Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

17/02/2012 Ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca é fundamental para a competitividade do país

A ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca é fundamental para a competitividade do país. É a principal mensagem do encontro realizado esta quinta-feira no centro cultural da Gafanha da Nazaré. Os parceiros do projeto intermodalidade E-80 que reúne as Zona de Atividades Logísticas de Salamanca, Porto de Aveiro e Porto de Leixões, têm como foco principal a promoção do desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária.
“Esta linha devia ter sido sempre a prioridade do Governo Português mas não foi”, advertiu o vice presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte.
Mário Lopes defendeu um trabalho de cooperação entre Portugal e Espanha tendo como lógica o aumento da competitividade nacional com redução da movimentação de cargas na rodovia e aumento da aposta na ferrovia que, hoje, representa apenas 2% das cargas movimentadas.

Fonte: Terra Nova

16/02/2012 Frankie Chavez ao vivo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré esta sexta-feira à noite

Frankie Chavez ao vivo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. É considerado um dos mais promissores talentos da nova música, referido como a mais recente revelação de blues do sul da Europa. No seu original e inconfundível estilo, Frankie Chavez revelará a autenticidade que o caracteriza, num concerto que promete surpreender a plateia.Influenciado por nomes como Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps ou Ry Cooder, a música de Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num Blues/Folk composto por ambientes limpos, e por outros mais crus e psicadélicos. Ao vivo, Frankie Chavez actua em formato de one man band ou com um baterista, criando uma proximidade com o público pelo seu tom intimista e pela natureza pessoal das suas letras. Para ver e ouvir, esta sexta-feira, às 22h00.
Fonte: Terra Nova

16/02/2012 Plano de Pormenor da frente marítima da Costa Nova entra, esta sexta-feira, em discussão pública

O Plano de Pormenor da Área de Equipamentos da Frente Marítima da Costa Nova entra, esta sexta-feira, em fase de discussão pública. Esta etapa do processo prolonga-se até ao próximo dia 20 de Março.
É a ação que enquadra o desenvolvimento do programa de equipamentos e infraestruturas no aglomerado urbano da Costa Nova. Na área em causa será requalificado o Parque Desportivo, será construído o Edifício Sócio-Cultural e Extensão de Saúde, o Pólo Museológico da Arte Xávega e a valorização ambiental de toda a área.
As sugestões deverão ser apresentadas por escrito no Serviço de Atendimento Integrado, em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, ou por via electrónica para o endereço geral da autarquia.
Todos os elementos serão disponibilizados para a consulta no Serviço de Atendimento Integrado da CMI, durante as horas normais de expediente, assim como na Internet.

Fonte: Terra Nova

15/02/2012 Antiga funcionária de Junta de Freguesia considera reforma autárquica precipitada

Antiga funcionária na Junta de Freguesia durante 34 anos, Fátima Ribau considera que a reforma do mapa autárquico está a ser apressada e vai criar problemas. Lembra que é nas Juntas que as pessoas sentem retorno depois da apresentação dos seus problemas ou dificuldades. Ouvida no programa “Conversas” admitiu a necessidade de um novo mapa mas pensado de acordo com a realidade e sem esquecer a confusão legislativa que afeta a vida das Juntas.
“Muitas leis e as leis às vezes dizem as mesmas coisas só de maneira diferente. Não sei para que é tanta legislação. Muitas vezes precisávamos de assessoria jurídica e apoio que era dado pela Câmara, pelo Tribunal de Contas e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro”.
Fátima Ribau numa entrevista que pode ser ouvida às 19h00. Agora na condição de aposentada, lembra que entrou na Junta com a 4ª classe e acabou por fazer formação superior. Diz que foi um desafio pessoal.
“Um dia chegou um homem que me disse que não devia estar ali porque só tinha a 4ª classe. Aquilo marcou-me de tal maneira que pensei que um dia mais ninguém iria dizer que não tinha habilitações para ocupar o lugar. Só acabei quando terminei a licenciatura em história”.
O percurso de vida e a formação no Instituto Superior de Ciências Religiosas e na Universidade Aberta, a vida autárquica, a catequese e a responsabilidade assumida com a adoção são alguns dos temas abordados nesta conversa. Entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir às 19h00.

Fonte: Terra Nova

13/02/2012 Sara Pinho vitoriosa “em casa” no 29.º Grande Prémio de Atletismo “Os Ílhavos”

Sara Pinho, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu “em casa” na 29.º Grande Prémio de Atletismo “Os Ílhavos”. Triunfou na prova de seniores femininos. As provas realizaram-se este domingo e o destaque vai para a vitória de Joana Nunes da ADERCUS no Distrital de Estrada Feminino, tendo a ADERCUS conquistado o Título Distrital por equipas. Nas provas Masculinas, o vencedor foi Jorge Pinto, da Juventude Unida de Fornos, que também venceu o Título Distrital de Estrada. A nível coletivo a vitória na prova e a conquista do Título Distrital foram conseguidas pela equipa da Juventude Unida de Fornos.

Fonte: Terra Nova

13/02/2012 Carnaval do CASCI homenageia “Os Lusíadas”

O Carnaval do CASCI vai, este ano, relembrar e homenagear “Os Lusíadas”. Um tributo às suas origens no desfile da próxima segunda-feira a partir das 14h30. No final, haverá espetáculo no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste. O CASCI promete uma tarde de animação no centro da cidade com as diferentes valências da instituição num corso já tradicional.

Fonte: Terra Nova

12/02/2012 Corridas ilegais estarão de regresso à Zona Industrial da Mota

Os “picanços” estarão de novo a marcar as noites na Zona Industrial da Mota, na Gafanha da Encarnação, no concelho de Ílhavo. Segundo adianta o JN, duas vezes por semana, dezenas de condutores fazem corridas junto à ZIM. Terças e sábados serão dias de eleição para corridas ilegais. As velocidades vertiginosas de 200 quilómetros por hora continuam a preocupar cidadãos que precisem de se deslocar aquela zona mas a questão continua sem solução à vista.

Fonte: Terra Nova

12/02/2012 Jovem basquetebolista do Gafanha em observações depois de ter sofrido traumatismo craniano

Um jovem da formação da seção de basquetebol do Gafanha foi, este sábado ao final do dia, vítima de traumatismo craniano depois de uma queda no solo do pavilhão gimnodesportivo da Gafanha da Nazaré em partida do campeonato inter-associações sub-18 masculino com a Sanjoanense.
Ricardo Martins, presença regular nas seleções distritais de Aveiro, caiu na sequência de uma disputa de bola e foi socorrido no local por uma equipa do INEM e pela equipa da VMER que o transportaram para o hospital de Aveiro.
Daí acabou transferido para o Hospital Pediátrico de Coimbra, por volta da meia-noite, onde está em observações no serviço de neurocirurgia. O jovem está a recuperar bem e deverá continuar em observação por mais 48 horas.

Fonte: Terra Nova

12/02/2012 Gafanha perdeu com o União de Lamas (2-3)

O Gafanha perdeu com o União de Lamas, por 3-2, e deverá ter deitado por terra a esperança de lutar por uma vaga em zona de subida com o Estarreja cada vez mais isolado no comando e com Lamas, Lourosa e Milheiroense envolvidos na luta pela segunda posição.
A equipa de José Alexandre até entrou melhor e adiantou-se no marcador (1-0). Depois reagiu o Lamas com dois golos antes de intervalo (1-2).
Na segunda parte, momento decisivo foi a marcação de um livre que ditou a expulsão de um jogador da equipa da casa e o terceiro golo do U. de Lamas. O melhor que o Gafanha conseguiu foi reduzir num auto-golo da equipa do Norte do Distrito.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores