Estamos no Facebook: clica em GOSTO e junta-te a nós

02/06/2012 Escuteiros em acampamento dedicado aos temas ambientais

O acampamento municipal de escuteiros de Ílhavo reúne perto de 350 escuteiros de 6 agrupamentos na Gafanha da Encarnação. Está na 4ª edição e conta com elementos de grupos de Ílhavo, Gafanha do Carmo, Gafanha da Nazaré, Costa Nova, Barra e Gafanha da Encarnação para dois dias de atividades no Parque de Merendas da Gafanha da Encarnação.

Esta atividade, única no país, surge no contexto da semana + Eco, a semana do Ambiente. Nesta que é já a sua 4ª edição, terá como tema a redução de resíduos.

Fonte: Terra Nova

02/06/2012 Barra, Costa Nova, São Jacinto e Vagueira são praias com qualidade de ouro

Barra e Costa Nova (concelho de Ílhavo), São Jacinto (Aveiro) e Vagueira (Vagos) são praias com qualidade de ouro segundo classificação da Quercus.
A associação ambientalista assinala um aumento de praias com “qualidade de ouro”, numa comparação com o ano de 2011. São 290 praias quando no ano passado havia 286 praias com esse nível.
O galardão “qualidade de ouro” é atribuído a praias com histórico de boa qualidade da água durante as épocas balneares de 2007, 2008 e 2009 e as exigências sobem para a classificação “excelente” nas épocas balneares de 2010 e 2011.

Fonte: Terra Nova

01/06/2012 Prova de atletismo “une” mercados no dia mundial da criança

Uma prova de atletismo “une” mercados no dia mundial da criança e o Campeão do CASCI, Paulo Henriques é o “padrinho” da prova destinada a alunos do primeiro ciclo. Uma prova de atletismo, destinada a alunos do primeiro ciclo, a disputar em circuito urbano, entre os mercados Manuel Firmino e a Praça do Peixe, é uma das propostas do programa “Portugal em Aveiro”, de animação do mercado Manuel Firmino, para esta sexta-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança.
A prova, que terá como padrinho o jovem atleta Paulo Miguel Henriques, do CASCI (Ílhavo), campeão mundial de atletismo para atletas com síndroma de Down, e contará, ainda, com a participação de João Augusto Gregório, outro atleta com o mesmo síndroma, igualmente medalhado, tem início no mercado Manuel Firmino às 10h00 e chegada ao mercado da Praça do Peixe para as 10h45, seguindo-se a entrega de prémios meia-hora mais tarde.
Esta primeira edição da prova “UM PALMO” das crianças do primeiro ciclo da do agrupamento de escolas de Aveiro, é mais uma iniciativa da responsabilidade da Associação de Amigos e Amiguinhos de Aveiro (AAAA) que tem vindo a desenvolver todo um programa de animação do mercado Manuel Firmino, em estreita colaboração com o palhaço Faísca, e conta com apoios da Câmara Municipal de Aveiro, PSP e Bombeiros Novos.

Fonte: Terra Nova

01/06/2012 Sozinho na escola enquanto colegas foram ao cinema

No dia da criança, um caso insólito. Uma criança na escola básica 1 da Cambeia, na Gafanha da Nazaré, ficou sozinha na escola depois de alunos, professores e auxiliares terem saído para uma ida ao cinema na comemoração do dia. Pais que passavam na escola aperceberam-se da situação e deram o alerta à associação de pais e ao agrupamento de escolas enquanto mantiveram contacto com o aluno que depois foi transportado até Aveiro para a sessão de cinema.
“Viemos falar com a criança. Foi toda a gente para o centro comercial ver um filme e deixaram a criança sozinha. É um absurdo”, confessam algumas pessoas à porta da escola enquanto desenvolviam contactos para alertar a associação de pais.
“A criança é clara ao dizer que estava com um colega e que o colega disse um palavrão qualquer. A professora ouviu e culpou a criança. Mesmo assim não é razão para fazerem uma coisa destas a uma criança ainda por cima no Dia Mundial da Criança. Não se faz. Vamos ficar até que chegue o presidente da associação de pais”.
De entre os planos previstos para o dia, boa parte das escolas levaram alunos para o Museu Marítimo de Ílhavo mas, no caso da EB1 da Cambeia, o destino era outro com ida ao cinema. Segundo fonte da autarquia não haveria compromisso com esta escola mas o alerta recebido foi depois reencaminhado para o Agrupamento.

Fonte: Terra Nova

31/05/2012 Ferry só regressa em meados de Junho. Autarquia espera visto do TC para comprar segunda embarcação

A vistoria final do ferry que faz a ligação a São Jacinto só deverá estar concluída em meados do mês junho e o concurso para um novo ferry depende do visto do Tribunal de Contas. A Câmara de Aveiro explica que essa será a única forma de assegurar o transporte ao longo do ano mesmo quando uma das embarcações tiver que ir para doca seca.
A autarquia esclarece que a paragem do ferry “Cale de Aveiro” fica a dever-se à manutenção regular. Adianta tratar-se de trabalhos de recuperação e manutenção a decorrer no Estaleiro Navalria numa operação periódica e obrigatória por questões de segurança. Diz que já foram “efetuadas duas vistorias (de casco e motor) em seco, estando a ser cumpridos os prazos estipulados para a reparação”.
Entretanto decorrem tratamentos anticorrosivos necessários para a mesma vistoria. A paragem mais alargada está relacionada com a tipologia da vistoria que de dois em dois anos tem que ser feita a seco “sendo necessária uma reparação mais profunda, quer dos órgãos mecânicos quer da estrutura da embarcação, o que faz aumentar o tempo das mesmas”.
Os passageiros continuam a dispor de ligação fluvial mas as viaturas estão impedidas de fazer a passagem “uma vez que não existe alternativa para este tipo de transporte” e a pausa fica a dever-se “à necessidade de renovação do Certificado de Navegabilidade do Ferryboat por parte do IPTM”.
As travessias são asseguradas pelas lanchas “Santa Joana Princesa” e “Transria”.

Fonte: Terra Nova

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores