Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

23/06/2012 Centro de alto rendimento de surf de S. Jacinto com obras em ritmo lento

O centro de alto rendimento de surf (Carsurf) de S. Jacinto não deverá ficar pronto dentro do prazo. A Câmara assumiu, através do vereador Pedro Ferreira, na última reunião pública que será necessário um compasso de espera pela entrega da obra. Segundo o autarca, o empreiteiro pediu mais tempo devido a dificuldades financeira.
A solicitação ainda está a ser analisada pelos serviços camarários. Para já, as obras continuam, mas "a ritmo lento", informou Pedro Ferreira.
O Carsurf foi um desafio lançado ao município de Aveiro pela Federação Portuguesa de Surf estando incluído numa rede nacional que foi apoiada financeiramente, ao tempo, pelo Instituto de Desporto de Portugal.
O investimento que ultrapassa um milhão de euros tinha 70 por cento assegurado por por fundos comunitários através do Programa Operacional de Valorização do Território. O Estado contribui com 50 mil euros.
Localizado a cerca de 100 metros da praia, o carsurf está a ser erguido junto do complexo desportivo, ocupando uma área com 930 metros quadrados.

Fonte: Terra Nova

22/06/2012 Festejos de São João animam Praia da Barra

Ílhavo festeja o São João na Praia da Barra e no lar São José. As Festas de São João na Barra começam hoje e estendem-se por todo o fim-de-semana, com fim previsto para domingo. Durante estes três dias haverá muita animação, com concertos, insufláveis e dança, mostras de artesanato, gastronomia típica das festas de São João e aulas de Yoga, ginásio e defesa pessoal.
Hoje haverá atuação dos Ganda Malucos, de Leandro Perfeito, do DJ Carluz e desfila a Marcha da Praia da Barra.
Amanhã marcam presença Zé Cabra, Tino de Rans, Leandro Perfeito e DJ Cá 7. Para finalizar o fim-de-semana, na manhã de domingo realiza-se a procissão de cravos e à tarde atua o grupo Quarteto de Bolso.
No lar de São José a festa está marcada para este domingo, às 16h00, com a Marcha do Lar comporta por Utentes e Funcionários e a também com a participação da marcha do grupo de jovens “ A Tulha”.
Na Costa Nova hoje, às 22h00, há desfile de marchas numa iniciativa que se repete amanhã no pavilhão capitão Adriano Nordeste.
Também este sábado há arraial dos Santos Populares de Schoenstatt, junto à Casa Sião, na Colónia Agrícola, na Cidade da Gafanha da Nazaré. Encontro marcado para as 19h00 numa organização das famílias movimentos de schonstatt de Aveiro.
Entretanto, a Junta Freguesia de Cacia promove a Festa das Tasquinhas e Artesanato. Ação integrada no aniversário desta vila.

Fonte: Terra Nova

20/06/2012 Exposição de pintura de Madina na celebração do 2º aniversário do CC da Gafanha da Nazaré

O renovado Centro Cultural da Gafanha da Nazaré celebra o 2º aniversário com exposição “Reflexos”. Pintura de Paulo Madina.
A mostra estará presente na Sala de Exposições do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré e é um projeto que pretende apresentar a beleza natural da Ria de Aveiro por uma perspetiva nova, abstrata e misteriosa. A inauguração está marcada para às 21h30 desta quarta-feira.
Ao longo destes dois anos, o espaço cultural acolheu um total de 42 ações e recebeu 20.326 pessoas, que visitaram e participaram nas 102 ações realizadas nas mais variadas áreas artísticas.

Fonte: Terra Nova

20/06/2012 Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré desenvolve projecto inter-gerações

O Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré está a desenvolver um projeto de "troca de correspondência" entre alunos da Escola Básica da Chave e os utentes do Centro. Depois de algumas "cartas" trocadas, chegou o dia em que travaram conhecimento pessoalmente.
Acção desenvolvida no âmbito do projecto “(Re) conhecer-TE”. Na última semana conheceram-se numa jornada de jogos e ensinamentos sobre a utilização da internet.
Alexandra Pinto, estagiária na EB da Chave, Escola que participa no projeto, admite que se trata de uma experiência enriquecedora. "Foi interessante colocar as crianças numa relação com um público real, escrevendo cartas, o que caiu em desuso, devido à internet".
No ano dedicado ao "Envelhecimento Activo" este é um projeto de "conhecimento e reconhecimento". Joana Pontes, técnica superior de serviço social, admite que no início havia desconfiança mas depois a experiência acabou por convencer. "As novas experiências criam retraimento mas, depois da troca de cartas, a relação normalizou-se e foi uma experiência séria e partilhada em pleno", neste projecto do Centro Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Já esta semana, a unidade esteve representada nas primeiras "Jornadas de Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações". Estas jornadas, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Gaia, tornaram-se um “fórum de discussão para as novas realidades exigidas a uma sociedade envelhecida e a envelhecer”. O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré esteve presente e acabou por merecer uma distinção no Concurso de Posters sobre o tema escolhido.

Fonte: Terra Nova

18/06/2012 Programa Municipal Férias Divertidas começa esta segunda-feira

Arranca, hoje, o Programa Municipal Férias Divertidas. Há quatro programas de atividades: “generalista”, “náutico”, “desafios de Verão” e “Nadador Salvador Júnior”. Na edição deste ano, destaque para o programa “Nadador Salvador Júnior”. Os participantes realizarão atividades de forma a viver experiências e conhecimentos que um Nadador Salvador deverá ter. A realização de mais uma edição do Programa Férias Divertidas prolonga-se até final de Agosto.

Fonte: Terra Nova

18/06/2012 Ciclistas pedalaram e vestiram as cores de Portugal

Cerca de 200 ciclistas participaram, este Domingo, na 12ª Grande Pedalada de Ílhavo. Gente dos 7 aos 82 anos na rua para mais uma edição desta atividade anual. Este ano, o desafio passava por vestir as cores de Portugal. Pedro Gonçalves foi um dos que acederam ao apelo da Câmara e se equipou a rigor. “É divertido, vimos pelo convívio. Temos aqui vários ciclistas que vêm fazer um pouco de desporto e tempo está a ajudar e incentiva à prática desportiva”.
Pedro é a primeira vez que participa mas um assíduos é o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Ribau Esteves destaca esta edição como mais um momento de partilha, de promoção da vida saudável.
Diz que é um dia vivido de forma diferente. “É um momento de partilha, de convívio, em que teríamos um dia para viver de forma diferente e descontraída, com muita proximidade e com as referências ao uso da bicicleta, à vida saudável. Com esta ambiência da participação da nossa Seleção no Euro 2012, numa altura em que estamos com muita esperança, neste dia em que Portugal tem um jogo decisivo. Este conjunto de razões que levam a que esta iniciativa, tradicional da Câmara e que vai já na 12ª edição, se mantenha com muito adeptos e mesmo com estes contratempos de ter que mudar a data. A malta é fiel e aparece para tirarmos proveito de um dia que acaba sempre muito bem com um bom banho na piscina de Vale de Ílhavo e que marca também a sua reabertura”.

Fonte: Terra Nova

18/06/2012 Gafanhas do Carmo e Encarnação continuarão com Juntas independentes. Forças políticas locais estão de acordo

Os dois partidos políticos com assento no Executivo Municipal de Ílhavo, estão de acordo no que diz respeito à manutenção das Juntas de Freguesia da Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo.
Ribau Esteves diz que "o tempo foi bom conselheiro para acalmar locais que eram abrangidos pelas extinções". No caso de Ílhavo, por ter quatro Freguesias, não estará obrigado a mudar o mapa de Freguesias. Apenas o fará se a Assembleia Municipal desencadear o processo. "Se não fizermos nada com o diploma que está em vigor, nada acontece, só despoletaremos um processo se quisermos que algo aconteça, sabemos que o PS sempre se excitou muito com este processo porque perderia a única Junta que é governada pelo PS, nós não vemos as coisas assim, sempre dissemos que o PS deveria ter calma, para que o processo chegasse ao fim sem nada acontecer, como tínhamos previsto", referiu.
José Vaz, Vereador eleito pelo PS, admite que a alteração das regras é uma boa notícia. "A extinção será sempre possível se a Assembleia o deliberar, a lei permite isso, é uma questão pertinente, mas, ainda bem que estamos todos de acordo porque não faz sentido criar um problema dessa natureza, a Assembleia Municipal não deve tratar a questão da fusão de Juntas em Ílhavo", disse. Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação estão em condições de manterem as duas Juntas de Freguesia independentes.

Fonte: Terra Nova

18/06/2012 II Aniversário do Centro Cultural da Gafanha assinalado na quarta-feira à noite

O aniversário da inauguração da ampliação e requalificação do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, será assinalado na próxima quarta-feira às 21h30, com uma exposição intitulada "Reflexos", pintura de Paulo Madina, numa das Salas de Exposição da estrutura cultural.

Fonte: Terra Nova

17/06/2012 Encontro de Nautimodelismo no Jardim Oudinot

Este domingo, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, está a receber o IV Encontro de Nautimodelismo, promovido pela TEAM - Truques e Engenhocas, Associação de Modelismo.
Esta acção prolonga-se até ao final desta tarde.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores