Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

12/05/2012 Jardim Oudinot recebe I encontro de nadadores salvadores juniores

O Jardim Oudinot recebe o I encontro de nadadores salvadores juniores para uma tarde de Jogos de Salvamento Aquático. Jogos de Salvamento Aquático, Simulações de salvamento e esclarecimentos sobre “Suporte Básico de Vida”. Encontro a partir das 16h00 no Jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré.

Fonte: Terra Nova

12/05/2012 Circuito Regional de Surf arranca com provas na Costa Nova

O Circuito Regional de Surf, promovido pela Associação de Surf de Aveiro, arranca este fim-de-semana na Costa Nova. Os melhores surfistas procuram ganhar posição neste circuito que arranca com bom tempo mas sem garantias quanto às condições do mar.
Há diferentes especialidades em Surf, BodyBoard e LongBoard, masculino e feminino e nos escalões Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.
A 23 e 24 de Junho será na Vagueira. No fim-de-semana de 21 e 22 de Julho as provas realizam-se na Barra, voltando à praia da Costa Nova a 11 e 12 de Agosto. Por fim, em Setembro será de novo na praia da Barra, nos dias 15 e 16.

Fonte: Terra Nova

11/05/2012 Concentração de Vela e Canoagem decorreu na ria

No passado dia 9 de Maio os alunos dos Grupos de Vela e Canoagem do Instituto Duarte de Lemos (na foto) participaram na primeira concentração das modalidades, na Ria de Aveiro, junto à Ponte da Barra.
Nesta competição participaram, para além do Instituto Duarte de Lemos, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, a EB 2,3 de Esgueira e o Colégio de Calvão, num total de cerca de trinta alunos.

Fonte: Terra Nova

11/05/2012 Santa Maria Manuela forma jovens para o mar e para a vida

Para a Associação Portuguesa de Treino de Vela o Santa Maria Manuela (SMM) é um bom exemplo de incentivo à realização de experiências de mar junto dos jovens, promovendo a sua ligação com o mar.
António Lobato aproveitou o jantar comemorativo dos 75 anos do Navio SMM para elogiar as características da embarcação. "É um navio fantástico que ajuda a que alguns projectos se possam concretizar, neste Verão a APORVELA vai embarcar muitos jovens para terem experiências de mar únicas", disse.
O Presidente da APORVELA reforça o papel educativo deste projecto e relembra que ao embarcarem num navio como o SMM, são obrigados a fazer de tudo e a fazê-lo em equipa. Considera esta premissa uma lição de vida. "Quando os jovens embarcam tem de fazer de tudo e em equipa e isso é uma lição de vida para eles", referiu na Terra Nova.
O Secretário de Estado do Mar juntou-se a figuras como o responsável pela empresa proprietária do Santa Maria Manuela, o Presidente da Câmara de Ílhavo, a Embaixadora do Canadá e alguns amigos do SMM.

Fonte: Terra Nova

11/05/2012 Semente apresenta a peça “O Fado da Vida” no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação

No Festival de Teatro hoje há espetáculo no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação com o grupo teatral “Semente”. Apresenta a peça “O Fado da Vida”. Amanhã, sábado, o Grupo Recreativo dos Amigos da Légua apresenta “Santos e Pecadores” no Salão de Festas da Casa de N.ª Sr.ª da Luz (Légua).

Fonte: Terra Nova

10/05/2012 Circuito Regional de Surf com datas e locais definidos

O Circuito Regional de Surf, promovido pela Associação de Surf de Aveiro, já tem datas definidas.
Assim, a primeira etapa cumpre-se a 12 e 13 de Maio na Costa Nova. A 23 e 24 de Junho será na Vagueira. No fim-de-semana de 21 e 22 de Julho as provas realizam-se na Barra, voltando à praia da Costa Nova a 11 e 12 de Agosto. Por fim, em Setembro será de novo na praia da Barra, nos dias 15 e 16.

Fonte: Terra Nova

10/05/2012 Ultimate de praia realiza-se sábado na Praia da Barra

No próximo sábado realiza-se na Praia da Barra uma prova de Ultimate de praia. É a segunda jornada da Liga Nacional de praia.
A equipa aveirense "Gambozinos" irá fazer a sua estreia na Liga, este ano, depois de ter folgado na primeira jornada, disputada em Portimão. Além da equipa aveirense, marcarão presença, também, as equipas lisboetas Gung-Ho Ultimate Demons e Diz-Cu (Campeão em título), bem como uma equipa conjunta de Leiria e Coimbra, que conta com elementos dos LFO-Leiria Flying Objects e dos Disko Partizani.
A Liga conta com a presença de seis equipas e é a competição mais importante, em Portugal, deste desporto de equipas, que se joga com um disco, na praia, relvado ou pavilhão. Os jogos terão lugar na Praia da Barra, em frente à rotunda onde termina a A25, a prtir das 13h00.

Fonte: Terra Nova

09/05/2012 Manuel Misca reclama mais espaço na ria para a cultura e produção de bivalves

Manuel Misca, produtor piscícola, defende o alargamento da área de produção de bivalves na ria de Aveiro. Os factores que condicionaram, em tempos, a ria, à produção de bivalves, como, áreas contaminadas, "já foram eliminados", na perspectiva de Manuel Misca.
Seria agora, "tempo de alargar a produção a outras áreas da ria". Ideias defendidas no contexto do projecto “Conversas em Rede” promovido no Concelho de Ílhavo.
"Só podemos semear os bivalves em pequenas zonas, num espaço muito curto, temos uma zona de praia muito modificada, a ria está diferente 80 por cento do que estava há dez anos, pela desgraça da corrente das águas, portanto existem novas zonas para a produção de bivalves o que daria mais trabalho às pessoas ou a industriais que pretendessem investir, mas não o podem fazer porque é ilegal e não se compreende esta limitação, não tem razão de ser", disse.

Fonte: Terra Nova

09/05/2012 Designer da Gafanha da Nazaré ganha projeção com modelos únicos de bicicletas

Um designer da Gafanha da Nazaré que concebe modelos únicos de bicicletas diz que continua a resistir à industrialização porque quer manter as bicicletas como obra de arte. Noca Ramos admite que tem conseguido reconhecimento um pouco por todo o mundo mas quer continuar apenas como criador de bicicletas.
“O mundo é pequeno e cada vez mais pequeno. Comecei a ser contactado por pessoas de várias partes do mundo quando quando perceberam que eram projetos feitos por mim e não uma de várias, feitas em série. Aí há muitas gente a fazer bicicletas. Nunca fiz uma bicicleta igual. Desenvolvo geometria, ângulos, comprimentos e alturas pensando em todo o processo. Gosto de participar o máximo possível na construção, da pintura ao quadro. A realização de pedalar numa coisa que resultou do que eu imaginei é maior do que chegar a uma loja e comprar uma bicicleta feita”, adianta Noca Ramos designer formado na Universidade de Aveiro que tem formação em arquitectura.
Sobre os hábitos dos aveirenses, admite que gozam de condições de terreno boas para o uso da bicicleta mas desfavoráveis se analisar a organização do espaço público. Confessa que as sociedades nórdicas são exemplo porque pensam o espaço para os usos do dia-a-dia em que cidadãos comuns e classe política vagueiam pelas ruas nas suas rotinas diárias.
Para o cidadão da Gafanha da Nazaré, habituado a usar a bicicleta, esta mudança é, ainda, mais urgente pela dificuldade em encontrar corredores de segurança.
“A avenida está cheia de buracos ou porque foi alcatroada muitas vezes ou por causa das tampas de saneamento temos que andar sempre às curvas. Para a avenida defendo um único sentido de trânsito e perceber quais as paralelas ou oblíquas que resolvessem o sentido contrário. Dessa maneira era possível ganhar passeios e áreas para bicicletas. Era surreal para a vivência do espaço e isso traz gente para a rua. Nos países nórdicos isso vê-se”.
Noca Ramos numa entrevista para ouvir a partir das 19h00.

Fonte: Terra Nova

08/05/2012 Armadores querem menos lotas abertas. Pescadores pedem mais fiscalização sobre venda fora da lota

Mais fiscalização, disciplinar a pesca desportiva, legalizar a ação da pesca de mergulho, licenciar novas áreas de incubação para bivalves, reduzir o número de postos de venda de peixe (menos lotas), melhorar os sistemas de leilão, concentrar a oferta, incentivar o exercício do direito de preferência da Docapesca nalgumas espécies depreciadas, incentivo à economia formal, combate à economia informal e a defesa de marcas regionais no pescado foram alguns dos aspetos abordados no encontro “Conversas em Rede” que, hoje, decorreu no navio Museu Santo André.
Iniciativa da Docapesca que vai percorrer zonas costeiras de todo o país como forma de auscultar os agentes do setor. “Há vários desafios sobre a estrutura e a organização”, resumiu José Apolinário, presidente da administração da Docapesca sobre o encontro que promove o “Comprovativo de Compra em Lota”.

08/05/2012 Mestre de barco de pesca evacuado após doença súbita

A Polícia Marítima apoiou, ao final desta manhã, a evacuação do mestre de uma embarcação de pesca que foi acometido de doença súbita, possivelmente do foro cardíaco, em alto mar.
A lancha rápida levou também um socorrista dos Bombeiros de Ílhavo até ao arrastão que andava na faina, a 2 milhas da costa. O alerta foi dado pelas 11h30. Depois da lancha regressar a terra, onde foi estabilizado pelo INEM, o pescador foi transportado por uma ambulância ao Hospital de Aveiro onde permaneceu em observações, tudo indica, livre de perigo.
Fonte: NA

07/05/2012 I Divisão da AFA: GD Gafanha vence P. Brandão, (3-0)

O GD Gafanha derrotou esta tarde na Gafanha da Nazaré o Paços de Brandão, (3-0), em jogo da 31.ª jornada da I Divisão da AFA. Os gafanhenses continuam no 5.º lugar da classificação geral com 56 pontos. O líder, Estarreja (76 pts), venceu na Mealhada, (1-3). Na próxima jornada o Gafanha jogará em Lourosa.

Fonte: Terra Nova

07/05/2012 Verão de três dias a partir de quinta-feira

Esta segunda-feira, a chuva parece não dar tréguas, mas o tempo vai mudar.
Entre quinta-feira e sábado, a temperatura do ar vai subir e as nuvens desaparecerão. Segundo o Instituto de Meteorologia, a chuva vai abrandar e dar lugar a temperaturas mais altas e sol, mas, só durante três dias.
Na região de Aveiro os termómetros vão registar temperaturas máximas de 25º.

Fonte: Terra Nova

07/05/2012 Encontrado cadáver da presumível vitima do acidente na Lota. Corpo encontrado por popular junto a uma Marinha de Sal

Foi encontrado hoje (12h30), o cadáver de um homem, aparentando ter uma idade compreendida entre os 30 e os 40 anos, num canal da ria de Aveiro, perto de uma marinha de sal a montante do local onde se despistou e caiu à água, uma viatura, na passada quarta-feira à noite.
Presumivelmente será o corpo do indivíduo que conduzia a viatura acidentada e que, segundo testemunhos no local, tentou nadar até à margem.
O cadáver foi, entretanto, retirado das águas pela Policia Marítima e removido do local e transportado para a morgue do Instituto de Medicina Legal pelos Bombeiros.
A família da vítima do acidente já foi avisada e, ainda hoje, vai identificar o corpo, apesar de ter sido encontrada uma carteira com documentos pessoais junto ao corpo. O alerta foi dado por um popular que "viu um corpo a boiar" e avisou o Centro de Operações Marítimas. O proprietário do BMWX3, de 35 anos, residente em Peniche, está dado como desaparecido, admitindo-se que tenha jantado com amigos em Aveiro no dia em que a viatura foi vista a cair à ria.
(em actualização)

Fonte: Terra Nova

07/05/2012 Santa Maria Manuela viaja até Lisboa para comemorar 75 anos ao lado do irmão

É já amanhã que começa a viagem do Santa Maria Manuela até Lisboa para a comemoração dos 75 anos da embarcação construída para a pesca do bacalhau e que, hoje, está dedicada ao turismo e à ciência.
A Marina do Parque das Nações recebe, até dia 13 de maio, as embarcações gémeas Santa Maria Manuela e Creoula, antigos Lugres Bacalhoeiros e dois dos últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa, que estão a comemorar 75 anos de vida.
Uma oportunidade única para o grande público conhecer estes dois expoentes da pesca do bacalhau nas águas do Canadá. Estes dois navios, lançados à água em 1937, foram construídos nos Estaleiros da CUF em Lisboa e ficaram para História da Engenharia Naval Portuguesa por terem sido construídos com uma qualidade de excelência, com aço que se destinava à construção de navios de guerra, e num tempo recorde de apenas 62 dias.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores