Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

28/07/2012 Tall Ships Race: Embarque de instruendos ilhavenses em Cádiz marcado para este domingo

Uma das acções com maior relevância no Ílhavo Sea Festival, é o embarque de cerca de meia centena de instruendos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, seleccionados através de sorteio público "de entre as 150 inscrições recebidas". O embarque será efectuado a bordo de alguns dos veleiros participantes, como o Santa Maria Manuela, Creoula, Mir, Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Johanna Lucretia (na foto) ou o Maybe, tendo como origem o Porto de Cadiz (primeira etapa) ou destino ao Porto de A Coruña (segunda etapa). A Câmara de Ílhavo proporciona "momentos de vivência directa de vida do mar a bordo de uma embarcação". Os instruendos partiram para Espanha ontem à noite e agora vão fazer a viagem de regresso em alguns veleiros da Tall Ships Race. A largada da viagem marítima, com destina a Ílhavo, está prevista para as 15h00 deste domingo. Atracam na Gafanha da Nazaré a 2 e 3 de Agosto.

Fonte: Terra Nova

28/07/2012 Pescador morreu esta manhã vítima de uma queda no molhe de São Jacinto

Um homem de cerca de 60 anos morreu, esta manhã, em São Jacinto. Estaria a pescar quando sofreu a queda fatal para as rochas.
O homem, terá escorregado e caiu de bruços em cima das rochas do molhe, segundo contou um amigo com quem a vítima estava a pescar. Segundo testemunhos, a vítima, residente na zona de Coimbra, tinha vários ferimentos na cabeça, que lhe foram fatais. O óbito foi declarado no local e o corpo foi transportado para o gabinete de medicina legal de Aveiro.
O alerta chegou ao Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro às 07h52 deste sábado.
O CDOS mobilizou os Bombeiros Novos de Aveiro, uma VMER do INEM e a Polícia Marítima. A GNR também esteve no local.
Fonte: JN. Foto: Salomé Filipe.
Fonte: Terra Nova

Ílhavo Sea Festival 2012

No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que integra um conjunto vasto de ações de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos mais belos Veleiros do Mundo.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, de entre as quais se destaca a APA - Administração do Porto de Aveiro, como Parceira Oficial, vai acolher no Terminal Norte na Gafanha da Nazaré veleiros tão deslumbrantes como os nossos queridos Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, o Johanna Lucretia, o Maybe entre outros.

Ao participarem na “The Tall Ships Races 2012” da STI (Sail Traning International), escolheram este “Porto Amigo”, o Município de Ílhavo, como ponto de paragem entre Cádiz e A Coruña (Espanha), estando durante estes dias de portas abertas para receber todos os que os queiram visitar.
Para além da imponente presença dos Veleiros, destaque ainda para a alegria contagiante das suas tripulações, que se associarão a este evento com mais cor e dinâmica, tornando o momento ainda mais único e memorável.
Durante os quatro dias de permanência da frota, vão ter lugar um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer no Jardim Oudinot, local com características únicas, como sejam Espetáculos Musicais, Animação de Rua, Mostra de Artesanato e Antiguidades, Feira do Livro, Insufláveis para Crianças, Desfile das Tripulações, Atividades Desportivas (Canoagem, Nautimodelismo, Mergulho, Kitesurf, etc.), Gastronomia, entre tantas outras.

O Ílhavo Sea Festival 2012 constituirá mais uma excelente oportunidade de divulgação do Município de Ílhavo, da sua história marinheira, em especial da sua efetiva vocação marítima, seja ao nível da pesca, seja ao nível da náutica de recreio, seja também ao nível de outras atividades económicas, em especial do Turismo, que tenham o Oceano e a Ria de Aveiro como pano de fundo.

Fonte: CMI

26/07/2012 Porto de Aveiro: Futuro da empresa de estiva decidido em Setembro

Se não houver nenhum contratempo de última hora, o futuro da Empresa de Trabalho Portuário de Aveiro ficará decidido a 4 de Setembro, data agendada hoje por edital do tribunal de Comércio. Ficam, assim, notificados os intervenientes da convocação da Assembleia de Credores para votação e aprovação do plano de insolvência. A comunidade portuária de Aveiro aguarda, com expectativa o desfecho.
Ribau Esteves, autarca de Ílhavo, pede "bom senso" nas relações laborais do trabalho portuário em mudança por força do "memorando da Troika", com conflitos que chegaram a afectar o funcionamento do Porto no inicio do ano com greves, afectando a rentabilidade da empresa pública. "É preciso resolver os problemas na raiz, doa o que doer, nomeadamente a reestruturação profunda com investimento financeiro e aposta política", pediu o edil.
O plano de viabilização da Associação do Trabalho Portuário em cima da mesa prevê, como uma das principais medidas, a revogação de uma dezenas dos atuais 60 contratos de trabalho, reduzindo os encargos com salários na ordem dos 343 mil euros.
O Sindicato dos TPA estará em condições de disponibilizar cerca de 435 mil euros para assegurar o pagamento de indemnizações. A associação tem dívidas na casa dos 900 mil euros.
Fonte: Terra Nova

24/07/2012 Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro prosseguiu na Barra

A 3.ª etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro, que decorreu na Praia da Barra, contou com a participação de 77 inscritos nas categorias de Surf, BodyBoard e LongBoard, masculino e feminino e nos escalões Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.
No primeiro dia o destaque foi para Helder Barbosa em BodyBoard Open, que obteve a melhor onda de toda a prova - 7 pontos em 10 possíveis - durante a 6.ª bateria. No Surf, Francisco Santos, na categoria Sub 16, conseguiu a onda mais pontuada, com 6 pontos. No Surf o destaque foi para os vencedores das respectivas categorias: Luis Correia (Sub 12), Carlos Gouveia (Sub 14), Zé Traveira (Sub 16), Jorge Rosas (Sub 18), Rúben Silva (Surf Open). No Surf Feminino, Inês Beirão venceu a final. Em BodyBoard o destaque foi para Ivan Fernandes que venceu a categoria Open. Os vencedores das restantes categorias foram: Tomás Maranhão (Sub 14), Miguel Caiado (Sub 16) e Gonçalo Soares (Sub 18). No BodyBoard Feminino a vencedora foi Rosa Gomes. No Longboard o vencedor foi Ruben Silva, com 10,74 pontos, seguido de Francisco Matos (2.º com 8,57 pontos), Luis Rosas (3.º com 7,07 pontos) e Bruno Monteiro (4.º com 6,10 pontos).
O Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro regressa nos dias 11 e 12 de Agosto, de novo na Praia da Barra.

Fonte: Terra Nova

22/07/2012 UHF no Festival do Bacalhau

Segundo o site oficial dos UHF, a banda actua no Festival do Bacalhau 2012 no dia 18 pelas 22:00h.

Fonte: UHF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores