Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

Sessão de esclarecimento sobre os limites da Freguesia da Gafanha da Nazaré

Esta Sessão de Esclarecimento ocorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia, no dia 18 de Julho de 2012. Foi um Sessão muito concorrida, na qual estiveram presentes 117 concidadãos.

O presidente da ADIG começou por explicar, o que ocorreu com os limites de freguesia entre 1911 e 2011. Das suas palavras salienta-se o seguinte:

1) A única freguesia do concelho que tem aprovado um “Auto de Delimitação” é a da Gafanha da Nazaré. Este documento, datado de 1911, é da autoria da CMI e foi aprovado pelo Governo Civil de Aveiro.

2) Em 1947 foi criada uma comissão, liderada pelo Mestre Manuel Maria Mónica, visando passar a nossa freguesia para o concelho de Aveiro, por a CMI não estar a respeitar os gafanhões. Houve mesmo uma manifestação de centenas de pessoas em frente ao Governo Civil de Aveiro.

3) Em 1956, o Sr. Bispo de Aveiro, respondendo a uma petição feita pelos párocos de S. Salvador, Nazaré e Encarnação, que solicitavam que a capela de Santo Isidro passasse a ser gerida pela paróquia de S. Salvador, despachou do seguinte modo: “não havendo motivos de interesse ou sentimentos locais que possam obstar à realização do intento, a Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré, como ela se encontra constituída, ficará pertencendo, desta data em diante, à freguesia de Ílhavo”. Muito provavelmente o Sr. Bispo quereria dizer “ficará pertencendo à paróquia de S. Salvador, de Ílhavo”.

4) Em 1969, quando a Gafanha da Nazaré subiu a vila, foi elaborado um mapa de limites que, por não ter saído no Diário do Governo, não é acolhido com bons olhos pelos autarcas contemporâneos, apesar de toda essa documentação permanecer nos arquivos da CMI!
(Continua)
Fonte: ADIG

04/08/2012 CASCI organiza feira medieval no largo do Farol

Feira Medieval na Barra. O CASCI organiza a Feira Medieval 2012, junto ao largo do farol, a partir das 18horas.
Este encontro surge no âmbito do plano anual de atividades de divulgação e mostra da organização à comunidade.
Oportunidade para conhecer melhor o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo que tem um trabalho reconhecido em diversas áreas de apoio social em particular no apoio e integração de jovens com deficiência.
Fonte: Terra Nova

04/08/2012 Escuteiros entusiasmados na organização do Festival Náutico

A logística do festival náutico de Ílhavo envolve associações do Município que colaboram na animação e na orientação das tripulações. António Lau, chefe dos escuteiros marítimos da Costa Nova, diz que são atividades que mobilizam os jovens.
“Fomos convidados pela organização para participarmos de forma particular. Ontem estivemos no hastear de bandeiras, depois com uma homenagem aos três veleiros aniversariantes. Hoje de manhã estamos na animação e com ateliers de arte marítima. Amanhã estaremos no desfile das tripulações e na entrega de prémios. Os jovens estão muito motivados”, confessa o responsável do agrupamento.
Fonte: Terra Nova

04/08/2012 Marinha agracia Ribau Esteves com Medalha Naval de Vasco da Gama

Noite de receção oficial aos participantes na Regata de Grandes Veleiros. Comandantes, representantes da marinha e autarcas locais participaram na receção oficial que incluiu a imposição da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Presidente da Câmara de Ílhavo. A condecoração de Ribau Esteves foi entregue pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.
A Marinha justifica esta distinção com o papel de Ribau Esteves no incremento da relação institucional entre a CMI e a Marinha nomeadamente no que respeita à Cultura, Economia e Conhecimento do Mar, desde que preside à instituição.
Referiu, ainda, o facto do Presidente da CMI ter frequentado a Escola Naval (que, segundo o próprio, abandonou para abraçar a Política) e o incentivo e apoio dados a projetos como o Dia da Marinha em Ílhavo (2003) e Aveiro (2009), a volta ao Mundo do NE Sagres ou as Comemorações dos 75 anos do Creoula.
O autarca confessou satisfação e lembrou o passado na Marinha. “Este gesto que muito agradeço ocupará lugar muito especial na minha vida. Não o recebo como reconhecimento da tarefa feita, na servidão ao mar e à Pátria, mas como estímulo para as tarefas que a vida me reservará para continuar a fazer em prol do mar e do País”.Recorde-se que em 2011 foi o Município de Ílhavo a agraciar a Marinha com a Medalha de Ouro do Concelho.
A regata de Grandes Veleiros foi pretexto para o lançamento de uma coleção de selos comemorativa dos 75 anos do NTM Creoula e do NE Sagres.

03/08/2012 Ílhavo Sea Festival inaugurado oficialmente. "Cultura Marinheira ilhavense" homenageada até segunda-feira

Os Grandes Veleiros do Mundo já estão atracados nos cais do Porto de Aveiro. A cerimónia de boas vindas, com a presença dos capitães de quase todos os navios e de abertura oficial do "Ílhavo Sea Festival" (entre 3 e 6 de Agosto), realizou-se esta tarde a bordo do Navio Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot no Forte da Barra (Gafanha da Nazaré).
Ribau Esteves, líder autárquico ilhavense, falou da "cultura de mar" vivenciada em permanência no Concelho de Ílhavo e na razão de ser do Festival, "assinalar os 75 anos do Museu de Ílhavo". "O mérito é da nossa gente que durante séculos fez com que a nossa cultura marinheira fosse forte, tão presente naquilo que fizemos até aqui, naquilo que fazemos todos os dias e nas nossas apostas de futuro". "Homenageamos os nossos homens do mar assim, invocando, comemorando, perpetuando o seu esforço heróico e carácter marítimo", disse. Ribau Esteves vincou ainda "a mensagem de paz que os Veleiros internacionalmente transmitem", sublinhando que "os Veleiros simbolizam a paz, as suas velas são sinais de paz na cooperação entre os povos, estes eventos apostam na cooperação entre os povos, cooperando somos capazes de dar mais felicidade aos homens e mulheres das nossas terras", referiu. Os Veleiros poderão ser visitados este fim-de-semana no Porto de Aveiro. Creoula, Santa Maria Manuela, Argus, Mir, Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Johanna Lucretia e Maybe, entre outras embarcações, prometem atrair milhares de visitantes ao Porto de Aveiro. No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa aos 75 anos do Creoula e do Santa Maria Manuela, o Porto de Aveiro recebe embarcações de classes A e B.

03/08/2012 Visitas aos grandes veleiros em programa de animação no Jardim Oudinot

Creoula, Santa Maria Manuela, Argus, Mir, Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, o Johanna Lucretia e Maybe, entre outras embarcações, prometem atrair milhares de visitantes ao porto de Aveiro em mais uma regata de grandes veleiros.
No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa aos 75 anos do Creoula e do Santa Maria Manuela, o porto de Aveiro recebe embarcações de classes A e B.
A cerimónia de abertura do Ílhavo Sea Festival está marcada para as 14h30 no Santo André, no jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Segue-se o início das visitas a partir das 15h30.
A etapa no Município de Ílhavo é uma escala na viagem entre Cádiz e La Coruña (Espanha).
No Jardim Oudinot, na cidade da Gafanha da Nazaré, há espetáculos musicais, animação de Rua, Mostra de Artesanato e Antiguidades, Feira do Livro, Insufláveis para Crianças, Desfile das Tripulações, Atividades Desportivas (Canoagem, Nautimodelismo, Mergulho, Kitesurf) e Gastronomia.
Fonte: Terra Nova

A Lenda da Terra da Lâmpada

...Conta-se ,então, que só uma rica Custódia de ouro - que hoje ainda existe –e uma valiosíssima Lâmpada (candeeiro do tecto) de prata se salvaram ,porque um tal Malaquias -O Raposo- , chegando à igreja antes da soldadesca francesa, as levou consigo e as enterrou. Só passados muitos anos, vendo que o perigo tinha então passado, resolveu desenterrá-las para as entregar ao Prior, que muito agradecido pela esperteza do acólito, logo mandou preparar grande festa para celebrar o acontecimento do retorno das valiosas peças ,festa que ,anunciada pelos párocos das redondezas prometia foguetório de arromba, como era costume ,o que fez acorrer á Vila muitos estranhos para admirarem os tesouros que voltavam a ser expostos .
Andara o povo em grande folgança, havia três dias , com a Igreja toda «aperaltada com vestes de gala»para mostrar as relíquias a quantos as quisessem admirar ,um mar de gente .
No final da festarola , era já segunda feira ,dia para estas gentes voltarem à labuta diária – depois da missa da madrugada , ainda o sol não nascera, na Igreja apenas algumas beatas que ouvida a missa, ficaram a fazer as suas rezas -e palrando - esperando pela missa seguinte da manhã ,que «duas sempre reconfortavam mais do que uma só » .Como eram conversadeiras, daquelas que todas as tardinhas vinham ao« rebate» contar as «últimas» , aproveitavam aqueles momentos para pôr a conversa em dia ,pois a festa afastara-as daquele convívio diário da má língua, onde falavam «disto e daquilo… desta ou daquela –de toda a gente! do sitio, pois que o tempo dava para isso, era tanto que ainda crescia para rezar um pai nosso e três avé marias ».

02/08/2012 Manuel Matias novo técnico das Juniores e Séniores do GD Gafanha

Manuel Matias (na foto), será o técnico principal das equipas femininas, Sub-19 e Séniores do GD Gafanha, substituindo no cargo o espanhol Carlos Vaqueiro, entretanto transferido para o FC Porto.
Manuel Matias é um treinador com o Nível 2, sendo ainda professor catedrático na Universidadede de Aveiro.
Fonte: Terra Nova

02/08/2012 Creoula, Santa Maria Manuela e Argus num reencontro histórico

A chegada ao porto de Aveiro dos antigos lugres bacalhoeiros, Creoula e Santa Maria Manuela, foi um dos momentos marcantes na contagem decrescente para o arranque do Ílhavo Sea Festival. As embarcações comemoram o seu 75.º aniversário e juntam-se ao Argus, também no terminal norte, na Gafanha da Nazaré.
A bordo viajam 25 instruendos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, para uma experiência de mar que terá a segunda etapa na ligação à Corunha depois da viagem de ligação entre Cadiz e o Porto de Aveiro.
Para o vereador da Câmara de Ílhavo, Paulo Costa, este é um momento carregado de simbolismo. “A nossa ideia era aproveitar os 75 anos do Museu e os 75 anos do Santa Maria Manuel e do Creoula para organizar um festival único, com momentos históricos. A entrada do Argus também foi momento importante para toda a equipa e para os jovens. Temos aqui a família completa”.
O Ílhavo Sea Festival irá decorrer de 3 a 6 de Agosto, no Terminal Norte do Porto de Aveiro e Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, fazendo parte do seu programa, para além da visita aos doze veleiros participantes, momentos de animação.
Para a autarquia, o investimento no festival foi feito a pensar na dinamização da economia. Paulo Costa diz que as contas apontam para um saldo positivo. “Há contas fáceis que podemos fazer. Se tivermos 300 mil visitantes, número que tivemos em 2008, e multiplicarmos por 10 euros por pessoas estamos a falar de 3 milhões de euros de dinheiro que fica cá. Este investimento é contra a crise e ajuda a que o comércio local, restaurantes, cafés, hotéis e artesãos possam faturar”.
A chegada ontem do “Argus” ao Ílhavo Sea Festival, marcou o início de um reencontro histórico de três míticos exemplares da Frota Branca Portuguesa.
Fonte: Terra Nova

01/08/2012 Corrida da Ria aproveita baixa-mar na Gafanha da Encarnação no dia 19 de Agosto

A Corrida da Ria volta a aproveitar a baixa-mar na Gafanha da Encarnação já no próximo dia 19 de Agosto. Será a terceira edição desta iniciativa. Na segunda edição deste evento participaram cerca de 80 atletas e na edição de 2012 a organização espera receber 200 atletas.
Um evento único em Portugal, numa competição a disputar na areia, na lama e na água salgada, numa distância de 7 km (3 voltas) na Ria de Aveiro. Armindo Costa, organizador do evento, diz que se trata de uma prova de características únicas.
"Saiu de um projeto já desenhado há muito tempo e do qual fazia parte da Associação Desportiva da Costa Nova. Acabámos com a travessia da Ria mas ficou sempre em mente a Corrida da Ria em atletismo, que é a única do género no país e no mundo, pelo que me informei".
A Associação Desportiva da Costa Nova, vai levar a cabo no dia 19 de agosto a 3ª edição da prova de atletismo em circuito.
"São 7km, três voltas. Este ano não partem da Bruxa, partem um pouco mais a sul, com uma maré de 0.5, que dá um visibilidade espetacular na Ria, no descampado e no areal. Nós estamos a projetar a prova com outro visual. No sítio da bruxa o espaço tinha alguma lama e a malta chegava lá e ficava um pouco de nariz torcido. Por isso, este ano será em frente à Estufa".
Fonte: Terra Nova

31/07/2012 Acção de adopção de animais sábado e domingo à tarde na Praia da Vagueira

O Gabinete Veterinário Municipal de Vagos promove, no próximo fim-de-semana, a primeira campanha de adopção de animais.
Entre as 16h00 e as 19h00, técnicos especializados, estarão no Largo Parracho Branco, na praia da Vagueira, com 12 cães que "precisam de um novo lar". A ideia é "divulgar o canil e tentar dar aos animais segundas oportunidades", explica a veterinária municipal, Helena Sousa. "Temos notado que existe mais interesse por parte do público que, mais vezes, quer adoptar os animais que estão à nossa guarda". "Tentamos manter os animais o maior tempo possível no canil, temos de gerir o espaço com muito rigor, não ficam indefinidamente, não sendo abatidos podem ser cedidos a pessoas singulares ou instituições interessadas em mantêm-los", referiu. Há 12 cães disponíveis para adopção, mas "o número poderá aumentar, já que o canil tem registado um aumento de animais abandonados". O Gabinete Médico Veterinário de Vagos lança a primeira campanha de adoção. No próximo sábado e domingo à tarde, na Vagueira.
Fonte: Terra Nova

31/07/2012 Domingos Vilarinho diz que agregação de freguesias é assunto que não afeta Gafanha do Carmo mas fica na agenda da crise

O presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo dá por encerrado o debate sobre a agregação de freguesias. Com as alterações à proposta do Governo, no concelho de Ílhavo não há obrigatoriedade de agregação. Domingos Vilarinho (na foto) lembra que chegou a ser falada a possível fusão com a Gafanha da Encarnação mas com o alargamento dos critérios deverá estar posta de lado qualquer agregação.
“Sabemos que a lei não obriga mas tudo poderá acontecer num futuro quando a câmara entender que seja mais vantajoso. Agora estamos dependentes não do Governo mas da autarquia. Sabemos que para já esse cenário não se coloca. Isso é ponto assente”.
Domingos Vilarinho tranquilo com a reforma do mapa autárquico admite refletir sobre a questão que vê em aberto num país em crise.
“É um assunto que me faz pensar mas nunca me preocupei muito. Sabemos as dificuldades que o país atravessa e temos que colocar todas as hipóteses no prato da balança. Tudo é possível”.
Fonte: Terra Nova

31/07/2012 Ribau Esteves confia na manutenção de uma turma de 1º ano na Escola Básica da Gafanha do Carmo

A Câmara de Ílhavo afirma-se segura da manutenção da turma de 1º ano na escola básica da Gafanha do Carmo mesmo com um mínimo de 10 alunos. Ribau Esteves salienta que compreende a agitação social motivada pelo possível encerramento da turma e a transferência de alunos para a Gafanha da Encarnação mas diz que esse cenário não se irá confirmar.
“Estas coisas não se resolvem na praça pública, resolvem-se no trabalho dos gestores. Posso garantir que, neste caso, o gestor do Ministério da Educação, com o acompanhamento da Câmara Municipal, está empenhado em que esta turma, que deveria ter 16 alunos para poder existir, possa fazê-lo com 10, a título muito excecional, para que essas crianças trabalhem na escola do Carmo. Esperamos conseguir incentivar a população residente da Gafanha do Carmo a colocar as suas crianças no Jardim de Infância e na escola do Carmo, porque tem excelentes profissionais e, obviamente, para que possamos ter a garantia que há sustentabilidade para o Jardim de Infância e para a Escola, neste ano e nos próximos".
O autarca de Ílhavo repete uma frase que fez escola na política local ao salientar os efeitos negativos da baixa natalidade.

30/07/2012 Junta da Gafanha do Carmo ao lado da população. Querem manter em funcionamento escola com o 1.º ciclo

A Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo acredita que será possível manter a turma de 1.º ano do 1.º ciclo, com 10 alunos, contra os 16 exigidos como mínimo, sob pena de ver os alunos transferidos para uma escola da Gafanha da Encarnação.
Reunido, esta manhã, com o Agrupamento de Escolas, o autarca da Gafanha do Carmo, admite a existência de indicadores positivos sobre o futuro da escola que deverá manter uma turma de primeiro ano com 10 alunos. Resta a aprovação da Direcção Regional de Educação do Centro que poderá vir a ser confrontada com um abaixo-assinado subscrito pela população, disse na Terra Nova, Domingos Vilarinho (na foto). "Estou tranquilo, mas, pode ser o início do fim, temos poucas crianças e tememos que os vários serviços destinados a crianças acabem, temos uma taxa de natalidade baixa, os pais não tem condições para transportar os filhos para outras escolas mais distantes", disse Domingos Vilarinho, sublinhando que "é necessário evitar o esvaziamento de serviços na Freguesia". A população da Gafanha do Carmo quer manter a escola de 1.º ciclo com uma turma de primeiro ano.
Fonte: Terra Nova

Top FM beach party 2012

 Top Fm Beach Party 2012

A Praia da Barra vai se transformar na maior Pista de Dança de Sempre
SÁBADO 04 AGOSTO 2012
★★★ TOP FM BEACH PARTY 2012 ★★★
♦LIQUIDEEP
Produtores dos hits ¦ Alone . Fairytale . Angels entre outros…
Liquideed
♦GREGOR SALTO feat CHAPPELL
Produtores dos hits ¦ Your Friend . Please Me . We Get High entre muitos outros…
Gregor Salto
♦BACK TO BEAT
Produtores do tema Lets Celebrate
Back to Beat
★★★ TOP FM BEACH PARTY 2012 ★★★
BILHETES Á VENDA:
Ticketline – Compra de bilhetes online – Ticketline
Lojas FNAC, Worten, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés , C.C. Mundicenter, Agências Abreu e Agência A.B.E.P
RÁDIO TOP.FM — Aveiro
NB CLUB — Aveiro
ESTAÇÃO DA LUZ — Aveiro
ABSOLUTO BAR — Aveiro
BIANCHI 2 — Águeda
PRAÇA PUBLICA — Águeda
MERCEARIA BAR — Sever do Vouga
OS LUSÍADAS BAR — Gafanha da Nazaré
TERMINAL BAR — Águeda
BRITÂNIA BAR — Vale de Cambra
• Pré–Venda ⇔ 10€
• No Dia ⇔ 15€
Informações: 234 48 00 77 ¦ geral@topfm.pt

Fonte: Top FM

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores