insolvência José Ribeiro Gonçalves. Segundo foi possível apurar de forma oficiosa, os trabalhadores aceitaram manter a atividade apesar de não terem sido dadas garantias do pagamento de salários e os acionistas da ETP comprometeram-se a suportar apenas os encargos fiscais. As remunerações ficam dependentes das receitas com o movimento de navios.
Nos próximos dias vai ser discutido um possível plano de recuperação da Empresa de Trabalho Portuário. Com esta votação em plenário, os trabalhadores dão um passo no sentido de se aproximarem da proposta do gestor de insolvência.

Fonte: Terra Nova

22/01/2012 I Divisão da AFA: GD Gafanha derrotado em casa pelo Paivense, (0-1)

O GD Gafanha perdeu esta tarde na Gafanha da Nazaré, (0-1) com o Paivense e terá comprometido qualquer esperança em subir de divisão nesta época.
Resultados da 18.ª jornada da I Divisão da AFA: GD Gafanha - Paivense, 0-1; Cucujães - Mealhada, 2-2; União de Lamas - Estarreja, 1-1; Águas Boas - Lourosa, 0-1; Canedo - P. Brandão, 1-0; São Roque - Milheiroense, 1-1; Recreio de Águeda - Fiães, 2-2; Rio Meão - Mourisquense, 1-2 e Carregosense - Macinhatense, 1-0.
O Estarreja lidera com 45 pontos, mais sete que o Lourosa que está no segundo lugar da Geral. O GD Gafanha está no quarto lugar com 32 pontos.

Fonte: Terra Nova

22/01/2012 Nacional de Iniciados: Beira-Mar e Gafanha empatam (2-2)

Beira-Mar e GD Gafanha empataram hoje (2-2), em Aveiro, em jogo da 20.ª jornada do campeonato nacional de iniciados. O Taboeira goleou o Estação de Almeida (1-7).
Taboeira (54 pts), Beira-Mar (45 pts) e Gafanha (39 pts) estão, por esta ordem, no topo da classificação da Série C.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores