Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

11/08/2012 Tulha organizou 3ª edição de concurso de “mini jardins” em carros de mão

O grupo de jovens “A Tulha” realizou a 3ªedição do concurso “jardins ambulantes”. Este concurso visa a criação de “mini jardins” em carros de mão e que, mais uma vez, estiveram expostos durante os dias das festas da Gafanha de Aquém e da Gafanha da Boavista, tendo sido avaliados por um júri que este ano integrou também, de forma especial, o Chefe de cozinha da Seleção Nacional de Futebol, Hélio Loureiro.
Nos 3 primeiros lugares ficaram os “jardins” de Jaime Rocha, Armindo Santos e Lurdes Coquim, que receberam Vales oferecidos por casas comerciais da freguesia. O vencedor apresentou uma maqueta da Folsa dos Coquins (espaço na ria onde antigamente se procediam às descargas e cargas dos barcos moliceiros).
Os “Jardins Ambulantes” são uma atividade inédita no Município de Ílhavo, participada, e que gera entusiasmo na população e a 3ª edição mostrou “evolução no que toca à criatividade, inovação, imaginação e temáticas”, adianta a organização.
A direção do grupo escolheu as festas do lugar para apresentar os trabalhos e divulgar os resultados da votação aproveitando também a abertura da sede do Grupo de Jovens”a Tulha” que esteve de portas abertas à população.
A festa continua este fim-de-semana e volta a reunir os jovens da “Tulha” e a população da Gafanha de Aquém na celebração do 41º Aniversário. Festa a partir das 12h00.
Fonte: Terra Nova

11/08/2012 População da Sra. dos Campos presta homenagem aos Colonos

Domingo é dia para a Festa de Homenagem ao Colono na Sra. Dos Campos. Eucaristia às 9h30 e Hastear das Bandeiras às 10h30. Tempo para recordar os pioneiros na ocupação dos terrenos daquele lugar no concelho de Ílhavo onde a agricultura marcou os primeiros anos de vida.
Ana Barbosa, da associação de moradores, explica que é um imperativo lembrar essas pessoas que foram decisivas no desenvolvimento daquele espaço.
“Sentimos necessidade interior de os homenagear. Temos um sentimento de gratidão pelo esforço destas pessoas. Algumas ainda têm oportunidade de sentir isso mas outros já faleceram. Aos idosos devemos carinho e a estes em concreto também o sentimento da gratidão, profunda”.
Fonte: Terra Nova

11/08/2012 Semana Internacional de Vela da Costa Nova começa com regatas de cruzeiros no mar

Arranca hoje e prolonga-se até dia 18 a décima edição da Semana Internacional de Vela da Costa Nova. No plano desportivo, a semana começa com dois dias de regatas de cruzeiros no mar.
Após esses dois primeiros dias, a competição para na 2ª feira devido às condicionantes das marés na Ria, prosseguindo na 3ª e na 4ª feira com as regatas da Classe Optimist, a mais numerosa das frotas.
A Semana encerra com a realização da prova “4 Horas da Costa Nova” aberta a todas as classes de vela, enchendo a paisagem da Ria com mais de uma centena de embarcações.
No programa cultural, destaque para a agenda de palestras com destaque para o debate sobre “Alterações Climáticas”, no dia 15 de Agosto, com a participação de Ana Isabel Miranda do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro. A segunda palestra será da autoria de José António Paradela (Arquiteto), no dia 17, sobre o tema “Uma visão poética da laguna… mas não só”.
Haverá exposição/feira de artesanato de cariz náutico, música ao vivo, um concurso de karaoke, batismos de vela e radiomodelismo.
O arranque das regatas este sábado, acontece às 10h00.
Fonte: Terra Nova

10/08/2012 Praia da Barra recebe 4ª etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro

A Praia da Barra recebe a 4ª etapa do Circuito Regional da Associação de Surf de Aveiro. Esta prova conta para o ranking do circuito de surf do Norte, que este ano conta com 4 provas.
O bar Off Shore na praia da Barra, em Ílhavo, irá receber os melhores surfistas e bodyboarders nortenhos para a 4ª etapa do Circuito Regional, organizado pela Associação de Surf de Aveiro. Provas sábado e domingo.
Fonte: Terra Nova

10/08/2012 Sporting/AAUAv inicia treino oficial no Europeu de Juniores da Classe 420

A equipa da Classe 420 do “Sporting Clube de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro” (SCA/AAUAv) constituída por Pedro Prado e Castro/Diogo Lopes, orientada pelo treinador Mário Coutinho e acompanhada pelo Team Leader Rui Lopes, entra hoje em competição no Campeonato Europeu de Juniores – 420, que decorre até 17 de Agosto em “Fraglia Vela Riva” (Lago Garda), no norte da Itália.
Os primeiros dias da semana foram dedicados a afinações e treinos, com os dias de ontem e hoje a serem usados igualmente para o registo e certificação das embarcações.
Hoje realiza-se pelas 15h a primeira regata de treino oficial, seguindo-se a Cerimónia de Abertura às 18h, começando amanhã as primeiras regatas.
Na 1ª parte do Campeonato composta por 3 dias (Sábado a Segunda-feira), serão apuradas as equipas que vão constituir os grupos de ouro, prata e bronze. Após um dia de descanso (terça-feira), os restantes 3 dias irão decidir o novo campeão europeu Junior da nobre Classe 420.
No campeonato estão presentes um total de 82 equipas masculinas e 34 femininas (Classe 420), sendo a equipa aveirense uma das 7 equipas que representam as cores nacionais.
A equipa aveirense fez o 6º lugar na frota de Bronze, num total de 108 equipas, na sua 1ª presença internacional, no “Campeonato do Mundo da Classe 420” que se realizou na Áustria de 27 Julho a 5 de Agosto.
Fonte: Terra Nova

10/08/2012 JO: Teresa Machado diz que não se podem criticar os atletas portugueses

Teresa Machado, antiga atleta Olímpica garante que é um sonho participar numas olimpíadas. Passou por equipas como o Galitos, Futebol Clube do Porto mas foi ao serviço do Sporting que se tornou a melhor lançadora portuguesa de todos os tempos, ganhou tudo quanto havia para ganhar em Portugal e acumulou recordes, tanto no lançamento de disco como no lançamento de peso. Agora, ao ver de fora, as provas dos atletas portugueses em Londres explica que não têm de haver críticas, diz "que nós não podemos criticar os nossos atletas portugueses porque eles para lá estarem foi por mérito próprio e muitas vezes se calhar nem têm as condições suficientes". Lembra a antiga atleta que é um sonho participar nos Jogos Olímpicos: "em primeiro lugar é um espectáculo fazer mínimos para os Jogos Olímpicos, não é fácil. Depois a sensação de lá estar... só a pessoa lá é que vê o prazer e a emoção que dá, porque é fora do vulgar, não é como competirmos aqui numa prova e estar meia dúzia de pessoas a ver a prova, aquilo é um sonho, dá vontade de chorar". Teresa Machado lamenta que a maior parte dos portugueses só tenha olhos para o futebol: "Eu não tenho nada contra o futebol mas em Portugal é só futebol, infelizmente. Tenho me apercebido, por exemplo quando vou a uma pastelaria, ou vou a um café, vejo que a maior parte das pessoas não têm a televisão nos Jogos Olímpicos, é só futebol, novelas, ou aqueles programas da Júlia Pinheiro, se fosse futebol estava tudo parado para ver futebol, e o atletismo é muito bonito, quem diz atletismo diz as outras modalidades". Teresa Machado participou em 4 edições seguidas dos Jogos Olímpicos, estreou-se em Barcelona em 1992, depois foi a Atlanta, Sidney e Atenas.
Fonte: Terra Nova

Festival do Bacalhau 2012 - Cartaz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores